Home CORPORATE SiDi participa de competição voltada à detecção de ironia em textos em...

SiDi participa de competição voltada à detecção de ironia em textos em português



Campinas 22/4/2021 – Equipe de especialistas em IA do instituto está na competição, que tem duração prevista em um mês e meio

Criar modelos de Inteligência Artificial (IA) capazes de compreender a linguagem humana é crucial para o desenvolvimento de diversas aplicações baseadas em processamento de linguagem natural (PLN) – e, também, um grande desafio, principalmente se esses modelos forem aplicados a cenários muito subjetivos, como análise de sentimentos, detecção de discurso de ódio ou ironia. Esse é o foco da competição acadêmica Irony Detection in Portuguese – IDPT 2021, que começou no final de março e conta com a participação de uma equipe de especialistas em Inteligência Artificial do SiDi.

Com duração prevista em um mês e meio, a competição é organizada pela Universidade Federal de Pelotas e faz parte do Iberian Languages Evaluation Forum – IberLEF 2021, que tem como objetivo incentivar a comunidade de pesquisa a promover tarefas competitivas na área de sistemas de processamento de linguagem natural em espanhol e outras línguas ibéricas. No caso do IDPT, o desafio será identificar a presença de ironia em textos de notícias e tweets escritos em português.

“A competição será toda virtual e, durante sua realização, vamos receber vários textos que serão utilizados para treinar modelos específicos de IA”, explica Fernando Asevedo, que faz parte do time de PLN do SiDi. “Em outra etapa, a organização do evento enviará os testes para aplicação dos modelos desenvolvidos. Teremos, então, um prazo para enviar as respostas, com base nas quais a organização irá divulgar o score final da competição”, completa.

Segundo Asevedo, a participação em competições desse tipo é uma forma de treinamento de profissionais que atuam em áreas em constante evolução, como é o caso do processamento de linguagem natural. “Além disso, a maior aproximação do SiDi junto à comunidade acadêmica contribui para a atração de novos talentos para as nossas equipes”, conclui.
SiDi participa de competição voltada à detecção de ironia em textos em português



Previous articleMicromobilidade desempenhará papel fundamental no futuro das empresas
Next articleIA da Utopia determina a quantidade de discurso de ódio em diferentes plataformas sociais