Home Cultura Cinco áreas de especialização em nutrição para fugir da saturação de mercado...

Cinco áreas de especialização em nutrição para fugir da saturação de mercado e tornar-se um profissional requisitado

Comida de atleta

porto alegre, RS 26/4/2021 – Segundo o Conselho Federal de Nutrição, mais de 70% dos nutricionistas possuem alguma pós-graduação. A forma de se diferencias é escolher uma área promissora.Este artigo mostrará ao nutricionista os campos de especialização mais promissores no presente e futuro com base em dados de mercado e de fontes diversas.

O mercado está cada vez mais competitivo. Por isso, é importante continuar se aprimorando após concluir a graduação. Hoje, há diversas opções de cursos de pós-graduação dentro da Nutrição, com <a target=”_blank” href=’https://www.ipgs.com.br/blog/interna/metodologias-ativas-de-aprendizagem-inovacoes-tecnologicas-e-ensino-a-distancia-saiba-tudo-sobre-isto’ rel=”nofollow noopener”>diferentes modalidades de ensino, para buscar uma especialização e conseguir se destacar na carreira. Conheça agora as cinco áreas mais promissoras cujas temáticas terão grande demanda no futuro próximo.

Nutrição Esportiva

Menos de 5% dos nutricionistas brasileiros atuam na área de Nutrição Esportiva. Isso mostra o quanto ainda existem oportunidades para se aproveitar neste campo. Cabe ao nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva elaborar um plano nutricional personalizado, levando em consideração o indivíduo de forma integral. Diferente do <a target=”_blank” href=’https://www.ipgs.com.br/blog/interna/anamnese-nutricional-todas-as-suas-duvidas-respondidas-aqui’ rel=”nofollow noopener”>atendimento tradicional , o foco é orientar a alimentação de seu paciente levando em consideração também seus objetivos esportivos, profissionais ou amadores.

Mercado:



Por ser uma área em crescimento anual, a Nutrição Esportiva é tendência entre atletas profissionais e amadores.
Nutricionistas Esportivos encontram diversas possibilidades para atuação: clubes esportivos, atendimento individual, escolas, clínicas, academias, e similares. Cursos de especialização: Nutrição Clínica Esportiva, <a target=”_blank” href=’https://www.ipgs.com.br/pos-graduacao/distancia/nutricao-esportiva-enfase-em-alimentacao-e-suplementacao’ rel=”nofollow noopener”>Nutrição Esportiva com Ênfase em Alimentação e Suplementação , Emagrecimento e Hipertrofia.

Nutrição e Estética

A Nutrição Estética consolida-se como uma das áreas em que é possível contribuir tanto para saúde quanto para beleza.
O nutricionista realiza a prescrição dietética, de nutracêuticos ou suplementos individualizada, que atuarão na prevenção e minimização de problemas estéticos e também de eventuais doenças. São estudados em Nutrição Estética: dermatologia e fotoproteção, fisiopatologia das desordens estéticas, prescrição dietética aplicada à síndrome da desarmonia corporal, pré e pós-operatório de cirurgias estéticas, potencialização de resultados em tratamentos estéticos e muito mais.

Mercado:

O mercado de beleza é um dos que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos, o que reforça que a Nutrição Clínica Estética continua ganhando espaço ampliado. Buscar especialização na área ajuda o profissional a desenvolver uma atuação personalizada e mais qualificada, para conseguir adquirir mais notoriedade. Na área, a principal especialização é em <a target=”_blank” href=’https://www.ipgs.com.br/pos-graduacao/distancia/nutricao-clinica-e-estetica’ rel=”nofollow noopener”>Nutrição Clínica Estética .

Comportamento Alimentar

A área do Comportamento Alimentar tem impactado muito a Nutrição. Isso porque o mercado observa que a prescrição dietética, de forma isolada, não surte mais os efeitos desejados. O Comportamento Alimentar trabalha a saúde e a nutrição como um conjunto, aliando aspectos biológicos aos psicológicos, emocionais e sociais. Por se valer de método inovador, com abordagem própria, cada vez mais pessoas têm buscado esse atendimento.

Mercado:

Na maioria dos cursos de Nutrição na graduação, há foco na parte biológica, e não na psicológica. Essa lacuna se reflete no vácuo de profissionais no mercado com esta atenção como característica. Como cada vez mais pessoas procuram nutricionistas que atentem ao aspecto comportamental, o mercado clama por esta especialidade. O principal curso de especialização é <a target=”_blank” href=’https://www.ipgs.com.br/pos-graduacao/distancia/comportamento-alimentar-1′ rel=”nofollow noopener”>Comportamento Alimentar .

Nutrição Hospitalar e Ambulatorial

Tem aumentado nos últimos tempos o destaque dos nutricionistas em equipes multidisciplinares de saúde.
Buscando uma especialização nesta área, ganha-se experiência e aprende-se as diretrizes para que se possa assumir com segurança a responsabilidade de tratamento de pacientes internados. Faz parte da rotina destes profissionais realizar diagnósticos nutricionais e prestar todo o suporte nutricional necessário durante o processo de internação do paciente.

Mercado:

O nutricionista especializado neste tema pode atuar em diversas localidades, mas principalmente em hospitais e clínicas.
Realizando uma especialização, aprendendo os protocolos e levando em conta a humanização do atendimento, é possível garantir uma carreira longa e de sucesso. Destaque para <a target=”_blank” href=’https://www.ipgs.com.br/pos-graduacao/distancia/nutricao-clinica-em-patologias’ rel=”nofollow noopener”>Nutrição Clínica em Patologias e a Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.

Nutrição Materno-Infantil

Neste ciclo da vida, os pacientes e as famílias necessitam de um cuidado especializado, com ainda mais carinho e empatia. A nutrição, neste período, impacta de forma permanente a saúde até a idade adulta. Investir na alimentação adequada de gestantes, nutrizes e crianças, é investir na saúde do futuro de uma sociedade. O Brasil enfrenta grave problema com desequilíbrios nutricionais infantis, que está ligado a diferentes fatores, onde também se inclui a falta de informações e atendimento especializado em Nutrição Materno-Infantil.

Mercado:

Esta área está recebendo muita atenção, na medida em que a importância do seu atendimento especializado vem sendo mais reconhecida. Além dos locais tradicionais, como consultórios e hospitais, o profissional também encontra oportunidades em bancos de leite, centrais de terapia nutricional, atendimentos domiciliares, alimentação escolar, consultorias e outros. As principais especializações: Nutrição em Pediatria, Materno-Infantil e Alimentação Escolar.

Importância da Pós-Graduação

Fazer cursos de pós-graduação agrega muitas vantagens. O profissional aperfeiçoa a sua atuação, destacando-se. Adquire notoriedade dentro deste nicho, facilitando a segmentação do seu público. Além disso, desenvolve networking, podendo render futuras colaborações. Se você deseja obter cada vez mais qualidade e notoriedade na atuação e carreira, é fundamental aprofundar os estudos após a graduação, e constantemente se manter atualizado.Cinco áreas de especialização em nutrição para fugir da saturação de mercado e tornar-se um profissional requisitado

Website: <a target=”_blank” href=’https://www.ipgs.com.br/’ rel=”nofollow noopener”>https://www.ipgs.com.br/



Previous articleLogitech anuncia mouse M380, que transforma voz em texto
Next articleComemoração a dois em hotel é alternativa para festas na pandemia