Home NOTÍCIAS Espinhas, as famosas acnes: o que causa e como tratar

Espinhas, as famosas acnes: o que causa e como tratar

Avenida Vereador Abel Ferreira, 1844 – Vila Invernada, São Paulo – SP, 03348-030 8/6/2021 – O problema pode se estender por muito tempo caso a pessoa não busque ajuda médica e, da mesma forma, pode ser facilmente resolvido ao buscar um dermatologista.A acne pode ser causada por alterações hormonais (principal fator de aparecimento da acne adulta), assim como uso de alguns medicamentos, cosméticos, hábitos alimentares, estresse e até predisposição genética.

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido com a acne. Ela afeta a aparência e pode ter consequências no cotidiano, nos estudos, no trabalho e na vida pessoal como um todo. Além disso, quem sofre com o problema pode perceber dificuldades ao tentar se livrar dele.

Ela é uma condição de pele que acontece quando os folículos pilossebáceos (a região onde os pelos nascem) se obstruem devido ao excesso de sebo produzido pela glândula. A região é colonizada por bactérias e assim surgem as acnes, através de uma inflamação local. Extremamente comum na fase da adolescência, a acne também pode se estender para a vida adulta, por diversos motivos.

Os motivos do surgimento da acne

A acne pode ser causada por alterações hormonais (principal fator de aparecimento da acne adulta), assim como uso de alguns medicamentos, cosméticos, hábitos alimentares, estresse e até predisposição genética.



Fatores de risco para o surgimento da acne

Existem alguns momentos onde há maior probabilidade da acne surgir. São eles:

● até dez dias antes do período menstrual da mulher;
● durante a gestação;
● durante o período da adolescência;
● em meio a tratamentos com corticoides, andrógenos ou lítio;
● em situações de estresse e ansiedade.

Além disso, a mania de tocar muito no rosto com as mãos, o suor excessivo e o uso de produtos muito oleosos, também podem deixá-la mais oleosa e acneica.

O que fazer quando as acnes se tornam um grande problema?

O primeiro passo que alguém que está sofrendo com acne deve fazer é procurar um médico, de preferência um dermatologista especializado, que saberá reconhecer o motivo do aparecimento da acne e saberá recomendar o melhor tratamento. Cada pessoa tem um tipo de pele e um motivo para o aparecimento das espinhas. Portanto, cada tratamento é muito individual e só deve ser prescrito pelo médico após uma consulta.

De acordo com o doutor Flávio Faria CRM/SP 120.411 e RQE 53.096, especialista em dermatologia e proprietário da clínica Dermatologue, em São Paulo, a acne pode ser um fator muito perigoso para a autoestima, podendo causar até mesmo quadros depressivos em quem convive com o problema. As espinhas afetam a estética das pessoas e mexem muito com a autoestima. Sendo assim, muitas vezes inibem o convívio social, causam medo da rejeição e passam a interferir no psicológico de cada pessoa. De acordo com o Dr. Flávio Faria, existem vários tipos de tratamentos, que devem ser analisados caso a caso e que podem muitas vezes ser definitivos.

Acne adulta

A acne adulta também é um dos grandes motivos das consultas ao dermatologista, e também pode causar muito incômodo, inclusive pode ser mais resistente do que a acne que surge na adolescência.
A acne adulta geralmente aparece na parte inferior do rosto, a chamada “zona U”, que envolve a mandíbula, o queixo e o pescoço. Ela também pode aparecer no colo e nas costas, se diferenciando da acne mais jovem, que normalmente surge na “zona T”, que envolve testa, nariz e queixo. Os motivos que levam a esse tipo de espinha na vida adulta também podem estar muito mais ligados ao estilo de vida do paciente.

Se o paciente já possui uma pele oleosa desde a sua adolescência, é mais comum que as inflamações persistam na vida adulta. Entretanto, se as acnes passam a ser frequentes após os 30 anos, é necessária uma avaliação dermatológica para descartar problemas de saúde e auxiliar no tratamento.
As principais causas da acne adulta são:
● Sensibilidade aos hormônios masculinos (testosterona e derivados);
● Questões emocionais como o estresse;
● Condições hormonais (como a Síndrome do Ovário Policístico e a endometriose);
● Uso de corticoides;
● Uso de produtos oleosos (maquiagens e cosméticos);
● Má alimentação;
● Suplementação com vitaminas do complexo B;
● Tabagismo;
● Fatores hereditários.

O estilo de vida que envolve noites mal dormidas, alimentação gordurosa e rica em açúcar, pouca ingestão de água e falta de atividade física também podem ser fatores de risco para o aparecimento de cravos e espinhas.

O tratamento para esse tipo de acne também é muito individual, mas pode envolver remédios tópicos, luz de led, peelings e até remédios orais ou suplementação, além da retirada ou tratamento do fator agravante.

Prevenção

É possível prevenir a acne. Com base no conhecimento dos fatores que todos sabem que podem ser causadores e agravantes da condição, a prevenção deve ser feita excluindo alguns itens do cotidiano e fazendo visitas regulares ao dermatologista. Entre as medidas preventivas estão:

● Lavar a pele diariamente com sabonetes recomendados pelo dermatologista;
● Lavar o cabelo com produtos menos oleosos, que não agridem a pele;
● Evitar o uso de cosméticos oleosos;
● Cuidar da alimentação, evitando açúcar, leite e frituras;
● Manter a prática de exercícios físicos regulares;
● Evitar situações de estresse e tratar questões emocionais;
● Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;
● Consultar o médico regularmente para verificar as questões hormonais

O problema pode se estender por muito tempo caso a pessoa não busque ajuda médica e, da mesma forma, pode ser facilmente resolvido ao seguir recomendações de um Dermatologista especialista no assunto.
Espinhas, as famosas acnes: o que causa e como tratar

Website: http://www.dermatologue.com.br



Previous articleAtaques Cibernéticos Aumentam 341% Durante COVID-19 Segundo Nexusguard Research
Next articleDefinir protagonismo é questão de sobrevivência num mundo onde a concorrência assimétrica avança a passos largos