Home Cultura Por dentro da obra: conheça como funcionam as etapas da construção de...

Por dentro da obra: conheça como funcionam as etapas da construção de casas e sobrados

Curitiba, Paraná. 25/5/2021 – Administrar uma obra do início ao fim por uma só equipe, contribui para o diálogo direto e coerente em todas as fases do serviço, minimizando imprevistosTire todas as dúvidas antes de dar início à realização de um projeto de construção.

A construção de uma casa envolve uma equipe multidisciplinar, mas inicia com a transformação do seu sonho em projeto. Por isso, é importante conhecer todas as etapas da construção, esclarecendo todas as dúvidas e expondo os seus anseios com o arquiteto e o engenheiro. Esses profissionais serão responsáveis pela elaboração do projeto arquitetônico e de interiores, além da escolha da mão de obra qualificada para a execução completa da sua obra.

“Administrar uma obra do início ao fim por uma só equipe contribui para o diálogo direto e coerente em todas as fases do serviço, minimizando imprevistos, prazos, retrabalho e preocupações durante todo o processo”, orienta o engenheiro civil Fernando Campos, com vasta experiência nesse processo junto à Claassen Construtora.

A principal dúvida das pessoas que querem dar início ao sonho de construção da casa própria é: por onde começar? O primeiro passo é a elaboração do “projeto arquitetônico,” que pode ser personalizado para o tamanho da família e de acordo com o terreno disponível. Através dele é possível fazer o orçamento detalhado da construção e saber qual o investimento necessário. “Os projetos arquitetônicos são personalizados, pois cada casa tem suas características únicas, e cada terreno também, portanto não é possível ter um orçamento definitivo antes dessa fase, mas, é possível calcular o valor médio de mercado para construções semelhantes à pretendida”, explica o engenheiro Fernando Campos. “Existe o projeto perfeito para cada situação”, afirma.

Empresas de arquitetura e engenharia, geralmente, também prestam serviço de assessoria para aquisição do terreno, auxiliando na tomada de decisão, adicionando informações técnicas como incidência de luz solar, condições de acesso, características do solo do terreno, entre outras.

Início da construção

A construção pode ser iniciada após a finalização do projeto arquitetônico e dos projetos complementares, como a aprovação do projeto na prefeitura e obtenção do alvará de construção. Durante todo esse processo de aprovação, em paralelo, também é realizado o planejamento da obra para poder dar início, logo após aprovados os trâmites burocráticos.

O tempo de construção de uma casa de 150 m², por exemplo, pode variar de seis a nove meses, mas existem muitas variáveis, segundo explica o engenheiro e proprietário da Classeen Construtora: “Depende do tamanho da casa, das condições de acesso, das regras internas do condomínio, quando há. Todos os pormenores devem ser levados em consideração”, informa Fernando Campos. “Lembrando que a pressa é inimiga da perfeição. Não é recomendável ter pressa nesse momento. Um bom planejamento, pré-obra, garante que ela seja executada da melhor forma possível, com equipe bem dimensionada e bem direcionada durante todas as fases”, disse.

Dentro do planejamento e logística da obra devem estar incluídos todos os pedidos de materiais e mapeamento das entregas, para não comprometer o prazo da obra. Todos os detalhes são pensados na hora de se projetar, inclusive para privilegiar os espaços para pessoas idosas ou com deficiências, que utilizam cadeira de rodas, por exemplo. Questões de circulação, áreas de giro, largura de aberturas, inclinação de espelhos, identificação de interruptores, entre inúmeros outros detalhes para facilitar a utilização do imóvel quanto a acessibilidade.

É possível, inclusive prever antecipadamente no projeto estrutural e arquitetônico da residência, a transformação da casa em um sobrado. “Desde que esse desejo seja manifestado no início das negociações para podermos verificar a sua possibilidade legal de ampliação”, orienta o engenheiro. A transparência das informações em todas as etapas da obra, com relatórios detalhados do projeto e da execução, do início ao fim, é um direito do consumidor, para que ele não se preocupe e não tenha surpresas futuras em nenhuma fase da construção. “Lembrando sempre que o melhor momento para iniciar uma construção é aquele que faz sentido para você e para sua família”, define Fernando Campos.

As etapas de uma construção:

  1. O Levantamento
    Refere-se ao levantamento quantitativo dos serviços, materiais e equipamentos necessários para uma construção.
  2. O Contrato
    A elaboração do contrato para a execução de uma obra é realizado em acordo com o cliente.

  3. O Planejamento
    O planejamento físico e financeiro também é realizado no período que antecede a obra.

  4. O início das obras
    Essa fase é de mobilização do canteiro de obras, ou seja, quando a atenção é voltada para o seu início.

    5. A administração
    A administração engloba o planejamento, o gerenciamento e a supervisão constantes de cada etapa da obra, geralmente realizada por engenheiros e pelo arquiteto responsável.

  5. A entrega da Obra
    É quando finalmente se cumprem os prazos e entrega-se a obra com a qualidade garantida.

    Por dentro da obra: conheça como funcionam as etapas da construção de casas e sobrados

    Website: http://www.claassen.com.br

Previous articlePL de Inteligência Artificial poderá afetar empresas de TI
Next articleCadê sua toalha? Dia 25 é dia do orgulho nerd!