voluntario

Na próxima quarta-feira (05) comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Ao mesmo tempo em que esse tipo de trabalho gera desenvolvimento pessoal para os participantes, também impacta diretamente a comunidade assistida. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A ajuda humanitária exige mais do que boas intenções, exige dedicação e comprometimento. De acordo com a pesquisa divulgada neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4 milhões de brasileiros realizaram trabalho voluntário em 2017, o que representa um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior.

Muitas pessoas buscam intercâmbios ou, até mesmo, viagens de curta duração para praticar o trabalho voluntário. Baseado nisso, Mariana Serra, da Volunteer Vacations (VV), agência especializada em viagens voluntárias, elencou alguns benefícios para quem deseja praticar o volunturismo, ou seja, conciliar o turismo tradicional com o trabalho voluntário. Acompanhe:

Impacto direto sobre a comunidade
Ao se envolver em alguma causa social ou ambiental, o voluntário está contribuindo diretamente para o  desenvolvimento da sociedade. Através da ajuda humanitária, várias comunidades sem infraestrutura e projetos sem condições de fomento estão recebendo apoio. O voluntariado colabora para minimizar problemas sociais, resgatar pessoas de situações de risco e promove emancipação social.

Aumento da empatia e sensibilidade para os problemas sociais
A forma de sentir e de compreender o mundo é alterada após uma viagem voluntária. A sensibilidade para entender os problemas sociais e colaborar da maneira mais efetiva possível torna-se mais afinada. E ajudando o próximo, os voluntários passam a entender mais sobre si mesmos e sobre o que move o coração. Apesar da troca, os voluntários sempre recebem mais do que doam, e aprendem a ser mais altruístas e empáticos.

Desenvolvimento de habilidades
Através dos programas de voluntariado, as pessoas colocam em prática funções que vão além das habilidades já adquiridas. A comunicação, por exemplo,  torna-se mais eficaz. O trabalho voluntário exige tolerância, flexibilidade para se adaptar a situações diversas e humildade para aprender sobre novas culturas e uma nova realidade. Sem contar que o voluntário sempre deve estar aberto para fazer novas amizades.

Benefícios incorporados na vida profissional
O trabalho voluntário representa um ponto positivo no currículo, já que revela comprometimento, responsabilidade e facilidade em trabalhar em equipe. Quem já fez trabalho voluntário possui determinação, proatividade e desenvoltura para solucionar imprevistos. O voluntariado também pode ser realizado dentro da própria área de atuação, aumentando a área de conhecimento.

Aprimoramento de uma nova língua e contato com uma cultura diferente
Ao entrar em contato com uma realidade nova, o voluntário tem a chance de aprender novos hábitos e costumes, além de conhecer pessoas que não estão inseridas no meio social convencional. Vivenciar o idioma local proporciona experiências desafiadoras e muito conhecimento. O volunturismo amplia a bagagem cultural e, principalmente, proporciona uma nova forma de olhar para o mundo.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Seis dicas do que fazer numa longa viagem dentro do avião
Descubra o tipo de seguro viagem mais adequado para cada continente
Saiba como um seguro pode salvar a sua viagem!