Por Márcio Carreira *

Fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) é algo pelo o que a maioria das pessoas não anseia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O processo pode ser um tanto quanto complexo e demorado, podendo levar horas ou, até mesmo, dias, dependendo da quantidade de informações a serem inseridas no sistema. Porém, se fazer a declaração é um infortúnio, o contrário pode ser uma dor de cabeça: não entregar o IR gera multas, que podem ser de até 20% do valor do IR devido.

Então, por que não buscar por alternativas que facilitam esse processo?

O Certificado Digital é de grande utilidade no acerto de contas com o leão. Com o e-CPF, é possível obter a declaração pré-preenchida. Ou seja: com poucos cliques, o contribuinte tem acesso ao documento praticamente pronto, precisando, apenas, conferir e corrigir algumas informações, se houver necessidade.

As vantagens, contudo, vão além deste modelo, a começar pela comodidade e minimização da possibilidade de erros, já que os dados vinculados ao CPF são transmitidos automaticamente. Importante lembrar que inserir uma única informação errada já é o suficiente para cair na indesejável malha fina.

Neste contexto, o Certificado permite, também, obter a declaração dos últimos cinco anos, regularizar no mesmo dia a situação com a Receita Federal (caso o declarante caia na malha fina), eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras, acompanhar todo o processo da declaração — possibilitando correções em tempo real –, retificar pagamentos e imprimir comprovantes.

Vale dizer também que o Certificado proporciona vantagens na hora de receber a restituição, pois quem entrega utilizando a pré-preenchida entra nos primeiros lotes, caso tenha direito, ficando atrás somente de maiores de 65 anos, pessoas portadoras de necessidades especiais ou doenças graves e professores.

Para quem trabalha o dia todo, ou, até mesmo, tem jornadas duplas ou triplas, tempo livre é precioso — e numa realidade em que a tecnologia permite que processos sejam cada vez mais automatizados, a Certificação Digital se mostra uma ferramenta muito útil para esse fim.

Com ela, a chegada do Leão não precisa ser temida, mas, sim, esperada. Afinal, ao concluir a entrega, é possível saber se terá direito à restituição. Em caso positivo, basta somente esperar e fazer planos para o dinheiro que está por vir!

 

* Márcio Carreira é Gerente de Contabilidade da Certisign

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
A tecnologia te protege contra o leão

 

Veja também
Atenção com esses 5 cuidados para um verão mais saudável
Concurso global premia projetos de moda sustentável
Sou Rio Sustentável promove retirada de pichações das pedras do Arpoador