Home Novidades ANTT debate resolução que regulamenta registro de transporte de cargas

ANTT debate resolução que regulamenta registro de transporte de cargas

Audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) debateu e coletou contribuições sobre a Resolução nº 3.056/2009, que estabelece critérios para o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTC).

Estudos técnicos foram considerados para a nova proposta, além de demandas do setor e recomendações de outras áreas do setor público. Segundo a ANTT, o objetivo da audiência pública é prosseguir com a regulamentação do setor, que vai beneficiar o transportador, usuários e a própria sociedade.

Dos 112 participantes, 37 apresentaram sugestões. Cidadãos podem participar da consulta pública até o dia 31 deste mês. Basta preencher formulário disponibilizado no site da Agência ou por via postal para o endereço da sede da ANTT em Brasília (SCES – Trecho 03 – Lote 10/Polo 08 do Projeto Orla – CEP 70.200-003).

O RNTC é obrigatório para exercício da atividade remunerada de transportadores de cargas. A resolução da ANTT em discussão estabelece os procedimentos para inscrição e manutenção da permissão. O registro regulariza o exercício da atividade e fornece aos usuários informações sobre oferta de transporte. Devem ser cadastradas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC), Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC) e Transportadores Autônomos de Cargas (TAC).

Mais de 1 milhão de profissionais registrados
Segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2014 foram contabilizados mais de 1 milhão de trabalhadores devidamente cadastrados como transportadores de carga no RNTC. O número de caminhoneiros que possuem cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) representa um aumento significativo de trabalhadores do ramo, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).



“Isso mostra a importância do setor como força motriz do progresso nacional. Sabemos que há muito ainda a ser realizado, não só no que se refere a investimentos para ampliação e integração dos modais, como também para a melhoria na fiscalização das condições de rodovias e ferrovias, visando à segurança destes trabalhadores”, comenta o diretor superintendente da 3T Systems, Edésio de Campos Horbylon Neto.

O órgão afirma que o aquecimento de profissionais regularizados para exercer a atividade também reflete no crescimento da frota e nas ações de fiscalização realizadas nas rodovias. “Como exemplo, podemos citar a exigência pelos Detrans de alguns estados da comprovação do cadastro no RNTRC para a expedição do Licenciamento Anual (CRLV) de veículos na categoria de aluguel e a necessidade do RNTRC no cadastramento de empresas de transporte e no preenchimento de documentos fiscais relacionados a transportes, emitidos pelas Secretarias de Fazenda Estaduais”, enumera Wilton Sousa, gerente de Registro e Acompanhamento do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas.

Para a ANTT, o motorista tem vantagens em obter o registro. Além de estar regularizado, ajuda a inibir o transporte clandestino. O profissional também tem seus dados em uma base de informações que traçam o perfil do transportador de cargas no país. Este banco possibilita mensurar a quantidade de transportadores regularmente estabelecidos, o total de veículos por categoria e as empresas e cooperativas em atividade.



Previous articleParada a cada duas horas e evitar bagagem em excesso. Confira dicas para uma viagem segura
Next articleAulas para emissão de CNH “B” terão carga horária ampliada em PE