Tender

Falta uma semana para o natal e não podemos nos esquecer da ceia mais deliciosa do ano. Normalmente, ingerimos grande quantidade de gordura e acabamos por engordar alguns quilinhos indesejados. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por este motivo, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, resolveu montar uma Ceia de Natal completa como uma opção mais saudável para este ano.

Mas espera aí, de onde surgiu essa tradição de Ceia de Natal? Muitas pessoas acreditam que a tradição venha da última refeição que Cristo teve ao lado de seus discípulos, o que pode realmente ter alguma relação. Porém, segundo a literatura, surgiu como um costume europeu de deixar a porta das casas abertas para receber viajantes e peregrinos no dia do Natal, assim, juntos, confraternizavam com muita comida e diferentes pratos.

Com o tempo, a comemoração da ceia foi se espalhando pelo mundo, e cada região as adaptou da sua maneira. Como por exemplo, no Brasil, onde utilizamos frutas típicas do País para decoração e ingredientes dos pratos.

Agora vamos para parte mais interessante, deixar a mesa mais saudável e ao mesmo tempo sem deixar a desejar no sabor. A carne é o prato mais esperado da Ceia, então, Segundo Sizele Rodrigues, nutricionista da Codeagro, o ideal é optar pelas carnes magras, como o chester, lombo, peru ou até mesmo peixe. “Assar ou cozinhar são as opções ideais para o preparo e é importante consumir as carnes sem peles ou gorduras aparentes”, completou Sizele.

E como é Natal, não podemos nos esquecer das frutas típicas dessa época do ano. Você pode encontrar na feira uvas, ameixas, pêssegos, abacaxi, figos e maçãs. Uma opção interessante seria usá-las como recheio ou em molhos de carnes ou para uma sobremesa, deixando a refeição com um sabor especial natalino.

Veja a baixo algumas das melhores receitas para o Natal:

Entradas:

Patê de folhas de cenoura

Ingredientes

3 ramas de cenoura (12g)

1/2 dente de alho (2g)

1 colher (sopa) de azeite de oliva (15ml)

1 1/2 colher (chá) de sal (9g)

1 xícara (chá) de ricota (132g)

1/4 xícara (chá) de requeijão (68g)

Suco de 1/2 limão (25ml)

1/2 colher (chá) de curry (1g)

Modo de preparo:

Higienize as ramas de cenoura e pique em pedaços pequenos. Descasque e pique o alho. Em uma frigideira coloque o azeite e o alho e refogue. Acrescente os ramos e deixe refogando por aproximadamente 2 minutos. Tempere com meia colher (chá) de sal. No processador, bata a ricota, o requeijão, o sal restante (1 colher de chá), o suco de limão e o curry até virar uma pasta. Adicione o refogado e bata por mais 3 minutos até as folhas se incorporarem à pasta.

Salpicão com entrecasca de melancia

Ingredientes

1 peito de frango sem pele e sem osso (400 g)

1/2 colher (chá) de sal (3 g)

2 xícaras (chá) de entrecascas de melancia ralada (parte branca) (325 g)

8 xícaras (chá) de água (1920 mL)

1/2 cebola média (56 g)

1 e 1/2 xícara (chá) de talos e folhas de salsão (120 g)

Suco de 1 limão (50 mL)

1 colher (sopa) de azeite (15 mL)

1 e 1/2 xícara (chá) de maionese (340 g)

Modo de preparo:

Cozinhe o frango na panela de pressão com o sal e água suficiente para cobri-lo, por cerca de 30 minutos. Despreze a água, desfie o frango e deixe-o esfriar. Cozinhe as entrecascas de melancia previamente higienizadas na água, até que fiquem macias. Escorra, deixe esfriar e reserve. Descasque a cebola, pique-a e reserve. Higienize os talos e as folhas de salsão, pique-os e reserve. Em uma tigela, junte a cebola, o frango desfiado e a casca da melancia. Acrescente o suco de limão, o azeite, a maionese e o salsão. Mexa bem para incorporar todos os e sirva gelado.

Pratos principais:

Peixe ao molho de abacaxi

Ingredientes

Peixe

1 dente de alho (4g)

2 filés de merluza (248g)

1/2 colher (chá) de sal (3g)

1/2 colher sopa de óleo (7,5ml)

Modo de preparo

Descasque e pique o alho. Tempere os peixes com o sal e o alho. Grelhe numa frigideira com o óleo e reserve.

molho

1 abacaxi (1520g)

1/2 cebola (65g)

2 dentes de alho (8g)

1 colher (sopa) de margarina light (16g)

1 colher (chá) de sal (6g)

Modo de preparo

Higienize o abacaxi, retire a casca, corte-o e bata no liquidificador. Coe o abacaxi batido para obter 2 xícaras (chá) de suco (360ml). Descasque a cebola e o alho e pique-os. Em uma panela, doure a cebola e o alho na margarina e acrescente o suco de abacaxi e o sal. Deixe cozinhar até engrossar por alguns minutos.

Lombo suíno recheado com ameixa e maçã

Ingredientes

Lombo

4 dentes de alho (16 g)

1 kg de lombo

Suco de 3 limões

1 e 1/2 colher (chá) de sal (9 g)

1 colher (chá) de alecrim desidratado

Modo de preparo

Descasque e pique os alhos. Retire a gordura aparente do lombo e abra ao meio. Coloque o lombo em um refratário e tempere com suco de limão, alho, sal e alecrim e deixe marinar por aproximadamente 2 horas.

Recheio

75 g de ameixa preta sem caroço

4 azeitonas verdes sem caroços

1 maçã verde picada (112 g)

1/4 de cebola picada (28 g)

Modo de preparo:

Pique as ameixas e as azeitonas. Higienize e corte em cubos a maçã verde. Descasque e pique a cebola. Em outro recipiente, misture as ameixas, a maçã, as azeitonas e a cebola e reserve.

Montagem

1 colher (sopa) de óleo de soja (15 ml)

400 ml de água fervente

Modo de preparo

Retire o lombo do tempero e reserve o caldo. Abra o lombo, coloque o recheio e feche com palitos de dente ou com barbante. Em uma panela, aqueça o óleo, doure o lombo e cozinhe em fogo brando. Durante o cozimento, acrescente aos poucos água fervente e o caldo reservado. Retire a panela do fogo assim que o lombo estiver cozido e macio.

Arroz com lentilha a moda árabe

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de lentilhas (88g)

2 1/2 colheres (sopa) de azeite de oliva (37mL)

3 cebolas grandes (564g)

1 colher (chá) de sal (6g)

Pimenta-do-reino moída a gosto

Canela em pó a gosto

Noz-moscada em pó a gosto

1/2 xícara (chá) de arroz integral (98g)

Modo de Preparo

Coloque água em uma panela grande e acrescente as lentilhas de modo que fiquem cobertas com água. Leve ao fogo até que ferva e, em fogo baixo, cozinhe por 25 minutos ou até que as lentilhas estejam macias. Descasque e corte as cebolas em fatias. Coloque o azeite em uma panela e refogue a cebola até que fique bem dourada. Escorra as lentilhas, reservando o líquido do cozimento.

Deve restar 2 e 1/2 xícaras do líquido, se necessário, complete com água. Em uma panela, coloque o líquido reservado, 1/3 das cebolas refogadas, o sal, a pimenta-do-reino, a canela, a noz-moscada e o arroz já lavado. Leve novamente ao fogo e cozinhe até que o arroz esteja macio, cerca de 30 minutos. Acrescente as lentilhas já cozidas e misture. Coloque em uma travessa e cubra com as cebolas restantes.

Batatas assadas ao alho

Ingredientes

2 ramos de alecrim (4 g)

4 batatas médias (880 g)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)

8 dentes de alho médios (32 g)

1/2 colher (chá) de sal (3 g)

Modo de Preparo

Lave, desgalhe e pique o alecrim. Lave as batatas e cozinhe-as em panela de pressão por 10 minutos. Escorra e coloque-as em água fria. Depois de fria, seque-as bem com um pano limpo, corte-as em oito partes e reserve. Pré aqueça o forno a 220ºC. Coloque o azeite em uma assadeira grande e leve ao forno para esquentar. Depois adicione as batatas reservadas e os dentes de alho com casca.

Vire as batatas e os dentes de alho para cobri-los bem com o azeite. Salpique o sal e o alecrim e leve de volta ao forno. Asse por aproximadamente 1 hora ou até que as batatas estejam douradas e com as bordas tostadas.

Farofa de folhas e talos

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de espinafre com talos (134 g)

1 e 1/2 xícara (chá) de folhas e talos de brócolis (134 g)

2 xícaras (chá) de água (480 mL)

4 colheres (sopa) de margarina (64 g)

2 colheres (sopa) de cebola ralada (40 g)

2 xícaras (chá) de farinha de mandioca (320 g)

2 colheres (chá) de sal (12 g)

Modo de Preparo

Lave e higienize os talos e as folhas de espinafre e do brócolis. Pique-os em pedaços não muito pequenos, de cerca de 1 cm e reserve. Em uma panela pequena, acrescente a água e deixe ferver os talos e as folhas de espinafre e brócolis por cerca de 10 minutos, ou até que fiquem macios. Escorra a água e reserve-os. Em outra panela, derreta a margarina e refogue a cebola até dourar. Junte os talos e folhas e refogue. Acrescente aos poucos a farinha de mandioca, mexendo bem. Por fim, coloque o sal e misture. Sirva quente.

Sobremesas:

Coroa de frutas

Ingredientes

2 envelopes de gelatina sem sabor (24 g)

1 caixa de gelatina sabor morango (15 g)

1 xícara (chá) de suco de laranja (200 ml)

Óleo para untar

1 pires de uvas Itália (165 g)

1 maçã (116 g)

1 pires de morangos (125 g)

1/2 xícara (chá) de cerejas em calda (50 g)

1 maçã descascada e cortada em cubos pequenos (125 g)

Modo de preparo

Hidrate a gelatina sem sabor, conforme instruções da embalagem. Prepare a gelatina de limão, conforme instrução da caixa. Misture as gelatinas e o suco de laranja. Em uma forma de anel com 25 cm de diâmetro, untada com óleo, despeje 1,5 cm da mistura de gelatinas e leve à geladeira até começar a solidificar. Higienize as uvas, a maçã e os morangos. Corte as uvas ao meio e retire as sementes.

Pique a maçã e os morangos. Espalhe as frutas sobre a gelatina solidificada. Despeje o restante da mistura de gelatinas. Cubra com papel alumínio e leve novamente à geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva.

Maçã com mel e amêndoas

Ingredientes

4 maçãs (704g)

1 limão (108g)

6 colheres (sopa) de margarina light (96g)

8 colheres (sopa) de mel (144 g)

4 ovos (232 g)

1/2 colher (chá) de sal (3 g)

2/3 xícaras (chá) de amêndoas picadas (64g)

Modo de preparo

Lave as maçãs, descasque-as, corte-as ao meio e retire as sementes. Lave o limão, corte-o ao meio e esprema-o para obter o suco. Despeje o suco de limão sobre as maçãs e reserve. Em uma panela, derreta 5 colheres (sopa) de margarina. Retire a margarina do fogo, junte o mel e misture bem. Adicione os ovos, o sal e as amêndoas moídas, misturando bem até obter um creme homogêneo.

Unte uma forma redonda de tamanho médio com 1 colher (sopa) de margarina e despeje uma camada do creme. Acrescente as maçãs sobre o creme e por cima delas despeje o restante do creme. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até formar uma crosta dourada.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Aprenda como montar uma Ceia de Natal saudável e saborosa

 

Veja também
São Paulo realiza maior Natal da cidade
Como se proteger nas compras online de Natal
Aprenda a calcular a quantidade de comidas e bebidas para as festas de final de ano