NOVIDADES

Aumenta exigência para empreendimentos conquistarem selo de sustentabilidade LEED

Aumenta exigência para empreendimentos conquistarem selo de sustentabilidade LEED


by 11 de janeiro de 2017 0 comments

Nova versão da certificação LEED é baseada no conceito de Ciclo de Vida
e requer Declaração Ambiental de Produto (DAP) das edificações

A Fundação Espaço ECO® (FEE®) e o Green Building Council Brasil (GBC) se reuniram com especialistas da construção civil sobre construção sustentável e ciclo de vida e debateram a aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) na LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma das principais certificações para construções sustentáveis que adotou novos critérios de avaliação.

Agora, o selo internacional exige informações sobre a cadeia produtiva de toda a edificação, passando a ser necessária a realização de uma Declaração Ambiental dos Produtos (DAP) que integram a construção. A DAP possibilita uma análise e comparação entre produtos de funções similares, baseada em seu desempenho ambiental durante todo o ciclo de vida.

Para obter uma DAP, os fornecedores da construção civil terão que desenvolver uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de acordo com a regra de sua categoria. Este tipo de ferramenta beneficia a tomada de decisão de clientes, a comunicação com o mercado e a busca pela melhoria contínua do produto.

Um dos diferenciais destas ferramentas é seu caráter imparcial, uma vez que antes da validação, a Declaração Ambiental do Produto é auditada por entidades independentes que garantem a isenção e credibilidade dos resultados, como Inmetro. Outro ponto importante é que se baseiam em normas ISO, diferente da autodeclaração – quando o próprio empreendimento se diz sustentável, e de rótulos ou certificações que não têm a lógica de Ciclo de Vida como base.

No Brasil, já existe um Programa de Rotulagem Ambiental pelo Inmetro que poderá ser aplicado em qualquer setor. Por seu caráter inovador, ainda há dúvidas sobre a elaboração das DAPs e das regras de categorias de cada produto, mas diversas organizações, como a FEE® têm se unido para buscar soluções.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.