Home CORPORATE Empreendedorismo Benefícios da comanda digital para lojas e restaurantes

Benefícios da comanda digital para lojas e restaurantes



A automação de processos tem sido uma das marcas da inovação tecnológica em diversas áreas do varejo mundial. Segundo estudo da Mordor Intelligente, a expectativa é que esse mercado cresça 15,41% ao ano até 2026 em todo o globo.

E essa mudança de transformar tarefas mais “automáticas” e digitais, que antes eram realizadas manualmente, tem proporcionado eficiência, agilidade e uma melhor experiência para os consumidores.

Uma dessas mudanças está acontecendo em bares, casas noturnas e principalmente restaurantes, que ao invés de anotar os pedidos dos clientes em um papel para depois passar esse pedido para a cozinha, agora estão realizando todo esse processo em um dispositivo eletrônico, como smartphone ou tablet, que fica integrado com toda a equipe do restaurante. A solução funciona como um transmissor, que envia o pedido diretamente para a cozinha.

“Com a comanda digital todo o atendimento é feito via aplicativo, tudo está online e conectado, dessa forma, se houver uma mudança no pedido, por exemplo, ao invés de responder para o cliente que não dá mais tempo de mudar, é só aplicar essa mudança no app, que os cozinheiros recebem a atualização em tempo real. O fechamento da conta também fica mais ágil, principalmente em mesas grandes, que precisa calcular o pedido de cada um, com o app, tudo é feito de forma automática, minimizando riscos de erro e perdas de dados”, explicou empresário Ricardo Sanches, gerente de produtos do Lukro, franquia que desenvolve softwares inteligentes.



Benefícios da comanda digital para restaurante e outros estabelecimentos

• Todas as informações em um só lugar

Uma das principais vantagens dessa modalidade é poder concentrar todos os dados em uma plataforma, o que reduz as chances de prejuízos, perdas de informações e erros. Ao anotar tudo em um papel, por exemplo, o garçom pode se esquecer de marcar algo que foi fornecido ou ainda calcular o valor do pedido errado.

Melhoria no fluxo de atendimento e pedidos

Ao inserir os pedidos no app, o garçom elimina a necessidade de ir até a cozinha para passar a ordem para os cozinheiros, ganhando tempo para atender outras mesas e melhorando a experiência do cliente no local.

• Flexibilidade para renovar o cardápio

Como todo o menu está disponível no aplicativo, caso aconteça uma mudança, como acrescentar ou retirar opções, basta fazer a edição online em poucos minutos.

Maior controle e consciência situacional

Além de melhorar os processos, o gestor do negócio ainda consegue ter um maior controle de tudo o que ocorre no estabelecimento, como o tempo de produção dos pedidos até a entrega, o tempo de permanência do cliente no local, o que é consumido, descontos aplicados, entre outros dados que podem se tornar métricas para melhorar o fluxo de atendimento do restaurante.

“Ao proporcionar um ambiente moderno, organizado e ágil para o cliente, o estabelecimento ainda consegue fidelizar os consumidores”, disse Ricardo. “Implantar a comanda eletrônica ajuda no crescimento e aperfeiçoamento do negócio, não tem desvantagens”, finalizou o gerente do Lukro.

Locais que podem utilizar a comanda digital

• Bares;

• Cafés;

• Casas noturnas;

• Lanchonetes;

• Padarias;

• Pizzarias;

• Restaurantes;

• Entre outros.

Benefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantesBenefícios da comanda digital para lojas e restaurantes

Previous articleAutomação do recrutamento e seleção já é uma realidade para as empresas
Next articleRadware lança parte III do Hacker’s Almanac