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Carro autônomo da Nissan começa a rodar nas ruas de Tóquio

O chamado carro autônomo, que usa alta tecnologia para dispensar o trabalho do motorista, é uma realidade. Eles ainda estão fora das concessionárias e das garagens das pessoas comuns, mas já estão rodando por várias cidades em testes praticamente finais. Em Tóquio, a montadora Nissan colocou seus modelos nas ruas da cidade no mês passado.

Eles usam a tecnologia totalmente autônoma ProPILOT. A marca segue firme em seu plano de vender ao cliente final, a partir de 2020, veículos que operarão “sozinhos” em ruas e estradas. O conjunto de sensores por radar e sonar, além de câmeras e lasers, permitirá viaje sem tocar o volante desde o momento em que seleciona o destino pelo sistema de navegação até a chegada. Se precisar ou desejar, no entanto, o motorista poderá assumir o volante a qualquer momento.

O carro foi equipado com 12 sonares, 12 câmeras, nove sensores de radar e seis scanners a laser para melhorar a precisão de localização e movimentação. A unidade de teste viajou por 20 quilômetros sem interferência humana. O trajeto foi de ida e volta ao ponto inicial.

O teste pode ser considerado final, já que não é o primeiro realizado pela Nissan e serviu para ver como a tecnologia se comporta em rotina comum. Avaliações preliminares para ver o conceito já haviam sido realizadas pela montadora em 2013 e 2015, também em Tóquio. Durante 2016 e início de 2017, foram realizados testes adicionais no Silicon Valley e Londres, respectivamente.

Enquanto isso, o sistema ProPilot – uma tecnologia semi-autônoma – começou a ser embarcada em vários veículos da marca no mercado mundial, como o minivan Serena e o X-Trail. A montadora promete o sistema também no veículo elétrico Leaf para 2018.



Resultados e dúvidas
Os últimos testes em Tóquio para o carro autônomo envolveram manobras mais complicadas. O veículo foi obrigado a fazer curvas em ângulos mais apertados, passar ileso por espaços estreitos e até mesmo percorrer um trecho de rodovia sem a interferência humana. Os resultados mostram que o veículo pode trafegar sem o motorista pegar o volante.

O carro autônomo chegará às lojas em breve. Esse é um ponto pacífico. No entanto, enquanto a tecnologia avança rapidamente, as montadoras têm cada vez menos prazo para definir pontos obscuros nesse potencial novo mercado. O quanto a tecnologia interferirá no preço do carro é uma grande incógnita. Também não se sabe se os modelos serão de manutenção mais barata para os consumidores. E a principal pergunta de todas permanece sem resposta: em caso de colisão ou atropelamento eminentes, o que o veículo fará?

Tomoyuki Akiyama, porta-voz da Nissan, em uma entrevista à CNN pontuou essas dúvidas. Mas confirmou que os planos para 2020 permancem. “Somos fabricantes de automóveis, então podem esperar o carro e a tecnologia nova”, disse.

Veja quais são os equipamentos Nissam que permitem essa tecnologia se tornar realidade.
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