Home Cultura O fim de uma era: Apple encerra as produções do Ipod após...

O fim de uma era: Apple encerra as produções do Ipod após 20 anos

A aposta da marca é no serviço de streaming



A Apple anunciou o fim da produção de seus famosos IPods. Lançado em 2001, o aparelho era a melhor alternativa para quem gosta de música e queria levá-las para qualquer lugar, uma evolução natural dos antigos walkmans da geração anterior. Com inúmeras versões até a última, lançada em 2007, o IPod Touch, fez muito sucesso no mercado.

Este encerramento está atrelado ao atual comportamento do consumidor, que está muito mais voltado para o segmento de streaming. Segundo o produtor musical Thiago Basso, “no ano passado o Brasil chegou à terceira posição de países que mais consomem os serviços por assinatura e a música está inserida nesse mercado”.

De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, sigla em inglês), o crescimento de 24,5% foi a maior alta dos últimos 16 anos. A pesquisa ainda revela que a alta brasileira em 2020 é reflexo do crescimento geral do streaming musical (37,1%), inclusive dos serviços de assinatura de música online (28,3%).

No comunicado, a Apple fez questão de mencionar a trajetória de sucesso do produto, que “desde a sua introdução há mais de 20 anos, cativou usuários de todo o mundo que adoram a capacidade de levar suas músicas com eles em qualquer lugar”.



Atualmente, a experiência de ter consigo uma biblioteca completa de músicas já está disponível em basicamente todos os produtos empresa (iPhones, iPads, Macs e Apple Watches, HomePods e Apple TVs), graças ao Apple Music — que dá acesso a mais de 90 milhões de músicas e mais de 30 mil listas de reprodução.

“A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários do jeito que o iPod fez impactou mais do que apenas a indústria da música – também redefiniu como a música é descoberta, ouvida e compartilhada”, disse Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple. “Hoje, o espírito do iPod continua vivo. Integramos uma experiência musical incrível em todos os nossos produtos”, afirmou.

Segundo a empresa, o dispositivo continuará disponível “enquanto durarem os estoques”.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleBrasil figura entre os países mais inovadores do mundo para o setor jurídico
Next articleONG oferece formação gratuita para professores