Home Cultura Catira da Rainha é a nova produção de Larissa Vitorino

Catira da Rainha é a nova produção de Larissa Vitorino



Ela traz na bagagem uma trajetória musical com produções autorais, muita história para contar e o sotaque mineiro – típico de quem não esquece de suas raízes. A cantora Larissa Vitorino lança na próxima sexta-feira (6), em todo o país, o novo single “Catira da Rainha” e retorna para a cidade onde construiu o início de sua carreira: Uberlândia, no triângulo mineiro. O motivo? Vai iniciar a turnê do show de mesmo nome. A estreia acontece no sábado (7), às 19h, no Cineteatro Nininha Rocha, localizado no subsolo do Centro Municipal de Cultura, na praça Prof. Jacy de Assis – s/n, Centro.

A nova canção inspirou a montagem do espetáculo, feita em homenagem à sua mãe, que viveu em Minas Gerais – até falecer há quatro anos. A produção promete surpreender a plateia pelas composições autorais e performance da cantora, além do cenário de cozinha mineira, com direito a café que será oferecido para o público numa proposta de prosa interativa. A data também foi escolhida a dedo, pois é véspera do Dia das Mães. O show fala sobre música e superação e é feito para todas as idades.

Larissa conta que foi sua mãe, Dona Lurdinha, quem a instigou a entrar na música. “Mamãe era professora, a famosa alfabetizadora. Tinha sabedoria e muito potencial. Foi ela que colocou a arte na minha vida e na da minha irmã”, revela. É esse legado que a artista carrega em sua trajetória. Hoje, une um passado simples, com muitas dificuldades à busca contínua de aprimorar a carreira musical.

Primeiros passos
Natural de Ituiutaba (MG), Larissa Vitorino demonstrou seu talento musical muito cedo. “Nasci com vontade de tocar e cantar. Com cinco anos comecei a fazer violão”, lembra. O primeiro contato com o público foi dentro de casa, nas brincadeiras de criança em Ipiaçu. “Eu montava um palco na área externa para o quintal e fazia shows para os vizinhos”. Logo mais, aos nove anos, mudou-se com a família para Ituiutaba (MG). Lá entrou para o Conservatório de Minas e não parou mais de tocar e cantar. Aos 12 anos, recebeu seu primeiro cachê por uma participação no Carnaval de Frutal (MG).

Na adolescência, a família traçou outra rota de vida, com destino a Uberlândia. Foi nesta cidade que Larissa Vitorino passou a ser conhecida como artista. “Eu continuava tocando e uma amiga me fez acreditar que podia voar mais. Na época, outro amigo convenceu minha mãe a me deixar tocar na noite com uma banda. E assim comecei a vida profissional”, relata.

Mais tarde, Larissa ingressou na Universidade Federal de Uberlândia para concluir a formação musical. Ao mesmo tempo, sua carreira abria um leque contínuo de espaços. Passou a trabalhar com gravação de jingles, produção musical, foi professora e escreveu livros didáticos musicais. “Eu sempre penso na música como oportunidade. Diversifiquei minha atuação, mas a música foi o caminho”, resume.

Aos 27 anos, foi tentar a vida musical em Brasília (DF), onde está radicada atualmente e intensificou a carreira. A cantora já teve várias participações em bandas e, agora, segue com foco na atuação solo.

O “The Voice Brasil” da TV Globo foi uma experiência importante para Larissa. Ela conta que nunca imaginou que tivesse perfil para o programa, mas foi descoberta por um produtor musical e acabou aceitando o desafio. “Fui até a semifinal e foi uma exposição muito positiva, por um conjunto de fatores. Consegui o que tinha me proposto a fazer dentro do programa. Saí me sentindo respeitada. Isso abriu muitas portas”. Também foi durante o programa que ela teve pela primeira vez um fã-clube. Hoje, a artista interage com seus fãs pelas redes sociais e pelo WhatsApp. “Eu era uma artista regional. O The Voice me colocou em contato com público de outras localidades”, explica.

Novo show
Com base na vivência e nas emoções da artista, o show traz histórias sobre o “The Voice Brasil”, contando a trajetória da Larissa no programa, curiosidades e bastidores, sua infância em Ipiaçu. Estão no repertório temas como a adolescência difícil, a luta pela sobrevivência da família, os “causos” da mãe e músicas que também conduzem a trama.

O show tem vários momentos. Entre risos, choros, alegrias, tristezas, a artista com seu sotaque “mineirês”, pretende fazer o público viajar para a “cozinha da casa da mãe”, local predileto para os encontros das famílias brasileiras. “Quem estiver na plateia vai ter a sensação de estar numa casa mineira. É esse aconchego intimista que queremos levar para o público”, diz.

Larissa Vitorino vem acompanhada do percussionista Sandro Alves, carioca, radicado em Brasília. O músico é conhecido por unir ritmos tradicionais brasileiros com influências modernas. Juntos, eles usam o ambiente do cenário e seus elementos para conduzir magistralmente as canções autorais e versões de músicas conhecidas que foram interpretadas no “The Voice Brasil”, como: “La vie en rose”, “Água de Beber”, “Esqueça”, com destaque para as músicas autorais: “Areia”, “Vem me visitar”, “Catira da Rainha” e “Cantin”, dentre outras.

Participações especiais
No espetáculo, a cantora Larissa Vitorino convidará para o palco o cantor, violeiro e produtor musical, Tarcísio Manuvéi. Produtor Cultural da Viola de Nóis Produções há 10 anos, organizador e produtor artístico e executivo de festivais e projetos viabilizados por Leis de Incentivo à Cultura como o Viola no Picadeiro com participação de Inezita Barroso, Tinoco e Pena Branca. É também idealizador e produtor cultural dos 10 Encontros de Violeiros de Uberlândia, realizados desde 2004 e que faz parte do calendário cultural oficial do município. Também estarão no palco as crianças do Projeto Ticotinho, do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente – DEC Ticôte, que apresentarão os passos da tradicional dança Catira.

A arte-educadora Lis Vitorino, irmã de Larissa, também sobe ao palco. As duas cantam juntas desde a infância e reviverão os laços da convivência numa interpretação conjunta. A turnê contemplará as cidades de Uberlândia (MG), Ituiutaba(MG), Brasília (DF) e Ribeirão Preto (SP).

Larissa Vitorino nas redes sociais
Instagram: @larissavitorinooficial
Facebook: @larissa.vitorino.182
Spotify: Larissa Vitorino
YouTube: @LarissaVitorino29

 

Catira da Rainha é a nova produção de Larissa VitorinoCatira da Rainha é a nova produção de Larissa VitorinoCatira da Rainha é a nova produção de Larissa VitorinoCatira da Rainha é a nova produção de Larissa Vitorino

Previous articleConstrutora de Vila Velha fecha parceria com Einstein Conecta
Next articleModelo Híbrido: Mitos x Verdades sobre a gamificação nas empresas
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna