São Paulo acaba de ganhar um centro pioneiro em longevidade e prevenção de doenças. Trata-se do Age & Health Center (A&H) que foi inaugurado em 27 de outubro, no coração do bairro Pacaembu.

A nova proposta consiste em cuidados a partir de análises globais e individualizadas do ser humano, de acordo com cada década de vida. “Criamos o conceito da Medicina do Tempo que traz uma abordagem de cuidado da saúde de forma integrada e preventiva, com programas individualizados, definidos por faixa etária” explica Julia Pinheiro, diretora de Inovação do Grupo São Lucas ao qual a nova empresa está vinculada.

Na prática, o novo conceito de cuidados com a saúde vai oferecer jornada de longevidade personalizada, na qual o cliente inicia um programa de vida. “Tudo começa com uma Avaliação 360° Biopsicossocial Personalizada, precedida de anamnese para investigar e integrar o histórico médico a partir de aspectos como estilo de vida, objetivos pessoais, estado físico, mental, emocional e até energético do cliente”, detalha Julia.



Com cerca de 500 m2, o A&H investe na urgência de se quebrar o paradigma da medicina tradicional, que sistematicamente trabalha de forma reativa, tratando doenças já instaladas. O centro A&H foca em práticas efetivas e de vanguarda que possam suportar o indivíduo em seu curso de vida, prevenindo doenças e otimizando a saúde em todas as suas dimensões.

Segundo a executiva, as informações pormenorizadas darão condições à equipe multidisciplinar a trabalhar de forma interdisciplinar para desenhar um plano de cuidado coordenado e único para o indivíduo. “O cliente pode esperar um acompanhamento contínuo com metas claras e reavaliações periódicas, onde cada passo é pensado para otimizar sua saúde, mitigar riscos de doenças evitáveis e no bem-estar geral, sempre respeitando sua individualidade”, informa.

Julia explica que o conceito de Medicina do Tempo orienta para o mapeamento dos fatores de risco e desafios comuns à cada faixa etária, que traz necessidade e objetivos específicos. Por exemplo:

  • Aos 20+ (Construção) – foco é em estresse, postura, e construção de hábitos saudáveis.
  • Aos 30+ (Equilíbrio) – Lidamos com o equilíbrio entre carreira e família, prevenindo o burnout.
  • Aos 40+ (Otimização) – Focamos nas mudanças hormonais e na prevenção de doenças crônicas.
  • Aos 50+ (Renovação) – Adaptando-se às mudanças e reinventando prioridades.
  • Aos 60+ (Sabedoria) – Mantendo autonomia e vitalidade com experiência.
  • Aos 70+ (Plenitude) – Vivendo com autonomia, propósito e vitalidade.

No entanto, segundo a diretora de Inovação, a personalização é a chave da proposta para ganhar efetividade. “A avaliação 360° nos permite ir além dos fatores comuns e mergulhar nas características individuais de cada cliente. Se uma pessoa de 30 anos tem um histórico familiar de doença cardíaca, seu programa será diferente de outro cliente da mesma idade sem esse risco”, destalha Julia.

A tecnologia, incluindo Inteligência Artificial, nos ajudará a cruzar esses dados e a criar um plano, que ao mesmo tempo que é baseado em evidências científicas por faixa etária, é totalmente adaptado à realidade única de cada pessoa. Segundo Júlia, a medicina preventiva tem na informação sua maior aliada.


Cinco décadas de experiência em saúde

O A&H foi concebido e planejado, segundo Julia, alicerçado no histórico de 50 anos do Grupo São Lucas – criado pelo médico Adelson Alves – nos cuidados de pacientes oncológicos, com rico acúmulo de informações clínicas, e observando o presente que já exibe desafios peculiares à longevidade ativa que pede mudanças transformadoras. Segundo a executiva, líderes em saúde estão cada vez mais provocados a ampliar a visão sobre os conceitos do que deva ser cuidar do bem-estar das pessoas no século XXI. Ela aponta como exemplo o número crescente dos casos de câncer ano a ano, além de doenças autoimunes.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 700 mil novos casos oncológicos por ano. Deste total, a ciência já comprova que apenas 25% resultam de herança genética. Os outros 75%, lembra Julia, são provocados pelo estilo de vida e, portanto, são evitáveis.  É aí, não apenas para evitar doenças como o câncer, que o A&H quer atuar: na prevenção de doenças evitáveis a partir de uma nova conscientização que promova a cultura do autocuidado da saúde, com olhar para o longo prazo.

“Alimentação, estresse, falta de atividade física, entre outros fatores controláveis estão relacionados à maioria dos diagnósticos”, lembra a executiva. “Juntamos nossa experiência de cinco décadas no combate ao câncer com um arcabouço de cuidados preventivos a partir de estudo individualizado de riscos, para criar uma tecnologia que pretende contribuir para este novo tempo no qual a população mundial viverá cada vez mais”, diz Julia.


Serviço: Age&Health Center – Av. Arnolfo Azevedo, 104/108, Pacaembu, São Paulo.
Contato: (11) 3660-6045 – contato@agehealth.com.br



Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.