A Prefeitura de Salvador vai oferecer estacionamento exclusivo para ciclistas que pedalarem até o Carnaval da Barra. O uso do espaço, na Avenida Centenário, em frente ao Shopping da Barra será gratuito.

O estacionamento terá capacidade para 200 bicicletas e terá funcionamento 24 horas, durante todos os dias do carnaval. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), para abrir mais o espaço para os ciclistas, vai instalar uma tenda móvel de compartilhamento em ponto estratégico da festa com o objetivo de suprir a demanda das estações que estarão desativadas no período, por estarem localizadas dentro dos circuitos da folia.

Serão desativadas as estações de compartilhamento da Piedade, Glauber Rocha, Porto da Barra e Jardim Apipema, locais diretamente afetados pela aglomeração de foliões. As estações do entorno seguem em funcionamento, com operação reforçada. Para as crianças, está definido um circuito na Vila Infantil, no Campo Grande, com mini bikes laranjinhas disponíveis para a atividade.

Táxi por WhatsApp
Durante o Carnaval de Salvador os foliões poderão consultar tarifas de táxis da capital baiana pelo aplicativo WhatsApp. O número será oferecido pela prefeitura também para o cidadão fazer reclamações sobre o serviço pela ferramenta.

A administração municipal decidiu usar o aplicativo para controlar denúncias de taxistas que, neste período, não aceitam realizar corridas de curto trajeto. O contato ficará disponível em 15 pontos de táxis da cidade no período da festa.

A tabela de preços de referência será informada pelo aplicativo de bate-papo com a finalidade de evitar que taxistas não queiram utilizar o taxímetro. “O WhatsApp também vem facilitar a fiscalização e agilizar a identificação de quem não respeita a lei, pois podem ainda ser feitas denúncias referentes a transportes clandestinos”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.

Salvador terá dois corredores exclusivos de táxi no período. Um deles funcionará na Avenida Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o localizado próximo à Rua Miguel Bouriner, onde todos os táxis que adentrarem a via deverão acessar para embarque e desembarque de passageiros. O segundo corredor ficará na Avenida Oceânica, entre curva da paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta a Pua. Esses corredores serão limitados por gradis e o táxi deverá ficar na fila de espera para embarque.