NOVIDADES

Como fazer compras online com segurança na Black Friday

Como fazer compras online com segurança na Black Friday

by 16 de novembro de 2020 0 comments

Durante a Black Friday os ataques cibernéticos a compras online são cerca de 70% maiores do que nos outros dias. O aumento geral do e-commerce faz com que hackers ataquem com mais frequência. Por isso, para comprarmos com segurança, devemos tomar alguns cuidados.

“Com ofertas especiais por tempo limitado, como as disponíveis na Black Friday, muitas pessoas aproveitam para conseguir melhores preços. Isso geralmente leva a que as precauções de segurança não sejam consideradas corretamente”, disse Jens Bothe, especialista em segurança e diretor global do OTRS Group. “Por isso é fundamental, principalmente em períodos de grande movimento como a Black Friday, seguir as dicas de segurança para evitar surpresas desagradáveis”.

Especialistas entendem que essa Black Friday será a mais digital de todas, em função da pandemia. O mercado consumidor migrou boa parte de suas compras para a internet e, segundo pesquisa da TracyLocke, 83% dos consumidores irão comprar em lojas online caso tenham o melhor preço. Por isso, é muito importante estar atento a segurança cibernética para não perder as promoções.

Com isso, compilamos seis dicas, juntamente com os especialistas do OTRS Group, para compras online seguras.

Acompanhe:

Sistemas atualizados sempre
Compre utilizando sistemas operacionais e aplicativos atualizados
Tanto faz se a compra for feita por meio de PCs, smartphones ou tablets, a recomendação é fazer em um ambiente seguro, como em casa, e não em um local público, como um café, que pode ter uma rede desprotegida. Também é importante comprar apenas com um dispositivo final que tenha o sistema operacional e aplicativos mais recentes com as devidas atualizações de segurança.

Afinal, se o sistema estiver vulnerável a malwares, as outras medidas de segurança também não serão capazes de fazer nada para proteger os compradores.

Procure certificados e selos de aprovação
Existem selos de confiança de vários fornecedores que falam pela segurança correspondente de uma loja online, como “Norton verificado” ou “BBB + credenciado”. No entanto, lembre-se de que essas são imagens que os criminosos cibernéticos também podem roubar e usar, portanto, continue investigando o site antes de decidir comprar.

Os certificados SSL, reconhecidos pelo “símbolo de cadeado” na barra de URL, provam que o servidor realmente corresponde à loja virtual apropriada. Para garantir isso, o navegador verifica se o certificado corresponde ao URL do site, se é válido e se foi assinado por uma autoridade confiável.

Para ficar no lado seguro, você só deve comprar de comerciantes online conhecidos ou por meio de aplicativos populares. No caso de lojas menos conhecidas, existe o risco de que tenham acabado de ser estabelecidas e nem sempre sejam capazes de fornecer imediatamente os serviços de segurança desejados.

Use uma senha segura para cada loja online
Não é incomum que criminosos tentem obter senhas, além de informações de contas, para comprar mercadorias às custas de terceiros ou para usar indevidamente os dados do cartão de crédito para outros fins. Portanto, certifique-se de usar uma senha diferente e segura para cada loja online.

Não clique em ofertas por e-mail
Os chamados e-mails de phishing trazem ofertas especiais que parecem vir de comerciantes online. Sites como a Amazon, Americanas, Casas Bahia e Magalu, por exemplo, são simulados e podem parecer muito semelhantes.

Esse fenômeno se tornou ainda mais evidente a partir da crise da Covid-19 com o aumento das vendas online. Para ter certeza de que isso não é um golpe, você não deve clicar no link do e-mail, mas ir diretamente para a página da loja online e verificar a veracidade da promoção.

Escolha um método de pagamento seguro
Na hora do pagamento, certifique-se de escolher processos seguros. Você pode aprovar o pagamento diretamente no aplicativo ou ter um número de transação segura enviado para o seu telefone celular em um SMS, para proteger os pagamentos online com cartão de crédito.

Outra possibilidade, que já é praticada em vários países, é a utilização de códigos de pagamentos digitais exclusivos. No aplicativo bancário, os consumidores podem gerar um código exclusivo para ser usado no lugar do número do cartão de crédito ao pagar compras online. Este código expira após a compra. Portanto, mesmo que os hackers obtenham o código, eles não poderão mais usá-lo para fazer compras.

Confirmação do recebimento de um pedido
O comprador também deve se certificar de que os produtos estão descritos e especificados exatamente antes de comprar. Cuidado com muitas críticas positivas; elas também podem ser falsas. O consumidor deverá sempre ter o recebimento do pedido confirmado por escrito pelo comerciante online para ter segurança em caso de eventuais problemas.

Além disso, a data de entrega deve ser mencionada no recibo do pedido. Se a mercadoria não chegar a tempo, surpresas desagradáveis ​​podem ocorrer.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.