Home Cultura POP Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos

Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos

Cuidados com os olhos

Em 10 de julho é celebrado o Dia da Saúde Ocular, data de conscientização sobre os cuidados com os olhos e a importância do acompanhamento oftalmológico regular. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60 a 80% dos casos de cegueira são evitáveis ou tratáveis. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há aproximadamente 1,2 milhão de cegos no país, ou seja, cerca de 700 mil brasileiros poderiam estar enxergando.

O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) aproveita a data para esclarecer mitos e verdades sobre a saúde dos olhos.

Assistir à TV ou ler um texto muito próximo dos olhos prejudica a visão?
Mito. Ficar muito próximo à TV força a acomodação e a convergência, podendo provocar cansaço ocular e dor de cabeça, porém não traz prejuízo para a visão. O ideal é assistir à TV a uma distância de 2 metros, no mínimo, e sempre com o local iluminado.

Da mesma forma, ler com os olhos muito próximos ao texto não prejudica a visão, mas quem tem esse hábito deve fazer um exame oftalmológico para saber se há algum distúrbio visual a ser corrigido.

Ler com pouca luz prejudica a visão?
Mito. A insuficiência ou excesso de iluminação cansam a vista e dificultam a leitura, porém não prejudicam os olhos. Deve-se ler com boa luz, ou seja, a fonte de iluminação não deve provocar sombras ou reflexos no objeto de leitura ou trabalho. A leitura fica mais lenta e cansativa, nos fazendo perder o interesse pelo que está sendo lido.

Lentes de contato podem oferecer melhor visão que óculos?
Verdade. As lentes de contato podem ser mais eficazes que os óculos, principalmente em casos de alto grau de miopia ou astigmatismo, por estarem em contato com a córnea. É muito importante que o paciente seja avaliado por um médico oftalmologista e faça exames como a topografia da córnea.

A lente de contato é um corpo estranho em contato direto com a córnea. Seu uso de forma incorreta ou sem uma avaliação prévia pode causar inflamação, infecção ou lesões, que em alguns casos podem ser graves.

O computador prejudica a visão?
Mito. Não existem estudos científicos que comprovem que os computadores são prejudiciais à visão. A quantidade de radiação ultravioleta emitida pela tela está abaixo daquela capaz de provocar doenças como a catarata, mesmo após um longo período de exposição.

Quando estamos em frente ao computador, geralmente piscamos menos. Se estivermos em um ambiente com ar-condicionado, a lágrima vai evaporar mais facilmente, criando uma sensação de ardência, olho seco ou cansaço visual.

O uso excessivo do computador pode desencadear sintomas como leves dores de cabeça e desconforto. Para evitá-los, recomenda-se um descanso de 5 minutos a cada hora de trabalho, para que a musculatura ocular e a lágrima possam se estabilizar.

Ler dentro de veículos em movimento, fazendo esteira ou bicicleta causa descolamento de retina?
Mito. Ler em movimento pode causar tontura, náusea ou desconforto, pois o esforço visual será maior. Entretanto não afeta a retina, membrana que reveste internamente o olho.

Olhos claros são mais sensíveis à luz que olhos escuros?
Verdade. A quantidade de luz que entra nos olhos é maior nos de cor clara e menor nos de cor escura. Assim, quem tem olhos claros tende a ter maior sensibilidade à luz (fotofobia), mas isso não significa que a pessoa veja menos que quem tem olhos escuros.

Óculos escuros protegem os olhos?
Verdade. Os óculos escuros protegem os olhos contra raios ultravioletas e infravermelhos, porém, é importante que as lentes sejam de boa qualidade, com os filtros necessários. Não compre óculos em camelôs, pois os prejuízos para a visão podem ser irreversíveis.

Lentes que só escurecem e não possuem filtros podem prejudicar a visão, uma vez que promovem a dilatação das pupilas, aumentando a quantidade de raios que penetram nos olhos. Essas lentes de má qualidade podem provocar doenças como catarata, degeneração macular e outras lesões.

Usar os óculos de outra pessoa faz mal?
Verdade. Óculos são um utensílio individual, assim como escova de dentes. É receitado pelo médico oftalmologista na medida específica para cada paciente, com necessidades e limitações exatas para o indivíduo. Por esse mesmo motivo, não é recomendado comprar óculos prontos em camelôs.

Colírios podem ser usados mesmo sem indicação do oftalmologista?
Mito. Colírio é um medicamento como outro qualquer, com indicações e contraindicações. Deve ser usado apenas após a avaliação de um médico oftalmologista e com receita médica.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos

 

Veja também
Quatro mitos sobre saúde bucal e o consumo de chocolate
Nove em cada dez brasileiras buscam informações sobre saúde na internet
Saúde na Austrália se destaca com inovações tecnológicas

Previous articleVamos viajar…Com as crianças?
Next articleCopa do Mundo: Na Rússia da Copa, uma viatura cheia de olhos digitais busca bandidos