Home CORPORATE ARTIGO Conheça 20 habilidades tecnológicas que todo professor tecnológico deve conhecer

Conheça 20 habilidades tecnológicas que todo professor tecnológico deve conhecer

Por Janaína Spolidorio *

Avanços tecnológicos acontecem diariamente, mas nem sempre eles alcançam a área da educação, porque é preciso uma formação adequada para utilizar a tecnologia de um modo consciente e voltado para a pedagogia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Quando o professor já é formado e está em sala de aula ele tem uma tendência a se adaptar conforme as novidades chegam em sua vida escolar. Quando o professor está em período de formação nem sempre seu currículo privilegia um olhar aos avanços e isso é algo problemático.

Seja qual for o motivo, o ideal é que os professores estejam atentos a novidades tecnológicas sempre, independentemente da área em que atuam ou da idade com a qual trabalhem, porque elas fazem parte da vida dos alunos e é imprescindível que recebam, muitas vezes orientações para melhor utilizar, seja do ponto de vista funcional ou estrutural, tais ferramentas.

Atualmente não usamos apenas computadores, mas também laptops, tablets, smartphones, isso falando de aparelhos básicos. Não podemos deixar de pensar também que há scanners, drives, dispositivos digitais diversos, USBs, cartões SD, PDAs… o que nos indica que além de conhecer os equipamentos e suas funcionalidades ainda temos a questão de um novo vocabulário ao qual temos que nos adaptar e, afinal de contas, não faz sentido um professor não saber nem nomear o objeto que utiliza.



Quanto mais o professor resiste, mais obsoleto se torna em relação à realidade. É engraçado pensar assim, porque se refletir sobre o assunto, o professor que não conhece tecnologia começa a viver em um universo paralelo à realidade e que se distancia a cada dia.

Vale refletir que os alunos precisarão destas habilidades tecnológicas que ela está deixando de explorar e orientar em suas vidas adultas, e não seria este o intuito de estudarmos? Ter a oportunidade de explorar tais ferramentas em aula não é mais um complemento, uma oferta maior de recurso, é uma necessidade.

Alguns educadores, naturalmente, já usam tais recursos em aula, mas será que têm consciência de quais – ou quantas – seriam as habilidades básicas em tecnologia que devem ter?

 Quando o professor sabe onde precisa chegar em seu conhecimento fica mais fácil buscar tal formação.

 

* Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital

 

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Conheça 20 habilidades tecnológicas que todo professor tecnológico deve conhecer

 

Veja também
Reinventando a cadeia de suprimentos para um futuro sustentável com impressão 3D
LG apresenta novo Monitor UltraWide Gamer
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap



Previous articleSAP nomeia Cristina Palmaka como presidente regional da empresa para América Latina e Caribe
Next articleXiaomi promove seu primeiro concurso de produção de fotos no Brasil