Com a Inteligência Artificial, o Brasil pode quadruplicar o crescimento da produtividade e aumentar PIB em até 7,1% ao ano, diz o estudo da Microsoft. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

As novas tecnologias são utilizadas para otimizar processos, e com isso, gerenciar o tempo dos profissionais com a redução manual de trabalho e controles mais efetivos para realização de tarefas.

Além do aumento de produtividade, a tecnologia proporciona maior motivação entre a equipe de trabalho, que deixará de fazer atividades repetitivas, para fazer atividades que exigem comunicação assertiva e pensamento crítico.

Além disso, com as ferramentas certas, é possível cortar ou remanejar gastos. Audreyn Justus, presidente da Solo Network, empresa referência na implementação de serviços de TI, lista 8 dicas que podem ajudar a sua empresa a acompanhar a revolução tecnológica que já está acontecendo. Acompanhe:

1. Nuvem
Um estudo da Rackspace pesquisou 1.300 empresas e constatou que 88% dos usuários de nuvem tiveram economia de custos, e 56% observaram um aumento nos lucros. A redução de custo com hardware é um forte indicativo de que essa economia vale a pena.

Dessa forma, substituir o hardware convencional pela computação em nuvem é uma excelente maneira de economizar. E para escolher o modelo ideal, é preciso levar algumas características em consideração.

São três os tipos de computação em nuvem mais comuns: a nuvem privada, recomendada para empresas que valorizam a segurança; a nuvem híbrida, que combina a redução de despesas com a segurança aprimorada; e a nuvem pública, que é a forma mais tradicional e preferida das pequenas empresas.

2. Suítes de Colaboração
A empresa StatCounter apresentou uma pesquisa constatando que 37,91% dos acessos à internet no mundo foram realizados através de um sistema operacional da Microsoft. Excel, Word e PowerPoint fazem parte do dia a dia das organizações. Mas além disso, o que mais é possível fazer com esse sistema?

São muitas possibilidades: web conferência do Skype corporativo para até 10 mil pessoas; Outlook para integrar todos os contatos da agenda no e-mail; hospedagem de e-mail pelo Exchange; Acess para gerenciar um grande banco de dados de forma simples; armazenamento adicional no OneDrive e OneNote para criar e organizar notas.

Como os arquivos estarão sincronizados automaticamente na nuvem, o backup estará sempre salvo. Além disso, a equipe pode trabalhar de qualquer lugar, aumentando a produtividade sem aumentar os custos. Esses são os benefícios que o Office 365 traz.

3. Consultoria em Gestão de Ativos de Software (SAM)
Ganho de eficiência e economia. Foi assim que a empresa Brado Logística, que precisava otimizar o processo de ciclo de vida dos softwares e ativos de TI, definiu essa solução. Este programa de consultoria tem como base a metodologia rígida e completa do SAM Microsoft, no entanto possui técnicas exclusivas de planejamento, relatório e metodologia de consultoria.

Além de assegurar a legalidade das empresas, um processo de SAM proporciona a oportunidade de economizar com otimização no presente e com planejamento no futuro. No final, o custo do processo é muito menor que os ganhos gerados por ele.

4. Suporte técnico terceirizado
Atender com velocidade as demandas dos usuários e garantir a continuidade do atendimento sem interrupções, é um grande desafio para as empresas. É por isso que a implementação de um suporte técnico terceirizado tem funcionado tão bem.

Profissionais certificados junto aos fabricantes ajudam a empresa a crescer cada vez mais. Os benefícios podem ser notados desde a redução de custos com o pessoal, até garantia de continuidade em caso de turnover e atendimento técnico especializado.

Dessa forma, a empresa poderá focar em seu negócio e não precisará se preocupar com os serviços de TI, que ficarão com um time de especialistas.

5. Backup empresarial
Estudos apontam que 80% das empresas que perdem parte significativa de seus dados fecham as portas em até dois anos. A informação bem gerenciada e protegida é a chave para o sucesso ou fracasso.

Com isso, é importante pesquisar sobre o backup empresarial ideal para cada necessidade. O Data Protection integra a orquestração de dados, a deduplicação e o gerenciamento de catálogos em uma única plataforma, que permite acesso aos dados de qualquer lugar.

Usar o backup de nuvem híbrida gera mais economia e aumento de produtividade. Além disso, permite manter uma cópia externa de todos os dados em um local seguro de recuperação de desastre. Mais segurança e agilidade na recuperação de dados em caso de perda.

6. Monitoramento unificado
Seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte, a preocupação em manter estáveis e seguros os ambientes de tecnologia é a mesma. E para que isso aconteça, é necessário monitorar esses ambientes, a fim de garantir um alto nível de solução e confiabilidade da estrutura de TI.

Em um mercado competitivo como o atual, não há espaço para downtime e apenas um monitoramento efetivo e proativo pode garantir altos níveis de disponibilidade dos assets de TI.

7. Virtualização
A virtualização não é uma novidade, mas é um benefício da tecnologia que muitas empresas ignoram. Ela possibilita a redução dos gastos operacionais e de capital, garantindo a continuidade dos negócios e aumentando a segurança.

Essa é uma solução que vai do desktop ao Data Center, levando a computação em nuvem para todas as empresas. A virtualização é o processo de criar uma representação baseada em software, que pode ser utilizada em aplicativos, servidores, armazenamento e redes.

Com isso, há um ganho em minimizar ou eliminar o tempo de inatividade da TI; aumentar a produtividade e a capacidade de resposta da TI; provisionar aplicativos mais rápido; ativar a continuidade de negócios e a recuperação de desastres; simplificar o gerenciamento de Data Centers e criar um Data Center real definido por software.

8. Segurança
Economizar em segurança digital é a receita certa para o desastre. As empresas devem possuir uma proteção digital integrada, contendo, no mínimo, higienização de emails, antivírus para todos seus hardwares (incluindo dispositivos móveis), e segurança de borda.

Projetar e manter toda esta estrutura não é fácil tão pouco barato, sendo que o maior custo, a longo prazo, geralmente é a contratação de profissionais capacitados. Tais despesas muitas vezes se tornam proibitivas, então buscar um parceiro que ofereça segurança como serviço e que possa assumir esta responsabilidade no modelo de serviços gerenciados (MSP) é, sem dúvida, a melhor saída.

Além de diminuir custos, será possível ter profissionais especializados cuidando de toda estrutura.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Conheça 8 dicas de tecnologia para trazer mais eficiência para os seus negócios

Veja também
Como sua casa pode interferir na sua rede de internet
Combate ao Bullying: o papel da cibersegurança na proteção dos estudantes
Andamos nos carros elétricos e híbridos da Nissan em Interlagos. Veja agora.