Home Cultura Conheça os principais estilos de cerveja

Conheça os principais estilos de cerveja

Especialista do Tap Tap Bar explica as características de cada uma

chope e cerveja

Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros e considerada paixão nacional é a cerveja. Por isso, esse mercado tem crescido substancialmente e com o tempo os supermercados e bares especializados foram ganhando uma infinidade de rótulos de estilos diferentes.

Qualquer alimento ou bebida possui um rótulo com uma série de informações que vão além da tabela nutricional e ingredientes. No caso das cervejas, o rótulo ajuda o consumidor a identificar as principais características da bebida e melhorar sua experiência.

Assim, o sommelier de cervejas Carlos Lima explica como ler os rótulos e diferença de cada estilo para o consumidor escolher qual a cerveja ideal para cada momento.

Entre as informações estão o tipo de fermentação (Ale ou Lager), IBU (International Bitterness Unit que é a unidade de amargor, quanto maior o número maior será a percepção do amargor do lúpulo), graduação alcóolica, temperatura ideal, dicas de harmonização e estilo.

Em relação ao estilo, existem guias que descrevem aproximadamente 140 estilos diferentes. “O grande barato de termos tantos estilos é ir experimentando e escolhendo qual você mais gosta, sejam mais ou menos alcoólica, tendo frutas ou especiarias misturadas emais”, completa Carlos.

Abaixo, conheça os principais tipos da bebida e dicas de como harmonizar:

PILSEN
É uma opção mais fácil de beber e também a mais tradicional, pertencente à família das lagers. Normalmente tem um sabor suave e com amargor baixo, uma cor bem dourada e translúcida. Combina com nuts como amendoim, amêndoas, castanha de caju.

WITBIER
Essa cerveja belga é elaborada com trigo, cascas de laranja e coentro tradicionalmente. São muito refrescantes e com uma coloração clara, mas por não ser filtrada seu líquido é ligeiramente turvo. Como é muito refrescante, aproveite essa opção em dias quentes com frutos do mar, por exemplo.

AMERICAN PALE ALE
É feita tradicionalmente somente com lúpulos americanos, uma adaptação das antigas english pale ale. É mais amarga que a versão inglesa e mais alcoólica com aromas cítricos e um leve dulçor. Pode ser uma boa parceira para acompanhar um hambúrguer.

INDIA PALE ALE (IPA)
Esse estilo ganhou muita popularidade nos últimos tempos. Tem como características um amargor mais acentuado, aromas predominantemente cítricos e frutados provenientes dos lúpulos ingleses ou americanos em sua versão American IPA. Sua graduação alcóolica está entre 5,5% e 7,5%. Combina muito bem com churrasco e carnes em geral.

STOUT
É uma opção com uma cor bem escura, com sabor forte de café, chocolate e tostado. Isso por conta maltes tostados, usados em sua maioria nas stouts. Pode ser harmonizada nos dias mais frios, com uma fondue de chocolate.

PORTER
É a favorita dos irlandeses. Também possui uma coloração escura com reflexos rubi, vinda da torra do malte. Possui um leve amargor e aromas que lembram chocolate. É perfeita para os dias frios.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?
Previous articleSegundo Fiocruz, Brasil tem mais de 2 milhões de pessoas dependentes do álcool
Next articleMercado da construção civil puxa o crescimento econômico na pandemia