Home Tech Digital Conheça plataformas para edição de textos e produção de livros e biografias

Conheça plataformas para edição de textos e produção de livros e biografias

Precisa de ajuda para escrever um livro? Experimente uma das plataformas!

Ao longo da história da humanidade, tivemos grandes exemplos de cidadãos nos mais variados setores da civilização. 

Com o tempo, grandes pesquisadores, historiadores, cientistas, filósofos e religiosos tiveram suas vidas registradas em filmes ou em textos.

Através destes registros biográficos, podemos ver os feitos, conquistas, trajetórias e a vida de cada um destes pesquisadores, historiadores, cientistas, atletas e grandes personalidades.

Pensando nisso hoje, no presente artigo, iremos ver um pouco mais sobre plataformas para escrita de textos, inclusive uma biografia, as funcionalidades de cada uma delas e também alguns exemplos de uma biografia curta como modelo para a aplicação destes pontos.

Ferramentas para produção de textos e biografias
Um ponto essencial a ser analisado também é que, atualmente, existem diversas plataformas para a formatação de textos online, o que por sua vez impacta diretamente na produção de textos, sejam eles acadêmicos, fictícios, jornalísticos ou informacionais.

Logo, podemos assumir que estas ferramentas possuem impactos também na elaboração de textos biográficos.

Abaixo, vamos ver alguns exemplos de websites, programas e plataformas destinadas à produção de textos que, certamente, podem auxiliar na hora de produzir uma biografia.

– Kindie Direct Publishing
– Kobo Writing Life
– Wattpad
– Perse

Ainda, veremos também alguns pontos sobre cada uma destas plataformas que podem mostrar a razão pela qual são tão utilizadas na hora de produzir textos.

Kindle Direct Publishing
O Kindle Direct Publishing é uma ferramenta presente na maior plataforma de publicação e leitura de livros online do mundo, a Kindle.

Atualmente, o Kindle Direct Publishing é denominado como uma plataforma de autopublicação e foi lançada simultaneamente com a primeira versão do Kindle, no ano de 2007.

Um dos pontos que fazem esta plataforma ser uma das mais utilizadas é a facilidade de publicação, podendo evitar burocracias presentes em outras plataformas e até editoras.

A plataforma é baseada na publicação de livros no formato Kindle e a comercialização destes livros dentro do Kindle, para uma grande variedade de leitores.

Kobo Writing Life
A Kobo é uma plataforma de leitura digital bastante similar ao Kindle. Atualmente, a Kobo Inc permite que seus usuários publiquem, baixem, comprem, pesquisem, busquem e leiam tanto livros quantos jornais e revistas de maneira digital.

Ainda, uma grande curiosidade sobre a Kobo é que esta palavra é um anagrama da palavra Book em inglês, que significa livro.

A primeira versão do Kobo Writing Life foi lançada no ano de 2010 e a ideia era que fosse uma plataforma mais minimalista e acessível em contraste às tradicionais plataformas de e-book da época.

O modelo atual da plataforma foi lançado no ano de 2011 e apresenta em seu sistema funcionalidades como infravermelho, touch screen, conexão Wi-Fi e um processador otimizado, que permite que seus processos sejam realizados com maior agilidade.

Também, existem três modelos sendo comercializados atualmente:

– Kobo Touch
– Kobo Mini
– Kobo Glo

Cada um destes modelos possui uma especificidade única: com o Kobo Touch há a Touch screen e o uso do Infravermelho, como comentado acima.

Já o Kobo Mini é mais leve e menor do que todos os leitores de livros digitais do mercado. Por fim, o Kobo Glo apresenta as funcionalidades de leitura no escuro e também a possibilidade de alterar o nível luminoso do aparelho.

Wattpad

O Wattpad, no entanto, possui o cunho de  compartilhamento um pouco mais em evidência do que as duas plataformas citadas anteriormente.

Esta plataforma possibilita o compartilhamento de histórias com outras pessoas de várias regiões do mundo através do celular ou do computador.

Inclusive, os formatos compartilhados no Wattpad são os mais variados. Dentro da plataforma é possível encontrar:

– Artigos
– Biografias
– Poemas
– Relatos
– Retratos
– Roteiros

O Wattpad foi originado no ano de 2006 e sua versão para celular foi lançada no ano de 2009, originalmente para iPhone. 

Contudo, após alguns meses do lançamento de sua versão para iOS, foi anunciado também o lançamento do aplicativo para Blackberry e para Android.

Além disso, o aplicativo sempre se mostrou um dos mais utilizados no que diz respeito à edição e compartilhamento de textos, contando com mais de cinco milhões de usuários no ano de 2009.

PerSe: publique-se
O PerSe é um website brasileiro especializado na publicação e compartilhamento de livros em formato digital.

Segundo o próprio website, o método e o sistema de publicação adotado pela PerSe foi desenvolvido visando a facilidade na hora de autores desenvolverem e compartilharem suas obras.

Ainda, a plataforma apresenta várias funcionalidades únicas na hora de desenvolver sua obra, como por exemplo:

– Possibilidade de fazer uma capa
– Escolha de formato físico
– Tipo de papel
– Acabamento
– Cores do livro

Além de tudo, o PerSe possibilita a escolha de royalties na venda de livros impressos, preço de venda e a opção de publicar o livro em formato PDF ou em formato impresso.

Ao longo dos anos o método de escrita foi se tornando cada vez mais otimizado e automatizado, devido aos avanços tecnológicos vividos na sociedade ano após ano.

Hoje este reflexo é visto na existência de inúmeras plataformas para a produção e edição de textos, como algumas citadas ao longo do presente artigo.

Estes avanços, ainda, trazem diversas facilidades na produção de textos, como correção automática de palavras, possibilidade de formatação de texto e edição de capaz, como dito ao longo do texto, também.

Por fim, estes avanços podem representar mais acessibilidade e oportunidades para autores e escritores que, anteriormente, não possuiriam espaço, fomento ou investimento em suas obras. 

Isso significa uma maior produção textual e consequentemente, uma melhora significativa na capacidade crítica da população.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?
Previous articleÉ autismo ou TDAH? Especialistas explicam que as semelhanças entre os dois transtornos geram confusões
Next articleJustiça determina cobertura de home care pelo plano de saúde