Home Novidades Detran-SP oferece aplicativo para comprador de veículo usado

Detran-SP oferece aplicativo para comprador de veículo usado

Interessados em comprar veículos usados no Estado de São Paulo contam com aplicativo para celulares e tablets que permite consultar se a documentação está em dia e garantir um bom negócio. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) lançou o aplicativo “Consultas Detran-SP”, disponível para download gratuito no site do órgão.

O app, que roda em equipamentos com plataformas iOS, da Apple, e Android, direciona o usuário para o serviço de Pesquisas de Débitos e Restrições de Veículos. Desde março de 2014, quando foi lançado, o aplicativo acumula mais de 920 mil acessos.

A consulta também pode ser feita no site, à esquerda da página inicial, no menu Acesso a Serviços Online. O visitante digita a placa e o número do Renavam. Somente no ano passado, 19 milhões de pesquisas foram feitas pela ferramenta.

Pelo sistema, o interessado na compra do veículo consegue verificar a existência de multas e impostos pendentes. Também têm acesso a informações como restrições administrativas, bloqueios por falta de transferência, queixa de furto/roubo ou processos judiciais. “O objetivo é dar mais segurança ao comprador, que pode conferir de forma simples e rápida, em seu celular ou computador, a veracidade das informações fornecidas sobre o veículo no qual está interessado. Uma das prioridades do novo Detran.SP é investir em tecnologia para facilitar a vida do cidadão”, afirma Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.

O órgão recomenda ao comprador chegar o chassi e motor do veículo em vistoria, feita gratuitamente em postos do Detran-SP ou em empresas credenciadas. O laudo atesta a legalidade do motor e do chassi do veículo e pode ser usado, no prazo de um mês, no processo de transferência.



Depois de concluído o negócio, o comprador deve fazer a transferência no período de 30 dias a contar do preenchimento do Certificado de Registro de Veículo. O descumprimento acarreta em infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



Previous articlePonta Grossa, Londrina e Maringá terão mutirões de testes práticos de direção
Next articleRepetto realiza liquidação de sapatilhas no Cidade Jardim