Home Cultura Dia Nacional da Saúde: 5 nutrientes que você deve consumir para cuidar...

Dia Nacional da Saúde: 5 nutrientes que você deve consumir para cuidar bem do seu corpo

Comida de atleta


Celebrado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde propõe uma reflexão sobre os cuidados que temos com o nosso corpo. E uma das principais maneiras de garantir um organismo saudável é com uma boa alimentação.

O especialista alerta que, infelizmente, muitas pessoas ainda consomem alimentos ricos em gorduras e açúcares, mas pobres em vitaminas e minerais, tão importantes para a saúde e o funcionamento do organismo. E deixam de lado frutas, vegetais, ovos, leite e seus derivados.

Com isso, não atingem  os níveis mínimos necessários desses micronutrientes. “Por esse motivo, é frequente encontrarmos pessoas com  excesso de peso e com deficiências dessas vitaminas e minerais. Isso leva a quadros de cansaço, falta de concentração, alterações no sono, na memória e carências nutricionais, como a anemia, por exemplo”, fala Nataniel Viuniski.

Prestar atenção no que se inclui na dieta é a melhor maneira de garantir uma maior variedade de alimentos para suprir as necessidades nutricionais. No entanto, quando não é possível atingir as quantidades das vitaminas e minerais apenas pela alimentação, os suplementos vitamínicos podem ser grandes aliados.

A seguir, confira cinco nutrientes que o médico indica prestar mais atenção se estão inseridos no consumo diário da alimentação:

Ácido fólico
O ácido fólico ou folato é uma das oito vitaminas B necessárias para a produção e manutenção das células, principalmente durante os períodos de rápido crescimento celular, por isso é importante para as mulheres antes e depois da gravidez. O ácido fólico também é usado na fabricação de material genético e dos glóbulos vermelhos, que ajudam a transportar oxigênio por todo o corpo.

Onde é encontrado: As palavras ácido fólico e folato vêm do latim folium, que significa folha. Afinal, esta vitamina é abundante em vegetais folhosos. O folato também pode ser encontrado em aspargos, brócolis, abacate e frutas cítricas, aleem de nozes e feijão.

Vitamina A
Uma das principais funções da vitamina A é auxiliar na visão. Ela é essencial para a transmissão de sinais elétricos do olho para o cérebro. Também contribui para a saúde da pele e das mucosas, que agem como barreiras contra infecções, e nas funções do sistema imunológico e reprodutivo.

Onde é encontrada: A vitamina A é encontrada em alguns alimentos de origem animal, como fígado, ovos e manteiga. Mas, boa parte pode ser obtida na forma de beta-caroteno, composto que dá às frutas e aos vegetais suas cores verde, amarelo e laranja, e é facilmente convertido em uma forma ativa de vitamina A pelo corpo. Entre eles estão cenouras, abóboras, pêssegos, mamão, batata-doce, vegetais e brócolis.

Cálcio
Este é o mineral mais abundante no corpo e a maior parte dele está armazenada nos ossos e dentes. O cálcio é importante para manter esses tecidos saudáveis, também desempenha um papel fundamental na contração muscular, ajudando a regular o batimento cardíaco, além de auxiliar as células do sistema nervoso a se comunicarem entre si.

Onde é encontrado: Além do leite e seus derivados, você também pode encontrá-lo em vegetais escuros, tofu, feijão e amêndoas.

Vitamina D
Ela é responsável por estimular a absorção de cálcio e de fósforo no aparelho digestivo, portanto tem papel fundamental na formação e manutenção de ossos e dentes. A vitamina D também é necessária para o funcionamento adequado dos músculos e do sistema imunológico.

Onde é encontrada: A vitamina D é conhecida como “vitamina do sol”, pois é sintetizada pelo corpo quando existe a exposição da pele aos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pela luz solar. “Acontece que pessoas que vivem em cidades e dentro de escritórios não conseguem ficar expostas ao sol o tempo suficiente para produzi-la em quantidades adequadas, fora o fato de que os filtros solares acabam barrando parte de seu efeito”, explica o médico. Mas, também existem algumas poucas fontes naturais de vitamina D, como gordura de peixe, gema de ovo e fígado. Em muitos países, o leite é enriquecido com vitamina D.

Potássio
Esse nutriente ajuda o sistema nervoso central a enviar seus impulsos por todo o corpo, a manter a pressão arterial equilibrada e a extrair energia dos alimentos de forma eficiente. Além disso, todos os músculos, incluindo o coração, precisam de potássio para se contraírem adequadamente.

Onde é encontrado: Frutas e vegetais são ricos em potássio. As frutas que oferecem maior quantidade de potássio são melão, banana, abacate, damasco, frutas cítricas e morangos. Já os vegetais são tomate, espinafre, cenoura e brócolis. O leite também é uma boa fonte de potássio.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleCafé: variações no preço do grão e o atual cenário da indústria
Next articlePesquisa do Google revela que 32% dos brasileiros pretendem presentear no Dia dos Pais