O artifício de colocar uma fita adesiva em cima da lente da webcam de computadores desktop, notebooks e tablets pode parecer patética, mas não é. Ela tem boas recomendações e, aparentemente, funciona melhor do que sistemas tecnológicos complexos e caros. O diretor do FBI já havia confessado usar esse truque e, agora, é Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook que se diz adepto de tampar a webcam com essa gambiarra eficientíssima.

Zuckerberg pode não ser bom com suas senhas, afinal seu login do Twitter e Instagram capturado recentemente por um hacker tinha a senha “dadada”. Mas parece que o executivo da rede social mais importante do mundo é bem desconfiado sobre espionagem. Dos outros para com ele, é claro.

Em um post de seu perfil no Instagram, o dono do Facebook resolveu enviar uma mensagem para todos os usuários sobre o crescimento dessa rede social de fotos – que faz parte do conglomerado Facebook. Mas a postagem acabou mostrando mais do que essa felicidade com os números.

A foto foi feita no local de trabalho de Zuckerberg, onde aparecem sua mesa e seu laptop. E, lá em cima da tela do dispositivo, quase que querendo mandar uma mensagem para o mundo, está a fita adesiva tampando a webcam. Também tampa o microfone. O artifício é usado por quem quer impedir que hackers espionem sua vida particular. É possível ligar a câmera remotamente em um computador infectado e fazer gravações sem que o usuário perceba.micZuck

A medida é rudimentar, mas é eficiente. Recentemente, um diretor do FBI relatou fazer o mesmo em uma palestra sobre segurança.

Dois pesos
Mas há certa hipocrisia nisso. O FBI foi duramente acusado de fazer espionagem de empresas e cidadãos sem motivo para investigações. E adivinhem, o Facebook também. A rede tem várias denúncias de tentar controlar absolutamente tudo que o usuário faz para depois enviar propagandas e realizar seu faturamento com esse manancial rico de informações.

Acusações à parte, colocar uma fita adesiva para impedir bisbilhoteiros parece ser uma prática consagrada agora. Obrigado FBI e obrigado Zuckerberg. Agora é hora de irmos até a papelaria mais próxima comprar suprimentos de cybersegurança.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br