Home Analytics Empresas devem “explorar analytics e momentos digitais”, diz Gartner

Empresas devem “explorar analytics e momentos digitais”, diz Gartner

A transformação digital não é um produto e, por isso, não é uma mudança tão fácil quanto parece. Atender bem o cliente, fortalecer relacionamentos e ter respostas rápidas às demandas que surgem em um mundo conectado e com trocas constantes de informações é o objetivo de todas as empresas atualmente. Mas do discurso à prática há um longo caminho a seguir, cheios de obstáculos. A notícia boa, é que o analytics – uma tendência madura e com tecnologia confiável à disposição. pode ajudar “Há macroeventos que impulsionam decisões de ciclo maiores. Há oportunidades que levam a uma decisão. Existem episódios aleatórios que ocorrem com pouca frequência e há acontecimentos regulares que justificam uma resposta diferente ao longo do tempo à medida que a maturidade aumenta. São os fatos que nos rodeiam que oferecem oportunidade de aprender, crescer e ganhar”, aponta o vice-presidente de Pesquisas do Gartner, Donald Feinberg.

A consultoria realiza o evento anual Gartner Symposium/ITxpo, no Sheraton São Paulo WTC Hotel até quinta-feira. Nas palestras, os analistas se aconselharam, de maneira enfática, a importância do processamento e do analytics de eventos. Eles desempenham um papel significativo ao permitir que as organizações capitalizem “momentos digitais” de negócios.

A convergência de eventos estabelece uma oportunidade de negócio e o Analytics em tempo real dessas iniciativas, bem como de dados atuais e de contexto mais amplo, pode ser usada para influenciar uma decisão e gerar resultados de negócios bem-sucedidos. Ao analisar o uso de Data & Analytics para explorar os momentos de negócios e conduzir uma melhor tomada de decisões, o Gartner recomenda focar em duas áreas:

Perseguir a Gestão de Decisão como uma Disciplina
A gestão de decisões é a disciplina de projetar e construir sistemas que tomem decisões estruturadas, em que “decisão” significa determinar um curso da ação. A gestão de decisões combina elementos de Analytics, Gestão de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management), processamento de regras de negócios, pesquisa da gestão da ciência/operações e, em um número crescente de situações, aprendizado de máquina.

O uso precoce da gestão de decisões foi concentrado em subscrições de seguro e empréstimo, aprovação de hipotecas, alocação de recursos, logística e aplicações do setor público, como aprovação de permissão e determinação de subsídios, assistência social e impostos. Recentemente, a gestão de decisões se espalhou para outras aplicações intensivas de dados e lógica, como detecção de fraude, gestão de riscos, venda cruzada e muitas outras, em praticamente todas as indústrias.



“No entanto, a maioria das empresas ainda tem experiência limitada e equipe especializada em gestão de decisões”, afirma Feinberg. “Os analistas de negócios devem aprender onde usá-la. Eles também devem entender quando automatizar a tomada de decisões e quando usar abordagens de suporte à decisão.”

Criar uma Infraestrutura Flexível de Gerenciamento de Dados
A modernização das estratégias de gerenciamento de dados permitirá que os líderes de Data & Analytics equilibrem seus objetivos mais importantes – oferecendo os recursos ágeis de gerenciamento de dados necessários para apoiar a transformação dos negócios digitais – contra as demandas contínuas para redução de custos e eficiência operacional.

“Com os dados espalhados em todo lugar – on-premises e em Nuvem – e as demandas de acesso a todos os dados (internos e externos à organização), torna-se óbvio que apenas a coleta de informações não será mais suficiente”, diz Feinberg. “Os líderes de Data & Analytics também precisarão equilibrar a coleta e conexão de dados para auxiliar a produção ou os usos fundamentais de dados e experimentação com informações. Eles precisarão otimizar os custos e apoiar a inovação. Isso exigirá uma moderna estratégia de gerenciamento de dados que lhes permita navegar entre práticas tradicionais e emergentes, abordagens de inovação e a propaganda exagerada dos fornecedores.”

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