Os carros grandes estão fazendo cada vez mais sucesso entre a população brasileira, não apenas por conta do espaço interno que podem proporcionar, mas também devido ao seu estilo.

Porém, algumas pessoas têm dúvidas em relação aos modelos de SUV e crossover.

No mercado, existem diversas montadoras que têm em sua linha os dois modelos de veículos à venda, deixando a cabeça do consumidor um pouco confusa em relação às funcionalidades e às diferenças, como os novos e seminovos certificados Toyota, Range Rover, Fiat e Honda.

Pensando nisso, explicamos de maneira simples e direta o que torna o SUV e o crossover diferentes. Dessa forma, é possível fazer a escolha certa do veículo que cabe no seu bolso e atende às suas necessidades. Confira!

O que é um modelo SUV?
SUV é a sigla para Sport Utility Vehicle, em tradução livre, “veículo utilitário esportivo”. Esse modelo de carro costuma ter um porte avantajado, além do interior bastante espaçoso, que se encaixa bem nos ambientes rural e urbano. Geralmente,  para ser considerado um modelo SUV, o veículo precisa ter tração nas quatro rodas.

Existem diversas histórias para o surgimento do utilitário esportivo, mas há um consenso de que o carro tenha surgido com soldados, fazendeiros e outros profissionais que necessitavam de um veículo urbano, mas que fosse também versátil.

Isso porque eles transportavam muito material em terrenos mais íngremes e irregulares, precisando, assim, de um carro relativamente forte.

Os SUVs têm as suas especificações próprias. Para que o veículo seja considerado dessa categoria, ele precisa ter 200 milímetros de altura entre os eixos e uma distância de solo abaixo de 180 milímetros.

Um dos veículos SUVs mais conhecidos no país é a Blazer, um carro derivado da S10 e que foi abraçado pela população brasileira, conquistando pessoas nos ambientes rurais e urbanos. Porém, mesmo com a distância do solo e o jeito robusto, esse veículo só ganhou uma versão 4×4 depois de anos.

O que é um crossover?
Já os veículos crossover, devido ao seu tamanho, são bastante parecidos com os SUVs, porém, com algumas ressalvas. Trata-se de carros que, em linguagem direta, são uma fusão do saloon familiar com os SUVs e, também, podem ser conhecidos como CUV (veículo utilitário crossover).

Os crossovers são modelos de carros semelhantes aos SUVs, porém, situam-se em outra categoria de veículos.

Eles têm um visual moderno, apelo urbano e podem ser considerados para o uso familiar. Um dos modelos que chegou recentemente ao mercado e que se encaixa na categoria de crossover é o Volkswagen Nivus, por exemplo.

A linha de CUV está fazendo um grande sucesso no mercado internacional, e, nos EUA, segue derrubando as vendas de minivans. Isso porque oferece versatilidade e tem um espaço parecido ao das vans, só que foge do estereótipo do carro estilo família.

Diferença entre SUV e crossover
Por mais que tenha sido explicado o que é cada modelo, há outras diferenças que podem ser relevantes para a escolha do seu novo veículo, que vão desde estrutura até a parte estética.

Estrutura
Em veículos crossover, a estrutura é no modelo de monobloco. Enquanto o SUV tem um chassi rígido, semelhante ao de uma picape.

Performance
No SUV, os motores têm mais desempenho e força, por serem feitos justamente para andar na cidade e, também, em ambientes mais robustos sem que haja problemas. Já o crossover é um veículo que tem uma performance inferior e mais econômica, pois é feito para ambientes urbanos.

Tração
Os veículos crossover têm apenas a tração dianteira, já os SUV têm a tração 4×4 com as caixas reduzidas.

Dirigibilidade
Geralmente, SUVs costumam ser veículos mais robustos justamente para aguentar diversos ambientes, o que, inclusive, acaba deixando a dirigibilidade mais rígida. O crossover pelo seu uso em centros urbanos é mais confortável e macio de dirigir.

Carga
A capacidade de um veículo crossover é semelhante à de um modelo sedã. Já o SUV tem a capacidade de carga maior e reboque, preparado para ser usado em diferentes situações, sejam elas rurais ou urbanas.

A diferença entre os veículos SUV e crossover é bastante grande quando colocada no papel. Porém, o que vai fazer você decidir entre um modelo ou outro, são suas necessidades atuais.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?