Em nosso país, o clima quente acontece o ano todo. E, quando chega o verão, o calor acaba se intensificando!

Por isso, aumentamos o consumo de bebidas geladas, sorvetes! Além do mais, o verão coincide com o período das férias escolares e acabamos ficando mais tempo fora de casa. O que pode comprometer os cuidados com a saúde bucal.

“Durante o verão, os cuidados bucais devem ser os mesmos das demais estações”, afirma a dentista Renata Amorim, da Vitácea Odontologia. Dessa forma, deve-se ficar atento nessa época à prevenção contra a corrosão ácida e cáries, já que o risco de acontecerem está aumentado.

Confira dicas para fugir dessas situações:

Faça bochechos com água para enxaguar a boca após consumir alimentos, principalmente os alimentos ácidos, como refrigerantes, sucos cítricos, saladas que, geralmente, fazem parte das refeições durante o verão, para evitar que ocorram lesões por corrosão nos dentes.

Alimentos escuros, como açaí, sucos de uva e até mesmo vinho tinto, que são bastante consumidos durante o verão, são alimentos que possuem grande quantidade de pigmento em sua composição, que pode acabar manchando a superfície dos dentes conforme a frequência dessas ingestões e deixam o seu sorriso manchado até fazer uma limpeza pelo seu dentista.

Se atente a higiene bucal após consumir alimentos açucarados: picolés, sorvetes e refrigerante são amplamente consumidos nessa época. Porém, contém bastante açúcar, o que estimula a proliferação das bactérias bucais, formando biofilme com mais rapidez.

Esse biofilme, conhecido popularmente como placa bacteriana, agride os dentes, levando ao desenvolvimento da cárie dentária. “Ao escovar os dentes, fiquem atentos a todas as superfícies do dente, inclusive próximo à gengiva e entre eles. Muitas vezes, a doença começa silenciosa”, observa Renata.

Não exagere nas bebidas alcóolicas: caipirinhas, cervejinhas e drinks variados estão presentes nesses momentos de relaxamento e descontração. O álcool gera uma desidratação da boca e do organismo em geral, o que aumenta o risco de infecções. Além do álcool ter potencial cancerígeno e a sua ingestão frequente pode estimular lesões pré-cancerígenas a se desenvolverem para o câncer bucal. Para essa situação, a dica é não exagerar no consumo.

Carregue um kit de higiene bucal: praia, piscina, passeios no verão podem se tornar parte da rotina, além das refeições realizadas fora de casa. Lembre-se de levar um kit de higiene com uma escova de dentes de cerdas macias, fio dental e um creme dental.

Se atente às crianças: para quem tem filhos ou crianças na família, as correrias e brincadeiras dos pequenos nessa época de férias são situações corriqueiras de se observar. O problema é que quando ocorrem quedas, podem ocorrer traumatismos dentários.

Caso ocorra alguma fratura ou o dente cair por completo,  a dica é deixar o fragmento ou o dente em imersão com leite ou soro fisiológico e levar para o dentista restaurar. Procurar o dentista imediatamente nesses casos.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?