Home Novidades Grevistas descumprem determinação da justiça de manutenção mínima da frota de ônibus...

Grevistas descumprem determinação da justiça de manutenção mínima da frota de ônibus em Curitiba

Nenhum ônibus saiu das garagens de Curitiba nesta segunda-feira (26) depois de deflagrada a greve geral por conta de atrasos nos salários de trabalhadores do transporte público municipal. A manobra contraria decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no sábado, que determinava a manutenção mínima da frota no horário de pico.

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) bloquearam as portas das garagens à meia-noite de segunda. “Trabalhador não é peão pra ser brinquedo na mão do patrão! 80% das empresas não pagaram em dia o Vale Salarial de motoristas e cobradores, muitas delas não têm nem sequer previsão de pagamento. As empresas jogam a culpa na dívida do governo do Estado. O trabalhador não tem nada a ver com isso. Pai e mãe de família que trabalha honestamente tem que receber seu salário em dia!”, afirmou o sindicato por meio de nota.

A administração municipal afirmou que a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) registrou junto à Justiça o descumprimento a decisão.  Fiscais de operação do transporte estão nos terminais, estações tubo e no Centro de Controle Operacional para acompanhar a paralisação. Somente as empresas Araucária Metropolitana e Reunidas mantiveram a frota nas ruas apesar da greve.

Transporte alternativo
Para minimizar os transtornos aos usuários, foi aberto o cadastramento de veículos para transporte alternativo. Os motoristas interessados apresentam documentos pessoais e do veículo. Após vistoria, o ônibus recebe o cartaz de identificação de veículo autorizado para o transporte de passageiros. O valor da tarifa é de R$ 6.

A autorização também é estendida para taxistas, mas a corrida deverá ser feita com o taxímetro desligado e o valor a ser cobrado por pessoa é o mesmo. Nesta manhã, a Urbs cadastrou 250 veículos alternativos – 240 carros e vans e dez microônibus. Outros 200 carros oficiais colocados à disposição da Urbs realizam o transporte gratuitamente.





Previous articleGuarda de Indaiatuba testa equipamento que identifica veículos roubados
Next articleCom quase um milhão de veículos, metade da frota do Piauí está irregular