Home Cultura Grupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio Popular

Grupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio Popular



Em plena retomada de suas atividades, o Grupontapé, Cia. teatral da cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais, coloca o pé na estrada e agora parte para mais uma circulação, em maio. Por meio do projeto “Grupontapé na estrada II”, o grupo apresentou-se em Uberlândia-MG, Uberaba-MG, Contagem-MG e Sete Lagos-MG, no mês de novembro de 2021, e agora fará a circulação do seu trabalho, levando apresentações da peça Balaio Popular para as cidades de Capitólio-MG (24/05) e São Roque de Minas-MG (27/05).

“Estamos levando um dos espetáculos mais tradicionais do Grupontapé, o Balaio Popular, que foi constituído com a linguagem de teatro de rua. Será uma grande emoção para todos os integrantes do grupo encontrarem o público em cada uma destas cidades tão representativas de Minas Gerais”, comenta a atriz e cofundadora da Cia., Kátia Bizinotto.

O “Grupontapé na estrada II” foi um dos projetos que o Grupo não quis alterar para o universo online durante a pandemia e, por isso, ele ficou suspenso até a retomada das atividades do setor cultural. “Por acreditar que este dia chegaria e que seria importante esse encontro do Grupo com o público das cidades, levando arte e um pouco de alegria”, destaca o diretor de produção do Grupontapé, Rubem dos Reis.

Balaio Popular

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

É um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Apoio

O projeto “Grupontapé na estrada II” tem o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e teve o patrocínio de diversas empresas, entre elas a Usina Uberaba de Uberaba-MG e TS Tech de Leme-SP. Na cidade de Capitólio-MG, a passagem da trupe é apoiada pela Feira Livre de Produtos Terra Nossa e pela Secretaria de Turismo e Cultura da prefeitura. Em São Roque de Minas, o apoio local é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Para o secretário de turismo e cultura de Capitólio, Lucas Arantes Barros, a apresentação do espetáculo do Grupontapé vem reforçar uma semana bastante movimentada no setor cultural da cidade. De acordo com o representante da administração municipal, a prefeitura tem feito um trabalho para diversificar as atividades culturais no município, que já trabalhava bastante com a música. “Agora estamos tentando trazer atividades culturais diversas como dança e teatro. Portanto, realizar o espetáculo Balaio Popular, na praça da cidade, com a tradicional Feira Livre de Produtos Terra Nossa, nos deixa bem animados, principalmente porque nos ajudará a divulgar ainda mais esse trabalho de diversificação das atividades culturais. A nossa expectativa de público é grande. Escolhemos o Grupontapé pelo excelente trabalho que desenvolve e já estamos pensando em outras parcerias, pois por meio do teatro, acreditamos que iremos tocar mais pessoas para participarem das nossas atividades”, reforça Lucas Arantes Barros.

Segundo o diretor de Turismo e gestor de Cultura da prefeitura de São Roque de Minas, Marcel Oliveira Bruno, a apresentação do Grupontapé na cidade, que tem cerca de 7 mil habitantes, será um presente para a população. “Quando nos foi apresentada a proposta do Grupontapé vir a São Roque de Minas com o espetáculo Balaio Popular, pensamos ser viável e muito interessante. Vimos uma grande oportunidade de popularizarmos o teatro na cidade, que até então não tinha contato com uma companhia de destaque nacional. Será uma grande honra recebê-los por aqui e a nossa expectativa é a melhor possível. Um momento para toda família envolver-se com a cultura, e principalmente, com a mineiridade da qual fazemos parte”, destaca.

Serviço:

O quê: Projeto Grupontapé na Estrada II

Programação:

Capitólio-MG

Local: Praça da Matriz

Dia: 24/05

Horário: 19h

São Roque de Minas-MG

Local: Praça Alibenides da Costa Faria

Dia: 27/05

Horário: 19h

Grupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio PopularGrupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio PopularGrupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio PopularGrupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio PopularGrupontapé segue na estrada com apresentações do espetáculo Balaio Popular

Previous article2ª CãoSciência ocorrerá no dia 29 de maio no parque das árvores
Next articleApenas 8% dos day traders atuam por mais de 300 dias