Home CORPORATE Itaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidades

Itaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidades



A Itaipu Binacional autorizou o início dos trabalhos para plano de atualização tecnológica das unidades geradoras. Trata-se da maior modernização desde que a usina iniciou as atividades, há 38 anos. Segundo o contrato, o trabalho levará 14 anos e demandará investimentos de US$ 649 milhões (R$ 3338,72 bilhões). A atualização ficará a cargo do CMI (Consórcio Modernização de Itaipu), que venceu a licitação binacional que envolveu empresas brasileiras e paraguaias. A cerimônia de lançamento ocorreu no dia 29 de abril, no hall do Edifício de Produção da hidrelétrica. 

Os trabalhos devem começar no dia 23 de maio, conforme o contrato que foi firmado pelos diretores-gerais de Itaipu, Anatalicio Risden Junior, do Brasil, e Manuel María Cáceres Cardozo, do Paraguai. Para Cardozo, a atualização tecnológica constitui um dos feitos mais significativos da história da empresa depois da construção da central hidrelétrica, nos anos 1970 e 1980. “Estamos falando da maior usina de produção de energia do mundo, que terá que fazer toda a atualização durante alguns anos e isto acaba trazendo grandes empresas de tecnologia para a cidade, fazendo com que toda a cadeia seja movimentada”, explica.

A atualização deve contemplar a substituição dos sistemas de controle e proteção das 20 unidades geradoras de Itaipu e da subestação isolada a gás. Além disso, estão previstos para o plano de atualização tecnológica a revisão dos serviços auxiliares da usina, das comportas do vertedouro e da barragem, da fiação de força e controle dos dispositivos, assim como o sistema de medição e faturamento.

O contrato também prevê a elaboração do projeto executivo, o fornecimento de todos os equipamentos e sistemas, os serviços de desmontagem e montagem eletromecânica, a realização dos treinamentos e a execução de obras que sejam eventualmente necessárias.

Segundo Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel e vice-presidente do Visit Iguassu, o setor de turismo e hotelaria de Foz do Iguaçu recebeu com bons olhos o anúncio da autorização da maior atualização tecnológica de Itaipu.

Para Mendes, as perspectivas para o momento em que a iniciativa estiver consolidada são mais que positivas, são de inovação. “Daremos um salto de tecnologia de ponta, pois, como todo o sistema será trocado, e este que temos já tem mais de quarenta anos, será um novo momento para a Usina”, diz.

Atualização deve fomentar investimentos e turismo em Foz do Iguaçu

Na visão do sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, o anúncio da autorização da maior atualização tecnológica de Itaipu pode ensejar outras modernizações tecnológicas na cidade. “Foz do Iguaçu é, hoje, a quinta cidade mais inteligente do Estado do Paraná e está entre as 100 cidades do Brasil no ranking nacional Connected Smart Cities 2021”, reporta.

O ranking a que Mendes se refere é realizado anualmente pela Urban Systems e pela Necta desde 2015. A cidade paranaense ganhou destaque na edição de 2021 com os indicadores “Empreendedorismo” e “Meio Ambiente”, alcançando a 44ª posição a nível nacional. 

A listagem classifica as cidades brasileiras conforme onze eixos temáticos (mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia).

“Por trás de todas estas tecnologias que serão implementadas com a atualização tecnológica de Itaipu, não apenas Foz, como os municípios vizinhos acabam ganhando, e muito, com todos estes sistemas”, conclui Mendes.

Para mais informações, basta acessar: https://www.hoteldelreyfoz.com.br

Itaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidadesItaipu Binacional revela atualização tecnológica de unidades

Previous articleDetrans GO e PB permitem aplicação de exame teórico em CFCs
Next articleBASF usa metaverso para promover semana da sustentabilidade