Home Cultura POP Lavar na mão ou na máquina? Veja o que é mais indicado

Lavar na mão ou na máquina? Veja o que é mais indicado

Dentre as tarefas do dia a dia, lavar roupa é uma das que mais causam dúvidas. Afinal, o que precisa ser feito? É mesmo necessário separar a roupa colorida da branca? O que deve ir para a máquina ou não?

Estas questões são bastante frequentes e importantes. Para cuidar das suas roupas, é essencial saber como higienizá-las da maneira correta, garantindo que elas durem mais tempo, sem esgarçar, desbotar ou rasgar.

Antes de ligar para a mãe e perguntar como lavar a roupa, que tal ler as dicas que preparamos?

Roupa delicada
Alguns tecidos são realmente mais delicados do que outros e merecem atenção especial na hora da lavagem. Lã, seda, bordados e tramas de tricô são alguns dos que devem idealmente ser lavados na mão.

Para fazer isso, basta colocar um pouco de sabão em um balde com água, diluir e deixar a roupa de molho por alguns minutos. Em seguida, esfregue as partes mais sujas entre as mãos, delicadamente.

Se houver alguma mancha, pode usar produtos específicos para ajudar a diluir a sujeira e removê-la de forma mais eficiente. Para isso, pode ser necessário deixá-la mais um tempo de molho ou até passar uma escova macia sobre a mancha.

Na hora de enxaguar, troque a água do balde e molhe a peça em abundância, até remover todos os resquícios de sabão. Se preferir, coloque-a em outro recipiente, com um pouco de água e amaciante, por meia hora.

Na sequência, basta repetir o procedimento de enxágue, removendo a peça do balde e deixando a água correr por todo o comprimento, até tirar o produto. Remova o excesso de água sem torcer e estenda a peça em um local ventilado.

Uso da máquina
Não é proibido usar a máquina de lavar para limpar as roupas mais delicadas, mas elas não podem ser lavadas junto de outras vestimentas. Se possível, separe as peças por tipo de tecido e cor.

Nesse caso, o ideal é lavar apenas a peça em um ciclo adequado ao seu tipo de tecido, o que a maioria das máquinas oferece em seu menu. Também é válido lavar roupas assim ao avesso e em sacos protetores.

Se não tiver sacos desse tipo em casa, uma solução é colocar a peça dobrada dentro de uma fronha de algodão, antes de colocá-la na máquina de lavar. Isso é essencial para evitar que a roupa enganche em algo ou se danifique.

Também é importante separar as roupas coloridas das brancas para evitar que alguma peça que solte tinta possa manchar as mais claras de forma permanente. Isso leva um “tempo a mais”, mas é algo que vale a pena.

Dependendo do tipo de tecido, o ideal é deixar secar à sombra, em local ventilado. Apesar de ser uma grande aliada, a secadora pode ressecar e danificar as fibras da trama, reduzindo sua beleza e seu tempo de uso.

Instruções simples
A etiqueta da roupa traz informações preciosas sobre como a lavagem deve ser feita. Isso inclui se ela pode ou não ser utilizada na máquina, permite alvejante ou possui uma forma correta de secar — no varal, pendurada, ou na secadora.

Saber ler esses dados ajuda a garantir que suas roupas durem mais tempo e fiquem limpas corretamente. Algumas peças também demandam a limpeza profissional, a seco ou a vapor, o que deve ser feito na lavanderia.

Este tipo de higienização é feito com produtos químicos, sem uso de água, sendo indicado para tecidos que podem se deformar se forem molhados.

Lavar na mão ou na máquina? Veja o que é mais indicado

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Previous articlePODCAST – Como ficam os funcionários em uma recuperação judicial da empresa?
Next articleFlexdoc Nomeia Virgílio Rocca para a Diretoria Regional

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.