Rápido, certeiro, original e replicado à exaustão. O meme, expressão máxima da atual cultura digital e que toma as redes sociais diariamente, acaba de extrapolar as telas para se tornar tema de “Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita”, livro escrito por Kleyson Barbosa e que integra…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…o portfólio do Grupo Abril.

Primeira enciclopédia focada nas famosas piadas virtuais, a obra, dividida em verbetes, explica as motivações e contexto de memes famosos, de A a Z. Figuras sem as quais o humor online não existiria, como Gretchen e Luisa Marillac, marcam presença em entrevistas que recheiam o volume.

“Desde 2011, aumentaram as pesquisas pela palavra ‘meme’ no Google. E no Brasil, desde o surgimento do bordão ‘Luiza que está no Canadá’, o termo passou a ganhar cada vez mais espaço. Hoje, é tema de estudos acadêmicos e pesquisadores defendem que a ‘memética’ deve se tornar uma ciência”, afirma o autor.

Sobre o sucesso dos “bons drinks” de Luisa Marillac, Barbosa revela as consequências que a exposição trouxe para a protagonista do vídeo, prestes a atingir 4 milhões de visualizações no YouTube. “Luisa viu sua vida ser transformada com o sucesso. Os memes foram importantes para que ela abandonasse a prostituição e voltasse para o Brasil. E, mais do que recuperar a autoestima, ela se tornou uma voz influente que defende os direitos de travestis e transexuais no Brasil”, completa.

“Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita” conta com ilustrações de Marcos de Lima e Iara Adeodato e prefácio de Manuela Barem, editora do “BuzzFeed Brasil”.

Livro sobre memes brasileiros revela as melhores histórias por trás do humor das redes

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Livro sobre memes brasileiros revela as melhores histórias por trás do humor das redes