A MediaTek anunciou hoje seu novo chipset  Helio P60, o primeiro SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) com uma unidade de processamento de inteligência artificial multi-core e a tecnologia NeuroPilot AI. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A combinação de processadores Arm Cortex A73 e A53 oferece maior desempenho da CPU em até 70%, em relação ao Helio P23 e Helio P30, além de melhorar o desempenho da GPU em 70%. Equipado com a nova tecnologia FinFET de 12nm, o MediaTek Helio P60 oferece eficiência energética aprimorada, que prolonga a vida útil da bateria do dispositivo.

“Reforçando nosso histórico de tecnologias inovadoras, o novo MediaTek Helio P60 é uma revolução naquilo que os consumidores podem esperar de um smartphone”, afirma TL Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek.

O processador possui quatro núcleos Arm A73 de 2.0 GHz e quatro núcleos Arm A53 de 2.0 GHz, em uma configuração octa-core big.LITTLE. O SoC, que é fabricado no processo de produção da companhia TSMC 12nm, é o chipset da série Helio P da MediaTek mais eficiente em termos de bateria.

Em comparação com o Helio P23 da série Helio P da geração anterior, o MediaTek Helio P60 apresenta eficiência geral até 12% melhor e até 25% mais eficiente em games altamente exigentes, para que os consumidores possam jogar por mais tempo. Comandado pela tecnologia CorePilot 4.0 da MediaTek, com gerenciamento térmico, monitoramento de experiência do usuário e Energy Aware Scheduling (EAS), o chipset otimiza o desempenho do processador e conserva energia, garantindo uma experiência de usuário sustentável, mesmo em tarefas mais exigentes.

Sua arquitetura de computação IA funciona perfeitamente em CPU, GPU e APU móvel no SoC, maximizando o desempenho e a eficiência da bateria do dispositivo. Com o dobro da eficiência da bateria de uma solução GPU, a APU multi-core do MediaTek Helio P60 oferece o melhor desempenho de 280GMAC/s.

O NeuroPilot SDK no P60 da MediaTek é compatível com a Google Android Neural Networks API (Android NNAPI) e com estruturas de IA comuns, incluindo TensorFlow, TF Lite, Caffe e Caffe2. Isso facilita ainda mais para os desenvolvedores a comercialização de aplicativos de IA inovadores.

Na comparação com a série anterior Helio P, os três processadores de sinal de imagem (ISPs) do MediaTek Helio P60 aumentam a eficiência da bateria usando 18% menos energia em configurações de câmera dupla. Ao combinar a incrível tecnologia de câmera do Helio P60 com a robusta Mobile APU, os usuários podem desfrutar de experiências de IA em aplicativos com aprimoramento em tempo real, sobreposições, aceleração AR/MR, aperfeiçoamento em fotografias, pré-visualizações de vídeo em tempo real e vários outros recursos.

O MediaTek Helio P60 também possui um modem 4G LTE WorldMode, tecnologia de antena inteligente dual 4G VoLTE e TAS 2.0, para oferecer conectividade global perfeita aos consumidores.

Este processador será visto nas próximas gerações de smartphones e em demais dispositivos.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
MediaTek lança Helio P60, primeiro chipset com inteligência artificial

 

Veja também
MediaTek anuncia novas soluções para conectar casas e escritórios à Internet das Coisas
Nokia e MediaTek juntas para desenvolver o 5G
Linha Neffos X da TP-Link tem aparelhos com biometria mais baratos do mercado