Home CORPORATE Transformação Digital Ministério da Educação mostra infraestrutura de internet avançada de 40 Gb/s

Ministério da Educação mostra infraestrutura de internet avançada de 40 Gb/s



 

… qual temos participado para o desenvolvimento do país, com ampliação do acesso e interiorização das infraestruturas”, ressaltou, definindo o papel da organização social como provedora de conectividade para o Anel.

Para a secretária executiva do MCTI, Emília Curi, o Anel é mais um resultado da excelente experiência do Ministério com Organizações Sociais (OS) como é o caso da RNP. “É com esse apoio que o MCTI avança para promover a inovação tecnológica no país, com a superação de entraves e o acompanhamento da velocidade dos avanços tecnológicos”, afirmou.

Comunidade científica
Quem também destacou a estrutura desenvolvida pela RNP foi o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Nobre. “Para se ter uma ideia de como esse apoio é importante, basta acessar o Portal de Periódicos. Toda a comunidade científica tem acesso ao conteúdo disponível, mas, muitas vezes, essas pessoas não têm ideia de toda a infraestrutura por trás disso”, afirma.

O presidente do Comitê Gestor da Rede GigaCandanga, Leonardo Lazarte, trouxe em sua fala um histórico sobre a evolução do projeto que possibilitou o seu lançamento este ano. Já o coordenador geral de Infraestrutura do MEC, Jairton de Almeida, fez uma apresentação sobre o conceito, a topologia e os benefícios que o Anel vai proporcionar. “Vai trazer a garantia da continuidade do serviço, de disponibilidade da rede, maior segurança e otimização de investimentos. Isso vai proporcionar melhorias nos processos e mais benefícios à comunidade”, explicou.

Entre outras funções, o Anel Educacional garante ainda a segurança no acesso às redes de comunicação dos ministérios e apoia a execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Além do MEC e do MCTI, estão integrados ao Anel Educacional a Universidade de Brasília (UnB), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



1
2
Previous articleCapgemini terá data center global para cloud no Brasil
Next articleMicrosoft faz parceria com empresa do Linux Ubuntu e todos ganham