Home Cultura Mitos e verdades sobre o chocolate nosso de cada dia

Mitos e verdades sobre o chocolate nosso de cada dia

Informações e curiosidades pelo doce mais consumido pelos brasileiros

indulge yourself

O brasileiro adora chocolate. Seja ao leite, amargo, branco, não importa. É um dos doces mais consumidos no país, de diversas formas. Mas será que o chocolate é contraindicado para os casos de doenças como diabetes e obesidade? É melhor optar pelo chocolate amargo? Será que ele é menos calórico?

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato levantou algumas perguntas mais comuns sobre o que é mito e verdade para deixar a consciência e o peso mais leves.

Confira:

Pessoa com diabetes não pode comer chocolate
MITO! Claro que pode, inclusive, não só as formas diets. Se a dieta está equilibrada, pratica atividade física, está usando as medicações corretamente e está com o diabetes controlado não tem motivo para restringir o consumo, mas sem exageros.

Comer chocolate todos os dias causa diabetes
MITO! O que causa diabetes, além da predisposição genética, é o excesso de peso. Então, se o consumo de chocolate leva a pessoa ao excesso de peso, provavelmente pode ser que essa pessoa acabe tendo diabetes. Mas se o consumo é feito em pequenas porções diariamente, mas aliado a isso é feita atividade física todos os dias, mantém uma boa alimentação, equilibrada e de qualidade nutricional e o peso adequado, dificilmente a pessoa terá diabetes. No entanto, é sempre bom conversar com o endocrinologista para avaliar o controle do diabetes e da obesidade.



Chocolate engorda
VERDADE! É um alimento muito calórico e pode sim contribuir para o ganho de peso.

O chocolate amargo é mais saudável e não engorda
VERDADE e MITO! O chocolate amargo tem mais substâncias que podem trazer benefícios à saúde, além de promover maior saciedade em relação à vontade de consumir doce. No entanto, muitas vezes é até mais calórico do que o chocolate não amargo. Sendo assim, não está liberado para comer à vontade.

Pessoas com obesidade não podem comer chocolate
MITO! Podem, sim, desde que estejam dentro do peso estipulado pelo médico endocrinologista, pratiquem atividade física e estejam com a dieta equilibrada.

Existe uma recomendação para a ingestão do chocolate
MITO! Não existe essa recomendação formal, mas o indicado é consumir em pequenas quantidades para não provocar ganhos de peso e alteração no colesterol.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Previous articleFoodTech EXPO reúne lideranças mundiais do setor de alimentos
Next articleTemporada 11 de PUBG já está disponível em todas as plataformas