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Nissan transforma design dos sedãs tradicionais com conceito IMs

Nissan transforma design dos sedãs tradicionais com conceito IMs

by 16 de janeiro de 2019 0 comments

O carro-conceito Nissan IMs está lançando um novo segmento – o “sedã esportivo elevado” –, que transforma o design tradicional dos três volumes em algo totalmente novo, com proporções provocativas e um novo visual de linhas puras, que dá ênfase à performance de sua motorização elétrica. O IMs é o mais novo de uma série de carros-conceito elétricos avançados da Nissan, incluindo os recentes modelos Nissan IDs e IMx.

Parte vital das proporções do IMs que constituem uma verdadeira ruptura, a nova plataforma elétrica conta com dois motores elétricos – um na frente e outro na traseira –, associados a uma bateria plana de alta capacidade localizada sob o compartimento de passageiros.

A silhueta do veículo exibe uma cabine em arco com design aerodinâmico desprovida de coluna central ressaltando sua modernidade técnica e a qualidade percebida de nível premium. Os pneus e rodas esportivas de 22 polegadas dão ao veículo um visual imponente.

Graças à cabine mais alta, os ocupantes podem entrar e sair com mais facilidade e ainda ficam sentados em uma posição mais elevada. O espaço interno é, em parte, maximizado pela distância entreeixos maior, o que permitiu que os designers criassem uma cabine aberta e arejada, que cumpre com duas funções: a de um cockpit de controle e a de uma sala do tipo lounge.

“O design do Nissan IMs representa duas rupturas diferentes”, comentou Satoru Tai, diretor executivo de design na Nissan. “Primeiro, as novas proporções externas, o formato simples e seu movimento dinâmico conferem a ele um visual clean e ao mesmo tempo emocional e imponente.

Em segundo lugar, a visualização das informações em formato paisagem do lado de dentro fazem com que o design interno seja sofisticado, espaçoso, convidativo, interativo e contínuo, com sua exclusiva disposição dos bancos para os passageiros. Do lado de fora, o IMs assinala que o condutor e os passageiros vão vivenciar algo totalmente novo do lado de dentro”.

Design externo: atraente, sofisticado e harmonioso
O design externo do IMs apresenta uma imponente carroceria linear em bloco, que encapsula uma espaçosa cabine. Visto de lateral, os movimentos dinâmicos das superfícies recurvadas dão ao design uma aparência ao mesmo tempo simples e dinâmica.

A ênfase no espaço interno fica aparente até no design externo. A cabine e a traseira estão visualmente separadas, priorizando o formato e o tamanho da cabine, reforçando o visual atraente e sofisticado deste veículo de alta performance.

“A impressão das proporções do IMs é claramente diferente dos designs dos sedãs esportivos atuais, os sportbacks”, comentou Giovanny Arroba, diretor do design de programas na Nissan. “Com estas novas proporções, não fazemos concessões em termos de atributos, inclusive no quesito visibilidade, espaço de carga e espaço para as pernas e cabeças”.

O exclusivo teto de vidro, as colunas estreitas, os vidros laterais altamente deslizantes e as portas sem maçanetas contribuem para a aparência do tipo “open space” da cabine. Quando visto de lado, as portas têm um visual simples e clean. As superfícies dinâmicas recurvadas e as extremidades das portas e do capô remetem à velocidade e sua aerodinâmica avançada.

O desenho desprovido de coluna central permite que as portas traseiras se abram para trás (reversa), desobstruindo tanto a visão, como o acesso à cabine. Como o conceito também não tem um console central, o interior dá a impressão de ser ainda mais espaçoso à primeira vista – e mesmo quando se está dentro dele.

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“As grandes aberturas para as portas e o design tridimensional do capô são parte da expressão de ‘modernidade formal’ do IMs”, explica Arroba. “A aparência angulosa e pronunciada do conceito nos dá a impressão de uma camisa feita sob medida e muito bem passada, algo que faz você se sentir especial”.

O baixo coeficiente de arrasto do IMs é resultado da frente suave, a iluminação embutida, as maçanetas das portas invisíveis e as câmeras instaladas nos para-lamas em vez de retrovisores externos, que ficam rebatidas na carroceria quando o veículo está sendo operado em modo autônomo.

Os para-lamas dianteiros, a altura mais baixa da abertura das portas, os para-lamas traseiros, o spoiler traseiro integrado e as colunas traseiras também foram projetados para valorizar a performance aerodinâmica.

O sistema de iluminação tem dupla função conforme o modo de condução, manual ou autônomo. O design V-motion, característico da marca, é acentuado pelo formato e localização dos faróis dianteiros, que ficam protuberantes em relação à superfície frontal da carroceria, otimizando o fluxo de ar.

Os faróis são integrados a uma lâmina de iluminação horizontal, que se estende por todo o capô. Quando o carro está em funcionamento, as luzes pulsantes percorrem toda a lâmina de iluminação em direção às luzes internas, seguindo para as lanternas holográficas traseiras, chegando ao centro do conjunto ótico traseiro e recomeçando o ciclo na frente.

As lâmpadas se acendem em um tom de azul claro quando o veículo está no modo autônomo. O conjunto de lanternas traseiras apresenta uma sutil padronagem gravada, o que lhe confere uma aparência “flutuante”, com movimento direcional.

A aparência do teto do IMs é acentuada pelos detalhes em tom dourado, que remetem ao anel que se forma em torno da lua durante um eclipse. Por sua vez, o grafismo geométrico inspirado na estampa tradicional japonesa conhecida como Asanoha foi aplicado em tom dourado sobre a superfície envidraçada fumê. A mesma estampa é encontrada em outras partes do veículo, como nas rodas e na cabine.

O design externo do IMs conta com a exclusiva pintura “liquid metal”, que alude a um mineral lunar imaginário. As qualidades desta cor, inspirada nos quimonos japoneses, valorizam sutilmente as belas e exclusivas formas esculturais do veículo, com mudanças de graduação inspiradas na imagem de um metal superaquecido, aplicadas nas áreas da carroceria que estão sujeitas a maior pressão do ar.

Modernidade Formal: elementos tradicionais associados a um design high-tech
O design moderno e imponente do IMs projeta uma imagem esportiva e de qualidade premium. Destacando a visão da Nissan Intelligent Mobility (Mobilidade Inteligente da Nissan), o interior tem uma funcionalidade impecável tanto no modo manual como autônomo, permitindo uma transição sem rupturas entre os dois modos, conforme o desejo do motorista.

Na Nissan, o motorista sempre é o foco de cada projeto. Mesmo oferecendo total capacidade de condução autônoma, o IMs não é diferente neste quesito. O avançado cockpit centrado no motorista dá destaque ao interior. No modo de condução manual, o motorista tem total controle do veículo a partir do conforto de seu banco com tecnologia de Gravidade Zero.

A potente propulsão elétrica oferece uma excelente aceleração, enquanto a suspensão a ar com sensores adaptativos proporciona uma condução macia, mantendo o veículo estável nas curvas. Já o sistema de tração nas quatro rodas também assegura o máximo de tração e aderência.

Criada por meio de tecnologia de impressão em 3D, a estrutura kumiko do painel de instrumentos ocupa pouco espaço e é extremamente leve, ajudando a manter o peso em ordem de marcha em um nível mínimo. O painel de informações para o motorista apresenta uma tela flutuante translúcida com duas camadas.

“Tanto a posição de dirigir mais alta, como a excelente performance do veículo, permitem que o motorista aproveite todas as vantagens da tecnologia em multicamadas, desde a suspensão a ar, até os controles intuitivos e os displays de informações”, comentou Arroba. “O IMs é facilmente transformado de um atraente carro de condução manual para um veículo de condução totalmente autônoma, permitindo que o motorista converse com os passageiros, adiante o seu trabalho ou apenas desfrute das inúmeras opções de entretenimento”.

O interior apresenta materiais com acabamento escuro, que fazem contraste com o exterior mais simples, em cores claras. O painel de instrumentos e os painéis das portas são revestidos com material confeccionado na cor preta, com detalhes em tecido dourado do tipo tela.

Todo o interior apresenta detalhes dourados, proporcionando elementos de luz da mesma forma que as portas japonesas de correr feitas com papel translúcido, que permitem a entrada de luz nas tradicionais salas japonesas revestidas com tatame. Até o assoalho do conceito é uma exclusividade no design automotivo, cujo carpete customizado com a estampa “Shock Diamond”, dá à cabine uma sensação de “modernidade formal”.

“Queríamos criar um ambiente que se parecesse mais com a sensação de entrar em um cinema luxuoso do que em um sedã comum”, explica Arroba. “O grafismo da cabine é resultado do respeito dos designers da Nissan pela herança japonesa da marca. Apesar de o design em geral não seguir convenções, queríamos que o conceito tivesse uma pegada tecnológica, com a promessa de que seus ocupantes estão prestes a vivenciar algo novo”.

Abrindo novos caminhos com pureza e simplicidade
Na era em que os carros elétricos com capacidade de condução elétrica estão dominando os salões automotivos, o Nissan IMs se destaca pelo seu design com linguagem simples e sem ostentação, associado às tecnologias avançadas da Mobilidade Inteligente da Nissan.

“O design interno e externo valoriza a eficiência para o usuário por meio de uma experiência superior tanto no modo de condução manual, como autônoma”, comentou Tai. “Mesmo que seja de outro mundo, qualquer aspiração precisa ser ancorada na realidade para ser bem-sucedida. O Nissan IMs atende a cada um destes critérios”.

Conceito
Carro-conceito elétrico de ruptura, com alta tecnologia e performance, tração integral e design, proporções e atributos avançados; 2 bancos dianteiros, 1 banco traseiro central “Premier Seat” e 2 bancos traseiros laterais

Recursos da Mobilidade Inteligente da Nissan
Aceleração dinâmica; modo de condução autônoma; e “Invisible-to-Visible” com display de realidade aumentada com avatar)

Tração
Integral, com dois motores elétricos; plataforma de veículo elétrico dedicada com bateria localizada abaixo da carroceria e posição de condução elevada

Motorização
Dois motores elétricos (dianteiro e traseiro) com 483 cv
(360 kW) e 81,57 kgfm (800 Nm) de torque

Bateria
115 kWh com autonomia estimada de 380 milhas (610 km)

Rodas/Pneus
Rodas exclusivas de liga de alumínio aro 22 com pneus Michelin de performance customizados 255/40 R22

Suspensão
Suspensão a ar que se adapta ao tipo de piso e ao modo de condução, oferecendo performance e conforto

Distância entre eixos
2.900 mm

Comprimento
4.845 mm

Altura
1.500 mm

Largura
1.900 mm

Exterior
Proporções progressivas com design esportivo premium; faróis com assinatura “V-motion”; grandes aberturas para as portas; aerodinâmica avançada, sem grade frontal; carroceria com 4 portas sem coluna central; portas traseiras com abertura reversa, facilitando o acesso ao interior; colunas e estrutura do teto superfina; integração com sensores de condução autônoma; câmeras embutidas nos para-lamas; lanternas traseiras com estilo holográfico.

Interior
Interior premium com “grande área” tipo lounge; banco do motorista tipo poltrona com tecnologia de Gravidade Zero; exclusivo banco “Premier Seat” tipo otomano (assento central traseiro); controlador e display adaptativo; painel de instrumentos superfino; volante de direção retrátil; display integrado e adaptativo com tela flutuante que exibe informações em duas camadas; banco dianteiro pivotante.

Interface gráfica
Interface gráfica do usuário simples e contínua; quatro telas compactas que exibem informações na horizontal; avatar de realidade virtual customizável.

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