Home Analytics Nokia compra empresa de análise de dados mobile por US$ 370 milhões

Nokia compra empresa de análise de dados mobile por US$ 370 milhões

A marca Nokia deve voltar a estampar celulares ainda esse ano. É difícil prever o que pode ocorrer no retorno a segmento que já foi dominado por ela. Por outro lado, é mais fácil prever que a marca crescerá consistentemente no mercado de equipamentos e soluções para as operadoras de telecomunicações. A compra da Comptel, uma companhia especializada em análise de dados mobile, anunciada hoje, 9 de fevereiro, contribuirá decisivamente para isso.

A Comptel é uma empresa finlandesa. A Nokia desenbolsará US$ 370 milhões para ter o leque de ofertas que fará “avançar em sua estratégia de software”, de acordo com o comunicado do negócio.

O resumo do negócio é exatamente esse. A Nokia tem operadoras clientes de grande porte, como a Vodafone. No entanto, o mercado de telecomunicações não se desenvolveu como o esperado há alguns anos. A transição do 3G para o 4G está sendo bem lenta e a chegada do 5G parece cada dia mais distante.

Há uma falta de fôlego das teles em gastar com isso, já que do lado das fornecedoras de tecnologia o lançamento de novidades continua. Houve também um aumento de concorrentes.

Soluções e força de vendas
Nesse compasso de espera do mercado, a Nokia acredita que as operadoras se dedicarão a oferecer mais conteúdos e serviços aos consumidores e clientes antes de pularem de vez para o 4G. Para isso, a gestão das infraestruturas de telecomunicações, que migram cada vez mais para nuvem, necessitarão de análises de dados cada dia mais sofisticadas. As soluções da Comptel ajudam nesse quesito. A ferramenta EventLink da Comptel, por exemplo, informa as operadoras de redes móveis quais são seus usuários mais ativos, quais dispositivos eles estão usando e quais sites eles visitaram.



Além disso, a Nokia ganha algo essencial em mercados parados. A força de vendas da Comptel é especializada em demonstrar as vantagens da análise de dados mobile e vender as soluções com dicas de como integrar na infraestrutura existente. Os clientes da finlandesa estão espalhados pelo mundo. Entre eles estão a britânica BT, a T-Mobile dos EUA, a francesa Orange, a Indosat da Indonésia e a neozelandesa Chorus.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleIntegração é fundamental nas cidades inteligentes
Next articleEx-presidente da Telefônica é novo chairman da Everis Brasil