Home CORPORATE Mercado O desafio de adaptar a TI ao negócio digital

O desafio de adaptar a TI ao negócio digital

As transformações digitais de hoje estão injetando demandas crescentes nos setores de TI das empresas. Agora, o departamento precisa atender às necessidades do negócio com agilidade e flexibilidade, mantendo a privacidade e a segurança de dados para conformidade das regras estabelecidas. À medida que um número maior de consumidores adquire serviços digitais confiáveis, a TI deve fornecer uma infraestrutura flexível e ágil que permita ao negócio oferecer serviços novos e atualizados com velocidades mais rápidas no mercado.

Em uma era onde a inovação da TI é dificultada por tarefas manuais que fazem pouco mais do que “manter as luzes acesas”, esta é uma tarefa difícil. De acordo com a Network World, mais de 70% dos usuários finais esperam que um projeto de TI leve menos de duas semanas para ser implantado.

Enquanto isso, os profissionais da área dizem que não possuem as ferramentas necessárias para acelerar esta entrega. Cerca de 40% dos gerentes de TI dizem que há um lento processo manual para reconfigurar infraestrutura e assim acomodar as mudanças solicitadas pelas unidades de negócios.

Ao mesmo tempo, o departamento de TI deve atender às necessidades dos usuários empresariais que compram serviços de nuvem pública por conta própria, independentemente da segurança ou conformidade. Este tipo de decisão joga sob a área de TI uma sombra obscura, já que uma escolha mal feita tem potencial de colocar o negócio e a privacidade dos dados de uma empresa em risco.

Esses desafios não se limitam às empresas de tecnologia. Companhias das mais diversas áreas de atuação estão experimentando um crescimento explosivo de dados a partir da transformação digital. Estes dados são gerados por tecnologias móveis como a internet de coisas, wearables, sensores, aplicativos de saúde, dentre tantos outros.

Por esse motivo, essas corporações precisam armazenar, gerenciar e proteger seus dados de forma cada vez mais eficiente de modo que não incorra em custos adicionais para a empresa.

De acordo com o Gartner, os orçamentos na área de TI das empresas são na maioria das vezes limitados. Por isso, uma infraestrutura definida por software pode ser muito promissora na resolução dos desafios que as organizações enfrentam como resultado da transformação digital.

Modernizar o data center com uma infraestrutura definida por software permite que a TI gerencie dados crescentes e acelere o tempo de lançamento no mercado com maior agilidade, estabilidade e redução de custos.

Aslan Ramos é Engenheiro de Sistemas da SUSE

 

 INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
O desafio de adaptar a TI ao negócio digital

Previous articleJoint venture entre Stefanini e Tema Sistemas mira mercado financeiro
Next articleSaiba o que fazer quando seu carro é reprovado na vistoria cautelar após o conserto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.