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O MDM como a fundação da sua empresa

O MDM como a fundação da sua empresa


Linguagem lógica orientada por critérios vinculam todos os seus dados críticos em um único ambiente
by 10 de setembro de 2020 0 comments

Por Rodrigo Boschetti *

O que é o MDM?
O gerenciamento de dados mestres (MDM) é o processo de coleta, gerenciamento, priorização e publicação de dados de acordo com as estratégias de vendas, marketing e negócios de uma empresa.

MDM garante que as informações essenciais estejam completas no tempo certo para canais como e-commerce, ERP, sites, aplicativos sempre atualizadas e disponíveis.

Trata-se de uma linguagem lógica orientada por critérios que vinculam todos os seus dados críticos em um único ambiente. Esta solução pode incluir informações sobre produtos, clientes, fornecedores e funcionários, além de outras fontes de informações essenciais aos seus negócios que podem estar duplicadas em diferentes locais.

A adoção do MDM permite que empresas criem hubs únicos de dados com funcionalidades muito mais sofisticadas do que os depositórios convencionais (planilhas, por exemplo).

Onde estão os seus dados?
Pense comigo: seus dados hoje estão em quantas centrais de informação flutuando em diferentes nuvens no mercado? Serasa, bancos, redes de varejo, provedores de email, operadoras de telefonia e TV a cabo, aplicativos de entregas, prefeituras, governos, sistemas de saúde, investimentos, provedores de streaming – apenas para citar algumas…

Mas estas informações espalhadas podem ser organizadas de maneira lógica e uniforme, não só para se referir as pessoas, mas também para se relacionar a produtos, serviços e empresas de maneira singular. E organizar estes dados pode não só evitar, mas também resolver uma série de problemas e, em última análise, diminuir perda de tempo e energia e gerar novas fontes de capital.

MDM no DNA de uma empresa
Uma operação grande de varejo online por exemplo: da chegada de uma nova linha de produtos em um centro de distribuição até o momento em que ele se torna disponível à venda pode se levar até um mês no processo todo. Um produto sem grandes atributos tecnológicos como uma chuteira profissional: ao chegar a um CD (centro de distribuição) ela precisa ser desembalada, conferida, medida, precisa ter suas cores, modelos e tamanhos registradas, depois segue para ser fotografada, ter sua modelagem em 3D desenvolvida pelo departamento de arte da companhia.

Em seguida o produto segue para um setor de marketing para ter sua descrição escrita, preço estipulado, promoção atribuída. Depois seu registro segue para departamento fiscal que irá definir seu SKU (uma espécie de número de registro único de produto), pensar em seus os impostos e tributações e custos incididos em seu transporte e pré-definir seus diferentes prazos e custos de entrega. Lembre-se que estamos falando aqui da oferta de um par de chuteiras… Agora imagine esse processo com produtos de diferentes cores, tamanhos, modelos, matérias primas, acessórios, níveis de qualidade para usuários amadores e profissionais, modelos femininos, infantis etc… Uma operação normal esse processo pode leva até um mês. Um MDM bem afinado pode reduzir esse tempo para poucos dias.

Time to Marketplaces
Não é raro ver um marketplace de médio porte disponibilizar produtos idênticos com preços, prazos de entrega, tipos de parcelamentos totalmente diferentes. O consumidor não gosta de perder tempo garimpando pela melhor oferta em um mesmo site de varejo. O MDM consegue identificar produtos iguais e apontar a melhor oferta de acordo com cada cliente. Assertividade no atendimento online pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso neste nosso mercado supercompetitivo.

Além de solucionar problemas o MDM também pode transformar-se numa nova fonte de receita. Com o big data e a inteligência artificial cada vez mais acessíveis, o uso inteligente dos dados traz benefícios ao se alinhar com tendências de consumo nas situações adversas que passamos.

Empresas de diferentes setores enfrentam desafios relacionados ao gerenciamento de dados de negócios. Portanto, os dados corporativos podem ser um recurso inexplorado que pode potencialmente gerar valor e trazer lucro a diversas operações.

* Rodrigo Boschetti Lunardelli é Executivos de Vendas da Stibo Systems no Brasil

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