Home CORPORATE ARTIGO Oito perguntas difíceis que você deve fazer aos provedores de cloud

Oito perguntas difíceis que você deve fazer aos provedores de cloud

* Por Bill Young

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Agora que as empresas adotam cada vez mais a nuvem, os provedores de cloud estão se proliferando. Com tantas opções, pode ser difícil descobrir qual o tipo de provedor deve ser escolhido.

Para começar, pense um pouco sobre os diferentes serviços e arquiteturas de cloud e veja em que aspectos eles podem funcionar em seus negócios. Pode ser que você precise da ajuda de especialistas externos para avaliar suas necessidades específicas de TI e aplicativos ou para decidir quais apps de negócios e serviços de TI são mais aplicáveis à cloud.

Assim que você entender a arquitetura de nuvem e o tipo de serviço que melhor atende às suas necessidades, é preciso que seus provedores de cloud respondam objetivamente algumas perguntas bem difíceis. Para começar, aqui temos algumas delas:

​1. ​Onde meus dados ficarão localizados?
Você precisa saber se seus dados estarão em um local seguro e entender exatamente onde eles serão mantidos. As organizações regulamentadas também devem saber se seus dados serão armazenados localmente, permanecendo onde foram criados. Para equilibrar os riscos, você também pode deixar sua informação armazenada com um provedor de nuvem que seja geograficamente remoto de seu data center.



​2. ​Quanto custará para colocar e remover dados da cloud?
Isso pode ser algo complexo devido às políticas de preços continuamente crescentes. Também podem existir custos menos óbvios. Por exemplo, em alguns casos, mover dados para a cloud é algo extremamente econômico, mas tentar removê-los de lá – para devolvê-los às suas instalações ou movê-los para outra nuvem – pode ter alto custo.

​3. ​O provedor é um revendedor ou tem equipamento próprio?
Às vezes, os provedores de cloud contam com outros fornecedores para prestar seus serviços. Eles hospedam os próprios equipamentos ou os equipamentos são hospedados em outro lugar? Se forem hospedados em outro lugar, é fundamental entender quem é o principal responsável pelo tempo de inatividade, pelo atendimento e pelos acordos de nível de serviço (SLAs) de suporte.

4. ​Quais são as especificações de seu data center?
Converse detalhadamente com os provedores em potencial sobre as redundâncias e medidas de segurança física e eletrônica que eles possuem e verifique se eles têm seguro em caso de interrupção ou perda de dados. Por incrível que pareça, estima-se que 95% dos provedores de cloud não são segurados.

5. ​Quanto de largura de banda da rede é necessário para que a solução tenha um bom desempenho?
A baixa largura de banda e a alta latência podem interromper o desempenho da cloud. Informe-se sobre a largura necessária por usuário e certifique-se de que suas interconexões podem oferece-la de modo consistente e em todas as regiões geográficas que seu negócio exige. Uma das melhores formas de garantir isso é hospedando sua própria infraestrutura de TI com um provedor de colocation que também hospede sua opção de serviços de cloud e forneça conexões diretas a esses serviços.

​6. ​O provedor tem “presença” em seu setor de negócios?
Afinal, a nuvem não tem a ver apenas com tecnologia. Ela está relacionada ao crescimento e enriquecimento dos negócios. A cloud ajuda você a atingir suas metas de negócios caso seu provedor tenha insights sobre seu setor e hospede um ecossistema de outras empresas como a sua – com potencial para tornarem-se futuros parceiros e clientes.

​7. ​Qual é a melhor forma de me preparar para integrar os serviços de cloud à minha infraestrutura de TI?
Essa é a pergunta fundamental. Peça para o seu provedor de cloud descrever todas as modificações que você precisará fazer em suas aplicações, sua rede, seu armazenamento de dados ou qualquer outro aspecto de sua infraestrutura de TI antes de contratá-lo.​​

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​8. ​O que pode dar errado durante a instalação ou a migração?
Uma resposta objetiva não só ajudará você a saber o que deve procurar, mas também a determinar a honestidade, competência e lições anteriores aprendidas do provedor.

* diretor de Serviços Profissionais da Equinix

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