Home Cultura ONG oferece formação gratuita para professores

ONG oferece formação gratuita para professores



Com a missão de fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio da leitura e da brincadeira, a OSC Pró-Saber São Paulo construiu diversos saberes durante os 18 anos de atuação em Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade. Entre os maiores aprendizados está o “Pró Ler & Brincar”, um programa autoral com uma metodologia responsável por impactar mais de 10 mil crianças e jovens diretamente, e 43 mil pessoas indiretamente.

“Nosso programa Pró Ler & Brincar garante que diariamente as crianças brinquem livremente em um ambiente seguro e planejado para elas. Garantimos também um cotidiano mergulhado em um mundo de escrita e de histórias. Nossa prática tem formado novos leitores apaixonados pela leitura.”, conta Maria Cecilia Lins, diretora executiva do Pró-Saber SP.

Com o sucesso dessa metodologia de educação integral mediada pela leitura e pela brincadeira, a partir de agora, o Pró-Saber SP divide seu conteúdo com educadores de todo o país por meio de uma plataforma online totalmente gratuita com certificação. O objetivo é compartilhar as práticas criadas pelo instituto com outras instituições de ensino e educadores, e assim alcançar mais crianças.

“Nosso sonho agora é que a nossa metodologia esteja em todo lugar. Queremos contribuir com a formação de educadores por todo Brasil, compartilhando como realizamos nossa prática diariamente”, reforça.

Como funciona a formação

A partir de um espaço virtual de formação totalmente online e gratuito, chamado Pró Formação, o Instituto disponibilizou o curso “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” que  trabalha a leitura, a escrita, o brincar e os processos de acompanhamento de formação de professores. O conteúdo fica disponível para acesso livre durante 75 dias, após o início da formação, com certificação automática após a conclusão dos módulos. A comunicação com a coordenação do Pró-Saber SP é feita dentro da plataforma de EAD.

A formação conta com 11 módulos, que além da fundamentação teórica, foca bastante na parte prática. O “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” é dividido em 3 partes chamadas de “EPA”: Escuta, Prática e Acolhimento. A “Escuta” é o início do trabalho, onde a organização irá ouvir as demandas de cada educador de forma personalizada. Na parte “Prática”, a ONG compartilha suas metodologias. E por fim, no “Acompanhamento”, os professores recebem auxílio para implementarem os programas em seus territórios. 

O “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” é a primeira formação disponibilizada no Pró Formação, mas o Instituto já trabalha na produção de novos cursos para os educadores e interessados. 

Aula experimental

Pensando em tirar as dúvidas dos educadores e demais interessados, o Pró-Saber SP irá fazer uma aula experimental, on-line e gratuita, no Facebook e YouTube do Instituto, no dia 16 de maio, segunda-feira, às 19h.

Para os participantes, além da apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas, o Pró também irá compartilhar um guia de formação, com a base do que será trabalhado no Pró Ler & Brincar em Todo Lugar.

Serviço

Formação gratuita: Pró Ler & Brincar em Todo Lugar

www.proformacao.com.br

www.facebook.com/ProSaberSP

Instituto Pró-Saber SP no YouTube

ONG oferece formação gratuita para professoresONG oferece formação gratuita para professoresONG oferece formação gratuita para professoresONG oferece formação gratuita para professoresONG oferece formação gratuita para professoresONG oferece formação gratuita para professoresONG oferece formação gratuita para professoresONG oferece formação gratuita para professores

Previous articleO fim de uma era: Apple encerra as produções do Ipod após 20 anos
Next articleGoverno lança projeto para beneficiar pequeno empreendedor
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna