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IBRI comemora 25 anos com toque de campainha na B3

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) celebrou 25 anos com toque de campainha na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), em 02 de junho de 2022. A entidade sem fins lucrativos, criada em 1997, tem o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de Relações com Investidores no mercado de capitais brasileiro.

A cerimônia foi realizada na sede da B3, no centro de São Paulo, e contou com a presença de Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI, Rodrigo Maia, diretor-presidente do IBRI, e Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3, além de outros convidados.

Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI, destaca que “convênios com entidades, reguladores e autorreguladores são fundamentais para alavancar o desenvolvimento da profissão de Relações com Investidores”.

“Há muitos anos temos convênio com a B3 com um ótimo relacionamento e com iniciativas relevantes, como, por exemplo, na área educacional. O toque da campainha na B3 marca um momento histórico no relacionamento entre a Bolsa e o IBRI”, enfatiza Geraldo Soares.

“O toque da campainha na B3 é um marco histórico para o IBRI, que completa 25 anos. Agradecemos a parceria da Bolsa em todo o período. Vamos juntos nessa jornada, de muita vibração e conhecimento”, declara Rodrigo Maia, diretor-presidente do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores).

“Estamos muito felizes em poder comemorar os 25 anos do IBRI na B3. O trabalho da entidade na formação de profissionais nessa área, na promoção de boas práticas e em discussões de temas relevantes, é de grande importância para a maturidade e constante evolução das empresas listadas e do mercado de capitais”, afirma Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de Bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil. Atua nos ambientes de Bolsa e de Balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) foi criado em junho de 1997 com o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de Relações com Investidores no Mercado de Capitais brasileiro, e contribuir para seu fortalecimento e aperfeiçoamento. Desde então, a entidade tem obtido resultados expressivos graças a um trabalho bem direcionado e baseado em uma estrutura administrativa que busca o máximo de eficiência.

Para acompanhar a íntegra da solenidade do toque de campainha da B3 em comemoração aos 25 anos do IBRI, basta acessar:

https://www.youtube.com/watch?v=2oQEOwPMVtw



Tecnologia a serviço da saúde e o debate sobre cibersegurança

A pandemia de Covid-19, que acomete o Brasil há mais de dois anos, trouxe inúmeras perdas e fez com que a rotina da população mudasse de forma drástica. Entre os setores mais impactados, a saúde certamente está entre eles, com destaque para a necessidade de migrar para plataformas digitais, em especial para realizar consultas médicas – a chamada telemedicina.

Antes da pandemia, era impensável que determinadas consultas pudessem ser feitas on-line, longe do consultório médico ou do hospital, mas não foi somente isso que foi alterado. A prescrição médica digital, por exemplo, teve um aumento de aproximadamente 1.000% durante a pandemia, de acordo com estudos da healhtech Memed.

O papel da nuvem nesse período também se mostrou fundamental para suportar a tecnologia necessária, porém as preocupações com a segurança cibernética cresceram na mesma proporção. Ao mesmo tempo, os desafios acerca da “digitalização da saúde” estão contribuindo para a criação de soluções a uma velocidade sem precedentes.

Entre os benefícios dessa tecnologia vale destacar a otimização da infraestrutura de TI e também a redução de custos, pois utiliza recursos digitais e transforma dados em insights significativos. A velocidade da inovação também não fica para trás, pois a nuvem permite a construção de protótipos e novos recursos com muita agilidade.

Por outro lado, deve-se ficar atento às questões de confidencialidade de dados. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, reforça a necessidade da privacidade como um direito do indivíduo e um dever de todas as empresas no Brasil. Deste modo, é impensável que esse setor seja alvo de hackers e invasões que possam colocar em risco informações tão delicadas sobre os pacientes. Embora os provedores de nuvem sigam os mais altos padrões de segurança, dependendo da sensibilidade dos dados armazenados, as exigências devem ser triplicadas.

Além da segurança, as questões relacionadas à regulamentação e à mudança cultural das instituições também devem ser levadas em consideração. Gerenciamento de riscos e responsabilidades, objetivos bem traçados e boa definição do modelo operacional são questões que não podem ficar de fora.



ZTE lança TV Box 4K no Brasil

A ZTE anunciou o lançamento do primeiro TV Box da marca no Brasil. O TV Box 4K ZT866, transforma a televisão antiga em Smart TV, possibilitando acesso a streamings, sem interrupção de sinais, consomindo menos energia e permitindo dispositivos adicionais, como pendrives, fones de ouvido e joysticks.

O modelo conta com AndroidTV 11, Bluetooth 5.0, Porta USB 2.0, Entrada HDMI, Memória Flash 8GB e 2GB de RAM, tecnologia Wi-Fi Dual Band, compatível com as redes 2,4GHz e 5GHz, Processador Quad Core ARM Cortex-A35.

O equipamento, que é homologado pelo Google, também já vem com aplicativos nativos como Netflix, YouTube, Prime Vídeo, Disney+, HBO Max, Paramount+ e Globoplay entre outros. Além disso, também oferece o Comando de Voz do Google Assistente, que proporciona mais acessibilidade e conforto ao consumidor.

“Com a ampla experiência da ZTE em desenvolvimento de produtos ligados a rede wireless e produtos de conectividade, acreditamos que o TV Box 4K terá entre seus diferenciais a alta resolução e qualidade na conexão, proporcionando mais liberdade e significativa melhora no acesso aos conteúdos favoritos do consumidor, tudo isso com preço justo e alta qualidade”, conclui Diego Valeriano, Diretor Comercial da ZTE.

Preço e disponibilidade
O produto chega ao mercado nos principais varejistas com preço sugerido de R$589,00.

Ficha técnica do produto:

Processador
CPU: Quad core ARM Cortex-A35
GPU: ARM Cortex-A35 ARM G31 MP2 GPU
Memória: Flash: 8GB eMMC, RAM: 2GB DDR

Decodi­ficação
Vídeo: AV1 MP-10@L5.1 até 4Kx2K@60fps
VP9 Pro­le-2 até 4Kx2K@60fps H.265/HEVC MP-10@L5.1 até 4Kx2K@60fps 10-bit Color
H.264 AVC HP@L5.1 até 4Kx2K@30fps
AVS2-P2 Pro­le até 4Kx2K@60fps HDR10, HDR10+, HLG e HDR processing, Dolby Vision (opcional)
Áudio: MPEG1 Layer 1/2, MPEG1 Layer3 (opcional),AAC, Dolby Digital Plus (opcional)

Interface
1*Porta Ethernet RJ-45 10/100M (FE)
Wi-Fi: Dual Band (2,4GHz e 5GHz) – IEEE 802.11 b/g/n/ac 2×2 MU-MIMO
Bluetooth 5.0
USB: 1 * USB 2.0, Tipo A
HDMI: 1 * HDMI 2.0b com Saída HDCP 2.3
AV: Interface TRRS: Saída CVBS e L/R áudio

RCU
Controle Remoto
Controle remoto infravermelho
Suporte ao controle remoto Bluetooth NEC 38khz

Software
OS: Android TV 11
DRM: Widevine L1, PlayReady 3.0

Protocolo
Rede:
TCP/IP, IPV4/IPV6, DHCP; IGMP V2/V3 RTSP, RTP, RTCP,HLS, MSS, MPEG-DASH; NTP, FTP
Browser:
OSD: Inglês; HTML (V4. 0, V4. 01, V5. 0); JAVA Script (V1. 3, V1. 4, V1. 5); DOM (v1. 0, v2. 0, v3. 0); CSS v2.1, CSSv3. 0; AJAX; Cookie, BMP, GIF, JPG e PNG

Certificação
CE, Dolby Digital Plus, HDMI | Anatel (14019-21-01647)

Alimentação
Entrada: AC 100-240V, 50-60Hz, Saída: DC 12V 1A
Potência: <4.6W Sobre condições normais (Sem dispositivos USB)

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Hiperlocalidade impulsiona compra em varejo de vizinhança

No início da pandemia, 75% dos brasileiros demonstraram preferência por consumir mais de comércios próximos de casa em vez de optar por grandes centros, de acordo com um estudo da Kantar. E confirmando a tendência do “varejo de vizinhança” não apenas no Brasil, uma pesquisa da WD Partners Research e da McKinsey revelou que 88% das pessoas pretendem comprar mais do comércio local nos próximos anos. Sendo assim, dentre as principais tendências que cresceram durante a pandemia, a hiperlocalidade é uma delas, conceito que, para o varejo, consiste na ideia de proporcionar a melhor jornada possível para aqueles que habitam espaços específicos (bairros, cidades etc.). 

Além disso, uma pesquisa feita pela Inteligência de Mercado Globo sobre o cenário do varejo alimentar em 2021 apontou que, para os consumidores, o top 3 dos atributos mais relevantes para os mercados de vizinhança, são, respectivamente: melhor atendimento e personalização, menos pessoas dentro do estabelecimento e flexibilidade no pagamento. Inclusive, o levantamento mostrou que os mercados de bairro são a principal escolha para compras semanais (31,7%), ultrapassando hipermercados (30%), supermercados (29,4%) e atacarejos (21,6%).

Esse movimento acontece desde antes da pandemia – com grandes players do mercado já atuando com versões “de bairro”, como Carrefour Express e Mini Extra. “Embora não seja algo novo, o aceleramento do setor com a pandemia foi sem precedentes. A conveniência de ter um negócio com um bom mix de produtos perto de casa, eliminando a necessidade de enfrentar aglomerações em supermercados, foi o que atraiu os clientes para os mercados de bairro de maneira recorrente, e não só para compras emergenciais. Agora, com a população vacinada e de volta aos centros, é necessário investir nos atrativos da hiperlocalidade para otimizar o relacionamento e fidelizar os consumidores, para que enxerguem esses minimercados, lojas autônomas, mercearias e padarias como a primeira opção de consumo”, comenta Samuel Carvalho, diretor de Mercado de Proximidade na Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo.

O conceito de hiperlocalidade também foi um dos principais temas da NRF 2022, maior evento de varejo do mundo, que aconteceu em janeiro. Palestrantes utilizaram a frase “think global, get local” (pense globalmente, aja localmente, em tradução livre). Para Carvalho, isso foi trazido para reforçar que as estratégias precisam focar em inovação ao mesmo tempo em que se aproximam do cliente – literalmente. “Se as pessoas estão buscando mais praticidade, conveniência e liberdade na hora de comprar, cabe ao varejista se adaptar para entregar o máximo dessas exigências, mesmo que pouco a pouco. O varejo de bairro, muitas vezes, é um estabelecimento tradicional que já conta com uma clientela fixa e nem sempre busca inovar. Daqui para frente, esse pode se tornar um erro clássico, considerando que os clientes estão buscando por experiências sem atritos e se digitalizando a cada dia que passa, e esperam encontrar tais critérios, independentemente do porte do negócio que frequentam”, pontua.

Algo que não era comum e agora está se espalhando no Brasil, é o varejo de autosserviços, que segundo um estudo da Kantar, conquistou 7,6 milhões de novos lares compradores entre 2020 e 2021. Os pequenos comércios autônomos dentro de condomínios são exemplos, nos quais o morador pode realizar toda a compra sozinho, apenas com o auxílio do celular para ler QR Codes.

“A ênfase em hiperlocalidade é reflexo do comportamento atual do consumidor, que está mais imediatista do que há 10 ou 5 anos. Essa perspectiva pode ser um impulso extra para o varejo de vizinhança, que com a evidência obtida na pandemia, pode trazer mais digitalização e manter a crescente observada desde 2020. Presença on-line com aplicativos próprios, e-commerce, serviço de delivery, disponibilização de todos os meios de pagamento, são alguns pontos que podem aperfeiçoar o negócio e colocá-lo como competição frente aos concorrentes. A implantação de softwares, por exemplo, pode ser uma ação certeira para alcançar tais recursos. E embora a hiperlocalidade fale mais do sentido geográfico de proximidade, o importante é se manter perto em todos os sentidos, virtuais ou físicos”, finaliza o executivo.



Alta de 36% nas transações com cartão no 1º trimestre de 22

Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento nos negócios no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro trimestre deste ano, o valor das transações com cartão de crédito atingiu 758,6 bilhões de reais, um aumento de 36% em relação ao ano anterior. foram utilizados reais para cartões de crédito (+42,4%), R$ 235,4 bilhões, R$ 44,6 bilhões para cartões de débito (+15,2%) e R$ 44,6 bilhões para cartões pré-pagos (+148,4%).

Pela primeira vez, o Brasil registrou 100 milhões de pagamentos com cartão por dia, também de acordo com a Abecs. O indicador de desempenho, ticket médio ficou em: cartão de crédito: R$ 112,1; cartão de débito R$ 64,8 reais e cartão pré-pago R$ 40,3 reais. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, as compras pela internet de janeiro a março aumentaram 35,2%, totalizando 162,4 bilhões de reais. Destes, 157,9 bilhões de reais foram processados ​​por meio de cartões de crédito, um aumento de 35,4%.

Ao longo de 2022, os pagamentos por aproximação devem ser mais proeminentes. Pela primeira vez, essa abordagem ultrapassa 30% do total de transações presenciais. Até 2022, espera-se que cerca de metade de todas as transações presenciais sejam por NFC. O total de pagamentos por aproximação no primeiro trimestre de 2022 supera R$ 100. Cartões de crédito: R$ 58,1 bilhões; Cartões de débito: R$ 28,4 bilhões e Cartões pré-pagos R$ 16,7 bilhões.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, as compras pela internet aumentaram 35,2% de janeiro a março, totalizando 162,4 bilhões de reais. Destes, 157,9 bilhões de reais foram processados ​​por meio de cartões de crédito, um aumento de 35,4%. Mesmo com os dados positivos do primeiro trimestre 2022, o setor bancário está mais cauteloso na emissão de cartões diante de uma situação macroeconômica negativa caracterizada por desemprego, inflação e altas taxas de juros.

Aumento de dívidas e procura por crédito

A inadimplência, quando uma pessoa tem uma dívida e não pode pagá-la, também atingiu taxas de juros históricas. A proporção de famílias com contas vencidas é de 28,6% até abril de 2022. Conforme a CNC, a porcentagem de pessoas que declararam que continuariam inadimplentes atingiu 10,9%, o nível mais alto desde dezembro de 2020.

Entre as principais instituições financeiras, os recursos emergenciais foram emitidos à taxa mensal de 6,77% em abril, um aumento de 0,07 ponto percentual em relação à taxa média de março de 2022. No monitoramento realizado pela Associação Nacional dos Executivos Financeiros (Anefac), a taxa média de juros subiu para 114,59% ao ano em março de 2022. Em janeiro de 2021, a taxa era de 92,59%.



Dia Mundial da Bicicleta: Quais os benefícios de praticar essa atividade?

A prática de pedalar traz vários benefícios para a saúde física e mental, seja a bike utilizada para lazer, locomoção ou como instrumento de esporte. O ciclismo praticado de forma regular ou diária previne o ganho de peso, combate e ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes.

“Além desses benefícios, mais óbvios, posso citar vários outros. Nas crianças e adolescentes, por exemplo, a prática ajuda na melhoria da saúde óssea, composição corporal, aptidão muscular, resistência cardiorrespiratória; nos adultos, melhora da circulação sanguínea, prevenção de peso, menor risco de morte precoce por AVC, diabetes, pressão arterial”, comenta o fisioterapeuta Bernardo Sampaio.

Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular que “fortalece o nosso coração”, além disso, a participação dos músculos e das articulações é máxima em número e intensidade. Está cientificamente demonstrado que a intensidade do exercício realizado ao andar de bicicleta nos traz excelentes benefícios à saúde. Pedalando pelo menos meia hora, treinamos ao máximo os quadríceps e os glúteos. 

Entenda quais os maiores benefícios de andar de bike: 

– Exercitamos a parte superior (peito, costas, ombros);
– E a parte inferior do corpo (coxas, nádegas, pernas).
– Qualquer pessoa pode realizar o exercício, adaptando a intensidade e frequência ás suas características pessoais.

A duração e frequência dos trajetos podem ser ajustadas de acordo com a condição física, a idade e os resultados que se queira atingir. Apenas 10 minutos de pedalada já repercutem na musculatura, na irrigação sanguínea e nas articulações. A partir de 30 minutos, aparecem influências positivas nas funções do coração, e a partir de 50 minutos é estimulado o metabolismo lipídico.

“Uma das grandes vantagens de andar de bike ao ar livre é a boa quantidade de calorias gasta, o ciclismo é uma ótima ferramenta para o emagrecimento. Além de ser um exercício gratuito, promove uma sensação de liberdade, pedalar ao ar livre durante um dia ensolarado, por exemplo, ajuda na produção de vitamina D no nosso organismo.”, conclui Sampaio.

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Festa Junina de escola em São Paulo homenageia Semana de Arte Moderna de 1922

O momento de comemorar presencialmente a festa junina está cada vez mais próximo. No Colégio Pentágono, a 33ª Festa Pé de Moleque já tem data para acontecer em cada uma das unidades da escola no Morumbi (04/06), Alphaville (11/06) e Perdizes (25/06). Além das comidas típicas, danças das turmas e encontro entre as famílias, em 2022 a celebração no Pentágono homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna. Voltada para a comunidade escolar do colégio, a festa também tem o propósito solidário e o valor arrecadado nas rifas e no bingo será doado para instituições sociais parceiras. 

Introduzidas no contexto pedagógico da escola, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio exploram 12 manifestações culturais do Brasil. Por meio da aprendizagem por projetos, em cada ano os estudantes investigam a história e as características artísticas da dança, da música, das artes visuais e da representação cênica dessas manifestações. Como resultado, as famílias poderão conferir apresentações que envolvem trabalhos multidisciplinares relacionados ao tema aprofundado por seus filhos.  

“A festa do Pentágono dialoga com a ‘Caravana pelos interiores do Brasil’, expedição realizada por um dos nomes mais populares do modernismo brasileiro, Mário de Andrade, em 1922. O objetivo era sair por todas as regiões do país para investigar e descobrir a própria cultura”, diz André Lindenberg, Coordenador de Artes do Colégio Pentágono. “Essa é uma forma de permitir que o nosso patrimônio cultural se perpetue com as novas gerações”. 

As tradições juninas são enriquecidas com uma contribuição de cada região do Brasil, e a celebração do Pentágono envolve Mosaico, Cantigas de Roda, Ciranda e Frevo com as crianças da Educação Infantil. Nos anos iniciais, os alunos se aprofundam no Cacuriá, Maracatu, Congadas, Folia de Reis, Cordel, Xilogravura, Forró e Coco de Roda.  Já os anos finais investigam manifestações culturais ligadas a tramas e fios, expressões culturais do Vale do Ribeira, Jongo e pelas culturas do Boi de Mamão, Boi de Matraca, Bumba meu Boi e Boi Bumbá, que estão espalhadas pelas regiões Norte, Nordeste e Sul do País. Para finalizar, as tradicionais quadrilhas juninas serão interpretadas pelas turmas do Ensino Médio. 

COMIDAS TÍPICAS E BRINCADEIRAS 

Comidas típicas, como o tradicional sanduíche de pernil, cachorro-quente e carne louca, fazem parte do cardápio da festa. Para acompanhar, outras barracas servirão bolos e doces da época.   

Uma novidade para as crianças é a “Pulseira da Alegria”, que permitirá que as crianças brinquem sem limite de tempo ou quantidade em cada barraca.  A iniciativa tem como objetivo o consumo consciente, promovendo o “brincar pelo brincar” e não pensando no acúmulo de prendas. Ao final da festa ou quando for embora, a criança deve procurar a sala “Troca de Prenda” e realizar a troca da pulseira pelo kit de prendas.  Entre as brincadeiras disponíveis estão argolas, boca do palhaço, rabo no burro, canaleta, cama elástica, salve o Rio – versão sustentável e consciente da pescaria, na qual os alunos têm que pescar itens como plásticos e latas – e, associados ao inglês, jogos desenvolvidos pelo learn&play. 

UMA FESTA SOLIDÁRIA 

Um dos legados da Festa Pé de Moleque é ser, anualmente, uma festa solidária. Envolvendo toda a comunidade escolar, o valor arrecadado nas rifas e no bingo será revertido para apoiar projetos da Casa Transitória Moinho de Vento e Arsenal da Esperança. Outra forma de ajudar é fazendo doações diretas pelos sites da festa disponibilizados no serviço. 

 

Serviço: 

33ª Festa Pé de Moleque – Unidade Morumbi 

Dia: 4 de junho 

Horário: das 10h às 18h30 

Para mais informações, acessar o site: https://sites.google.com/colegiopentagono.com/festajunina-mo-2022  

 

33ª Festa Pé de Moleque – Unidade Alphaville 

Dia: 11 de junho 

Horário: das 10h30 às 18h 

Para mais informações, acessar o site: https://sites.google.com/colegiopentagono.com/festa-junina-2022-alphaville/ 

 

33ª Festa Pé de Moleque – Unidade Perdizes 

Dia: 25 de junho 

Horário: das 09h30 às 20h 

Para mais informações, acessar o site:

https://sites.google.com/colegiopentagono.com/festajunina2022-perdizes 



Paulo Bastos lança obra sobre escritora inglesa e os dois homens que ela amou

Aqueles que gostam de história do Brasil já devem ter ouvido falar de Maria Graham, a inglesa que testemunhou os anos mais tumultuados da independência. Viu de perto o amor trágico entre Pedro I e Leopoldina, foi professora das princesas, mas acabou demitida por conta de intrigas palacianas. Deixou relatos que mereceram sucessivas reedições em diversos idiomas, até os dias de hoje.

Ao lado de Maria estiveram dois homens chamados Tomás. Seu marido, o capitão Thomas Graham, e depois o almirante Thomas Cochrane, militar talentoso de temperamento incontrolável. A seu modo, Maria amou os dois.

Esse livro combina trechos dos diários de Maria com depoimentos de personagens fictícios, mas apoiados em rigorosa pesquisa histórica. O resultado é um retrato do Brasil do tempo da escravidão, com cruzeiros pelos oceanos do mundo e combates navais na época da navegação a vela.

O terremoto que abalou o Chile em 1822 não foi o maior dos desafios na vida de Maria Graham. Ela também enfrentou longas travessias oceânicas, uma doença paralisante, romances impossíveis e viagens por países tão diferentes de sua Inglaterra natal, como o Brasil, o Chile e a Índia. E deixou tudo isso descrito em emocionantes relatos que duzentos anos depois chegam com detalhes inéditos ao público amante da História, com ilustrações da própria Maria.

Paulo Bastos Cezar apresenta agora seu décimo livro. Produziu os álbuns de história visual do Rio de Janeiro (Praça XV e Arcos da Carioca) e simulações em 3D sobre a história do Rio, expostas no Museu Histórico Nacional. Escreveu livros sobre a Floresta da Tijuca, a Praça Mauá, a capelinha de Nossa Senhora da Cabeça e a Casa da Gávea Pequena. Maria e seus dois Tomás é o seu primeiro romance biográfico.

O autor é economista de formação e contador de histórias. Alguns livros ele escreveu, outros ele produziu. Além de ensaios de divulgação da história, dedicou-se a álbuns de imagens e também a simulações 3D, sempre envolvendo sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Depois de se aposentar mudou-se para Paraty, onde reside atualmente.



Show “Viola Encanto de Mulher” acontece neste sábado

Com objetivo de dar voz ao gênero feminino na música e viola caipira, acontece no próximo dia 4 de junho, às 14h, o projeto Leyde e Laura – Viola Encanto de mulher. O espetáculo traz grandes nomes do gênero na atualidade como as irmãs Leyde & Laura, com mais de 30 anos de carreira; Carol Viola & Duda Cintra, umas das grandes revelações da música de raiz; Lizandra & Victória, as meninas violeiras da cidade de Nova Odessa (SP); Jéssica & Juliana que participaram do programa Esquenta (Rede Globo) e foram finalistas do “concurso Esquentanejo”, que revelou novos talentos da música sertaneja e Mel Moraes, selecionada no Festival Viola da Terra, com sua composição instrumental “Primavera dos Pássaros”. O espetáculo gratuito acontece na Praça do Rosário, no bairro da Penha, reconhecido ponto turístico de São Paulo, onde se encontra a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, construído no século 19, patrimônio histórico tombado.

Com 18 álbuns gravados, as irmãs mato-grossenses radicadas na capital paulista Leyde & Laura vão conduzir o espetáculo de cerca de três horas. No repertório da dupla músicas como: Milagre no Caixa 7 (Deluccas e Lucian); Cutuca Peão (Jesus Belmiro, Paraíso); Semente do Amor (Ronaldo Adriano, Luiz de Castro, Muniz Teixeira); O Amor do Sol e a Lua (Laura Rocha e Luiz Fernando); Não tenho Mágoa (Tião Procópio, Leyde Rocha), Ainda Amo (Diego Dias); Filhas de Mato Grosso (Divisor, Osvaldo Galhardi); Outra Vez (Weltom Martins); A Força do Amor (Jesus Belmiro, Paraíso); Passarinho Verde (Paraíso), além de releituras de grandes clássicos.

“O projeto Leyde & Laura Viola Encanto de mulher propõe dar voz ao gênero feminino na música caipira homenageando as grandes cantoras que desbravaram esse gênero em um universo tipicamente masculino e queremos mostrar o talento da nova geração que continua demarcando esse espaço”, explica a cantora Laura, da dupla mato-grossense. Carol Viola & Duda Cintra, Lizandra e Victória, Jéssica & Juliana e Mel Moraes dividirão o palco com Leyde & Laura, apresentando canções autorais e a força e o talento da nova geração.

Homenagem

Durante todo o show haverá homenagens às grandes mulheres pioneiras na Canção Caipira. Entre elas Inezita Barroso, madrinha dos violeiros; as irmãs Galvão que cantaram juntas por quase 75 anos; Helena Meirelles, que iniciou suas apresentações aos 65 anos e aos 69 anos entrou no Hall das 100 melhores guitarristas da revista norte-americana Guitar Player, entre outras.

Obras que fizeram sucesso na década de 50 na voz de Inezita Barroso como “Marvada Pinga” e “Lampião de gás” serão relembradas. Assim como músicas como Beijinho doce (Nhô Pai, 1945), clássico sertanejo lançado pelas Irmãs Castro, mas que ganharam o público nas vozes das Irmãs Galvão. No telão o público poderá conferir fotos de cantoras e duplas que demarcaram e desbravaram a música caipira.

Pocket shows

Haverá, ainda, pocket shows que antecedem o show principal. No dia 2 de junho, às 18h30, a dupla Lizandra e Victória no Teatro Flávio Império. E no dia 3 de junho, às 17h, Jéssica e Juliana, no Teatro da Subprefeitura da Penha. Todos os shows têm entrada franca.

Projeto Viola Encanto de mulher:

Pioneiro no Estado de São Paulo no incentivo ao protagonismo da mulher no cenário da música sertaneja de raiz, o projeto Leyde e Laura – Viola Encanto de Mulher propõe um diálogo entre o novo e o consagrado no cenário sertanejo feminino. Em sua primeira edição, o projeto foi idealizado por Vomi Batista e realizado pelo Clube dos Violeiros Caipira. A ideia é destacar violeiras de várias gerações, e de todo o Brasil, falando das suas lutas, cantando e tocando viola, mostrando a beleza, a diversidade e pluralidade das duplas caipiras. O projeto Leyde e Laura – Viola Encanto de Mulher foi contemplado no Edital de Apoio a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens – Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

Projeto Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher

Show:

04/06 – sábado às 14h, Leyde & Laura – Viola Encanto de Mulher

Local: Praça do Rosário – Penha, São Paulo – SP

Atrações: Mel Moraes, Lizandra & Victória, Jéssica & Juliana, Carol Viola & Duda Cintra e Leyde & Laura

Pocket shows:

02/06 – quinta-feira, às 18:30, Lizandra e Victória no Teatro Flávio Império

Local : R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP,

03/06 – sexta-feira às 17h, Jéssica e Juliana no Teatro Subprefeitura Da Penha

Local : Rua Candapuí, 492 – Vila Marieta, São Paulo – SP.

Gratuito

Livre

Acessibilidade: Intérprete de Libras

Transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/LeydeeLauraa

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Informalidade atinge 40,1% dos trabalhadores, aponta IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), indicou nesta terça-feira, 31 de maio, dados referentes à ocupação do trabalhador brasileiro no período do trimestre encerrado em abril. De acordo com o estudo, a taxa de desemprego no país é de 10,5%, o que equivale a 11,3 milhões de pessoas sem emprego. Além disso, o instituto apontou que há, atualmente, 38,7 milhões de trabalhadores sem carteira assinada – em uma taxa de informalidade de 40,1%.

Outro dado que consta na mais recente edição da Pnad diz respeito ao rendimento médio real do trabalhador brasileiro, que foi de R$ 2.569. Tal valor, apesar de indicar estabilidade frente ao trimestre anterior (cuja cifra foi de R$ 2.566), é 7,9% menor do que o rendimento médio real verificado no mesmo trimestre de 2021 (R$ 2.790).

A crescente informalidade, que para alguns especialistas faz com que a taxa de desemprego no país não seja mais crítica, pode ser observada de diversas formas, desde aquela que abrange trabalhadores que atuam nas ruas dos centros urbanos do país, comercializando os mais distintos produtos e oferecendo os mais variados serviços, até empreendedores que, por escolha própria, optam por atuar “por conta própria”.

Sobre os trabalhadores informais brasileiros, dados de um levantamento do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas), com base em dados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios), a pedido do jornal Folha de S.Paulo, mostrou que que o número de pessoas com curso superior trabalhando por conta própria ultrapassou 4 milhões no terceiro trimestre de 2021, o maior para o período desde que começaram as medições, em 2015. 

Para Saul Melo, líder de novos negócios na Escreva para Web, empresa que oferece cursos e conteúdos para redatores freelancers, a busca “consciente” por tal informalidade pode ser explicada pelo fato de que “a nova geração procura independência financeira e crescimento rápido”. 

E, neste sentido, sendo o mercado de trabalho dinâmico, prossegue ele, “se antes a pessoa buscava crescimento dentro de uma companhia ou esperava alguém oferecer uma oportunidade de crescimento, esta geração cria suas oportunidades”.

O profissional pontua que grande parte das profissões em que é possível atuar de forma autônoma requer boa escrita. Isto vale para áreas que exigem textos que sejam desenvolvidos de forma mais extensa –  em artigos, por exemplo -, ou em mensagens mais curtas, como nas utilizadas no mercado de publicidade. 

“Saber vender o ‘peixe’ é fundamental em qualquer área de atuação. Elaborar um texto com clareza e fluidez na leitura faz a diferença seja em um currículo ou na redação de um artigo”, pontua.

Para saber mais, basta acessar: https://escrevaparaweb.com.br/



Prefeitura de Rio Branco compra tablets para alunos

Uma cerimônia realizada no dia 4 de maio, que contou com a presença do prefeito Tião Bocalom, marcou o início da distribuição, por parte da Prefeitura de Rio Branco, no Acre, de 4,5 mil tablets e chips a alunos da rede municipal. Na ocasião, os equipamentos foram entregues a estudantes das Escolas Anice Dib Jatene, Álvaro Juvenal Antunes, Padre Peregrino Carneiro de Lima, Monte Castelo e José Potyguara. Os aparelhos foram adquiridos junto à empresa Samsung, em uma compra realizada de forma conjunta com o município de Lagoa Santa (MG) cujos valores foram da ordem de R$ 7 milhões. 

Para a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene Koury, o equipamento poderá ajudar os alunos na rotina estudantil, propiciando uma melhoria no ensino em um momento em que os estudantes da rede pública precisam de ferramentas para suplantar o déficit de aprendizado ocasionado pela pandemia de Covid-19.

“A pandemia nos trouxe essa força de vontade de facilitar, de melhorar o estudo, o ensino e o aprendizado dos nossos alunos. Tenho certeza que vai facilitar, vai melhorar. Muitas crianças que, inclusive, saíram da escola, hoje elas querem retornar para receber seu tablet”, afirmou.

Além dos tablets doados aos alunos, a prefeitura também disponibilizou 1.407 notebooks para os professores, 79 smartphones e 320 computadores para as escolas municipais, totalizando um investimento superior a R$ 18 milhões.

Escolas inteligentes

De acordo com um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 50% das escolas públicas e privadas do Brasil terão tecnologias com tutores inteligentes, gamificação, robótica e learning analytics até 2030 – o estudo foi realizado com o objetivo de identificar as tendências mundiais em tecnologias baseadas em IA (Inteligência Artificial) para a área de educação no período de 2017 a 2030.

Para Eduardo Barbosa, especialista em Transformação Digital da Samsung SDS Latin America, ramo da empresa multinacional coreana Samsung, que atua com automação de processos, infraestrutura de TI e cloud, inovação, consultoria e serviços gerenciados, as chamadas “smarts schools” são uma tendência irreversível para os tempos vindouros. Nesse sentido, ele cita o investimento na tecnologia de monitoramento do fluxo de pessoas como algo que deve ganhar cada vez mais espaço nos estabelecimentos escolares.

“Tal tecnologia pode organizar e monitorar o turno dos professores para que não haja vacância dentro dos horários do turno escolar; notificar os pais e administração sobre presença dos alunos no colégio; e controlar o acesso dos alunos, garantindo presença automática nas salas de aula e valorizando o tempo de aula para o professor”, diz ele. “O reconhecimento facial também pode, no futuro, interpretar aspectos de saúde de alunos e colaboradores – como alertar sobre paralisia infantil facial, conjuntivite etc.”, completa.

A evasão escolar no Brasil, de acordo com dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), atinge 5 milhões de alunos – durante a pandemia de Covid-19, esses números tiveram aumento de 5% entre estudantes do Ensino Fundamental e de 10% entre alunos do Ensino Médio.

Para saber mais, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/insights/sdsla-controla-presenca-e-merenda-de-alunos.html?moreCnt=1&backTypeId=insight&category=all&utm_source=dino&utm_medium=artigo&utm_campaign=Smart+School



Pesquisa aponta que 68% dos brasileiros realizaram reformas durante a pandemia

Um levantamento realizado em parceria pela Casa do Construtor e a AGP Pesquisas aponta que 68% dos brasileiros realizaram algum tipo de reforma entre outubro de 2020 e outubro de 2021. O maior motivo para isso, segundo os próprios entrevistados, foi a necessidade imposta pela pandemia de permanecerem mais tempo dentro de casa.

Além das obras impulsionadas pelo isolamento social, o setor da construção civil presenciou uma alta procura por imóveis novos durante a pandemia, o que contribuiu muito com o crescimento das reformas. “Para atender às necessidades dos proprietários em ambientes cada vez mais customizados e aconchegantes, contratamos novos desenvolvedores e contamos com uma biblioteca proprietária de prototipagem para projetos de ambientes”, explica Rony Susskind, CEO da SI Advisors, startup que se reposiciona no mercado com o objetivo de concluir reformas em 90 dias úteis.

Susskind conta que era sócio da SI Advisors quando o negócio, no ano passado, tinha como objetivo comprar imóveis antigos da capital paulista, reformá-los, decorá-los e vendê-los. Após encerrar a antiga sociedade, ele readquiriu a empresa no início de 2022 e mudou a estratégia de atuação para criar o hub em reformas.

Segundo o empreendedor, desde que a empresa foi remodelada, a procura tem sido muito alta. “Diante do atual cenário, nossa meta é reformar 1.300 apartamentos até o final de 2023”, aponta. Para isso, ele conta com capital, marcenaria e marmoraria próprias, além de um e-commerce de móveis e decoração.

“A SI Advisors renasce com o objetivo de oferecer reformas e soluções em marmoraria e marcenaria. Assim, o cliente pode buscar por projetos nesses segmentos em nossas mais de 30 lojas que serão abertas pelo Brasil até o final de 2023”, finaliza o CEO da startup.



Empresas tiveram que se adaptar ao cliente que chega através do WhatsApp

As empresas tiveram que agilizar seu planejamento de expansão do negócio online, pois desde o início da pandemia da Covid-19, o hábito do consumidor mudou. Os consumidores foram impulsionados a comprar mais através da internet, entre eles há o consumidor que não havia ainda comprado online, e que pelo isolamento social migrou rapidamente de um canal físico para online.

Outro hábito dos consumidores ao qual muitas empresas se adaptaram está relacionado ao WhatsApp, segundo um estudo da Hibou, 79% dos consumidores já compraram algum serviço ou produto pelo WhatsApp Business ou pessoal e destes 57% continuam fazendo compras pelo canal.

Popular entre os brasileiros, o aplicativo tem estado mais presente nos canais de atendimento e vendas das empresas. A pesquisa da Mobile Time/ Opinion Box mostra que 76% das pessoas entrevistadas se comunicam com as marcas e empresas através dele, ainda de acordo com a pesquisa, o motivo que leva 54% das pessoas a se comunicarem com as empresas pelo aplicativo é para comprar seus produtos e serviços e 77% das pessoas têm como motivo esclarecer ou pedir informações.

Para auxiliar pequenas e médias empresas em suas vendas online, uma das apostas da Upnify é a integração do seu CRM de vendas com diversas ferramentas já utilizadas por seus clientes, inclusive o WhatsApp.

“Com essa aceleração para vender online por diversos canais, muitas empresas ainda têm problemas em centralizar as informações dos clientes e os processos de vendas, além de falhar em ter uma comunicação ágil com seu cliente e compreender melhor seu funil de vendas, afetando negativamente a experiência do cliente”, comenta José Henrique Lerma, líder de vendas da Upnify no Brasil.

O atendimento online ao cliente é extremamente importante. Segundo a pesquisa da Hibou, para 95,6% das pessoas um bom atendimento é quando se explica de maneira clara o que está sendo questionado e para 95,1% das pessoas ter um bom atendimento é quando o atendente conhece bem o produto/serviço com o qual está trabalhando. Das pessoas que simplesmente mudariam de marca com um atendimento ruim representam 53,7%, que contariam para colegas e amigos somam 45,0% e 16,9% colocariam nas redes sociais a experiência ruim que tiveram.

“As pequenas e médias empresas estão em diversos canais e precisam investir em bom atendimento, é necessário pensar em integração e automatização. É imprescindível nesse novo cenário entender o processo pelo qual o cliente potencial passa, desde a primeira interação com a empresa até se tornar um cliente. O suporte de integração com nosso CRM veio justamente para auxiliar nessas importantes etapas das empresas, permitindo automatizá-las sem que percam sua essência“, comenta Diego Bañuelos, CEO da empresa.

 

Mais informações em www.upnify.com/pt

 



Samsung anuncia função que ajuda o consumidor a monitorar e gerenciar consumo de energia

Economia de energia é um tema cada vez mais importante, e a Samsung acaba de disponibilizar aos usuários brasileiros do aplicativo SmartThings a funcionalidade Energy, que, de forma 100% gratuita, permite aos usuários explorar maneiras de economizar no uso de energia elétrica, além de contribuir com a redução da pegada de carbono.

O recurso foi inspirado em como dar transparência aos usuários em relação ao consumo de energia do seu ar-condicionado e funciona com base no comportamento de uso da eletricidade no dia a dia, com opções fáceis de monitoramento e, em tempo real, de alguns dispositivos conectados do ecossistema SmartThings da marca, como os modelos de ar-condicionado WindFree.

“Entre as vendas de ar-condicionado no Brasil, a proporção do modelo WindFree da Samsung aumentou consideravelmente no ano passado, e deve superar o resultado este ano. Isso mostra que os recursos tecnológicos desses produtos deixaram para trás a preocupação com gastos excessivos de energia elétrica com seu uso. Graças às pesquisas contínuas e o desenvolvimento de soluções como o SmartThings Energy, hoje o consumidor pode obter uma experiência muito mais eficiente e facilitada, sem prejuízos quanto ao consumo, algo muito importante neste momento de oscilações no valor das tarifas de energia no Brasil”, diz Thiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil.

Desenvolvimento do SmartThings Energy
A ideia da funcionalidade surgiu de um insight do Samsung Design Latin America (SDLA) em 2017, cujo escritório é sediado em São Paulo, após o lançamento do primeiro WindFree no Brasil, que permitia realizar a medição do consumo de energia no aparelho. Ao longo dos anos, a Samsung Coreia criou a função e o conceito foi sendo aprimorado em uma parceria entre o Samsung Design Latin America e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung para localizar o recurso para o cenário de energia elétrica brasileira.

O conceito nasceu da vontade de levar mais transparência e poder aos usuários sobre o consumo de energia dos produtos eletrônicos, já que, no Brasil, se o consumidor quiser obter esse tipo de informação, precisará buscar diversas fontes diferentes, como valor do kWh na distribuidora de energia local (são mais de 100 em todo o país) e taxa de imposto aplicada no Estado, além de considerar variáveis como bandeiras tarifárias, para, só então, fazer o cálculo por conta própria de seu consumo energético. O SmartThings Energy, por si só, consegue entregar o resultado deste cálculo em tempo real, de um jeito prático, assim que o usuário incluir seu produto no ecossistema SmartThings.

O projeto foi primeiramente implementado nos Head Quarters da Samsung na Coreia, para depois ter sua estreia no mercado dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia. Os bons resultados e a aceitação do público representaram o sinal verde para que o Brasil fosse o quinto país a desenvolver a própria versão aprimorada, lançada agora ao público final. Na América Latina, o SmartThings Energy deve estar disponível para México, Chile, Colômbia, Peru e Panamá em breve.

“Após várias pesquisas para conhecer a fundo o estilo de vida dos brasileiros, tivemos certeza de que essa funcionalidade adaptada ao Brasil e a América Latina representaria uma inovação sem paralelos para os usuários. Nossa missão é facilitar o dia a dia das pessoas com nossas soluções, e hoje não há nada parecido com o que o SmartThings Energy pode oferecer em relação à uma visão sobre o consumo de energia, é algo com um potencial incrível de ajudar todos a adotarem hábitos mais econômicos e sustentáveis”, afirma André Tanaka, gerente de UX Design do SDLA.

Como funciona o SmartThings Energy
Entre os principais diferenciais, a nova funcionalidade Energy do app SmartThings permite uma visualização detalhada do consumo de energia, tanto em Reais quanto em kWh, além da possibilidade de criar alertas e exibir comparativos para entender o quanto o aparelho conectado consome no fim do mês. “Nosso objetivo com o app é dar mais poder ao consumidor, para que ele entenda em detalhes como seus produtos eletrônicos funcionam e o quanto de energia consomem para usá-los de forma consciente, obtendo assim o melhor custo-benefício. A nova funcionalidade dá aos usuários uma visão completa e em tempo real sobre cada equipamento, além de, no longo prazo, ajudá-los na decisão de manter ou trocá-los por outros mais econômicos e eficientes”, completa Thiago.

Além dos recursos integrados de inteligência, a funcionalidade do app considera o CEP da residência para aplicar as tarifas da distribuidora de energia local, incluindo a utilização de bandeiras, caso esteja vigente. Para utilizar, é fácil:

– O primeiro passo é conferir se o app SmartThings está atualizado. Caso contrário, basta baixar a atualização na loja de aplicativos do smartphone;
– Em seguida, é só abrir o app SmartThings e tocar no botão Vida;
– Por fim, informe seu CEP para que o aplicativo identifique sua distribuidora de energia e calcule seu custo específico por kWh;
– Se você tiver aparelhos aplicáveis, eles aparecerão dentro do recurso ‘Energia’.

Além das funções citados, o recurso ST Energy ainda permite ao consumidor programar notificações de uso de energia quando estiver fora de casa, para o caso de deixar algum aparelho estiver ligado, além de receber avisos de uso diário e estabelecer uma meta mensal de consumo, com notificações caso seja ultrapassada. O app também dá dicas de economia que ajudam no uso consciente, e mostra um relatório detalhado com o consumo médio por horário durante determinado período.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Arie Halpern fala sobre empreendedorismo em episódio de estreia do D&C talks

D&C talks, programa de entrevistas sobre inovação e tecnologia, trouxe a público a história da CTF Technologies, empresa de controle de combustíveis com tecnologia embarcada. O empresário Arie Halpern fala sobre o empreendedorismo e a visão de negócios por trás da criação do projeto.

O programa, com periodicidade mensal, traz grandes experiências narradas de uma maneira descontraída. Arie Halpern explica como surgiu a ideia de criar uma tecnologia para abastecimento de frotas e fala da importância do setor de transportes em um país com dimensões continentais, como o Brasil, no qual o modal rodoviário é dominante.

Ele conta que ideias empreendedoras podem surgir de atividades cotidianas e ressalta a importância da visão de mercado e conhecimento como fatores essenciais na iniciativa de sucesso de um novo negócio.

O D&C talks é uma iniciativa do site “Disruptivas & Conectadas”, dedicado aos temas da inovação tecnológica e das tecnologias disruptivas. O programa é veiculado no YouTube. Seu próximo episódio trata de outros desafios do empreendedorismo e está previsto para a primeira quinzena de junho.

Arie Halpern liderou, ao longo de sua carreira de mais de 50 anos, uma série de projetos, sempre motivado pela ideia de identificar oportunidades de negócio. O conhecimento acumulado em construção e gestão de projetos de inovação tecnológica, empreendedorismo e gestão motivacional é o principal ativo de sua carreira. A partir dessas experiências, aprendeu a usar a criatividade para escapar da chamada posição de zona de conforto e a apostar no novo. Atualmente, pesquisa e investe em tecnologias de inovação em diversas áreas de interesse. É CEO da empresa irlandesa de biotecnologia Tonisity, que desenvolve suplementos alimentares voltados para a suinocultura, o Tonisity PX, e também para animais domésticos como cães e gatos: a linha DoggyRade.

 



Marketing Digital orientado a dados é desafio para 80% das empresas

O Marketing Digital precisa ser orientado a dados e métricas inteligentes para atingir a alta performance. No entanto, implementar a cultura Data-Driven ainda é algo distante da realidade da maioria das empresas brasileiras.

Segundo estudo da consultoria McKinsey, 80% das empresas ainda estão começando no Marketing Digital. Além de preocupante, este dado aponta para a urgência de revisar processos e culturas – ou ter resultados inexpressivos.

“Muitos times de Marketing Digital operam com uma abordagem empírica e baseada na tentativa e erro, o que faz o ROI despencar. Ser Data-Driven é essencial para fazer mais com menos e ter bons resultados”, explica Alan Koerbel, CEO da plataforma de Gestão de Marketing Digital eKyte.

Como os times de Marketing Digital lidam com dados

Além do nível baixo de maturidade, 58% dos times de Marketing Digital não possuem estruturas integradas de dados. Este gargalo dificulta a interpretação de indicadores, tornando a tomada de decisões estratégicas ainda mais difícil.

Não à toa, 79% dos profissionais de Marketing Digital alegam ter dificuldade para trabalhar com métricas – dados revelados pela Pesquisa Panorama do Marketing Por Dados 2022, realizada pela Opinion Box, Buscar ID e Métricas Boas.

Para 68% dos profissionais da área, o maior desafio é saber quais as métricas adequadas para utilizar e não conseguir interpretar os dados coletados – o que é perigoso e pode causar grande estrago à estratégia de Marketing Digital.

“Se não há a cultura Data-Driven, é comum ver decisões que ignoram informações e dão lugar às preferências pessoais. Além de ser o oposto do Marketing orientado a dados, isso faz com que a estratégia priorize as coisas erradas”, explica Koerbel.

Para se tornar Data-Driven, é crucial que a mudança cultural venha acompanhada da revisão de processos e investimento em conhecimento. “O início sempre é complexo, mas aos poucos se torna parte do cotidiano e gera mais resultados”, conta Koerbel.

Qual tecnologia usar para se tornar Data-Driven

Além da mudança de processos e capacitação de lideranças e colaboradores, outro pilar do Data-Driven Marketing é a tecnologia. Sem ela, não será possível utilizar dados de maneira estratégica.

Neste âmbito, qualquer ferramenta Data-Driven que entrega informações e guia evolução possui três pilares:

– Resume os principais indicadores em canais unificados;

– Complementa e calcula métricas e variações;

– Interpreta e destaca o que é relevante e quais as prioridades.

“Indicadores precisam ser inteligentes, objetivos e práticos para facilitarem a compreensão dos profissionais. Nada disso acontece se a ferramenta tem custo inacessível ou implementação complexa”, diz Koerbel. Segundo a já citada Pesquisa Panorama do Marketing por Dados 2022, 70% dos profissionais não utilizam a tecnologia de maneira satisfatória no dia a dia.

Além disso, 81% dos times trabalham com mais de uma ferramenta. Engrossando esta lista estão os softwares de Business Intelligence (BI), principais opções para a gestão de dados no mercado. Os 11% dos profissionais que utilizam somente uma ferramenta no dia a dia escapam de uma das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores de Marketing Digital: a descentralização de dados.

Este desafio se agrava principalmente pelo uso de cada vez mais plataformas digitais – sejam elas Google, Redes Sociais, Site e Ferramentas de E-Mail. Com a dificuldade de compreender todo o funil digital, desde valores investidos até o ROI, ferramentas que atuam em todas as etapas do Marketing Digital ganham cada vez mais destaque no mercado. “Quanto mais ferramentas, pior será para reunir os dados. Isso dificulta que você tenha equipes produtivas, métricas precisas e interpretadas, campanhas mais lucrativas e rápida evolução”, explica Koerbel.

O ideal é utilizar uma plataforma que não só se integre às ferramentas de BI, mas ofereça recursos de gestão. Além de permitir alta performance e potencializar resultados, lhe dará um diferencial competitivo. Afinal, somente 2% das empresas adotam uma visão integrada de dados – estatística do citado estudo da McKinsey.

O eKyte é uma Plataforma para Gestão de Marketing Digital que acelera times para planejar campanhas, produzir, otimizar e aprender.



BASF divulga Relatório Anual de Sustentabilidade 2021

A BASF acaba de divulgar seu Relatório Anual América do Sul referente a 2021. O documento reúne o desempenho econômico, ambiental e social da empresa na região e o resultado das principais iniciativas no período. Mesmo com os desafios impostos pelo segundo ano da pandemia da COVID-19, a companhia alcançou o melhor resultado financeiro da sua história na América do Sul, com vendas de € 4,4 bilhões. Ao redor do mundo, a companhia contabilizou vendas de € 78,5 bilhões.

Disponível em www.basf.com.br, o Relatório Anual apresenta a governança e a visão de sustentabilidade da empresa, que compreende toda a cadeia de valor, desde a aquisição de forma responsável, passando pela operação de suas fábricas, até o desenvolvimento de soluções para o mercado que contribuem com a sustentabilidade.

“Esse resultado somente foi possível porque ampliamos nosso impacto positivo conectando pessoas, organizações sociais, poder público e empresas na superação dos desafios – dos nossos clientes, da sociedade e, também, os nossos. O desempenho alcançado nos dá a segurança de que estamos no caminho certo na implementação da nossa estratégia, que coloca o cliente no centro de tudo”, comenta Manfredo Rübens, presidente da BASF para América do Sul.

Meio ambiente – Em 2021, a companhia estabeleceu novas metas globais ambiciosas em direção à neutralidade climática. Até 2030, a empresa pretende reduzir em 25% suas emissões mundiais de gases de efeito estufa e zerar as emissões líquidas de CO2, globalmente, até 2050. Para conquistar esses resultados, a empresa planeja investir, aproximadamente, € 1 bilhão até 2025 e entre € 2 bilhões e € 3 bilhões até 2030.

A companhia desenvolve seus produtos sob a ótica da sustentabilidade e cerca de 30% do seu portfólio é classificado como Accelerator, categoria que apresenta uma contribuição significativa de sustentabilidade na cadeia de valor. Em 2021, a companhia registrou vendas de € 24,1 bilhões de soluções Accelerators, um aumento de 43,9% em relação a 2020.

Entre os programas ambientais destacados em 2021 está o Mata Viva®, que já soma mais de 1,3 milhão de árvores plantadas e 750 hectares de florestas restauradas. Somente no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP, Brasil), de 1984 a 2021, a empresa contribuiu para o reflorestamento de 155 hectares de mata nativa com 319 mil árvores plantadas. Já na Reserva Suvinil, localizada no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes em São Bernardo do Campo (SP, Brasil), 30 hectares contribuem para a preservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade. Com apoio da Fundação Espaço ECO, em 2021 a empresa apresentou um estudo de levantamento da biodiversidade no local que identificou mais de 200 espécies de fauna e flora e cinco nascentes. Estima-se que, juntas, as duas iniciativas contribuíram para a remoção de 192 mil toneladas de CO2.

Sociedade – Por meio do edital BASF Conectar para Transformar, a BASF seleciona projetos de impacto social e ambiental para serem implementados nas cidades onde atua, com foco nas áreas de educação científica; empregabilidade; ou educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. Em 2021, em sua 5ª edição, 12 projetos foram selecionados, para implementação na Argentina, Brasil e Chile.

A companhia também patrocinou, em 2021, 38 projetos por meio de leis de incentivo fiscal (33 no Brasil, 4 no Chile e 1 na Argentina), que somaram investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

A empresa conta com 17 Comissões de Voluntariado em suas unidades na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai, que em 2021 mobilizaram mais de 1.000 voluntários em 75 ações. Os voluntários dedicaram parte do seu tempo para minimizar os impactos da COVID-19 e promoveram a campanha “Doe Alimentos para quem tem Fome”, contribuindo para arrecadação e apoiando a distribuição de cerca de 21.000 cestas básicas, que beneficiaram 29 instituições.

Desde o início da pandemia, a BASF forneceu produtos essenciais para os clientes e atuou em diferentes parcerias para apoiar a sociedade. As ações de engajamento social, juntas, impactaram 2,5 milhões de pessoas, sendo 2,2 milhões relacionadas a ações de combate à pandemia, como a doação de cestas básicas, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza.

Clientes – Em 2021, a empresa lançou 12 plataformas digitais que permitiram a ampliação da apresentação do portfólio de soluções, propiciando uma melhor experiência para compartilhamento de conteúdo e realização de compras.

A Fazenda BASF, um hub de conteúdo voltado para agricultores e profissionais do setor agrícola, traz informações sobre soluções da empresa, mercado e tendências, além de promover eventos, reuniões, feiras e “dias de campo” – tudo de forma virtual. O objetivo é contribuir com o agricultor na tomada de decisões para o seu negócio e abrir as portas para o diálogo e para cocriar. Lançada em setembro de 2021, a plataforma finalizou o ano com mais de 38 mil acessos e 8 mil inscritos.

Pessoas – A companhia encerrou o ano com 111.000 colaboradores no mundo, sendo 5.993 da América do Sul. Em 2021, os colaboradores administrativos começaram a retornar gradativamente aos escritórios, iniciando a transição de forma segura para um novo modelo de trabalho mais inclusivo, colaborativo e aberto, que faz parte de uma nova cultura com opções de modelos híbridos e novos espaços de trabalho que estimulam a colaboração, cocriação e inovação.

Dando continuidade a sua jornada para promover um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, em 2021 foram promovidas ações de valorização da diversidade e promoção da inclusão no ecossistema da companhia como em processos seletivos, programas de desenvolvimento e retenção de talentos e na cadeia de fornecimento. Entre as ações está a Semana da Diversidade e Inclusão, que contou com 4 mil participantes em 11 lives sobre temáticas que abordam o acolhimento, a inclusão e o respeito no ambiente corporativo e pessoal.

Em 2021, a empresa lançou, no Brasil, o quinto grupo de afinidade, voltado à diversidade geracional e inclusão etária. A empresa já atua no Brasil com grupos de afinidade que promovem: equidade de gênero, equidade racial, inclusão de pessoas LGBTI+ e inclusão de pessoas com deficiência. 



Ascenty é certificada empresa 100% carbono neutro pelo segundo ano

A Ascenty, empresa líder no mercado de Colocation na América Latina segundo estudo publicado pela Frost & Sullivan, com 28 data centers próprios no Brasil, Chile e México, conquistou o título de empresa “carbono neutro” no Programa Brasileiro GHG Protocol, referente a 2021 e pelo segundo ano consecutivo. Assim, a companhia, pioneira em neutralizar emissões desde 2020, cumpre a meta de, em todo o primeiro semestre, compensar 100% do carbono emitido por suas unidades em operação no ano anterior.

“Daremos continuidade ao Programa Carbono Zero ano após ano, reafirmando nosso compromisso com uma cultura corporativa alinhada à agenda positiva global de enfrentamento às mudanças climáticas”, afirma Fábio Trimarco, diretor de Compliance e Qualidade da Ascenty. “Além de sermos os pioneiros do setor ao neutralizar a totalidade de emissões desde 2020, nos tornamos o primeiro data center certificado ISO 14001 em 2016, quando pouco se falava em sistema de gestão ambiental corporativo”, acrescenta.

Liderado pela área de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) da Ascenty, o relatório de elaboração do inventário de emissões de GEE (gases de efeito estufa), com análise quantitativa e qualitativa, contempla três escopos que abrangem a integridade do impacto ambiental direto e indireto da atividade da empresa.

O escopo 1 avalia as emissões diretas da empresa, provenientes de bens próprios da companhia, como automóveis e geradores proprietários, por exemplo. Já o escopo 2 mede as emissões indiretas resultantes de insumos da companhia, originárias na íntegra pela geração de energia elétrica consumida pela empresa. E o escopo 3 contempla as emissões indiretas sem controle da empresa, como aquelas resultantes de fontes particulares de funcionários, parceiros e clientes.

Com um total de 70.880,28 toneladas de GEE emitidos ano passado, a Ascenty mais que dobrou o total de emissões na comparação com 2020 (29.464,87 toneladas). Esse crescimento vertiginoso se deve à expansão da empresa, que registrou um crescimento de 50% em termos de faturamento em 2020 e de 32% em 2021.

Além de ter inaugurado dois data centers em 2021 – Hortolândia 4 e Rio de Janeiro 2 –, a Ascenty registrou o dobro do consumo médio anual de energia em suas infraestruturas, passando de 500 GWh no ano. Já o tráfego de internet dentro das unidades cresceu aproximadamente 300%.

Da totalidade de emissões em 2021, 96,5% dizem respeito ao escopo 2 (68.430,98 toneladas), por conta do alto consumo de energia elétrica, o insumo mais importante para o funcionamento ininterrupto dos grandes data centers de classe mundial da Ascenty. A segunda fonte emissora se refere às emissões fugitivas, do escopo 1 (3,28% do total), ocasionadas por combustão estacionária (geradores), veículos da frota, efluentes líquidos, aparelhos de ar-condicionado e outras fontes da operação. E a terceira fonte são as emissões provenientes dos nossos contratos com terceiros, como, por exemplo, transportadoras, viagens de negócios e outros (0,08% do total), estas do escopo 3.

Link para acessar e baixar o relatório de ESG da Ascenty.

Energia limpa e aterro zero

Além de zerar emissões, a Ascenty também assegura o uso de energia limpa e o destino ambientalmente correto de seus resíduos sólidos em todas as suas operações e obras.

Cerca de 86% de todo o consumo da companhia é de energia limpa na própria fonte, negociada no mercado livre de forma incentivada. Mas como no Brasil todo o insumo gerado entra na malha energética do sistema brasileiro antes de ser redistribuído, é exigência internacional do relatório de emissão de carbono ter o lastro do iREC. Dessa forma, é assegurada a rastreabilidade de comprovação das fontes renováveis.

Para atestar o consumo de energia limpa, insumo que responde por quase 96% do total de emissões da Ascenty, a empresa integra o sistema iREC (International REC Standard), certificado que atesta a procedência de energia de fontes renováveis.

Para a parcela dos 4% restantes, a Ascenty firmou compensações de carbono diretamente em ações de incentivo e valorização da produção de energia limpa, como projetos de construção de pequenas usinas hidrelétricas, eólica, solar e de biomassa. Na prática, portanto, 100% da energia utilizada pela empresa é limpa.

Já em relação aos resíduos sólidos, resultantes do descarte dos 650 funcionários nas 19 unidades em operação e do entulho de nove data centers em construção, a Ascenty assegura que 99,27% do total é destinado a centros de reaproveitamento e de reciclagem. Trata-se do projeto Ascenty Aterro Zero, que segue as melhores práticas internacionais e estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de reutilização, compostagem, reciclagem, recuperação, aproveitamento energético e outras destinações admitidas pelos órgãos competentes.



Ensino remoto supera o presencial e cresce busca por especialização

Pela primeira vez na história, os cursos de graduação à distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais. É o que apontou o Censo de Educação Superior 2020, divulgado em fevereiro de 2022 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o estudo, dos 3,7 milhões de ingressantes no ensino superior em 2020, 53,4% escolheram o ensino à distância (EAD), enquanto 46,6% optaram por cursos presenciais.

É fato que a Covid-19 contribuiu com o aumento do interesse pelo EAD, especialmente em 2020, mas o próprio Censo mostra que esta é uma tendência observada mesmo antes da pandemia. Segundo o órgão vinculado ao Ministério da Educação, o índice de novos alunos de EAD aumentou 428,2% nos últimos 10 anos.

Com a expansão do ensino remoto, quem ganhou espaço foram as edtechs – startups que atuam com educação e tecnologia. De acordo com um estudo divulgado em 2021 pelo Mapeamento Edtech, desenvolvido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o Brasil possui cerca de 566 startups de educação ativas, número 26% maior do que o registrado em 2019. 

Enquanto diversos setores da economia foram severamente impactados pela pandemia, 64% das startups com foco em educação e tecnologia mantiveram ou aumentaram o faturamento em 2020; 89% não realizaram cortes na folha de pagamento e 40% aumentaram o quadro de funcionários.

Cresce busca por educação continuada 

A procura por cursos de pós-graduação e mestrados cresceu 4,8% em 2021. A informação é resultado de uma análise elaborada pelo Instituto Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do país, que aponta que o número de matriculados em cursos de pós-graduação foi de 1,3 milhão.

Para Antonio Carbonari, educador e fundador da MUST University – universidade brasileira fundada na Flórida (EUA) com foco em mestrados à distância, o crescimento por cursos de especialização deve-se, sobretudo, ao contexto da pandemia e do isolamento social, que contribuiu diretamente na busca por cursos online. “Entre 2020 e 2021, as faculdades não puderam trabalhar de forma presencial, tendo que se adaptar, em pouco tempo, ao ensino remoto. As empresas que investiram no EAD conseguiram suprir um volume de demandas”, afirma.

Segundo o estudo da Semesp ainda, a categoria de mestrado e doutorado cresceu 18,1% no último ano, com 441 mil matrículas. Entre 2019 e 2020, a categoria sofreu uma redução de 1,7%. “O ensino remoto assumiu um papel relevante no contexto educacional. Neste cenário, o professor precisou se reinventar para garantir um bom desempenho do aluno e, para se consolidar no mercado, o profissional de ensino, por exemplo, precisa se modernizar, saber tirar partido das tecnologias disponíveis e, principalmente, reconhecer que não são mais os únicos agentes no processo de aprendizagem”, destaca Carbonari, que também foi conselheiro do Conselheiro Nacional de Educação (CNE) entre 2016 e 2020.

Formada em pedagogia, Tauana Chíxaro Lima decidiu trabalhar com ensino à distância e, para lidar com os novos desafios da profissão, buscou aperfeiçoamento por meio do mestrado. Aluna do curso de Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University, ela afirma que o título de mestre sempre lhe interessou, mas não via muitas possibilidades para alcançá-lo porque todas as instituições que conhecia exigiam sua presença física. “Para mim, o EAD simboliza a democratização do ensino, sem contar as trocas profissionais que os eventos e seminários online proporcionam”, revela a professora.



FuturePrint 2022: SP sedia feira de tecnologia de impressão e comunicação visual

Entre os dias 20 e 23 de julho, a cidade de São Paulo sediará, no Expo Center Norte, a FuturePrint, a mais completa feira de tecnologias de impressão digital e comunicação visual para os mercados de serigrafia, sign e têxtil. Um verdadeiro espaço de fomento à geração e transformação de negócios, estímulo ao conhecimento empresarial e profissional.

O evento, que é organizado pela Informa Markets, trará atrações e soluções abrangentes nas áreas de serigrafia, sublimação, sign, impressão em grandes formatos, impressão digital têxtil, decoração para interiores, materiais promocionais, brindes e personalização, sinalização, sinalização digital e softwares para os segmentos de impressão.

Segundo a Diretora da FuturePint, Liliane Bortoluci, para que qualquer negócio sobreviva é preciso acompanhar as tendências e se reinventar constantemente, principalmente em um mercado competitivo e ágil como o brasileiro.  “Estar atento às tendências no Brasil e no mundo pode ser um diferencial na criação de estratégias e planos para o futuro no negócio. Na FuturePrint ofereceremos um espaço de debate de tendências, apresentação de novidades e fomento à geração de negócios, que servirão como base para tomadas de decisões mais assertivas”.

Conhecimento e atualização profissional

O Fórum FuturePrint será, durante toda a feira, um espaço com palestras gratuitas, especialmente desenvolvidas para oferecer ao visitante o conhecimento e as informações necessárias para fortalecer seus negócios. Durante os quatro dias estarão reunidos neste espaço profissionais renomados abordando temas sobre comunicação visual, mídia OOH, performance de vendas, impressão para visual merchandising, as diversas aplicações do acrílico e gestão empresarial.

Já o Fórum Future Têxtil e o Circuito de Impressão Digital Têxtil serão dedicados ao conhecimento, com quatro dias de palestras que abordarão diferentes temas, tais como: processos de pesquisa e tendências para desenvolver uma coleção, diferentes bases para estampar, certificações disponíveis, versatilidade de maquinários e equipamentos, pré e pós-tratamento, entre outros. Além das palestras, o público poderá esclarecer suas dúvidas com especialistas sobre opções de impressão disponíveis e suas aplicações para iniciar ou ampliar sua estamparia têxtil digital.

Apoio para profissionais experientes e iniciantes

A edição deste ano da FuturePrint contará novamente com dois importantes espaços para os visitantes que buscam investir em novos projetos: o Sebrae Móvel e a Sala de Crédito. O Sebrae-SP estará presente com sua unidade móvel, onde os consultores do órgão auxiliarão os participantes por meio de análises financeiras e de gestão, orientando os empreendedores quanto às possibilidades da sua empresa. Na Sala de Crédito, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e o Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf), estarão bancos, cooperativas, fintechs e agentes de desenvolvimento para auxiliar na construção da melhor estratégia de financiamento, inclusive com oportunidades especiais de crédito.

Aprendendo na prática

O espaço “Serigrafia em Ação” promoverá palestras gratuitas sobre todo o processo serigráfico aplicado a diversos nichos de mercado, como moda infantil, religiosa e esportiva, impressão de quadricromias, simulados e indexados, entre outros. Além das palestras, com duração estimada de 45 minutos cada, quem visitar o ambiente poderá conhecer in loco demonstrações de equipamentos e insumos, passando pela pré-impressão (preparação de matrizes serigráficas), impressão de diferentes produtos, efeitos e substratos diversos e temas novos, como formação de custos, dicas para quem está começando no mercado e serigrafia artística em pôsteres.

A técnica de sublimação também estará em destaque na feira. Os visitantes poderão conhecer na prática as diferentes aplicações de sublimação, além de obter informações sobre o gerenciamento do negócio, por meio de palestras gratuitas. O espaço “Sublimação em Ação” mostrará todo o processo de sublimação aplicado a diversos nichos de mercado, como brindes, moda e decoração, entre outros. Haverá ainda palestras, demonstrações de equipamentos e insumos, bem como interação entre palestrantes e público, sorteios e quizzes.

SERVIÇO

FuturePrint 2022

Site da feira: www.feirafutureprint.com.br

Data: de 20 a 23 de julho de 2022

Horário: De quarta a sábado, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.

Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP

Contato: comercial.futureprint@informa.com



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