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Empresas aumentam treinamentos on-line de colaboradores

Pesquisa recente feita pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), em parceria com a Integração Escola de Negócios, traçou um panorama da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) no Brasil e constatou um crescimento significativo do ensino à distância (EAD) de colaboradores de empresas durante a pandemia. A pesquisa está em sua 16ª edição e é referente ao ano de 2021.

No primeiro ano da pandemia (2020), segundo a Associação, 56% dos cursos de treinamento foram presenciais. O número caiu para 31% em 2021, quando 69% de todos os treinamentos foram feitos de forma on-line. A pesquisa considerou 522 empresas respondentes em todo o Brasil e também comparou os dados com resultados de uma pesquisa feita nos Estados Unidos, onde o treinamento on-line representou 83% de todos os cursos de T&D feitos em 2021.

A situação, concluiu a pesquisa publicada neste ano, é exatamente oposta à de 2019, período pré-pandemia, quando 71% dos cursos de T&D no Brasil foram presenciais, contra apenas 29% feitos de forma on-line. Os setores de serviços e administração pública foram os que mais aderiram ao EAD para treinar seus colaboradores, com 79% e 82% de horas de treinamento feitas de forma on-line, respectivamente.

Danilo Parise, CEO da Ludos Pro, startup de tecnologia educacional para Treinamento e Desenvolvimento, comenta que a pesquisa comprova o que o mercado já vinha observando: “uma forte procura por novas soluções digitais de aprendizagem e treinamento”. Dentre os treinamentos EAD realizados em 2021, apenas 8% não contaram com nenhuma tecnologia desenvolvida especialmente para isso, contra 33% que foram feitas através de plataformas que permitiam aulas ao vivo e 28% que foram realizadas com aulas gravadas. 

O Treinamento e Desenvolvimento é definido pela ABTD como “um conjunto de ações propostas pela empresa para capacitar os seus colaboradores” e que tem o objetivo de dar suporte aos funcionários para avançarem em suas carreiras profissionais dentro da empresa. 

“É importante que a empresa tenha um processo de capacitação de seus colaboradores, desde treinamentos pontuais de curto prazo a práticas de longo prazo, de forma contínua, que irão trabalhar as competências de cada colaborador, incluindo o crescimento em suas funções”, explica Parise.

O setor de serviços, que fez uma porcentagem expressiva de seus treinamentos de forma on-line em 2021, aumentou de 15 para 28 o número de horas anuais de treinamento por colaborador, quando comparado com o ano anterior, segundo a pesquisa da ABTD. Isso pode indicar, segundo Parise, uma correlação positiva que evidencia o potencial do ensino à distância no T&D. “Existe um potencial grande de crescimento para os próximos anos: o mercado global de e-learning foi estimado em US$ 250,8 bilhões no ano de 2020 e deverá atingir US$ 457,8 bilhões até 2026. O Brasil tem um grande potencial para acompanhar esta tendência de crescimento global dos próximos anos”, finaliza o CEO.

Para saber mais, basta acessar http://www.ludospro.com.br



Pesquisa aponta que depressão pós-parto atinge 1 em cada 4 mulheres no Brasil

O nascimento de uma criança, na maioria das vezes, é motivo de muita alegria, principalmente, para as mães que têm muitas expectativas para esse momento, mas o que fazer quando o entusiasmo dá lugar a uma tristeza que parece não ter explicação? A depressão pós-parto é um transtorno que acomete as mães após o parto dos seus bebês e se não identificado precocemente pode trazer sérios problemas tanto para a saúde mental das mães, como para a estrutura familiar e também para o recém-nascido.  

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgada recentemente, cerca de 25% das mães de recém-nascidos no Brasil desenvolvem a doença. Ou seja, 1 em cada 4 mães são diagnosticadas com depressão após darem à luz aos seus filhos. O estudo também identificou que, entre as mulheres acometidas pela depressão pós-parto, a maioria é da cor parda, de baixa condição socioeconômica, com histórico de transtornos mentais e que não planejaram a gravidez. A pesquisa na íntegra está disponível pelo link: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/factors-associated-with-postpartum-depressive-symptomatology-in-brazil-the-birth-in-brazil-national/   

No entanto, a psicóloga Lorena Cotrim de Mattos, da clínica AmorSaúde de Itabuna (BA), explica que a doença pode atingir qualquer mulher e que há diferentes causas para o transtorno, as quais variam dependendo do caso. “Esse tipo de depressão pode estar relacionada a fatores físicos, hormonais, emocionais, ao estilo de vida da paciente ou estar ligado a transtornos psiquiátricos prévios, tais como depressão e ansiedade já diagnosticadas. A falta de apoio da família, do cônjuge e amigos durante a gestação e após o nascimento da criança também pode colaborar para o quadro; assim como o vício em drogas e álcool, isolamento, privação de sono e possíveis transtornos mentais na família ou uma gravidez não planejada, por exemplo”, aponta a psicóloga.  

Lorena também alerta para a importância de observar possíveis alterações de comportamento em puérperas. “É possível identificar a doença quando a mãe não está dando mais conta das coisas e evita fazer vínculo com o bebê. Assim como no momento em que se percebe o descuido tanto da própria mãe consigo mesma quanto com a criança e se torna possível notar que vem aflorando nela um sentimento de incapacidade e medo que provoca choro fácil, irritação, nervosismo e fadiga”, aponta a profissional.

Os sintomas da doença são diversos e podem acabar sendo confundidos com um cansaço ou desânimo passageiro. No entanto, a psicóloga da AmorSaúde alerta que há alguns sintomas muito característicos da doença como a tristeza profunda, falta de interesse nas atividades prazerosas ou diárias, insônia ou excesso de sono, perda ou ganho rápido de peso, cansaço, ansiedade, preocupação excessiva, sentimento de menos valia, de culpa, dificuldade para se concentrar e tomar decisões ou até mesmo vontade de prejudicar ou fazer mal ao bebê ou a si própria.

 Diante da gravidade dos sintomas apresentados, caso haja suspeita de um quadro de depressão pós-parto, torna-se imprescindível incentivar a mãe a buscar atendimento médico, além de prover a ela uma rede de apoio que diminua a pressão psicológica normalmente sofrida pelas mães nessa fase de grandes mudanças e novas responsabilidades. Considerando que há uma forte cobrança social para que a maternidade seja uma etapa perfeita da vida, a expectativa em relação a esse momento tão significativo pode gerar frustrações profundas, como enfatiza a psicóloga: “Quando a sensação de que tudo está perdido e de que não vão dar certo domina os indivíduos, eles se veem em uma situação de estresse, pressão e angústia contínuos e a qualidade de vida acaba sendo muito prejudicada. Nestas circunstâncias, é essencial procurar um auxílio profissional”.  

 

Duração dos sintomas

O diagnóstico da depressão pós-parto não se limita apenas aos dias que se  seguem ao nascimento do bebê, uma vez que muitas mulheres acabam desenvolvendo os sintomas meses depois do parto. Isso porque, “a duração dos sintomas varia de uma mulher para a outra, podendo iniciar logo após o nascimento da criança ou nos 12 meses seguintes. Em alguns casos a doença pode aparecer durante a gestação e, em seguida, piorar no pós-parto”, pontua.

Além disso, a psicóloga acrescenta que o transtorno pode acometer mães que já tiveram outros filhos, não sendo apenas uma doença comum em mães de primeira viagem, “a doença pode aparecer em qualquer gestação, seja do primeiro, segundo ou terceiro filho, e mães que apresentaram depressão pós-parto em uma gestação têm até maior chance de recorrência nas gestações seguintes. Muitas pessoas não sabem, mas pais adotivos também podem passar por esse tipo de transtorno”.

Após a detecção e confirmação da doença por um médico, além do tratamento, a mãe passa a precisar ainda mais da sua rede de apoio para recuperar a saúde mental e conseguir cuidar de si mesma e do seu filho, “parentes e amigos devem demonstrar interesse genuíno no bem-estar dessa mãe, dar suporte, apoiar e acompanhar em tudo. Neste período de tratamento, a mulher precisa ter atividades de lazer, se distrair, descansar e trabalhar a autoestima. Dessa forma será possível que ela reconheça e busque aceitar as mudanças ocorridas”, aconselha a psicóloga.

 



Uruguai aposta no enoturismo para atrair novos visitantes

Com cerca de 6 mil alqueires de área cultivada, as vinícolas uruguaias disputam com outros países a fatia de visitantes do segmento de enoturismo e vêm investindo na promoção de eventos em torno do vinho, com o apoio do INAVI- Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai. O consumo de vinhos per capita no país registra 24,5 litros por ano, enquanto os números de exportação atingem a cifra de mais de 5 milhões de litros, sendo o Brasil o país que mais importa rótulos uruguaios e responde por 70% do total exportado.

Sua uva mais emblemática é a Tannat, autóctone, mas outras variedades estão surgindo entre os produtores, como a Carbernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, entre os tintos, e a Sauvignon Blanc, Chardonnay e Albariño, entre os brancos. As principais regiões produtoras estão concentradas em Canelones, Colonia, Maldonado, Montevidéu, Rivera e Salto, e oferecem programas enoturísticos que incluem visitação, prova e experiências no vinhedo. Juntas, contribuem para que a venda de vinhos uruguaios se mantenha em alta e ultrapasse a faixa atual de 65 mil litros ao ano.

Avanços nas técnicas de manejo do vinhedo vêm permitindo iniciativas sustentáveis da vitivinicultura do país, seja no uso racional da água, ou na exclusão de pesticidas, entre outras iniciativas. Segundo o INAVI, busca-se atualmente uma certificação sustentável, parte de um projeto envolvendo o Programa de Certificação de Viticultura Sustentável, desenvolvido pelo Instituto. O objetivo é fomentar o manejo responsável do cultivo de vinhas em âmbito nacional, minimizar os riscos nas condições de trabalho e saúde de quem atua no setor, e proporcionar uma produção segura como matéria-prima para as futuras vinificações, promovendo as melhores práticas agrícolas no cultivo de uvas. As vinícolas que se adequarem a estes requisitos na produção dos seus vinhos, poderão portar um selo distintivo como vinho certificado em viticultura sustentável.

A participação em feiras e eventos gastronômicos está no centro da promoção dos vinhos uruguaios, seja no país ou no exterior. Em Punta del Este, nos dias 17 e 18 de junho, por exemplo, o Enjoy Punta del Este promoverá a primeira feira de vinhos uruguaios com o apoio do INAVI, reunindo cerca de 40 vinícolas, e espera receber aproximadamente 800 visitantes por dia. 

Salon del Vino Uruguayo acontecerá no Centro de Eventos do resort e traz em paralelo, além da exposição de vinhos, um wine tasting, e três degustações às cegas, que incluem júri de prestígio como Sergio Hormazabal, ex-presidente da associação de Engenheiros Agrônomos do Chile, conhecido degustador internacional e enólogo da Ventisquero; e André Gasperin, do Brasil, presidente da Associação Brasileira de Enologia, enólogo e proprietário da vinícola Don Affonzo, de Caxias do Sul, ao lado de outras quatro autoridades do vinho, ainda a serem confirmadas. 

Seguindo o formato do Salon del Vino Fino, feira anual de vinhos sediada pelo resort durante o verão, o evento terá estações de degustação de aproximadamente 200 rótulos do país além de propostas gastronômicas para acompanhar, e acontecerá a partir das 21h00, na sexta feira, 17, e no sábado, dia 18 de junho. Também na sexta-feira, serão promovidas três degustações às cegas de diversas variedades de vinhos e cepas selecionados pelo júri, às 10, 12 e 15 hs. Através de um app, o público participante também poderá votar no melhor vinho da seleção. 

Os ingressos para ambos dias da Feira podem ser adquiridos pelo RedTickets.uy https://redtickets.uy



Estratégia financeira pode ajudar micro e médias empresas no acesso ao crédito

Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey junto às principais instituições financeiras do país revelou que, em 2021, apenas 9% da oferta de crédito foi destinada às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Esse grupo corresponde, hoje, a quase 30% do PIB e mais de 50% dos empregos com carteira assinada do país. Luiz Falbo Di Cavalcanti, o CEO do KALEA, hub de crédito que promove relações e conexões entre empresas e o mercado financeiro, fala sobre os motivos desse descompasso e dá dicas para que as empresas melhorem as chances de conseguirem crédito.

A pesquisa revelou que os principais motivos para a baixa oferta de crédito para as MPMEs são a falta de dados confiáveis sobre as empresas, alto risco pela falta de garantia e instabilidade no fluxo de caixa. Para Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO do KALEA, outras dificuldades deste público são a falta de estratégia financeira e de crédito, devido às dificuldades de empreender no Brasil, que fazem com que os empreendedores foquem a atenção na operação e comercialização. “As empresas de maior porte costumam contar com estruturas de Consultorias e Assessorias para apoiá-las nestes aspectos, mas as MPMEs ficam à margem dessas estruturas”, comentou Luiz Falbo.

De acordo com a pesquisa da McKinsey, do universo de MPMEs, apenas de 20% a 25% têm acesso ao crédito, seja porque o custo é muito alto, seja pela falta de capacidade de obter a aprovação junto ao banco. Eles ouviram um universo de bancos e fintechs que representam 60% das instituições que atuam no segmento de crédito para micro, pequenas e médias empresas.

O KALEA, por outro lado, é uma plataforma que colabora com as MPMEs, prestando uma assessoria digital de estruturação de dados para apresentação ao mercado de crédito, apenas cobrando uma taxa de sucesso às empresas, caso elas efetivamente contratem alguma operação de crédito que achem interessante.

Embora o volume de crédito concedido a essas empresas ainda seja pequeno, a taxa de crescimento tem sido expressiva, de 15% ao ano, em média, desde 2017, segundo a McKinsey. Dados do Banco Central mostram que o crédito a MPMEs teve crescimento da ordem de 23% ao ano nos últimos três anos, bem acima da expansão para grandes empresas, inferior a 5% ao ano.

O CEO do KALEA elencou 4 fatores que dificultam o maior crescimento desses números: 1) quando as empresas tentam um crédito, a maioria já está negativada no mercado, gerando um score muito baixo para consegui-lo; 2) as empresas têm dificuldade de entender que taxas e prazos competitivos se dão em função de estrutura de garantias, organização da apresentação dos dados e capacidade de pagamento da empresa. É necessário estruturar bem esses aspectos, pois quanto maior o risco percebido, piores as condições de crédito!; 3) empresas que apresentam garantias hipotecárias rurais (terrenos e fazendas) têm dificuldade para achar um agente financeiro que faça a operação; 4) desconhecimento da existência das plataformas digitais para assessorá-los no relacionamento com os agentes de crédito.

É essencial que as PMEs tenham conhecimento e propriedade sobre a documentação necessária para ofertar garantias, além de estarem com nomes limpos do mercado – o que vale tanto para a empresa em si como para os sócios. “A empresa deve apresentar suas informações de maneira estruturada e na linguagem do mercado financeiro. Tendo em vista estes fatores que justificam a recusa ao crédito, é possível dizer que a maior parte das soluções para o sinal verde na captação de crédito passa por uma mesma resposta: um processo muito bem trabalhado, com as informações previamente organizadas por parte da empresa interessada no empréstimo”, acrescenta Falbo.

O KALEA oferece assessoria digital e gratuita, para estruturar os dados diante do mercado financeiro e, então, melhorar a classificação de risco das empresas. A inteligência artificial estrutura os perfis empresariais e dados cadastrais das empresas, de forma a apresentar seus indicadores de performance e desempenho às Instituições financeiras, só identificando-a aos agentes financeiros quando houver interesse e autorização de sua parte.

Menos burocracia 

O KALEA é uma startup que está no Hub de Inovação do Banco do Nordeste (BNB), localizado no Recife(PE), e atua reduzindo a burocracia, os riscos e os custos de crédito para ambos os lados, promovendo um crédito mais direcionado ao perfil e necessidades de cada empresa, enquanto promove uma jornada de crédito mais competitiva para as instituições financeiras. As empresas podem ter uma assessoria de crédito automatizada pela inteligência artificial do KALEA, colocar as empresas ao alcance de diversas possibilidades de crédito, e só pagar pela assessoria do KALEA caso resolva efetivamente contratar alguma proposta de crédito que seja interessante para o negócio.

Desde que começou a operar, em 2021, o KALEA já movimentou mais de R$ 67 milhões de propostas de crédito.O Kalea atende desde microempreendedores individuais (MEIs), porém tem seu foco direcionado para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

 
 



CMR Surgical expande a presença do robô cirúrgico Versius na América Latina

A CMR Surgical (CMR), empresa global de robótica cirúrgica, anunciou hoje a introdução do Sistema Robótico Cirúrgico Versius® no Brasil, marcando o lançamento da CMR Surgical na América Latina (LatAm). O Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, Rede D’Or, em São Paulo, é o primeiro hospital do Brasil a adotar o Versius, que está sendo usado como parte de um programa de cirurgia robótica de múltiplas especialidades. Para apoiar o crescimento no Brasil e na região da América Latina, a CMR abriu seu primeiro escritório em São Paulo.

No Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, da Rede D’Or, o Versius está sendo usado em um grande número de casos nas áreas de ginecologia, urologia e cirurgia geral, incluindo cirurgias como prostatectomia, bypass gástrico, reparo de hérnia, histerectomia e colecistectomia. As plataformas cirúrgicas com auxílio robótico, como o Versius, proporcionam aos cirurgiões precisão e destreza para facilitar a execução de procedimentos cirúrgicos complexos por meio de cirurgias minimamente invasivas. A região da América Latina tem uma forte demanda por dispositivos digitalmente avançados de alta tecnologia e está realizando rápidos avanços na adoção da cirurgia robótica na prática clínica.

Bertrand Weil, Diretor de Desenvolvimento Comercial da CMR Surgical, disse: “Na CMR, estamos totalmente comprometidos em levar os benefícios da cirurgia minimamente invasiva a todos os que precisam dela. O Brasil é um país altamente avançado, com um crescimento significativo nas oportunidades para a robótica cirúrgica, o que o torna um cenário ideal para a introdução do Versius. Desde a aprovação regulatória pela Anvisa, concedida no final do ano passado, temos sido rápidos para atender à demanda pelo Versius, uma nova opção versátil para cirurgiões e hospitais que também beneficia os pacientes. Continuaremos impulsionando o crescimento da CMR no Brasil e ansiamos por expandir nosso alcance na América Latina construindo parcerias com interessados do setor de saúde para implementar avanços no cuidado cirúrgico de seus pacientes”.

Dr. Carlos Eduardo Domene, Diretor de Robótica da Rede D’Or, comentou: “Em um curto espaço de tempo, seu apoio nos possibilitou concluir uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos com o Versius, o que tem sido um grande benefício para a minha equipe. A versatilidade do sistema me permitiu executar cirurgias bariátricas complexas com precisão e facilidade. O tamanho pequeno e a modularidade do Versius nos permitem movimentar o sistema com facilidade entre salas de cirurgia de modo a obter um alto aproveitamento do sistema em nossa rotina diária, levando os benefícios da cirurgia robótica a um número maior de nossos pacientes”.

O Brasil é um mercado estrategicamente importante para a CMR, que fez um investimento significativo para estabelecer uma presença forte e expandir suas operações comerciais em toda a América Latina. A CMR espera ampliar rapidamente sua capacidade operacional e sua base de funcionários qualificados em todo o Brasil e na região da América Latina.

Mario Ferradosa, Diretor Comercial para a América Latina na CMR Surgical, disse: “O Brasil tem um sistema de saúde diversificado, com um desejo de inovar e grande apreciação pelas tecnologias avançadas. É fantástico ver que o Versius está sendo apresentado a cirurgiões importantes, que estão buscando um sistema robótico compacto que lhes possibilite realizar mais cirurgias minimamente invasivas e atingir suas metas. Criamos equipes de especialistas para responder rapidamente ao interesse dos prestadores de serviços de saúde e para prestar a nossos clientes os melhores serviços na categoria durante a introdução do Versius em suas salas de cirurgia”.

A expansão da CMR na América Latina acontece após a aprovação regulatória do Versius pela Agência Regulatória de Saúde brasileira, a Anvisa. Outras instalações do Versius também estão em curso no Brasil e no Chile, onde se espera que os primeiros casos tenham início brevemente. Com o lançamento do Versius no Brasil e no Chile, a CMR tem planos de continuar aproveitando o impulso com lançamentos rápidos no mercado latino-americano para atender a demanda pela cirurgia robótica, que é uma categoria em rápido crescimento na região. A presença da CMR na América Latina soma-se à sua crescente presença global nos mercados de toda a Europa, do Oriente Médio, Ásia e Austrália, onde o Versius está sendo usado para realizar procedimentos cirúrgicos em diversas especialidades, incluindo ginecologia, cirurgia colorretal, cirurgia torácica, cirurgia geral e urologia.

O sistema robótico cirúrgico Versius

O Versius® redimensiona as expectativas da cirurgia robótica e encaixa-se em praticamente qualquer sala de cirurgia, integrando-se perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes, aumentando a probabilidade de cirurgia robótica minimamente invasiva. A concepção portátil e modular de Versius permite ao cirurgião utilizar apenas o número de braços necessários para um determinado procedimento.

Através de biomimética do braço humano, Versius oferece aos cirurgiões a possibilidade de escolherem um posicionamento otimizado do acesso, além da destreza e precisão de pequenos instrumentos totalmente articulados. Com visão 3D HD, controle de instrumentos fácil de usar e uma escolha de posições de trabalho ergonômicas, o console aberto do cirurgião tem o potencial de reduzir o stress e a fadiga e permite uma comunicação clara com a equipe cirúrgica. Pensando laparoscopicamente e operando roboticamente com Versius, pacientes, cirurgiões e profissionais de saúde podem todos se beneficiarem do valor que a cirurgia robótica com minimamente invasiva traz.

Sendo muito mais do que um robô, o Versius capta dados significativos com seu amplo ecossistema digital para apoiar a aprendizagem contínua de um cirurgião. Por meio do aplicativo Versius Connect, Versius Trainer e do registro clínico CMR, Versius disponibiliza uma riqueza de conhecimentos para, em última análise, melhorar os cuidados cirúrgicos.

 



Estudo com idosos com Covid-19 avalia risco de insuficiência respiratória grave

Estudo1 brasileiro realizado por pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) avaliou a influência de doenças crônicas, comprometimento radiológico pulmonar e exames laboratoriais no risco de desenvolver insuficiência respiratória grave com necessidade de ventilação mecânica (intubação) e morte em idosos hospitalizados com Covid-19. A pesquisa, que acaba de ser publicada pelo jornal científico inglês BMC Geriatrics, contou com 201 pacientes com mais de 60 anos.   

O objetivo da pesquisa foi estudar quais são os fatores relacionados a uma pior evolução clínica entre os pacientes internados por Covid-19. Para isso, os pesquisadores acompanharam os participantes do estudo, já desde o momento da internação (estudo prospectivo) e avaliaram os desfechos de insuficiência respiratória grave com necessidade de ventilação mecânica e mortalidade.

“Os resultados apontam que, dentre todos os fatores analisados, os níveis de vitamina D no sangue menores que 40ng/mL, anemia (hemoglobina menor que 12g/mL), proteína C-reativa (um marcador de inflamação) maior que 80ng/mL e comprometimento pulmonar maior que 50% na tomografia computadorizada foram preditores importantes e independentes para insuficiência respiratória grave e ventilação mecânica”, explica um dos autores da pesquisa, Alberto Frisoli Junior, médico geriatra do Einstein e professor da UNIFESP.

Por outro lado, os fatores preditivos de morte foram a presença de fibrilação atrial (um tipo específico de arritmia cardíaca), história de câncer e o aumento de uma das principais substâncias inflamatórias relacionadas à Covid-19, a interleucina 6. A anemia também foi preditora de morte, mas de forma menos intensa que os demais.

Dentre os participantes, 16,9% evoluíram para insuficiência respiratória com necessidade de ventilação mecânica. “Em contrapartida, o estudo demonstrou que níveis maiores que 40 ng/mL de vitamina D no organismo apresentam seis vezes menos chance de o paciente ser intubado”, esclarece Frisoli. Ainda não se sabe o motivo de isso acontecer, mas há evidências de que a vitamina D tenha um papel relevante para a imunidade, auxiliando no funcionamento adequado do sistema imunológico.

Metodologia

Este estudo apresentou uma metodologia diferenciada por analisar as variáveis relacionadas à gravidade de casos de Covid-19 por meio de acompanhamento médico criterioso. A pesquisa foi realizada em caráter prospectivo, em que pacientes minuciosamente selecionados são acompanhados desde a internação.

Os dados de doenças crônicas, tomografia do pulmão e exames laboratoriais foram coletados nas primeiras 48h de internação e avaliados de forma independente para garantir que esses fatores possam interferir no desfecho clínico. 

O estudo foi financiado pela farmacêutica Hypera Pharma, que não fez qualquer apontamento no desenvolvimento.

Referência:

1Chronic diseases, chest computed tomography, and laboratory tests as predictors of severe respiratory failure and death in elderly Brazilian patients hospitalized with COVID-19: a prospective cohort study. BMC Geriatrics



Como mitigar o aumento global de ransomware que tem um crescimento anual de 14%

A Check Point Software tem pautado o desenvolvimento de suas soluções com base em sua nova visão estratégica desde o início deste ano e, principalmente, em resposta à nova era pós-COVID e à crescente dependência da rede e da nuvem. Isto porque o nível de sofisticação das ameaças da geração 5 (Gen V) continua a aumentar: ataques à cadeia de suprimentos, ameaças de ransomware que podem derrubar uma pequena empresa, um hospital inteiro e, até mesmo, a infraestrutura de um país, trazendo ainda mais desafios às organizações.

O cenário de ataques e ameaças cibernéticas, hoje, nos apresenta um aumento sem precedentes de ransomware. Em vista disso, a Check Point Software chama a atenção para o crescimento de 14% ano a ano, até agora em 2022, em ataques de ransomware globalmente, com uma em cada 60 organizações no mundo sendo afetada por este tipo de ataque semanalmente, além do custo do ransomware representar sete vezes mais o valor do resgate pago.

Em termos regionais, esses números de quantidade de ataques de todos os tipos, incluindo ransomware, são igualmente vultosos. No Relatório de Inteligência de Ameaças da Check Point Software sobre regiões geográficas, uma organização na América Latina está sendo atacada ( ameaças em geral) em média 1.586 vezes por semana nos últimos seis meses, em comparação com 1.116 ataques por organização em todo o mundo. No caso do Brasil, uma organização está sendo atacada em média 1.510 vezes por semana nos últimos seis meses, em comparação com 1.096 ataques por organização globalmente.

“Os ataques cibernéticos prosseguem crescendo a um ritmo alarmante, em volume, em sofisticação e impacto. Nesta era de crimes cibernéticos excessivos, a necessidade de proteger as organizações contra os ataques avançados é mais importante do que nunca. As empresas devem usar tecnologias pioneiras para se manterem protegidas desse cenário, devendo priorizar a prevenção para combaterem as ações dos cibercriminosos”, destaca Eduardo Gonçalves, country manager da Check Point Software Brasil.

À medida que governos e empresas de todo o mundo continuam navegando nas águas desconhecidas de uma pandemia global, o chamado “novo normal” ainda parece muito distante. Os esforços de transformação digital aceleraram drasticamente os planos das organizações que, de imediato, adotaram o trabalho híbrido e remoto, contudo, as mesmas questões de maturidade de segurança que atormentaram muitas empresas em 2020 persistem neste ano.

Um novo capítulo no ecossistema de ransomware

E um dos principais tormentos às organizações tem sido o ransomware. Nos últimos cinco anos, as operações de ransomware percorreram um longo caminho de e-mails aleatórios para negócios multimilionários, realizando ataques direcionados e sofisticados que afetam empresas de todos os setores.

As modalidades de trabalho remoto e híbrido com a adoção acelerada da nuvem abriram novas oportunidades para os atacantes explorarem. Com o nível de sofisticação aumentada, há novas tendências como Ransomware-as-a-Service ou dupla e até tripla extorsão. Os cibercriminosos ameaçam publicar informações privadas para dupla extorsão e exigir resgate não apenas da própria organização infectada, mas também de seus clientes, parceiros e fornecedores, no formato de tripla extorsão.

Neste sentido, a Check Point Research (CPR) observou que grupos de ameaças em todo o mundo aproveitam-se de conflitos atuais e estão usando documentos com temas russos e ucranianos para disseminar malware e atrair vítimas para espionagem cibernética.

Dependendo dos alvos e da região, os cibercriminosos estão usando iscas que vão desde textos com aparência oficial até artigos de notícias e anúncios de emprego. Os pesquisadores da CPR acreditam que a motivação dessas campanhas é a espionagem cibernética, cujo objetivo é roubar informações confidenciais de governos, bancos e empresas de energia. Os atacantes e suas vítimas não estão concentrados em uma única região, mas estão espalhados por todo o mundo, principalmente América Latina, Oriente Médio e Ásia.

É nessa “brecha de oportunidade” que cibercriminosos, como o grupo russo de ransomware Conti, deslancharam em suas investidas. Somando-se à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o Conti ameaçou derrubar o governo recém-eleito da Costa Rica com um ataque cibernético e aumentou sua demanda de resgate para US$ 20 milhões por uma chave de descriptografia para desbloquear sistemas.

A partir desses ataques, o grupo Conti tem elevado a tripla extorsão a um novo patamar, tentando intervir nos assuntos internos de um país soberano. Essa ação provavelmente começou como um evento de ataque de ransomware tático regular, mas rapidamente evoluiu para um novo tipo de evento que tem consequências financeiras e geopolíticas significativas.

O Peru é uma outra vítima da extorsão do país pelo grupo Conti. A fase pública do ataque de extorsão contra o Peru começou em 7 de maio e atualmente está focada em duas entidades governamentais importantes: o Ministério da Fazenda e a Direção Geral de Inteligência. A extorsão contra o Peru é um evento em andamento e atualmente está em estágios muito anteriores àqueles contra a Costa Rica.

“Esses recentes ataques massivos de ransomware na Costa Rica e no Peru, realizados pelo grupo de ransomware Conti, nos mostram que seus ataques estão alinhados com o que temos dito há algum tempo: os ataques de ransomware de dupla e tripla extorsão se intensificam a ponto de os países ficarem paralisados. Governos e empresas simplesmente não podem mais se contentar com menos, devendo optar por soluções de cibersegurança que os protejam por completo em relação aos múltiplos vetores de ataque”, explica Gonçalves.



Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema árabe

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema árabe com o filme “Belém, Zona de Conflito”, ganhador de nove prêmios internacionais

O Núcleo de Cultura Árabe do Esporte Clube Sírio promoverá uma sessão de cinema árabe gratuita com a exibição do filme “Belém, Zona de Conflito”, do diretor israelense Yuval Adler, neste sábado, 28 de maio, às 16h, na Sala Palmira.

Premiado em 9 festivais internacionais de cinema, o filme conta a história de Sanfur (Shhadi Maryee) filho mais novo de um militante palestino. Recrutado aos 15 anos por Razi (Tsahi Halevi), um oficial do serviço secreto israelense, ele se torna informante. Dois anos depois, ambos criaram um forte laço de afeição um pelo outro, tornando-se muito próximos. Sendo assim, o menino tenta conciliar as obrigações com sua rotina em família, vivendo uma vida dupla. A situação se complica, porém, quando os israelenses descobrem o envolvimento do irmão de Sanfur em práticas terroristas.

1h 39min / Drama, Suspense

Direção: Yuval Adler

Roteiro Yuval Adler

Elenco: Shadi Mar’i, Tsahi Halevi, Hitham Omari

Título original Bethlehem

14 anos

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=46fDfZx1eDI

Serviço:

O quê: Sessão de cinema árabe gratuita – “Belém, Zona de Conflito”

Quando: 28 de maio, sábado, às 16h

Onde: Sala Palmira – Avenida Indianópolis, nº 1192, bairro Planalto Paulista – São Paulo – SP

Quanto: grátis

Site

https://www.sirio.org.br/



Parque das Neblinas registra novos flagras do bioma local com interações curiosas

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano e responsável pela gestão do Parque das Neblinas – reserva ambiental da empresa –, registrou novas imagens por meio das câmeras trap instaladas na área: em um dos vídeos, é possível observar a onça-parda (Puma concolor) andando enquanto um morcego voa em direção à câmera. Colaboradores da reserva e parceiros do Instituto não encontraram explicação para esse comportamento. Não há histórico de registros parecidos feitos pelos equipamentos do Parque.

A suçuruana, como também é chamada a onça-parda, é classificada como Vulnerável (VU): apesar de estar presente em todos os biomas, sua população encontra-se bastante reduzida. Um fato curioso é que, diferentemente de outros grandes felinos, ela não esturra e nem urra: a vocalização se parece mais com um miado.

As câmeras também flagraram uma jaguatirica (Leopardus pardalis) marcando território, uma onça-parda vocalizando e um gato-mourisco (Puma yagouaroundi) – espécie de difícil registro. Imagens como essas reforçam que os trabalhos de regeneração e conservação desenvolvidos na área proporcionam as condições necessárias para o abrigo e reprodução da fauna da Mata Atlântica.

As câmeras trap, instaladas e manuseadas pela própria equipe de guarda-parques do Instituto, já captaram diversos animais – como, por exemplo, a anta, o veado, a irara e o cateto – e são um importante recurso para o registro e monitoramento da biodiversidade no Parque, além de contribuir com ações de fiscalização e conservação da área.

“Estes registros são indicadores importantes para nós. Proteger a biodiversidade e contribuir para sua conservação é um dos objetivos do Ecofuturo, que atua em parceria com a Suzano e com instituições de ensino para fortalecer o conhecimento sobre as espécies na reserva e apoiar o desenvolvimento de pesquisas”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Ecofuturo.

Com 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque das Neblinas, localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), já registrou 1.265 espécies na reserva, sendo quatro novas para a ciência e cerca de 26 com algum grau de ameaça.

Mais informações sobre os flagras aqui.

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. 

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano   

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8949



Complexos multiúso viram tendência com foco em conveniência

Empreendimentos multiuso são aqueles que mesclam torres residenciais, comerciais, escolas, centros médicos e hotel com serviços, alimentação e entretenimento. Cada vez mais comuns no Brasil, eles ganharam força nos últimos anos.

Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), 28% dos shoppings em operação no país integram um complexo multiuso.

Na maioria das vezes, para chegar a um desses complexos multiuso, basta apenas pegar um elevador e descer do apartamento até o cinema, praça de alimentação ou academia, por exemplo.

Um exemplo mais recente deste tipo de empreendimento é o The Spot One, prédio que será conectado ao Balneário Shopping na Cidade de Camboriú, Santa Catarina, com entrada exclusiva para o mall. O Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, é outro caso semelhante e está conectado a edifícios residenciais.

“Entre os motivos para o crescimento desta tendência estão fenômenos como o home office, a busca por conveniência, a valorização da proximidade e a necessidade crescente dos shoppings de gerar fluxo recorrente”, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls, que também faz a concepção e gestão desses empreendimentos.

“Em 2016, apenas 16% dessas áreas em shoppings contavam com condomínios residenciais – a maioria era ancorada por prédios comerciais”, explica Saad, que também preside a Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

“Porém, no final do ano passado, residências já faziam parte de 25% dos complexos de uso misto”, complementa o executivo, cuja empresa também concebeu e administra o empreendimento multiuso Villa Multimall, na cidade paulista de Santa Bárbara d’Oeste.

Essa parceria entre condomínios e shopping centers tem sido apoiada por várias empresas da área. Exemplos são Multiplan, Iguatemi, Helbor e BrMalls, entre tantas outras.

Os strip malls também têm investido neste modelo de negócio, com alguns projetos já inaugurados e outros em desenvolvimento. “Além da conveniência para os frequentadores, este modelo permite equacionar os elevados custos dos terrenos, com o maior aproveitamento do potencial construtivo através das torres dentro do mesmo projeto”, completa Saad.



Mercado de PABX em nuvem cresce após pandemia

Nos últimos dois anos, com a chegada da pandemia de Covid-19, o mundo teve que se adaptar para que, mesmo de casa, diversos fatores seguissem funcionando adequadamente. Dessa maneira, muitas empresas optaram pelo serviço de PABX em nuvem, garantindo que o atendimento aos seus clientes seguisse normalmente, através da utilização de smartphones ou computadores.

Para Cristiano Ikari, CEO da IUNGO, empresa de telefonia que atua no mercado de PABX em nuvem há mais de 4 anos, esse período de pandemia acelerou o processo de mudança do PABX comum para o virtual: “Até meados de junho de 2020, a maioria das empresas que nos procuravam, optavam por utilizar o ramal do PABX virtual através de um Telefone IP de mesa. Mas, a partir do segundo semestre daquele ano, esse índice foi completamente modificado”, destaca.

O CEO conta que ao final do ano passado, a grande maioria de sua cartela de clientes optou pela mobilidade: “Em dezembro de 2021, 86% dos nossos clientes eram formados por soluções de aplicativo”.

Já com a distribuição da vacina contra a Covid-19, houve a flexibilidade em relação aos protocolos de segurança, assim, muitas empresas migraram para a jornada híbrida de trabalho, ou seja, os colaboradores puderam atuar de maneira remota e/ou presencial.

Essa transição não diminuiu drasticamente a procura por ramais mobilidade. Cristiano afirma que do final de 2021 para os dias atuais, houve apenas uma pequena mudança em sua empresa: “Hoje nossa solução é composta 75% em mobilidade e 25% em telefones de mesa. Esse novo índice se dá pelo fato de a jornada híbrida de trabalho estar crescendo nos últimos meses”, conclui.

Cabe ressaltar que essa maneira encontrada pelas organizações ao longo dos últimos anos, também acabou gerando uma economia para os usuários de PABX em nuvem, uma vez que o serviço evitou gastos com manutenção e reduziu o consumo de eletricidade, quando comparado com um sistema de PABX local.

Para mais informações, basta acessar https://www.iungo.cloud



Centro de Beleza lança linha para terapia capilar vegana

Estudos apontam várias mudanças tecnológicas na área de beleza, onde as pessoas têm se importado mais com a sustentabilidade e o bem-estar coletivo e individual. Prova disso é que os cosméticos veganos e livres de componentes tóxicos têm sido constantemente procurados pelo público. Uma pesquisa da Grand View Research indica que o mercado global de cosméticos veganos deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, uma taxa de crescimento anual de 6,3%.

Atenta a essa transformação, o L’eclat Centro de Beleza, espaço que conta com um mix de serviços que englobam toda a área de estética e beleza, lançou no dia 16 de maio a Mon Moi (em português “Meu Eu”), uma linha para terapia capilar vegana.

Tayza de Souza Desideri, representante da marca Mon Moi, explica que depois de um período tão desgastante para todos, o que acabou acarretando diversas patologias no couro cabeludo, é essencial contar com a terapia capilar aliada a cosméticos. “A terapia evita e retarda males como a alopecia, tricotilomania, caspas ou seborreia entre outras disfunções ligadas à desidratação, ressecamento, má formação e falta de crescimento dos fios. Por isso, estamos promovendo o lançamento da Mon Moi, que dispõe de óleos essenciais, shampoo, condicionador, máscara, leave in, dentre outros produtos que possuem o objetivo de melhorar a saúde capilar”.

Além da preocupação com a saúde e bem-estar, a marca preza pela sustentabilidade. Os produtos são embalados em potes e frascos da linha BIO que possuem em sua composição uma resina que colabora para uma decomposição mais rápida, uma vez descartados em ambientes propícios, passam por estágios de oxidação e biodegradação, o que possibilita a conversão de sua maior parte em H2O, CO2 e biomassa.

“Enquanto plásticos comuns levam décadas para se decompor, os potes oxibiodegradáveis levam cerca de dois anos neste processo”, finaliza Tayza.

O L’eclat Centro de Beleza, está localizado à rua Dr. Paulo Barra, 1506. Mais informações podem ser obtidas por meio dos perfis do Instagram @leclatcentrodebeleza e @monmoioficial ou pelo telefone (16) 99163-3661.



Retomada do turismo aumenta a procura por seguro-viagem

Programar uma viagem para outro país requer uma série de cuidados e precauções, afinal, a pessoa irá visitar uma outra região que muitas vezes é completamente diferente do seu país de origem e qualquer imprevisto precisa ser calculado para não se tornar uma dor de cabeça que trará prejuízos financeiros e até físicos.

Contrair uma doença, ter a bagagem extraviada, acidentes que requerem cuidados médicos e até uma urgência odontológica são alguns dos eventos inesperados que podem acontecer com uma família estando a milhares de quilômetros de casa.

Após dois anos de fronteiras fechadas e a evolução das campanhas de imunização pelo mundo, o setor de turismo está aquecido e alcançou em janeiro de 2022 um crescimento de mais de 130% em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

E um sinal que tem mostrado que os viajantes estão mais atentos à segurança é o aumento nas contratações do seguro-viagem. Apenas nos dois primeiros meses do ano foram mais de R$ 111 milhões de contratações, superando até mesmo o patamar pré-pandemia, segundo dados da Susep.

“Por causa da Covid-19 muitos países nos quais antes não era obrigatório o seguro-viagem, passaram a exigir o serviço. Além disso, o risco de contrair a doença estando em outro país é muito perigoso. Apenas uma consulta médica nos Estados Unidos, por exemplo, pode custar US$ 500 para o viajante, sem contar possíveis exames, internações, etc.”, explicou o especialista em seguros Vamberto Ribeiro, diretor de marketing da franquia de corretora de seguros Grupo F&A.

Brasileiros que queiram visitar países da América Latina, como Cuba, Equador e Venezuela, e destinos famosos na Europa, como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Suíça, precisam contratar o seguro.

Coberturas básicas ofertadas pelas operadoras companhias:

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas: garante a indenização das despesas devido a acidente pessoal ou doença súbita.

• Translado médico: garante indenização das despesas de remoção ou transferência até a clínica ou hospital mais próximo, por motivo de acidente pessoal ou enfermidade coberta.

• Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem: pagamento de indenização em caso de perda ou redução funcional definitiva, total ou parcial de determinados membros ou órgãos. Estão cobertos os acidentes pessoais ocorridos durante a viagem.

• Morte em viagem e translado do corpo: em caso de morte, garante indenização das despesas com a liberação e transporte do corpo do segurado do local da ocorrência até o local de sepultamento e aos beneficiários da apólice o valor contratado em caso de morte do segurado por acidente pessoal durante a viagem.

Além das coberturas básicas o viajante também pode adicionar coberturas extras, como:

• Extravio de bagagem: garante indenização no caso de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem.

• Despesas farmacêuticas: reembolso das despesas com medicamentos prescritos por médicos devido a acidente pessoal ou enfermidade.

• Assistência jurídica: reembolso das despesas com serviços de advocacia ocasionadas de forma criminal ou responsabilidade civil.

• Prorrogação de estadia: pagamento ou reembolso das despesas com as diárias de hotéis no caso de a equipe médica determinar necessidade de prolongar a estadia devido a acidente pessoal ou doença súbita.

“As seguradoras atualizaram suas apólices e agora realizam a cobertura também em caso de contrair Covid-19 em outra região, que é uma das principais preocupações atuais dos viajantes”, disse Vamberto. “Vale lembrar que o seguro-viagem não é válido apenas para itinerários internacionais, o serviço é extremamente importante também para trechos nacionais e garante os mesmos benefícios de uma viagem para o exterior”, finalizou o especialista da franquia de corretora de seguros Grupo F&A.



Filme “Contos do Amanhã” é indicado pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro

Após receber reconhecimento internacional unânime em diversos festivais no mundo todo, o longa de ficção científica Contos do Amanhã, do diretor Pedro de Lima Marques, se prepara para concorrer na categoria Efeitos Visuais. É que o filme foi indicado pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro nessa categoria, após colecionar 29 seleções em 12 países, incluindo o Boston Sci-fi Film Festival, um dos mais importantes eventos do gênero. O longa conquistou 16 premiações internacionais, seis delas correspondentes a melhor filme de sci-fi, além de melhor design de produção e melhores efeitos visuais.

Uma produção da Bactéria Filmes em colaboração com a Druzina Content, Contos do Amanhã também conta com a participação da Forno FX, companhia especializada em soluções criativas de pós-produção. Apenas cinco pessoas (Victoria Ketzer, Bruna Badalotti, Giulia Palermo, Rafael Duarte e Pedro de Lima Marques) aplicaram efeitos visuais em mais de 500 planos do filme, um número próximo ao de superproduções como Malasartes e o Duelo da Morte, o filme com o maior número de efeitos visuais no cinema brasileiro até hoje (700).

“Mais de 500 planos do filme tiveram retoques digitais. Como isso foi possível? Podemos sintetizar a resposta em dois vetores. Primeiro, com base na minha experiência com a Forno FX no âmbito dos efeitos visuais, eu pensei todo o filme de forma a criar efeitos que estivessem ao meu alcance, que eu saberia como executar, desde a concepção do roteiro. Segundo, formando uma equipe multidisciplinar, mais generalista e integrada, que pudesse colaborar em diferentes etapas da pós-produção”, comenta Pedro de Lima Marques, diretor do filme e sócio da Forno FX.

Aventura adolescente recheada de efeitos visuais e referências aos anos 1990, Contos do Amanhã, conta com um elenco de mais de 100 atores e figurantes – escolhidos em uma chamada pública que reuniu mais de 700 candidatos. O trabalho começou ainda em 2014, com filmagens em Porto Alegre, litoral e serra gaúcha. Toda a pós-produção foi feita no Brasil, por meio de um fundo de financiamento municipal local.

Contos do Amanhã teve a sua estreia em cinemas no final do ano passado e está disponível via Canal Brasil nas plataformas de streaming NOW, Oi Play e Vivo Play. A distribuição é da Europa Filmes, em colaboração com Araçá Filmes e Cavideo, com financiamento do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.

O Grande Prêmio de Cinema Brasileiro acontecerá presencialmente em agosto de 2022, no Rio de Janeiro.

Sinopse: Em 2165, o sequestro de Michele Medeiros (Daiane Oliveira) coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Para salvar a civilização será preciso contar com a ajuda de Jeferson (Bruno Barcelos), um adolescente que vive em 1999. Na véspera do bug do milênio, nos primórdios dos programas de compartilhamento de mp3 e com uma Internet muito lenta, Jeferson recebe áudios do futuro e precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade.

Festivais: Adbhooture Film Festival (India): Melhor Longa Sci-fi, ARTS x SDGS Online Festival (EUA), Atlanta Sci-Fi Film Festival (EUA), Bastalavista International Genre Film Festival (Alemanha), Berlin SciFi Film Festival (Alemanha), Boston Sci-fi Film Festival (EUA), Brooklyn SciFi Film Festival (EUA): Menção Honrosa, Deep Focus Film Festival (EUA): Menção Honrosa, Fantasnoia (Brasil), Fantastic and Terror Film Festival in Tàrrega – GALACTICAT (Espanha), Festival de Cine Independiente de Salto (Uruguai), Festival Internacional de Cinema de Gramado (Brasil), Filmóptico – International Art Visual and Film Festival (Espanha), International Short & Symbolic Art Film Festival (ISAFF) (Rússia): Melhores Efeitos Visuais, Los Angeles SciFi Film Festival (EUA): Melhor Longa Sci-fi/Fantasia, Madras Independent Film Festival (India): Melhor Diretor Estreante e Fotografia, Miami International Sci-Fi Film Festival (EUA): Melhor Ator (Bruno Barcelo) e Fotografia, MLC Awards (EUA): Melhor Longa de Aventura/Fantasia/VFX e Ator (Bruno Barcelos), Other Worlds Film Festival (EUA): Melhor Direção de Arte, Phenomena Fest (Brasil), PopCon (EUA): Melhor Longa Sci-fi/Fantasia, Richmond International Film Festival (EUA), SciFi Film Festival (Austrália), Sci-Fi, Terror and Fantasy Film Festival (Colômbia): Melhor Longa Sci-fi/Fantasia, Serbest International Film Festival (SIFF) (Moldávia), The Galactic Imaginarium Film Festival (Sci-Fi & Fantasy) (Romênia), The International Moving Film Festival (Irã): Melhores Efeitos Visuais e New York Sci-Fi Film Festival (EUA): Melhor Filme Longa-metragem de Ficção-Científica 



De volta ao presencial, grandes eventos chamam a atenção do público

Após quase dois anos em um ambiente completamente digital, os grandes eventos que colocaram a indústria dos jogos sob holofotes estão pouco a pouco retornando ao presencial.

Impulsionadas pela diminuição das restrições impostas como medida de segurança para conter os avanços do novo coronavírus, grandes feiras e convenções nacionais, e internacionais, iniciaram o ano de 2022 realizando eventos presenciais, mas sem diminuir a atenção e os cuidados referentes à segurança dos participantes.

No cenário nacional, eventos como o BiG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), a BGS (Brasil Game Show) e a CCXP (Comic Con Experience) anunciaram seu retorno ao formato presencial.

Rapidamente, as convenções ganharam a adesão dos fãs e empresas que marcam presença ano após ano nos centros de exposições da cidade de São Paulo. Logo grandes nomes e grandes marcas começaram a confirmar sua presença e atiçaram ainda mais o interesse do público.

Por outro lado, ao considerar eventos internacionais, cada vez mais as grandes conferências ligadas à indústria de jogos estão retornando, como é o caso da Gamescon, que acontece na cidade de Colônia, Alemanha, e da tradicional GDC (Game Developers Conference), que movimenta a região de São Francisco, na Califórnia.

Atraindo não somente o público local, mas também empresas de todos os lugares do mundo, estes eventos mostram como o presencial faz falta para o mundo dos negócios.

Recentemente, a Pagsmile, empresa focada na intermediação e facilitação de pagamentos, esteve presente em grandes eventos ao redor do mundo como a ICE London, realizada em Londres, e a própria GDC.

Para Victoria Valentim, gerente de marketing da Pagsmile Latam, o retorno ao presencial nos eventos foi fundamental para estreitar as relações de negócios.

“Mesmo sendo uma empresa profundamente relacionada com o mundo digital, e tendo conseguido manter um ótimo ritmo de crescimento durante a pandemia, foi fundamental podermos nos conectar de uma forma mais direta com nossos parceiros. Entender seus problemas do dia a dia e poder ter uma conversa franca sobre o cenário nos ajuda a evoluir as nossas soluções e a estreitar os relacionamentos que movem a Pagsmile”.

Desta forma, mesmo com a relevância e importância do digital, é possível notar que eventos presenciais ainda têm a capacidade de atrair e entreter o público tanto quanto no mundo pré-pandemia, sendo de grande impacto até mesmo para indústrias que já cresceram focadas no meio digital.



Precisamos falar sobre experiência personalizada no e-commerce

Por Luiz Alberto Gonzaga *

Uma pesquisa da Accenture, divulgada no final de 2021, mostra que empresas que se preocupam e investem em Customer Experience têm oito vezes mais chances de se manterem relevantes no mercado. No entanto, a mesma análise também contabilizou que apenas 8% dos clientes observam que há realmente uma boa experiência no contato com as empresas.

A experiência com uma marca começa desde o primeiro contato do cliente. Ao enviar uma mensagem de texto com uma dúvida, ligar para o SAC para fazer uma reclamação ou mesmo enviar um e-mail pedindo algum auxílio com um produto faz com que o consumidor já perceba, de imediato, qual tratamento a empresa tem reservado aos seus clientes.

Da mesma forma ocorre no online e, considerando a importância que o e-commerce tem agregado nos últimos anos, uma boa experiência digital também é fundamental para fidelizar o consumidor e ainda cuidar da reputação da marca.

Ainda sobre o e-commerce, é válido lembrar que com todos os atrativos do ambiente virtual, uma experiência única entre cliente e empresa é extremamente importante e exige observação, planejamento, estratégia e execução plena.

Na Acer, por exemplo, nosso diferencial na loja online é o atendimento personalizado. Isso porque, assim que o consumidor acessa a plataforma, uma janela é aberta na tela oferecendo ajuda ao cliente para a escolha do produto ideal. O grande destaque é que esse atendimento não ocorre de forma robotizada, mas sim com colaboradores que estão atentos às necessidades do dia a dia daquela pessoa, de maneira que podem indicar o produto mais adequado para o seu cotidiano.

Dados de mercado têm validado totalmente essa estratégia. Uma pesquisa da Opinion Box em parceira com a empresa de atendimento ao cliente Octadesk, divulgada no começo deste ano, indica que 78% dos consumidores acham um app de mensagens instantâneas específico mais fácil para conversar com empresas. Ou seja, aqui vemos uma inclinação do consumidor a querer um atendimento mais dinâmico e intuitivo. Por isso temos tido sucesso em nosso método de atendimento personalizado, mesmo online.

Como mostra o estudo da Accenture, não são todas as empresas que afirmam que o investimento em CX consegue alcançar êxito no plano, deixando o consumidor frustrado e muitas vezes insatisfeito. Diante disso, é preciso mapear os possíveis erros, discutir novos caminhos que coloquem a empresa de fato no centro da prática CX e conversar diretamente com o consumidor. Não é fácil, mas é como o velho ditado diz: a prática leva à perfeição.

* Luiz Alberto Gonzaga é Diretor de Serviços na Acer do Brasil

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Arquitetura urbana tem impacto direto no planejamento de cidades

A Arquitetura Social desempenha o papel de repensar o planejamento urbano das cidades priorizando as pessoas e estimulando o comprometimento com o que é considerado socialmente justo, culturalmente diverso, economicamente viável e de menor impacto ambiental. As soluções arquitetônicas e urbanísticas adotadas contemplam iniciativas de responsabilidade ambiental e social com propósito de resolver os principais desafios dos arquitetos e urbanistas para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável.

Dessa forma, as escolhas são pautadas considerando questões estéticas, funcionais e de segurança, mas também considerando a sustentabilidade como parte importante do processo de desenvolvimento urbano dos endereços. Fatores que contribuem na qualificação dos espaços urbanos, sejam públicos, privados, comerciais, residenciais ou de lazer. Exemplo de aplicação da Arquitetura Social, o Passeio Pedra Branca é um projeto urbanístico que aderiu ao modelo para buscar proporcionar bem-estar aos moradores, frequentadores e visitantes.

Localizado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), o endereço é um lugar de convivência, onde as pessoas podem morar, trabalhar, estudar e se divertir. Um bairro compacto e conectado, localizado no coração da Cidade Criativa Pedra Branca, o Passeio Pedra Branca, é uma referência do poder transformador da aplicação de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

O projeto ganhou os prêmios de Urbanismo da Bienal de Buenos Aires em 2007, do Financial Times de Londres em 2008, e o convite em 2009 pela Fundação Bill Clinton, para integrar o programa de Clima Positivo. Recriado a partir das premissas do Novo Urbanismo que tem como foco a promoção da “caminhabilidade”, a nova centralidade do bairro foi projetada com a consultoria do renomado escritório dinamarquês Gehl Architects, DPZ Latin America e Jardins e Afins Arquitetura Paisagística.

O Passeio Pedra Branca conta com 07 empreendimentos residenciais e comerciais para atender mais de 08 mil moradores e um público flutuante mensal de 100 mil, movimentando cerca de R$1 bilhão anuais pelas empresas do município. O planejamento do plano diretor visa comportar em 2025 cerca 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, gerando aproximadamente, 15 mil empregos.



Podcast – Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Avon completa cinco anos no Brasil com muita inovação

Neste Podcast conversei com Cesar Tadashi, diretor executivo de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento – da Avon América Latina e falamos, dentre outros assuntos, das complexidades que envolvem essa operação no Brasil.

Entre os diferenciais do laboratório brasileiro está a equipe de pesquisa e desenvolvimento local, que favorece a criação de produtos voltados para as preferências regionais, considerando fatores como a diversidade de peles, cabelos, regionalismos, preferências sensoriais, clima e rituais de beleza.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhes nas suas redes sociais.

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Empresas aceleraram transformação digital: para estudo, 87,5% estão no processo

Os negócios têm se tornado cada vez mais dependentes de soluções tecnológicas. Prova disso é que 87,5% das empresas brasileiras agilizaram seus projetos de transformação digital no primeiro ano da pandemia de Covid-19, de acordo com o “Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020”, da empresa estadunidense Dell.

De forma síncrona, mais da metade (54%) dos empreendedores digitais iniciaram as atividades há menos de um ano, conforme dados da pesquisa “Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020”, conduzida pela Spark Hero.

Para Daniel Franco, CTO na Interligados Soluções em Tecnologia – que atua com soluções em tecnologia e ferramentas para redução de custos -, os dados deixam claro que os negócios, novos ou consolidados, têm se tornado cada vez mais dependentes de soluções tecnológicas, e essa dependência é uma consequência da necessidade de escalabilidade, agilidade e economia que os negócios precisam para alcançar o crescimento almejado.

Pensando nisso, a Interligados auxilia startups com a criação de MVPs (Minimum Viable Product, na sigla em inglês – Produto Mínimo Viável, em português) que validam um negócio novo, até empresas de maior porte que precisam de mão de obra especializada ou soluções específicas para o crescimento e escalabilidade do negócio.

“A celeridade do mundo moderno faz com que empresas que não se atualizam e não modernizam seus processos fiquem para trás ou sejam substituídas por empresas e startups que possuem uma mentalidade de negócio mais moderna e enxergam as despesas com tecnologia como investimento”, articula.

Soluções tecnológicas podem orientar e impulsionar negócios

De acordo com Franco, empresas de tecnologia podem auxiliar com elementos, como design, estruturação, funcionalidades e necessidades do sistema, até o apoio que vai além do desenvolvimento, como a formação de um novo negócio. “A Interligados, por exemplo, já participou de diversos desenvolvimentos de MVPs. As startups, normalmente, não possuem uma equipe grande e, muitas vezes, possuem pouco conhecimento em tecnologias”. 

Em termos de viabilidade, prossegue, a empresa já chegou a recusar um projeto de aplicativo de pedido de comida por entender que o cliente precisava amadurecer a ideia para não investir seu dinheiro esperando retorno imediato, quando a realidade não seria essa. “Assim, empresas que entendem do mercado e que possam dar ideias e sugestões para que o MVP seja funcional e atenda à expectativa dos clientes são essenciais”.

Segundo o CTO na Interligados Soluções em Tecnologia, soluções tecnológicas são fundamentais para empresas de maior porte que precisam de mão de obra especializada ou soluções específicas para o crescimento e escalabilidade do negócio. “As empresas já consolidadas, normalmente buscam melhorias ou soluções específicas. Para isso, vale buscar o apoio de uma equipe qualificada, que trabalhe com empresas de grande porte”.

Neste cenário, prossegue ele, os arquitetos de software desempenham um papel importante, pois vão além da tecnologia e possuem um olhar geral sobre o sistema ou o negócio em si. Com isso, conseguem avaliar a melhor solução para determinado negócio, podendo ser desde integrações entre sistemas que as empresas já utilizam, até o desenvolvimento de um sistema próprio.

“A adesão a soluções tecnológicas oportuniza ajustes específicos e necessários para que o negócio consiga a agilidade, economia e escalabilidade que precisa, já que um sistema próprio é todo pensado para o cliente em questão”, afirma. “Por isso, o investimento em soluções tecnológicas pode determinar a assertividade de negócios de diferentes segmentos e portes”, conclui Franco.

Para mais informações, basta acessar: https://interligados.com.br/



Ferramentas de WFM são solução para empresas com trabalhadores essenciais

Quem gerencia um negócio sabe que os profissionais não são, exatamente, todos iguais. Os frontline workers (trabalhadores de linha de frente, em tradução livre), por exemplo, são as pessoas que, nas organizações, fruto da natureza das suas funções, têm como principal ambiente laboral o trabalho no exterior ou fora do contexto de escritório.

Pedro Pinto, Partner Sales Manager da SISQUAL® WFM explica que  “são um bom exemplo de frontline workers os colaboradores que efetuam a limpeza e manutenção dos espaços públicos e recolha de lixo, bem como em outras áreas, como a construção civil, organização de eventos e área comercial, entre outros”, detalha. “Existem, obviamente, colaboradores desta categoria em quase todas as verticais, e cada um com as suas nuances específicas”, complementa.

As áreas do varejo ou saúde, prossegue, têm também este conceito. “Embora possa ser efetuado em ambiente indoor, muitas tarefas têm de ser realizadas ciclicamente com recurso a mobilidade interna, e bastante flexibilidade, o que implica nem sempre estar nos mesmos locais de trabalho. A título de exemplo, podemos citar tarefas como reposição de estoques, trocas interdepartamentais e serviços a domicílio, entre outras”.

SISQUAL®WFM oferece vantagens na gestão de trabalhadores essenciais

Pedro Pinto destaca que, como todos os trabalhadores, os frontline workers necessitam ter qualidade de vida nos seus empregos e interações com as organizações com quem colaboram. “O principal objetivo de uma ferramenta de WFM é aumentar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das empresas, fornecendo soluções que permitam planear, otimizar ineficiências e dar visibilidade a toda a organização sobre a sua operação em qualquer momento, desde o colaborador de campo à chefia de topo”.

O especialista exemplifica que, para os frontline workers, ferramentas de gerenciamento de força de trabalho permitem a comunicação com chefias e departamentos de RH (Recursos Humanos) de forma ágil e efetiva. “Além disso, a solução centraliza a informação essencial em um único local, de modo simples, acompanha o colaborador em todas as fases do seu dia a dia, onde quer que esteja, e desmaterializa todos os processos referentes a pedidos de férias, ausências e justificações, entre outros”.

WFM pode indicar as próximas tendências para o segmento

O especialista afirma que, nos últimos anos, marcaram a tendência o trabalho remoto ou híbrido, que são realidades que vieram para ficar. “O que já existia relativamente a soluções tecnológicas para este segmento, por vezes, era muito específico ou fazia parte de uma abordagem quase experimental”, articula. “Atualmente, o que se nota é o alargamento e aperfeiçoamento destas soluções a setores e categorias profissionais que não tinham essa necessidade e que agora a consideram incontornável ou mesmo essencial”.

Para o profissional, empresas de WFM, em particular os setores de inovação e de desenvolvimento, devem manter o seu foco e esforço diário em evoluir e criar novas soluções. “Deste modo, estar atento à vanguarda das soluções de WFM é a melhor forma de responder aos diferentes mercados e à evolução da gestão do maior ativo de qualquer empresa, as pessoas”.

Ferramentas de WFM têm soluções diversas para frontline workers

De acordo com Pedro Pinto, ferramentas de WFM atendem especificamente às necessidades dos frontline workers, pois efetuam registros de assiduidade com atributos, inclusive, da mesma pessoa, associados a diferentes centros de custo, e registros de assiduidade associados a diferentes equipes ou projetos.

“Vale destacar que soluções de gerenciamento de força de trabalho também oportunizam a visualização de coordenadas GPS dos registros de assiduidade em serviços externos, a geração de relatórios sobre os diferentes registros, diferenciando o que é assiduidade (carga horária programada) e os registros mais granulares da localização ou equipe a que estão associados ao longo de um dia de trabalho”, diz.

Esta opção permite ao colaborador de campo a possibilidade de registrar tarefas externas planeadas e dar feedback do tempo real despendido em cada tarefa. “Além disso, permite, tanto à organização como à pessoa, validar se o planejamento está correto ou se é necessário ajustá-lo”, acrescenta. Alguns sistemas também oferecem a possibilidade de se comunicar prontamente com os frontline workers quando necessário. “Uma vez inseridas as principais competências e responsabilidades de cada colaborador, é possível, durante picos de produtividade, avisar da necessidade via app”.

Por meio dessas soluções, segundo o Partner Sales Manager da SISQUAL® WFM, os profissionais podem se candidatar a um determinado dia ou turno previamente identificado pela organização. “Neste caso, podem ser efetuadas trocas de turnos ou dias entre colegas, com aprovação imediata da chefia”, diz.

Por fim, Pinto sublinha que a tecnologia atualiza as alterações em tempo real, tornando estas e outras informações disponíveis no sistema de WFM – e os frontline workers são os principais beneficiários destas soluções. ”Ferramentas de gerenciamento de força de trabalho já possibilitam que as empresas consultem os horários e plano de trabalho de cada colaborador de modo simples e prático, o que é benéfico para todos”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/



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