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LG anuncia caixa de som gamer, a Ultragear Gaming Speaker

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 A LG anunciou sua primeira solução de som projetada especificamente para gamers. A caixa de som LG UltraGear Gaming Speaker (modelo GP9) é a companheira perfeita para quem gosta de jogar e quer ficar ainda mais imerso no jogo graças ao som tridimensional especialmente balanceado. Ela tem corpo compacto, design elegante e controles simples, sendo compatível com PCs e os consoles de jogos mais recentes (entre outras coisas).

O rápido crescimento do mercado de games faz crescer também a necessidade de equipamentos de som premium para jogos. Aproveitando a expertise em tecnologia de áudio, a primeira solução de som da família UltraGear da LG incorporou dicas reais de gamers durante todo o processo de desenvolvimento.

O resultado é um produto que oferece a possibilidade aos usuários de não utilizarem fones de ouvido, um componente importante da experiência de jogo e apontado pelos gamers como sendo até desconfortável para quem joga por muitas horas seguidas.

A nova caixa de som conta com a exclusiva tecnologia 3D Gaming Sound da LG que incorpora um algoritmo HRTF (função de transferência) concebido especialmente para adaptar o áudio ao gênero do jogo. Com isso, os gamers jogam ouvindo um áudio surround virtual incrivelmente detalhado e têm uma sensação realista de espaço, posição e direcionalidade – tudo isso, sem precisarem de fones de ouvido.

Usando essa mesma tecnologia, o speaker traz ainda o recurso Game Genre Optimizer com dois modos para o usuário customizar e combinar o áudio ao título que está jogando. O modo FPS permite que os fãs de jogos de tiro em primeira pessoa ouçam o mais sutil dos sons e reajam ainda mais rápido à aproximação furtiva de um inimigo. Já o modo RTS aumenta o realismo com um som verdadeiramente espacial que deixa os jogadores mais imersos do que nunca em sua estratégia em tempo real (RTS) favorita, corridas e outros jogos.

E, graças ao suporte para a tecnologia DTS Headphone:X, é possível oferecer som surround virtual 7.1 convincente caso o jogador queira utilizar headsets e fones de ouvido.

Ela ainda possui microfones integrados, que usam o exclusivo algoritmo de cancelamento de eco da LG que distingue a voz do jogador dos sons dos jogos e ruídos de fundo. Além disso, a caixa de som pode fazer as vezes da placa de som discreta que muitos jogadores de PC preferem. Com ela, os usuários podem baixar configurações de equalização calibradas profissionalmente por meio de um aplicativo complementar e compartilhar configurações de som personalizadas para jogos específicos com outros jogadores.

A caixa ainda possui as principais certificações de áudio disponíveis atualmente, como a certificação Hi-Res Audio e o Hi-Fi Quad DAC (ES9038PRO) integrado, tecnologia que só costuma estar disponível em equipamentos de áudio de última geração. Quando conectada a um PC, a caixa de som oferece todos os benefícios do Hi-Fi Quad DAC, ou seja, áudio de altíssima qualidade que torna cada jogo muito mais real.

Seu formato clean e tudo-em-um é agradável, seus botões de controle localizados na parte superior permitem que o microfone, o volume e o som sejam ajustados rapidamente. O dispositivo já vem com iluminação RGB customizável capaz de exibir 16,8 milhões de cores diferentes para criar um ambiente mais imersivo e aprimorar a experiência de jogo.

Ela oferece diversas opções de conectividade, como cabo óptico e USB-C, podendo ser conectado facilmente a PCs e consoles de jogos. Os usuários também têm a opção de conectá-la a laptops, tablets ou smartphones via Bluetooth para aproveitar a versatilidade e o desempenho enquanto ouvem música ou veem um vídeo.

Preço e disponibilidade
O produto já está à venda no site oficial da LG com o preço sugerido de R$3.999.

Para mais informações, acesse o site oficial da LG.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Mais de 60% das organizações contam com profissionais dedicados à inovação

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Maringá – PR 16/3/2022 – A Transformação Digital causada pela pandemia fez com que as empresas precisassem redefinir suas estratégias, incorporando a gestão da inovação. Com isso, ainda em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias, segundo pesquisa da IDC.

A crise mundial provocada pela pandemia da Covid-19 acelerou e até hoje continua acelerando a transformação digital. Uma recente pesquisa da IDC revela que o investimento em Transformação Digital seguirá crescendo a uma taxa anual de 15,5% até 2023. Com isso, ainda em 2022, 70% das empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais, resultando em novas respostas e soluções, especialmente para os negócios. 

Como consequência, faz-se necessário que as empresas redefinam suas estratégias, incorporando a gestão da inovação como elemento-chave, integrando as operações e o capital humano em processos digitais e vice-versa. A gestão de inovação permite que as organizações aperfeiçoem seus processos a partir de ideias inovadoras e entregue produtos e/ou serviços de forma otimizada, sem a necessidade de retrabalho. 

Desenvolver um modelo de inovação organizacional é, hoje, essencial para conquistar maior competitividade no mercado e gerar vantagem competitiva. O estudo deste ano realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), por meio da Mobilização Empresarial para a Inovação, demonstra que as empresas vêm entendendo e priorizando essa necessidade. Dados indicam que 61% das grandes organizações possuem pessoas dedicadas à inovação e 45% possuem orçamento – dois elementos que registram o ganho de comprometimento com a sistematização do processo.

Investimento em inovação por empresas da área de TI

De forma geral, inovar é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, mas quando é uma empresa que atua no segmento de tecnologia, a inovação deve se fazer ainda mais presente. Isso porque, essa área conta com uma forte variação das necessidades dos consumidores e os concorrentes costumam criar novos modelos de negócios e produtos alternativos com uma frequência maior. 

A transformação constante e o intenso crescimento do setor tecnológico pressionam as companhias para que criem novidades sem perder a qualidade adquirida com o passar do tempo. Para solucionar esse desafio, empresas têm investido na criação de laboratórios de inovação, que tem como principal objetivo gerar mudanças – sejam elas em forma de novos produtos, serviços, ferramentas e negócios ou mesmo reformulando processos. A partir dos laboratórios de inovação é possível apostar em projetos e obter agilidade no processo de aprovação e implementação das ideias, como é o caso do Speedlab.

Prêmio de Inovação reconhece negócios brasileiros 

Com intuito de apoiar as instituições nesse processo, premiações como o Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  incentiva e reconhece os esforços em inovação de empresas que atuam no Brasil. Nesse caso, além da premiação, todas as empresas vencedoras poderão indicar representantes para participarem do Master em Business Innovation (MBI) e, ainda, comparecerem a imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional. 

Para Jonathan Santos, Diretor de Mercado da TecnoSpeed – instituição vencedora da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Gestão de Inovação –  o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas brasileiras é muito importante. “O período da pandemia foi de grande superação e a inovação foi a chave para essa transformação. A empresa dobrou de tamanho nesses últimos dois anos e isso só foi possível porque a gestão da inovação garante vantagem competitiva no mercado”, finaliza. 

Website: https://tecno.dev/release-pni



Empresário lista passo a passo para começar um novo negócio

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16/3/2022 – Tenha sempre um mentor e especialista no assunto por perto, estude e dedique-se, seu negócio depende de vocêSebrae aponta que 3,9 milhões de novas empresas foram abertas em 2021; advogado detalha orientações importantes para os brasileiros que buscam empreender

O empreendedorismo brasileiro avançou em plena pandemia de Covid-19. É o que mostra um levantamento conduzido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados da Receita Federal, que demonstra a adição de 3,9 milhões de novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) em 2021.

O número representa um recorde, com um acréscimo de 19,8% em relação a 2020, quando 3,3 milhões de empreendedores se formalizaram. Já em comparação a 2018, o crescimento é de 53,9%, ano em que surgiram 2,5 milhões de micro e pequenas empresas.

Para o Dr. Felicio Valarelli, especialista em economia e desenvolvimento empresarial -, os números mostram que os brasileiros têm iniciativa para empreender mesmo frente às adversidades de uma crise sanitária. Entretanto, para tornar uma ideia em um negócio, é necessário seguir princípios.

“Talvez você já tenha tido uma ideia mirabolante e até comentou com os amigos, mas isso não é nada sem implementar ações. E implementar ações depende de estruturação, ordem, uma espécie de passo a passo”, afirma. “É necessário ter uma clareza do objetivo desta ação, que pode ser um novo segmento, aprimoramento de algo que já existe ou construir um novo negócio”.

Neste ponto, segundo Valarelli, para iniciar uma carreira de empreendedor, além de know-how, formações e capital de giro, é preciso entender que todos os dias é necessário recomeçar, seja para bater uma meta, mudar uma estratégia ou ouvir uma crítica construtiva e seguir em frente.

“É necessário descobrir o seu objetivo e público-alvo. Sua ideia precisa ter um diferencial do mercado em qual vai atuar, aquela história de qualidade e preço justo não comovem mais os concorrentes, é preciso ir além”, pontua. “Por isso, mergulhe no mundo da sua empresa, detenha todo o conhecimento, ao ponto que todos se sintam seguros em lhe escolher, e questione se você compraria ou seria seu próprio cliente”.

Para o advogado, o empreendedor precisa ser focado e buscar a renovação a cada manhã. “Acorde como se todo dia fosse a inauguração. Tenha aliados que não lhe deixem na mão, sejam funcionários, fornecedores e, até mesmo, clientes, que irão espalhar seu negócio no marketing ‘boca a boca – um dos mais eficientes até os dias de hoje”.

Ainda na visão de Valarelli, desenhar o plano de ação vai além de ter uma ideia, executar e finalizar: uma empresa precisa montar sua estrutura para se manter firme, empreendendo renovações e ajustes com atualizações globais.

Passo a passo para empreender

Para a maior parte das pessoas, apesar de ser um sonho, começar um novo negócio representa um desafio quase intransponível, afirma o fundador da Valarelli Advogados e Associados.

“Mesmo diante dos entraves iniciais, inerentes a qualquer empresa, é possível começar um negócio do zero e obter sucesso, seguindo orientações importantes”, afirma. Para facilitar, a reportagem organizou o passo a passo proposto por Valarelli nos tópicos a seguir:

  1. Defina seus objetivos;
  2. Estabeleça metas atingíveis e lute por elas todos os dias;
  3. Liste suas tarefas e ações diárias;
  4. Determine prazos e cumpra-os;
  5. Desmembre tarefas e delegue ao grupo – assim ninguém fica desmotivado e sobrecarregado. Se você trabalha sozinho, elimine ponto a ponto e vá riscando sua lista;
  6. Tenha um cronograma claro, seja organizado e use ferramentas disponíveis
  7. para isso;
  8. Considere situações de risco e tenha um plano para caso algo dê errado;
  9. Acompanhe seu negócio, ninguém vai fazer tão bem como você.

Além da parte teórica do negócio, para Valarelli, toda pessoa que tem uma ideia é um ser humano, com princípios e valores que devem ser, sim, preservados e aplicados para que a empresa carregue sua essência.

“O produto humanizado tem mais chances de se colocar no lugar do outro e crescer. Pessoas trabalham, vendem e atendem outras pessoas. Neste momento, a missão, visão e valores são extremamente importantes. Tenha sempre um mentor e especialista no assunto por perto, estude e dedique-se, seu negócio depende de você”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vaadv.com.br/

Website: https://www.vaadv.com.br/



Maioria dos brasileiros vê vantagens em IA, mostra estudo

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16/3/2022 – A IA permite uma gestão e comunicação conectada, integrada e disponível em qualquer lugar e em qualquer plataformaAnálise da Ipsos investiga relação dos brasileiros com Inteligência Artificial; para especialista, ferramentas de WFM devem utilizar IA para acompanhar o futuro do trabalho

Mais da metade dos brasileiros (57%) acredita que serviços e produtos que usam IA (Inteligência Artificial) trazem mais vantagens do que desvantagens. É o que demonstra um estudo realizado pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, que entrevistou 19.504 adultos de forma remota, com idades entre 16 e 74 anos, de 28 países, entre eles o Brasil, entre os dias 19 de novembro e 3 de dezembro de 2021.

De acordo com o índice, o nível de confiança dos brasileiros em IA está à frente de cidadãos de países como a França (31%), Canadá (32%) e Holanda (33%). A pesquisa mostra que, na opinião de 51% dos participantes, produtos e serviços que utilizam IA desempenharam um papel importante para suas vidas nos últimos cinco anos. Para 61%, a modalidade deve gerar mudanças significativas nos próximos cinco anos, enquanto, para 65% dos entrevistados, o uso de IA torna a vida cotidiana mais fácil. 

Adelino Silva, Development Support Manager da SISQUAL WFM – , empresa de tecnologia e desenvolvimento de software de gerenciamento de força de trabalho -, observa que a confiança dos brasileiros em IA se deve ao fato de que, para além da esfera corporativa, as inovações estão presentes no dia a dia de grande parte das pessoas, seja a nível pessoal ou profissional.

“Quando fazemos uma pesquisa no Google, ou quando colocamos um destino no GPS, a IA já está incluída nessas soluções para nos ajudar. Estamos em uma era de muita informação. Por isso, para continuar a ter um papel relevante juntos aos seus clientes, as soluções tecnológicas não têm alternativa senão seguir esse caminho”, afirma.

Para o especialista, a IA não se limita a gigantes tecnológicos, mas consiste em uma transformação universal, na qual todos aqueles que querem continuar a existir deverão investir. “Com a quantidade de informação que, diariamente, gestores e colaboradores necessitam lidar, começa a ser humanamente impossível a tomada de decisões fundamentadas sem o apoio da IA. Empresas que iniciaram esse caminho há algum tempo já veem o resultado positivo da decisão”.

Ferramentas de WFM apostam em IA

De acordo com Adelino Silva, as soluções de WFM, já há algum tempo que têm investido na incorporação da Inteligência Artificial como forma de ajudar e apoiar na tomada de decisão. Sendo um domínio aplicacional complexo, como é o da gestão de pessoas, o universo aplicacional do WFM tem muito a ganhar com a adoção da IA.

“Como exemplo comparativo, podemos pensar no domínio da automação industrial, onde planejar o processo fabril necessita de menos variáveis tornando o seu planeamento menos

complexo. Se falamos de uma linha de produção com máquinas e robôs que podem operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, podemos resumir o planeamento à gestão dos processos de controle do fluxo de matérias-primas para manter a linha de produção em pleno funcionamento e gerir o plano de manutenção da linha de produção”, explica.

Por outro lado, continua, quando se fala da gestão de pessoas em uma organização, o cenário muda radicalmente, pois é preciso lidar com um número de variáveis muito superior. “Gerir pessoas não é apenas resolver uma equação entre disponibilidade versus necessidade: é muito mais, como gerir os limites impostos pelas leis laborais e o equilíbrio necessário entre a vida profissional e pessoal de cada colaborador, garantindo que o planejamento das atividades de cada pessoa não irá  impactar no produto ou serviço oferecido ao cliente, entre outros pontos”.

Ainda segundo o Development Support Manager da SISQUAL WFM, os processos de Inteligência Artificial aplicados em ferramentas de WFM ajudam a planear escalas de trabalho e dispensam o risco de ultrapassar os limites legais na gestão do trabalho.

Tendências de IA acompanham o futuro do trabalho

“Hoje vivemos em um mundo conectado e, por força da pandemia, a necessidade de mobilidade e conectividade aumentou e acelerou”, afirma o especialista. “Por este motivo, a gestão do trabalho vem sofrendo mudanças radicais, o que faz com que as soluções tecnológicas acompanhem essa evolução”.

O trabalho em regime híbrido, que combina as modalidades presencial e remota, ou apenas a distância, leva ao aumento da complexidade da gestão da força de trabalho, analisa Adelino Silva. “Hoje, a força de trabalho pode estar geograficamente dispersa em vários pontos do planeta, com diferentes fusos horários, legislações laborais, culturas, idiomas distintos e níveis de qualificação diferenciados”, expõe. “Neste cenário, a gestão do aumento da complexidade torna-se possível graças à aplicação da IA nas soluções tecnológicas”.

Para concluir, ele destaca que uma solução de WFM possibilita, entre outras inovações, que os colaboradores venham a escolher os horários que preferem para equilibrar a vida profissional e pessoal e avaliar o nível de execução das tarefas planeadas e associadas a cada colaborador de forma objetiva. “Além de tudo, a IA permite uma gestão e comunicação conectada, integrada e disponível em qualquer lugar e em qualquer plataforma, o que está alinhado com as perspectivas para um futuro com liberdade e tecnologia”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/

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WFM facilita a gestão de Recursos Humanos, diz especialista

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16/3/2022 – Cada vez faz menos sentido manter processos manuais nos RH, pois estes acarretam maior mão de obra e menos segurançaA ansiedade foi um entrave para profissionais de gestão de pessoas durante a pandemia; para especialista, ferramenta de WFM é alternativa frente às novas diretrizes para os RH

Na esteira das mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19, profissionais de empresas de diversos setores do Brasil tiveram que lidar com novas dinâmicas de trabalho, como o home office. Para além do impacto sentido pela maioria dos colaboradores, um estudo da consultoria Mercer Brasil, que investigou efeitos da crise sanitária na jornada de quem trabalha com RH (Recursos Humanos), demonstrou que os profissionais responsáveis pela gestão da força de trabalho também não saíram ilesos à fase mais crítica da pandemia.

Segundo a pesquisa, 64% dos colaboradores que atuam com gestão de pessoas tiveram dificuldade para lidar com a ansiedade. O levantamento “Profissional do RH” identificou que 47% desses funcionários confessaram que não conseguiriam lidar com a ansiedade, 10% afirmaram que foi muito difícil conviver com o transtorno, e 7% contaram que tiveram que buscar ajuda para lidar com o alto grau de dificuldade.

Na perspectiva de Kaleb Costa, Project Manager da SISQUAL WFM, empresa de tecnologia e desenvolvimento de software de gerenciamento de força de trabalho, os desafios enfrentados pelos profissionais fazem parte das chamadas “novas diretrizes para os RH”. Neste contexto, entram em cena inovações como ferramentas de WFM, orientadas para a otimização da força de trabalho, que podem auxiliar o departamento de RH diante de suas novas demandas.

“Entre os principais resultados obtidos pela implementação de uma ferramenta de WFM no Brasil, a inovação oportuniza a redução de horas extras e banco de horas, assim como a baixa significativa em processos trabalhistas e melhoria da qualidade de vida do empregado”, afirma.

Além disso, acrescenta, a tecnologia promove a redução nos custos de adicional noturno, automação de processos manuais e diminuição no gasto das horas mensais com fechamento de ponto, “o que pode trazer mais tranquilidade para quem atua com gestão de funcionários e, por vezes, se sente sobrecarregado”.

WFM atende às principais necessidades de RH

Kaleb Costa explica que a implementação de soluções, como o SISQUAL WFM, atende às principais necessidades do departamento de Recursos Humanos, como a automação de processos – justificativas de ponto, ajustes na escala de papel ou Excel e, até mesmo, programação de férias, entre outros – que antes eram feitos de forma “arcaica” ou em diversos softwares.

“Com uma ferramenta eficiente, todos os processos se automatizam e se unificam em uma única plataforma. Assim, de forma descomplicada, os RH conseguem ‘assistir’ tudo em real time, desde tratativas a serem feitas pelas chefias, trocas de escala e programações de descanso, procedimentos sobre os quais os departamentos não tinham controle devido aos multiprocessos e softwares existentes nas instituições”, explica.

Em resumo, prossegue, a inovação oferecida por ferramentas WFM veio para unificar, agilizar e trazer controle ao RH, oferecendo plataformas intuitivas e dinâmicas. “A tecnologia possibilita uma janela maior para a auditoria dos processos, algo praticamente impossível nos dias de hoje sem os recursos digitais”.

Gerenciamento automático facilita dia a dia empresarial

O Project Manager da SISQUAL WFM destaca que uma das principais dificuldades de empreendedores, líderes e profissionais é a falta de tempo. De fato, quase metade (45%) dos empresários se queixam deste fator, conforme uma pesquisa do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).  “De forma similar, cerca de 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos com o trabalho, e a falta de tempo e estrutura organizacional estão entre os principais agentes”, afirma Costa, citando dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva.

“A insatisfação, por sua vez, torna-se um fator de risco para a saúde de um negócio, já que um colaborador desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que os colegas que se sentem engajados e inspirados”, complementa, mencionando indicativos de um balanço da consultoria de gestão Bain & Company.

Neste cenário, segundo o especialista, uma ferramenta de gerenciamento automático de equipes pode fazer a diferença no dia a dia empresarial. “Além do gerenciamento automático trazer um ganho na produtividade, traz segurança para o cliente, desde uma escolha por competência face a demandas diárias, a uma escolha de folga, baseando-se nos empregados que têm o direito devido a um saldo de BH (banco de horas), ou até mesmo de folgas pendentes”.

O especialista observa que as empresas brasileiras vivem um momento de digitalização de processos. “Aos poucos, os empreendimentos estão percebendo que, em um mundo digital, cada vez faz menos sentido manter processos manuais nos RH – e demais setores -, pois estes acarretam maior mão de obra e menos segurança”.

Na visão de Kaleb Costa, a chamada “virada de chave” no que tange à digitalização dos processos de RH não ocorrerá da noite para o dia. “De todo modo, acredito que até 2027 a maioria das empresas do país terão seus processos manuais extintos. Para tanto, as ferramentas de WFM, como o SISQUAL WFM, desempenham um papel importante, auxiliando na modernização dos processos”.

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PBL: especialista apresenta as sete etapas da metodologia de ensino

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16/3/2022 – Esta metodologia coloca os alunos no centro do seu próprio processo educacional, tornando-os protagonistasMétodo ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), mais conhecida por sua sigla em inglês, PBL (Problem-Based Learning), surgiu na década de 1960, no Canadá; especialista comenta como se dá sua implementação na sala de aula

Com as mudanças ocorridas de forma acelerada na maneira com a qual se estabelecem os vínculos e as relações sociais, bem como a forma de transmitir e absorver conhecimento e das engrenagens do mercado de trabalho, é natural que nas últimas décadas tenha avançado o debate sobre novas metodologias de ensino, mais propícias aos novos tempos. Neste sentido, ganhou força a chamada ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), mais conhecida por sua sigla em inglês, PBL (Problem-Based Learning).

O método surgiu na década de 1960, na Faculdade de Medicina de McMaster, em Toronto, no Canadá, sendo considerada uma “metodologia ativa”, que promove o engajamento e a participação ativa dos estudantes para que ocorra o aprendizado. Com o passar do tempo, a metodologia foi adaptada para outras áreas e levada para o Ensino Médio, promovendo a realização, em sala de aula, de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real, com vistas a melhor inserção deles no mercado de trabalho. 

Enquanto no método tradicional de ensino, adotado e repetido por docentes em todo mundo há décadas, o professor transmite o conteúdo para que o aluno o memorize e então realize “problemas” para fixar o conteúdo, no PBL, o processo se inverte. Nele, o docente oferece um problema real para que o estudante identifique o que precisa saber e, então, aplica o conteúdo com base na resolução do problema.

Para Thiago Reis, diretor-executivo da Centric Learning, instituição de ensino que atua no Brasil com o nome de WAY American School e utiliza o PBL em sua grade curricular, “esta metodologia coloca os alunos no centro do seu próprio processo educacional, tornando-os protagonistas ao desenvolverem projetos que eles ajudam a escolher e a moldar, trabalhando problemas reais e relevantes para eles e para suas comunidades”.

O método se estrutura em três grandes eixos, o entendimento do problema, que surge através da interação dos alunos; o conflito cognitivo, que ocorre naturalmente durante o processo, estimulando a aprendizagem; e a resolução do problema, que, por meio do reconhecimento e aceitação da interpretação de vários atores sobre o mesmo fenômeno, promove o conhecimento.

Estes três eixos, porém, são desmembrados em outros menores, mais detalhados. De acordo com Reis, o processo se desenrola em sete etapas, com alguns conceitos próprios vinculados a cada uma delas:

Primeira etapa: o professor apresenta um “Problema” ou uma “Questão Desafiadora” aos alunos. “Aqui, os estudantes, de forma coletiva, reúnem informações necessárias para trabalhar aquele projeto, entendendo as habilidades que serão necessárias para a atividade”.

Segunda etapa: com “Espírito de Exploração”, os estudantes buscam entender o que já sabem sobre aquele assunto e onde carecem de alguma informação. “Trata-se de uma etapa ainda preliminar, onde os alunos buscam aprender novos conceitos e pesquisar o tema mais a fundo”.

Terceira etapa: atuando em conjunto, professor e alunos irão buscar informações, de modo a trabalhar o projeto com “Inovação e Originalidade”. Para Reis, as soluções devem ser “autênticas” e ter “ressonância com suas realidades”.

Quarta etapa: cada projeto no PBL busca promover a “Voz e Escolha do Aluno”. “Ao apresentar e discutir o projeto com a turma, o professor pode ouvir o que os estudantes têm a dizer sobre o projeto e assim adaptá-lo, se necessário, aos interesses e vontades dos alunos, fazendo com que a aula e os projetos sejam de fato interessantes para a turma.”

Quinta etapa: durante e após o projeto, os participantes farão uma “Reflexão” sobre como foi o seu desenvolvimento e o aprendizado. “Refletir sobre o conteúdo é etapa essencial do ensino”.

Sexta etapa: após a reflexão, há a “Crítica e Revisão”. “Nesta etapa, alunos e professores compartilham suas reflexões a fim de melhorar os projetos concluídos e os que ainda serão feitos, garantindo que eles estarão de acordo com as necessidades dos alunos.”

Sétima etapa: o último passo é a “Apresentação do Projeto para o Público”, considerado por Reis como uma das etapas mais importantes do PBL. “Como os projetos buscam sempre ser inspirados em situações e problemas reais, de preferência relacionados à própria comunidade em que os alunos estão inseridos, a apresentação pública do que os alunos desenvolvem faz com que os resultados sejam ainda mais reais e positivos, pois podem impactar diretamente os grupos sociais em que eles estão inseridos”.

Para saber mais, basta acessar: www.centriclearning.net

Website: http://www.centriclearning.net



Ícone dos anos 70 e 80, a Mobylette está de volta

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O Brasil viveu nos anos 70 uma verdadeira invasão de ciclomotores, mas um produto não sai da cabeça daquela geração até hoje: a Caloi Mobylette, veículo que inclusive virou sinônimo de categoria e emprestou seu nome para similares de outras marcas.

Por mais de duas décadas, entre os anos 80 e 90, a Mobylette foi o sonho de consumo dos jovens!

Rápida, descolada, símbolo de status, a Caloi Mobylette marcou gerações. O barulho do seu motor nunca foi patenteado, mas era inigualável. Bastava escutar o ronco e todos torciam o pescoço para ver ela cortando ruas e avenidas das cidades. Saudade que – felizmente – está com os dias, ou melhor, as horas contadas.

Hoje, à meia-noite, a Caloi começa a vender pelo Mercado Livre a nova Caloi Mobylette. Ícone do passado, a campanha para o lançamento do produto não poderia ter slogan melhor: “A lenda voltou”.

A campanha da nova Caloi Mobylette será toda desenvolvida no universo online, nas redes sociais. Um time de embaixadores ajudará a marca a contar a história do passado e a escrever uma nova história.

“A Mobylette marcou gerações, ela foi uma verdadeira febre por mais de duas décadas, e sua memória permaneceu viva na cultura brasileira graças a uma legião de fãs e colecionadores que mantiveram sua chama acesa. Agora é com grande orgulho que trazemos de volta a Caloi Mobylette às ruas, mas de uma nova forma, com visual urbano mais moderno, na versão elétrica, redefinindo o futuro da mobilidade”, fala Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi.

“O consumidor atual, além de antenado nas tendências globais, quando busca um produto quer algo que faça a diferença na sua vida, como a nova Mobylette fará, pois trata-se de um veículo sustentável que ainda gera economia, praticidade, agilidade e eficiência quando o assunto é transporte urbano”. completa.

Para desenvolver a nova Mobylette, a Caloi mesclou no produto algumas releituras do quadro do passado com as novas necessidades do consumidor. Toda a geometria foi pensada para uma pilotagem versátil e facilitasse a obtenção de uma velocidade eficiente, ideal para encarar trechos urbanos curtos, do dia-a-dia, assim como passeios mais longos. O modelo tem ainda tubo rebaixado, assim como na primeira Mobylette, fator que facilita ao ciclista subir na bike, permitindo assim uma melhor pedalada. Os pneus de quatro polegadas são outros atrativos que proporcionam maior estabilidade, absorvendo todo tipo de impacto e garantindo maior conforto e rendimento.

Porém, o grande destaque está por ela ser um veículo elétrico. Se antes ela era a gasolina, agora em um mundo sustentável, a modernidade exige novos comprometimentos.

O modelo é equipado com um motor de cubo de 350W de potência que pode ser acionado tanto pelo movimento da pedalada como pelo acelerador integrado ao display. A bateria, instalada debaixo do banco, oferece uma autonomia de até 30km.

O logo da linha Caloi Mobylette também foi redesenhado. A aplicação da marca, colocada na lateral, tem acabamento cromado em relevo resinado. As cores do modelo remetem ao clássico Caloi, desde a lateral sóbria até os detalhes com o vermelho inconfundível da marca, destacando, por exemplo, o bagageiro.

“O projeto Mobyllete foi como um retorno ao passado, onde buscamos não só resgatar a experiência de mobilidade exercida pela Mobyllete nos anos 70, mas também trazer de volta características únicas que só um produto com mais de 50 anos pode ter. Todo o projeto buscou remeter a clássica Mobylette dos anos 70 mas sempre de forma modernizada, afinal não estamos falando de uma réplica ou releitura de um clássico, mas sim de um novo caminho para a mobilidade”, explica Marcos Ribeiro, head de produto da Caloi.

Para lançar a nova Mobylette, a Caloi realizou uma pesquisa com consumidores de diversas cidades do País para entender não só a força do produto, mas como o jovem consumidor quer se locomover pelos centros urbanos. Com a pandemia, há um crescente cenário na mudança de hábitos.

No Brasil, a perspectiva é de um aumento médio de 30% ao ano na procura por bicicletas elétricas nessa década e a Caloi encontrou a resposta que a Mobylette é um sinônimo de bicicleta motorizada. O conceito do produto atravessa gerações de consumidores e o nome Mobylette não só mexe com os fãs do passado, como também atrai os jovens atuais.

Para atender o consumidor de todo o Brasil de forma igual, a Caloi realizará primeiro a venda do produto pelo Mercado Livre. À meia-noite do dia 16 de março as vendas serão abertas na plataforma, com entrega em todo o território nacional. Depois, entre os dias 28 e 31 de março, bikeshops de todo o País começarão a vender a nova Caloi Mobylette.

Seu preço sugerido é de R$ 9.199,00.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas



Yakult firma patrocínio com CBDA para o Troféu Brasil de Natação

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São Paulo 16/3/2022 – Competição definirá a seleção brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e o Campeonato Mundial Junior de NataçãoFilial brasileira será a patrocinadora oficial do principal evento de natação da temporada no país

A Yakult do Brasil é a patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil, que será realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de 4 a 9 de abril, no Rio de Janeiro. A empresa apoiará a competição que definirá a seleção brasileira da modalidade para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e para o Campeonato Mundial Junior de Natação.

Além de desenvolver alimentos que beneficiam a saúde, a multinacional Yakult – com sede em Tóquio, no Japão – incentiva o esporte com objetivo de tornar as pessoas ainda mais saudáveis. A empresa investe no beisebol desde a década de 1990 no Japão (com time profissional) e no Brasil (com um Centro de Treinamento). Desde 2005, a Yakult Honsha (matriz da empresa) é patrocinadora oficial da Federação Internacional de Natação: FINA World Championships e FINA World Swimming Championships (25m). Agora, a filial brasileira será patrocinadora do Troféu Brasil de Natação.

O diretor presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, afirma que a empresa quer incentivar as atividades físicas no Brasil como forma de realização da filosofia do grupo. “Nossa filosofia é ‘Nós contribuímos para uma vida saudável e alegre das pessoas do mundo inteiro, com base em pesquisas contínuas da Ciência da Vida’. Temos uma grande responsabilidade como empresa que se preocupa com a saúde das pessoas e sabemos que, para ter uma vida mais saudável, a prática de exercícios é fundamental. Ao assumirmos este patrocínio com a CBDA, também estamos reforçando o nosso compromisso com as novas gerações para que a natação brasileira continue produzindo grandes atletas que orgulhem o Brasil”, acentua.

“É o começo de uma nova era. A Yakult é um patrocinador com anos de mercado, envergadura e porte gigante em nível mundial. Queremos mostrar que a natação brasileira é gigante e que somos referência na realização de eventos importantíssimos como o Troféu Brasil. Esperamos que seja o primeiro de muitos eventos de parceria entre a CBDA e a Yakult”, ressalta o presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho.

O vice-presidente da CBDA, Renato Cordani, acrescenta que a conquista da parceria com a Yakult vem coroar todo um trabalho de melhorias na governança da entidade, realizado nos últimos dois anos e que visava justamente tornar a CBDA mais atrativa a receber patrocínios. “É um caminho sem volta. Vamos dando passos sempre nesse sentido para que esse seja o primeiro de muitos patrocínios. Afinal, a CBDA e o esporte aquático do Brasil merecem”, reforça.

Troféu Brasil 2022

O Troféu Brasil de Natação 2022 será a única seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos que ocorrerá em junho, em Budapeste, na Hungria – maior evento de esportes olímpicos, excluindo os Jogos Olímpicos. A competição reúne as cinco modalidades aquáticas, além do High Diving (mergulho de grandes alturas). Outras informações: https://novo.cbda.org.br/.

Website: https://www.yakult.com.br/



Geradores fotovoltaicos têm alta de vendas e energia solar alcança Itaipu

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Maringá-PR 16/3/2022 – Mais de 73% da população brasileira deseja instalar energia solar em casa. A alta dos preços da energia elétrica e o novo Marco Legal da GD impulsionam o setorCom a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, este ano se mostra o mais vantajoso para aderir à energia solar. Neste cenário promissor, são esperados R$ 51 bilhões em investimentos e as vendas de geradores de energia solar crescem exponencialmente

O ano de 2022 desperta expectativas de crescimento para a energia solar no Brasil, em especial para a geração distribuída. Com a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei n° 14.300/2022), publicado em 6 de janeiro, este ano se mostra o mais vantajoso para aderir à energia solar, pois as novas taxas só passam a valer em 2045 para quem adquirir seu gerador ainda em 2022.

Com isto, o crescimento do setor vem sendo nítido. De acordo com dados coletados no site da ANEEL, até dezembro de 2021, o país já contava com 404.733 geradores ON GRID instalados em residências ou empresas brasileiras.

Segundo a ABSOLAR, os novos investimentos na área ultrapassam 74,6 bilhões de reais, entre grandes usinas e sistemas de geração de energia, gerando mais de 420 mil empregos acumulados desde 2012. Além disso, foi evitada a emissão de 18,0 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Hoje, as usinas solares são a sexta maior fonte de geração do Brasil, presentes em todas as regiões do país. Ainda em março de 2022, o país ultrapassou a marca de 14 GW de potência, somando grandes usinas e geração própria em telhados. Assim, a energia solar alcançou a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, segundo mapeamento da ABSOLAR divulgado neste mês de março em reportagem para a CNN Brasil. A associação informou este dado ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Quando somadas as capacidades das grandes usinas e da geração própria, a fonte solar ocupa o quinto lugar, e já ultrapassou também a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis.

Potência equivalente à usina de Itaipu

Ainda segundo a ABSOLAR, a marca de 14 gigawatts de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica (que representa a inédita equivalência) leva em conta parques centralizados e a geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Essa é a chamada geração distribuída.

A entidade afirma ainda que as principais razões para esse crescimento acelerado dos sistemas solares no Brasil são: o aumento nas tarifas de energia elétrica, e claro, a entrada em vigor do Marco Legal da Geração Própria de Energia.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, afirma Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR.

O crescimento do setor solar

Atualmente o número de instalações de sistemas solares fotovoltaicos não para de crescer. É um setor que cresce três dígitos ao ano e a quantidade de novos projetos instalados e conectados à rede tende a aumentar cada vez mais. Abaixo, está listado a evolução desses número, ao longo dos anos, conforme dados da ANEEL:

  • 2012: 6 sistemas solares instalados no país todo;
  • 2016: 6.719 mil novos sistemas instalados;
  • 2017: 13.957 mil novos sistemas instalados;
  • 2018: 35.884 mil novos sistemas instalados;
  • 2019: 123.803 mil novos sistemas instalados;
  • 2020: 222.176 mil novos sistemas instalados.
  • 2021: 400.918 mil novos sistemas instalados.

Previsão para 2022

Para o decorrer deste ano, as expectativas do mercado seguem altas, sustentadas pelos recordes apontados até aqui. Neste cenário promissor para todo o setor, Aldo Teixeira, fundador e presidente da Aldo Solar comenta o quanto o crescimento da energia solar é positivo para o país. “A previsão de crescimento do setor é otimista. O último Censo de Moradia Quinto Andar apontou que mais de 73% da população brasileira deseja instalar energia solar em casa. A alta dos preços da energia elétrica e o novo Marco Legal de Geração Distribuída contribuem diretamente para a expectativa, além do crescimento de investimentos que o país vem recebendo”, afirma.

“Em 2022, o Brasil deve receber R$ 51 bilhões em investimentos para o setor solar. Diante das oportunidades em todo o país, nossas metas internas são de dobrar o crescimento ano a ano de acordo com essas previsões, sendo que apenas em março deste ano já alcançamos o marco de 230 mil geradores vendidos”, finaliza Aldo.

Website: https://www.aldo.com.br/



Móveis ÉDEZ participa da feira Movelsul, em Bento Gonçalves (RS)

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Dois Irmãos/RS 16/3/2022 – O lançamento oferece a possibilidade de compra por módulos, sendo possível fazer a composição da cozinha de acordo com a necessidade de cada ambienteMarca apresenta linha de cozinhas em feira de relevância internacional

Entre os dias 14 e 17 de março, o setor moveleiro pode conferir as principais novidades e tendências do mercado na Movelsul, em Bento Gonçalves (RS). Reconhecida como a principal feira de móveis da América Latina, a Movelsul reúne 500 marcas expositoras, além de um público profissional de diferentes estados brasileiros e outros países.

Entre os lançamentos apresentados no evento está a linha Ten, novidade da marca ÉDEZ no mercado, que possui uma linha de mobiliário de dormitórios. Reconhecida dentro da linha de móveis planejados, a marca aposta na cozinha entendendo uma necessidade do mercado do segmento e acreditando no potencial do planejado para esta área da casa.

Um dos propósitos da linha é quebrar o paradigma de que cozinha é só para mulheres. Por isso, a cozinha foi nomeada com um número, para fugir do padrão do mercado deste segmento que costuma utilizar nomes femininos. Além do design e das cores, o lançamento oferece a possibilidade de compra por módulos, sendo possível fazer a composição da cozinha de acordo com a necessidade de cada ambiente – ponto este que acompanha tendências do mercado de ambientes cada vez mais compactos.

A ÉDEZ faz parte do Grupo Herval, empresa que tem atuação internacional e multissetorial e compreende atualmente atividades em diversos setores de serviços.

O espaço da EDEZ na Movelsul está localizado no PAVILHÃO A, estande 71, entre as ruas 11 e 12, no Alameda Fenavinho, 481 – Fenavinho em Bento Gonçalves.

Website: https://www.moveisedez.com.br



realme é a marca de smartphones 5G que mais cresce no mundo

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A realme foi eleita, pela primeira vez, a marca de dispositivos 5G que mais cresce globalmente. Este crescimento robusto permitiu que a realme conquistasse um lugar no TOP 5 de remessas de smartphones 5G em 20 mercados globais e melhorasse sua posição como líder do segmento, em busca da democratização da tecnologia de conexão.

De acordo com o último relatório da Counterpoint Research, as remessas de smartphones 5G da realme foram as que mais cresceram entre as principais fabricantes, com um aumento anual de 165% no quarto trimestre de 2021. O rápido crescimento foi impulsionado pela expansão da empresa em países da Europa Ocidental, como Itália, Espanha, França, Reino Unido e Suíça, localidades em que a marca mais cresce devido a forte presença das séries 8 5G e GT.

Os smartphones 5G da realme também mantiveram o bom desempenho em regiões como Oriente Médio, Norte da África e Ásia-Pacífico, que constituem a maioria dos 20 mercados (incluindo Índia, Bangladesh, Malásia, Marrocos, Mianmar e Cingapura) em que as remessas de smartphones 5G da marca figuram entre as primeiras cinco principais fabricantes.

“Isso reforça nosso compromisso em trabalhar para que nos tornemos a empresa democratizadora do 5G. Como uma marca de tecnologia emergente, a realme sempre se comprometeu em incentivar jovens usuários de todo o mundo a experimentar o que há de mais recente no segmento, como o 5G, e continuará a fornecer aos fãs globais dispositivos atraentes e prontos para o futuro”, afirma Sky Li, fundador e CEO da realme. 

A fim de popularizar a tecnologia 5G e atender as necessidades de um maior número de usuários, a realme oferece dispositivos com a conexão mais avançada em todas as suas famílias de produtos, que vão desde a popular Number Series até a GT Series, linha mais premium da marca.

Como dito na edição LATAM do “Pergunte ao Madhav”, em breve, o realme 9 Pro+, smartphone 5G mais avançado da Number Series e equipado com sensor Sony IMX766 com OIS, será lançado no Brasil. Fique ligado aqui para saber as novidades!

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Mercado global de implantes dentários deve faturar US$ 18 bi até 2027

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São Paulo, SP 16/3/2022 – As próteses confeccionadas com a tecnologia Emax, juntamente com computação gráfica para desenho dos dentes e impressão 3D, são as melhores opções do mercado.Segundo dados da Research and Markets, somente em 2021, o faturamento atingiu US$ 11,30 bilhões. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo), são realizados cerca de 800 mil implantes por ano. Novas tecnologias tornam o procedimento mais confortável e seguro para pacientes.

Substituir um dente perdido por meio de implante está cada vez mais fácil e mais confortável para quem precisa do procedimento. Novas tecnologias e facilidades do tratamento estão impulsionando um mercado que não para de crescer. De acordo com a consultoria Research and Markets, que pesquisa o crescimento em nível global de várias atividades, o mercado de implantes dentários movimentou US$ 11,30 bilhões em 2021 e deve atingir US$ 18,80 bilhões até 2027.

No Brasil, por ano, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocados em torno de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo), que representa os fabricantes do setor. No país, ainda de acordo com a entidade, mais de 90% do mercado de procedimentos dentários é atendido pela indústria nacional. Não foi à toa que fabricantes brasileiros do setor conseguiram fechar mais de US$ 2 milhões em novos contratos durante a International Dental Confederence and Arab Dental Exhibition (AEEDC) 2022, realizada em Dubai entre os dias 1º e 3 de fevereiro passado. Ao longo do ano, a expectativa é fechar mais de US$ 9 milhões em negócios envolvendo dispositivos odontológicos.

Para os pacientes, as expectativas geradas pelas atualizações tecnológicas também são animadoras. De acordo com a dentista especializada em próteses dentárias Naiá Carvalho, com os avanços verificados na área nos últimos anos, está mais fácil desenvolver próteses resistentes e duradouras. “As próteses confeccionadas com a tecnologia Emax, juntamente com tecnologia de computação gráfica para desenho dos dentes e impressão 3D, são as melhores opções do mercado atualmente”, informa.

A profissional, que tem mais de sete anos de experiência em Odontologia, comenta que o conforto e a funcionalidade proporcionadas pela tecnologia é eficiente até mesmo quando há grandes extensões do dente comprometidas, seja por cárie ou algum tipo de trauma. “Nesses casos, faz-se necessário empregar um procedimento restaurador através do uso de coroas. Elas possuem o objetivo de envolver todo o dente ou implante dentário, devolvendo assim sua função. As coroas do tipo Emax não contém nenhum material de núcleo metálico. Portanto, é completamente feita com um modelo especial de porcelana constituído de dissilicato de lítio”, comenta.

Para garantir a satisfação estética dos pacientes, as vantagens desse tipo de prótese, segundo a dentista, é sua aparência natural, pois é feita de material translúcido, que se assemelha à cor dos dentes. “O sorriso do paciente fica mais harmônico e esteticamente bonito. Além disso, ressalta-se sua alta resistência à fratura e melhor previsibilidade dos resultados quando se utiliza o sistema 3D, diminuindo assim as chances de falha na confecção da prótese e aumentando a satisfação dos pacientes”, detalha Naiá Carvalho.

Até julho de 2021, mais de 290 mil próteses dentárias foram entregues à população pelo Ministério da Saúde

O tratamento dentário com reabilitação oral é um dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, criado em 2004 pelo governo federal, oferta o serviço de reabilitação oral de próteses por meio de laboratórios financiados pelo Ministério da Saúde e presentes em todas as regiões do país. Segundo dados do órgão, até julho de 2021, foram confeccionados e entregues à população 291.784 próteses dentárias.

Ainda de acordo com o Ministério, as principais doenças bucais verificadas entre os brasileiros e que podem ocasionar a perda de dentes ou outros problemas são a cárie dentária, placa bacteriana, gengivite, doença periodontal, traumatismo dentário, má oclusão e lesões na boca. Para atualizar os dados que orientam as políticas públicas voltadas para essa área, o governo iniciou no mês de fevereiro de 2022 a coleta de dados para entender o panorama da saúde bucal dos brasileiros. O último levantamento foi feito em 2010.



Municípios paulistas querem a proteção do tucunaré

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São Paulo 16/3/2022 – Geralmente existe uma certa insegurança, por parte dos políticos, de pautarem ou aprovarem projetos leis de proteção a algumas espécies de peixes.A importância da preservação do tucunaré na economia de muitas cidades do interior paulista, movimentadas pelo turismo de pesca e suas consequentes ações para proteger as espécies consideradas esportivas. O instituto Clube da Pesca.org comenta ainda sobre o objetivo dessas cidades de atrair uma classe de atletas que cresce de forma acelerada no Brasil e no mundo.

Apesar de a pesca ainda ser vista por muitos como uma atividade de subsistência no Brasil, em países desenvolvidos como os Estados Unidos e Canadá, por exemplo, o reconhecimento da pesca como uma prática esportiva é massivo e movimenta bilhões de dólares. Nos últimos anos, porém, uma onda crescente de conscientização vem atingindo milhares de pessoas pelo Brasil. Tanto a administração pública como o setor privado perceberam que o turismo proporcionado pela pesca esportiva possui uma imensa relevância econômica.

É possível afirmar, no entanto, que a prática da pesca predatória com pescadores que desrespeitam inclusive os limites legais de abate ainda é frequente. Apesar de ainda existir um elevado número de pessoas com a mentalidade ultrapassada no que tange à pesca, a “sementinha” que o pescador esportivo Rubens de Almeida Prado ajudou a plantar na Década de 90 com o programa de TV “Pesca & Cia”, transmitido pelo SBT, foi aos poucos formando um verdadeiro “exército” consciente. 

O Dr. Thiago H. Fantini, presidente do Clube da Pesca.org, instituto que atua na promoção da pesca esportiva como turismo ecológico, afirma que atualmente a pesca como esporte é uma modalidade crescente no mundo e no Brasil, onde vem ganhando adeptos de forma acelerada.

Com a ajuda da tecnologia e a adesão massiva de usuários nas redes sociais, essa massa de pescadores esportistas, pessoas conscientes da limitação dos recursos naturais e da necessidade de preservação ambiental, passaram a possuir uma maior expressão. Um verdadeiro “poder de barganha” para com o nicho crescente do mercado econômico, que despertou a atenção também daqueles que fazem política.

Pegando como base o estado mais desenvolvido e populoso do país, o turismo de pesca movimenta grande parte da economia de muitas cidades paulistas, como, por exemplo, Ilha Solteira, Santa Fé do Sul, Sud Menucci, Neves Paulista e Nazaré Paulista. Essas cidades têm uma alta rotatividade de pescadores em busca do embaixador da Pesca Esportiva brasileira, o tucunaré. O que essa espécie proporciona às microeconomias regionais é incrível e surpreendente.

Em dados extraídos de estudos do SEBRAE-SP, o ramo teve uma explosão em 2013, movimentando cerca de 1 bilhão de reais naquele ano e tem crescido cerca de 30% nos últimos anos, conforme o levantamento do Sebrae denominado “Estudo de Ideias de negócios”. Em dez anos, quase dobrou o número de pessoas com o hábito de pescar no Brasil, passando de 4 para 7,8 milhões, segundo a consultoria Ipsos | Marplan (dados de 2020).

É possível imaginar o quanto esse mercado movimenta hoje, apesar dos pormenores da pandemia. Tal fato não só abriu os olhos da sociedade política dessas cidades, como possibilitou a conquista de legislações protetivas, com o intuito de não só fomentar o esporte como também salvar as respectivas economias, visto que muitas dessas cidades “dependentes” do turismo de pesca viram sua economia despencar à medida em que os peixes de seus reservatórios se esgotavam devido à pesca predatória. Bragança Paulista, por exemplo, que tinha uma procura fora do comum pela pesca esportiva do blackbass, viu a espécie desaparecer com os anos, por conta do abate desenfreado.

Nazaré Paulista e Paraibuna foram as pioneiras do Estado de São Paulo a aprovarem os projetos de lei municipais que proíbem a pesca predatória do tucunaré. Algumas cidades mineiras como Araguari e Tupaciguara seguiram a mesma linha.  Por sua vez, o Município de Piracaia, um dos últimos refúgios do blackbass do Estado de São Paulo, também conseguiu aprovar sua cota zero do bass americano.

O instituto Clube da Pesca.org também atua de forma consultiva no desenvolvimento de projetos lei de defeso dessas espécies esportivas, fazendo parcerias com o poder público e órgãos administrativos, com o intuito de explicar a necessidade de preservação com o fim de exploração turística ecológica e seus consequentes resultados, certamente positivos para toda a sociedade. O Dr. Thiago H. Fantini relata ainda que muitos municípios banhados por represas desconhecem o potencial turístico que a proteção legal de espécies como o tucunaré podem trazer para a região. “Geralmente existe uma certa insegurança, por parte dos políticos, de pautarem ou aprovarem projetos leis de proteção a algumas espécies de peixes. Talvez o medo de desagradar alguma classe antiga, ou até mesmo a falta de informação dos que acham que ao proteger o tucunaré, irão prejudicar o pescador profissional, acaba impedindo esse avanço importante”, afirma.

 O tucunaré não é considerado um “pescado comercial”, é um peixe que dificilmente é capturado com a utilização de redes devido a seus hábitos, sendo os impactos negativos da sua proteção praticamente inexistentes.

Considerar as espécies de tucunaré invasivas é um erro porque represa não é um ambiente natural. As represas formadas pelas usinas são verdadeiros marcos de “massacres ambientais”, onde ecossistemas inteiros são inundados pela necessidade humana de desenvolvimento, atrelada, é claro, a meios de produção energética. 

Esses ecossistemas sofrem transformações significativas, dentre elas a “aparição” dos ciclídeos, como tilápias e tucunarés. 

Segundo o presidente do Clube da Pesca.org, “ainda que em um ambiente totalmente artificial criado pelo homem, propício ao desenvolvimento e proliferação de novas espécies, como também a introdução artificial das mesmas, a exemplo da Corvina, não seria correto permitir o massacre de espécies esportivas sob o fundamento de que não são nativas daquele ecossistema. O próprio ecossistema formado pela represa não é nativo, seria um erro não tirar o máximo de proveito econômico de, visto que os esportes náuticos, dentre eles a pesca, fazem parte do dia a dia do brasileiro”.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, detentor do título de maior malha hidrográfica do mundo, a pesca como uma atividade de lazer, recreação e principalmente um esporte só tende a trazer frutos positivos com as leis protetivas das espécies esportivas. 

Website: https://www.instagram.com/clubedapesca_org/



Dia da água chama atenção para recurso onipresente na sobrevivência humana

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São Paulo – SP 16/3/2022 – O tratamento da água adequado é fundamental para a manutenção de uma boa qualidade de vida e para o funcionamento de setores indispensáveis para a sociedade.

No Dia Mundial da Água, 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, as atenções da sociedade se voltam para a preservação deste recurso natural que é considerado o bem mais precioso da terra. A data também marca o decreto da Declaração Universal dos Direitos da Água, que reconhece a fragilidade e limitação da substância, estabelece a necessidade de cuidados com desperdício, poluição e envenenamento, além de prever penalidades para o mau uso do recurso.

De acordo com a ONU, é provável que em 2030 a população mundial necessite de 40% a mais de água para manter uma boa qualidade de vida. Além disso, a Organização destaca que crianças menores de cinco anos de idade são mais vulneráveis a doenças causadas pelo consumo de água imprópria e a falta de saneamento básico, que podem levá-las a óbito.

O gerente da empresa especialista em sistemas de filtragem, Asstefil, ressalta a necessidade da preocupação com a preservação e utilização consciente da água no dia a dia. “O uso da água vai além do consumo próprio e residencial. A água está presente em linhas de produção, processos industriais, em atividades agrícolas, agropecuárias, na indústria farmacêutica e alimentícia. Por isso é fundamental para a vida em muitos sentidos”, diz Fabio de Oliveira.

O acesso à água potável é cada vez mais fundamental para a manutenção da vida na terra. Oliveira explica que a qualidade da água usada pelas indústrias está diretamente ligada aos resultados alcançados nos processos. “Quaisquer alterações nas propriedades físicas ou químicas da água, que estejam fora das normas vigentes para produção de alimentos ou remédios, por exemplo, podem oferecer inclusive risco à saúde dos consumidores finais”, diz o gerente da Asstefil.

Em determinadas situações, a água tratada também é necessária para limpeza de materiais sensíveis ou sujeitos a efeitos de oxidação. Já no ramo de Food Service a água pura eleva a qualidade dos alimentos, contribuindo para melhores sabores, resultados de cozimento e texturas, além de ajudar na prevenção contra contaminações.

A alta demanda do recurso natural tem inspirado cada vez mais soluções de reuso e tratamento sustentável. Entre os principais meios como alternativas de driblar a escassez está a osmose reversa, indicada para separação do líquido de sólidos e para processos de dessalinização da água do mar, além também da desmineralização. “Hoje podemos recuperar a qualidade da água por meio da filtragem, com redução de impurezas, gostos e odores, ou pela desinfecção, que elimina microrganismos prejudiciais à saúde e pode ser feita sem o uso de agentes químicos com a exposição ultravioleta”, finaliza Fabio de Oliveira.

Website: https://asstefil.com.br/



Imobiliária aponta aumento na procura por interessados em comprar imóveis em SP

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São Paulo, SP 16/3/2022 – Interessados em comprar terão facilidades como agendamento online das visitas, tour virtual nos imóveis e apoio jurídicoLello, que também registrou alta de 12% nas vendas em 2021, lança campanha para acelerar fechamento de novos contratos até 31 de março

A cidade de São Paulo registrou crescimento de 12% nas vendas de imóveis usados em 2021, na comparação com o ano anterior. A informação é da Lello, imobiliária e administradora paulistana com atuação na capital paulista, Grande ABC, interior e litoral. 

No início deste ano, segundo Pedro Venturini, diretor de Marketing da Lello Imóveis, a empresa também registrou aumento na procura por imóveis para compra, de pessoas que estão buscando um novo lugar para morar. 

Para acelerar o fechamento de novos contratos em março, a Lello decidiu pagar seis meses de condomínio para quem comprar apartamentos com intermediação da imobiliária até o dia 31 deste mês.

A promoção “Viva seus melhores momentos” valerá para as 10 primeiras aquisições feitas ao longo do período da campanha, com limite de R$ 600 de condomínio por mês, até o valor máximo de R$ 3.600.

“Estamos observando um grande movimento de pessoas em busca de um novo imóvel para morar. Sabemos que a decisão de comprar um apartamento não é simples e envolve vários aspectos, inclusive financeiros”, afirma Pedro Venturini.

Segundo o diretor da Lello Imóveis, os interessados em comprar com a Lello terão facilidades como agendamento online das visitas, tour virtual nos imóveis, apoio jurídico, parceria com bancos para facilitar o financiamento do imóvel e processos inteiramente digitalizados de assinatura de contrato e registro da transação em cartório.

Mais informações podem ser obtidas na landing page da promoção: lelloimoveis.com.br/ganhe-condominio-gratis.

Website: http://www.lelloimoveis.com.br



Interruptores e plugs inteligentes ajudam na automação de residências

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São Paulo 16/3/2022 – Atualmente, aparelhos aparentemente simples, podem tornar a casa cada vez mais inteligente e gerar economia de energia.Não são apenas aparelhos sofisticados que tornam as residências inteligentes. Com baixo investimento é possível tornar mais prático o cotidiano dos moradores.

Estima-se que cerca de 2 milhões de residências no Brasil tenham algum tipo de sistema automatizado. Há apenas cinco anos, esse índice não passava de 300 mil. Para até 2025, as previsões da entidade são de um crescimento anual de 22% e receita estimada em R$ 16 bilhões.

Outro levantamento, feito por uma multinacional de eletrônicos, aponta que cerca de 17,3% das pessoas responderam que simplesmente desejavam uma forma de controlar dispositivos de forma automática, enquanto 15,7% pretendem economizar energia e dinheiro, e 13,3% procuram maiores opções de personalização nos ambientes internos.

A economia de energia é o principal benefício apontado por pessoas que já compraram dispositivos inteligentes, com 17,3% do total de respostas. Na sequência, fica a possibilidade de tornar os objetos mais agradáveis e úteis, já que os usuários também perceberam uma maior economia de tempo, segurança aprimorada e menos esforço na utilização de utensílios smart.

 A empresa Elgin, que produz sistemas inteligentes, como interruptores e tomadas, prevê o crescimento de 10% ao ano nas vendas da linha de iluminação com esses produtos até 2025. Com esse crescimento, a perspectiva é de que o mercado alavanque produtos como os interruptores Smart, que chegam para substituir os dispositivos convencionais e os plugues de tomada Smart. Conectados à tomada de qualquer aparelho, esses plugues possibilitam controlar o horário de ligar e desligar e também medir o consumo dos equipamentos. 

Mais informações sobre produtos inteligentes no site:www.https://www.elgin.com.br/Produtos/Iluminacao/Smart

 

 

 

 

Website: http://www.elgin.com.br



Kombi elétrica aparece pela 1ª vez ao público em evento de inovação nos EUA

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O veículo comercial é apresentado pela primeira vez ao público depois da World Première no último dia 9 de março, transmitida diretamente de Hamburgo, na Alemanha.

O evento é no maior festival de inovação do mundo que os quase 400 mil visitantes têm a chance de conhecer em primeira mão o novo capítulo da história da Volkswagen.

Durante a conferência SXSW, que acontece de forma presencial depois de dois anos, o ID. BUZZ está presente em pontos próximos ao Austin Convention Center, circulando com convidados pelas ruas da cidade em seus primeiros quilômetros sem a camuflagem colorida vista até então.

Também nos chamados “Buzz Stops”, a marca alemã promove encontros com executivos e influenciadores de todo o mundo e traz programação completa com atividades relacionadas aos temas inovação, tecnologia, mobilidade, cultura, entre outros.

As exibições do ID. BUZZ também fazem parte de um acordo de patrocínio de três anos entre a marca alemã e a SXSW.

Uma Kombi para o futuro
Segundo informa a montadora, ao trazer linhas de DNA da icônica Kombi de primeira geração (T1), o ID. BUZZ proporciona uma experiência de condução ágil e dinâmica. Montado sobre a plataforma modular elétrica (MEB), ele oferece o máximo de área de carga e de passageiros, ocupando um espaço mínimo nas ruas.

O ID. Buzz transfere sete décadas de know-how da Kombi para a era do software e da digitalização, e traz sistemas de assistência de última geração como o ‘Car2X’, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte para detectar perigos em tempo real.

Outros itens presentes são Front Assist e Lane Assist. Com o novo software, novas funções de assistência também estão a caminho. Uma delas é o “Travel Assist com Swarm data”, que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada.

Outra novidade é a função de memória para estacionamento autônomo em um ambiente salvo anteriormente.

As vendas antecipadas devem começar em maio, na Europa, enquanto o lançamento está previsto para setembro. As unidades europeias serão equipadas com uma bateria de 77 kWh, que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv e movimenta o eixo traseiro.

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Lacta lança programa de community commerce para Páscoa 2022

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indulge yourself

A Páscoa é o maior evento de consumo de chocolate no Brasil e o 4º evento mais relevante para os brasileiros depois do Natal, Dia das Mães e aniversário. Para 2022, a Lacta anunciou seu programa Amigo Lacta, que permite que pessoas de todo o país criem sua própria loja da marca com descontos para quem acessa e vale-compras para quem participa da ação.

O projeto, feito em parceria com a Mondelez América Latina, é uma iniciativa de community commerce, grande tendência de e-commerce para os próximos anos que traz um novo elemento: as pessoas conhecem quem está por trás da recomendação de um produto, fazem parte da comunidade daquela pessoa e confiam em sua indicação na hora de fazer uma compra.

O objetivo é gerar um ecossistema que se retroalimente garantindo acessibilidade à Páscoa Lacta e transformando as pessoas em microinfluenciadores ao disponibilizarem descontos pra sua rede de influência e ganharem benefícios exclusivos.

“Pensando em possibilitar que cada vez mais pessoas possam viver a magia da Páscoa, trouxemos para o e-commerce de Lacta essa iniciativa inédita no segmento. Fizemos um projeto piloto para o público interno no Natal de 2021 e os resultados foram incríveis com taxa de conversão de duplo dígito, cinco vezes maior do que a média do mercado. Agora estamos expandindo o Amigo Lacta para pessoas do Brasil inteiro poderem participar, fortalecendo os laços criados com suas comunidades”, explica Theo Vieira, diretor de e-commerce da Mondelez Brasil.

A mecânica para participar é simples. Basta acessar o site da ação para criar um link de lojinha virtual exclusivo e divulgá-lo para o máximo de pessoas possível. Os amigos, familiares e todos aqueles que fizerem compras utilizando o link terão desconto de 10% em todos os produtos.

A partir de três compras concluídas, o dono da lojinha ganha um vale compras válido para todo o portfólio. Quanto mais pessoas comprarem no link da loja do Amigo Lacta, maior o valor do vale-compras, podendo chegar a até R$ 150 de prêmio.

Os participantes da ação ainda têm acesso a um painel com informação sobre a loja criada para acompanharem o total de indicações feitas, total de compras concluídas por meio do link e a premiação conquistada.

A iniciativa, que acontece entre 16 de março e 30 de abril, se conecta com o propósito da marca de fortalecer e incentivar a criação de laços, partindo do princípio de que compartilhar um chocolate com quem se ama é um ato de grande significado.

Serviço 

Amigo Lacta 

De 16 de março até 30/4 – validade para cupons de desconto e para a troca de vale-compras

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Codashop lança Codacash no Brasil, carteira digital para recargas de jogos

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A Codashop lança no Brasil a Codacash, carteira digital da plataforma que oferece cashback a cada recarga de jogos. O recurso já está disponível no site da empresa e disponibiliza aos usuários códigos promocionais para presentes, além de reembolso de um percentual da recarga. O objetivo é tornar as transações ainda mais fáceis e seguras.

“Queremos agregar valor às recargas de jogos e aplicativos e oferecer os melhores benefícios aos usuários da Codashop, por isso surgiu a ideia da Codacash”, explica Raphael Negrão, Marketing Manager da Codashop Brasil. 

“Dessa forma, conseguimos viabilizar uma próxima compra, que inclusive pode sair mais barata graças à plataforma. Com a novidade, esperamos aumentar nossa base em 10% nos próximos meses”, revela Negrão.

Como funciona
Para utilizar a Codacash, os usuários precisam, primeiro, ter uma conta Codashop. No perfil, eles podem ativar a carteira digital usando o número de celular, que servirá como verificação para garantir segurança em todo o processo. Depois dessa etapa, o recurso e cashback será ativado e o jogador poderá recarregar sua conta utilizando diferentes métodos de pagamento.

Cabe destacar que a carteira só pode ser utilizada para transações em compras Codashop e que o valor de cashback não pode ser transferido de uma conta para outra. Usuários da ferramenta também têm acesso a promoções exclusivas.

O valor máximo que um jogador pode adicionar à carteira digital é de R$ 300 por transação de recarga, no entanto, ele pode armazenar até R$ 5 mil no total.

Benefícios
Além do cashback, que devolve ao usuários um percentual do valor da compra para uso em outra transação, a Codacash oferece outros benefícios, como códigos promocionais para presentes. Os vouchers para presentes são adquiridos na plataforma através do meio de pagamento preferido do usuário. O código do voucher é enviado para o endereço de e-mail, que pode ser compartilhado com o destinatário pretendido.

Por enquanto, estão incluídas na carteira valores para recargas feitas em Free Fire e PUBG Mobile. Free Fire conta com 10% de cashback e PUBG Mobile com 9% de cashback, ambos por tempo limitado. Outras ferramentas, jogos e aplicativos devem ser incorporados à carteira em breve, assim como desafios, onde os usuários poderão participar de missões que os recompensarão com códigos de presente gratuitos após a conclusão bem-sucedida.

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Otimização do tempo e produtividade: entenda como melhorar o seu desempenho

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O home office tem se tornado cada vez mais uma alternativa viável na rotina de trabalho das pessoas. Depois de dois anos dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, podemos dizer que o trabalho remoto conquistou o seu espaço, de acordo com o relatório IDC’s Future of Work 2022, as previsões para o futuro do trabalho sinalizam uma aderência duradoura de modelos híbridos pela maioria das organizações.

Mas como tirar proveito dos benefícios de trabalhar de qualquer lugar, sem perder a chance de trocar ideias e colaborar com colegas de equipe? Veja abaixo algumas dicas para que você possa otimizar suas tarefas diárias e ser ainda mais produtivo, usando as ferramentas do Google Workspace:

Deu branco! E agora?
Conte com a colaboração de seus colegas, afinal várias cabeças pensam melhor do que uma só, não é mesmo?

Quando você tiver um bloqueio criativo ou estiver inseguro sobre a melhor maneira de estruturar um material, abra um novo arquivo – um Docs, Sheets ou Slides – faça as principais considerações e direcionamentos que você já possui sobre a demanda e compartilhe o documento com sua equipe ou outros colegas da empresa para que eles possam contribuir em tempo real com a tarefa.

Dessa maneira, você não perderá tempo tentando encontrar a solução sozinho, terá mais de uma pessoa trabalhando simultaneamente no arquivo para encontrar a melhor solução e, ainda, contará com a diversidade de expertises e perspectivas para o seu trabalho.

Quem não se comunica, se trumbica!
Você já enviou um e-mail e só depois viu a mensagem de um colega no Chat dizendo que aquela demanda foi alterada ou cancelada?

Com a nova interface integrada do Gmail – que reúne todas as ferramentas do Google Workspace em um só lugar – você evitará situações como essa, pois na mesma janela do Gmail é possível responder uma mensagem no Chat, iniciar uma chamada no Meet, verificar um compromisso em sua agenda ou incluir um novo trabalho em suas tarefas. Os usuários do Gmail passaram a visualizar um botão teste deste novo recurso desde o dia 8 de fevereiro.

Você ainda pode usar outras funcionalidades do Gmail para garantir a otimização de seu tempo, como por exemplo, programar o envio de e-mails com notificações de prazos e/ou ações específicas que você ou sua equipe precisam estar atentos.

Cabeça quente não pensa, só esquenta…
Quando estiver com muitas tarefas sob sua responsabilidade e com a sensação de que esqueceu de entregar um trabalho ou participar de uma ação importante, utilize o novo recurso de gerenciamento de tarefas atrasadas do Google Agenda para visualizar um resumo das pendências de sua agenda nos últimos 30 dias e tirar essa dúvida de sua cabeça.

Assim, você poderá tomar as medidas necessárias e depois editar as tarefas pendentes com os novos prazos e/ou combinados ou, ainda, marcá-las como concluídas. Essa função será disponibilizada de maneira gradativa aos usuários do Google Workspace.

O combinado não sai caro!
Fazer reuniões de alinhamento é uma boa prática para aumentar a produtividade no trabalho. Faça uso, então, do Meet para se conectar com a sua equipe e compartilhar documentos durante a videoconferência. Aproveite esses momentos para repassar recomendações e orientações, transmitir informações importantes e dar feedbacks. Assim, a comunicação fica mais fácil e ainda mais assertiva.

Com as ferramentas certas, você pode fazer suas tarefas com mais calma, de maneira mais organizada e ainda aperfeiçoar o seu desempenho, entregando tudo com mais qualidade e gerando melhores resultados.

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