Home Blog Page 1224

Dicas para renegociar as dívidas e sair do vermelho

Dívidas vencidas são um grande obstáculo para o controle financeiro de muitas pessoas, afinal, quanto mais o tempo passa, mais os juros aumentam. Todavia, é comum que consumidores não saibam o que fazer para renegociar e pagar o valor devido, sem prejudicar ainda mais o orçamento pessoal.

A boa notícia é que boa parte dos credores se mostra aberta a negociar com o devedor, e os acordos podem ser vantajosos para ambas as partes. Contudo, quem deseja renegociar suas dívidas precisa estar atento a alguns pontos importantes para que tudo corra bem. Nesse sentido, vale a pena observar aspectos como os apontados nos próximos tópicos:

Analisar a situação

A primeira coisa que deve ser feita é analisar cuidadosamente todas as partes da dívida. Nesse sentido, é preciso somar todas elas e considerar quanto tempo será necessário para pagá-las. Aliás, por menor que seja algum valor, ele não deverá ser deixado de lado.

Conversar com os credores

Muitas dívidas atrasadas são cobradas por empresas especializadas. No entanto, sempre que possível deve-se procurar renegociar diretamente com o credor. Isso pode ajudar a evitar gastos adicionais e até facilita um acordo mais flexível.

Ser amigável

Sem dúvidas, problemas financeiros geram muito estresse, por isso, é muito fácil que o devedor se emocione ou exagere nas reações ante o credor. Contudo, é necessário ser o mais amigável possível para manter o foco no assunto.

É preciso ter em mente que a calma na hora de negociar as contas é essencial para uma boa comunicação e, claro, para o pensamento racional.

Conhecer os direitos

Antes de tentar uma renegociação, o consumidor com contas atrasadas precisa conhecer bem os seus direitos. Infelizmente, muitos cobradores de dívidas podem agir de má-fé e tentar tirar vantagem do devedor.

Buscar benefícios

Embora seja uma situação crítica e complicada, o processo de renegociação de dívidas pode possibilitar algumas coisas vantajosas para o devedor. Por exemplo, quando o credor sabe que tem poucas chances de ganhar uma ação judicial contra o consumidor, é mais provável que esteja aberto a um pagamento parcial.

Qual o valor que será pago

Tão importante quanto pagar uma dívida em atraso é saber se as parcelas da negociação para sair do vermelho não vão comprometer ainda mais o orçamento. Por isso, o devedor, antes de oferecer uma proposta de pagamento, precisa estar ciente de suas receitas e despesas, incluindo possíveis eventualidades.

Cortar gastos e realizar um planejamento financeiro

Salvo em casos de imprevistos, as dívidas surgem e se acumulam em decorrência da falta de um planejamento financeiro. Sendo assim, esse ponto deve estar bem definido antes mesmo de a pessoa decidir negociar com seu cobrador.

Além de avaliar quanto poderá pagar por mês, também vale a pena listar onde os gastos poderão ser cortados, visando uma economia maior e uma recuperação financeira mais rápida.

Uma planilha ou até um simples caderno de anotações podem ajudar nesse controle.

Comunidade Financeira

O Bullla é uma plataforma de empréstimos online voltada para pessoas físicas, com soluções e serviços financeiros sem burocracia, com parcelas e juros acessíveis.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/



Cupons de descontos são opção no setor de turismo, diz especialista

Muita coisa mudou desde que os cupons de desconto ficaram conhecidos, em 1887, quando o magnata norte-americano Asa Candler apostou na distribuição de vouchers impressos em revistas como estratégia de marketing para um lançamento da Coca-Cola. Na ação, os cupons podiam ser trocados por refrigerantes grátis em pontos de venda.

De lá para cá, o mercado de cupons de desconto seguiu um caminho de evolução, marcou presença no mundo digital e gerou mais de R$ 10 bilhões para o e-commerce brasileiro durante o ano de 2021, conforme estudo realizado pelo portal Cuponomia.

Neemias Benício da Silva, afiliado da CupomDDesconto, destaca que o negócio de cupons de descontos abrange diversos segmentos, como o mercado de turismo – um dos filões mais importantes a serem explorados pelo setor. “Fazer viagens e conhecer novos lugares é o desejo de muitos brasileiros. Poder viajar com economia une o prazer de conhecer novos lugares sem aquela preocupação com um orçamento apertado, o que gera o interesse por alternativas para economizar, como os cashbacks”, afirma.

A afirmação do especialista é confirmada por números: 43% dos brasileiros possuem planos de viajar, segundo a análise “Pulso Expectativa 2022”, conduzida pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com a a B&Partners, solução de data retail e shopper experience da Score Group que entrevistou 1.800 pessoas.

Paralelamente, um balanço realizado pelo site Booking.com, no final do último ano apontou que 79% dos brasileiros estão ansiosos para socializar durante as férias e 73% desejam conhecer novas pessoas quando voltarem a viajar, em 2022.

Cupons são alternativa para turistas e empresários

Silva destaca que a internet facilitou o acesso a informações sobre locais de viagem e dicas de economia. ”O mundo digital facilitou a comparação de preços de passagens aéreas, hotéis, transfer e passeios”. E, neste meio, também tem crescido o uso de cupons de desconto, quer seja por sites de compra coletiva, quer seja por aplicativos com oferta, complementa. O fenômeno não é de hoje: uma pesquisa realizada em 2018 pelo Mind Miners, a pedido da Paypal, revela que 92% dos viajantes buscam informações de preços e destinos antes de concluírem as compras.

“Para os turistas, os cupons são uma oportunidade de economia em restaurantes, hotéis e passeios”, pontua. “Para os empresários do setor de turismo, por sua vez, os cupons se configuram como uma forma de alcançar mais clientes, principalmente nos períodos de baixa temporada”, explica.

Para mais informações, basta acessar: https://cupomddesconto.com.br/



Exposição de fotos sobre transformação feminina é prorrogada

No dia 27 de abril, a fotógrafa Ananda Souza inaugurou sua exposição na Casa Tegra, em São Paulo, com o tema “Transformação”, inspirado em mulheres. O público pôde conferir retratos de mulheres fortes, transformadas, decididas e autênticas. A mostra quis levantar o debate sobre a representação da mulher nas artes e as temáticas que cercam o seu cotidiano, mas que não definem tampouco limitam o universo feminino.

“Mulheres que estão em busca de transformação. Mulheres que não conseguem sair de um relacionamento abusivo, ou estão em um determinado emprego por se sentir diminuída. Até mesmo problema com auto conhecimento e auto estima. A inspiração desta transformação é auxiliar mulheres, que se sentem sufocadas por parceiros, líderes e família. É enxergar uma luz no fim do túnel. Quis mostrar que mudar, se transformar, não é ruim. Ruim é se sentir presa. Cada obra é inspirada em um processo da evolução ”, reforça Ananda.

O protagonismo feminino foi o tema da exposição, composta por 12 fotos, e foi feita para discutir a representação da mulher nas artes e as temáticas que norteiam seu cotidiano. A exposição vai ficar aberta para o público até o dia 11/05 na Casa Tegra, na rua Oscar Freire, número 1009, das 10h às 18h.

“Estou muito feliz que o meu trabalho vem ganhando espaço. É que as mulheres têm se identificado. Estou muito grata”, diz Ananda. 

A exposição contou também com parceiros que fizeram o evento acontecer. A decoração ficou por conta do decorador Diego Silva e toda a organização do evento ficou por conta do empresário Fernando Peixe.



Grupo Educacional Bom Jesus melhora resultados após adequação à LGPD

Com o objetivo de estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, o Grupo Educacional Bom Jesus estabeleceu parceria com a Privacy Tools, plataforma de gerenciamento de privacidade e uma das pioneiras no Brasil na oferta de soluções para LGPD. A Privacy Tools já foi classificada como uma das empresas mais atraentes para o mercado pelo ranking da 100 Open Startups.

O Grupo Educacional Bom Jesus, mantenedor da FAE Centro Universitário e do Colégio Bom Jesus, junto com a Universidade São Francisco (USF) iniciaram seu processo de adequação à LGPD ainda em 2018, à época de publicação da lei, por meio de discussões internas sobre a aplicabilidade da legislação em relação à empresa.

“Em março de 2019 lançamos oficialmente o plano de ação de adaptação. Depois contratamos uma consultoria especializada em Direito Digital para fazer a análise do mapeamento de dados realizado internamente, elaboração do assessment, consultoria em segurança da informação, contratação de ferramentas tecnológicas e demais etapas, como a definição da encarregada de proteção de dados, adaptação de contratos, treinamento de funcionários, tratativas com fornecedores, elaboração de políticas, revisão de processos etc.”, explica a DPO do Grupo Educacional Bom Jesus, Ana Paula Copetti.

A proteção dos dados pessoais sempre foi um fator de grande importância para a instituição. “Isso se reflete na credibilidade da instituição perante o mercado, nossos alunos e seus responsáveis, nossos colaboradores e demais stakeholders”, comentou a DPO, que conduziu a implementação da Privacy Tools na instituição. De acordo com Ana Paula, quando direcionamos o bate-papo para o encerramento, lhe questionando quais as premissas para a tomada de decisão de uma ferramenta que a lhe auxiliasse e direcionasse ao processo de compliance, foi a “confiabilidade, experiência, segurança e vontade de nos apoiar desde o primeiro contato”.



Investimentos em tecnologia na saúde têm recorde depois da pandemia

A pandemia de Covid-19 causou profundas transformações em todas as áreas da sociedade e, principalmente, na área da saúde exigiu reestruturações significativas, colocando a tecnologia em um papel central. De acordo com os dados do relatório State of Digital Health, da plataforma norte-americana de inteligência de mercado CB Insights, o investimento global em saúde digital alcançou um recorde em 2021, atingindo a marca de US$ 57,2 bilhões de dólares, um aumento de 79% em relação ao ano anterior. Em 2020, os investimentos globais nessa área foram de US$ 32 bilhões de dólares.  

Neste novo cenário, diversas iniciativas digitais ganharam relevância, como a ascensão da telemedicina, o uso de inteligência artificial para análise de riscos, Big Data e os aplicativos móveis. Com os avanços científicos, médicos e pacientes são beneficiados, otimizando tempo, recursos e, também, muitas vezes, reduzindo os custos dos serviços para quem é atendido. A tecnologia na saúde gera forte impacto tanto na prevenção de doenças, como em seu rápido diagnóstico e tratamento, possibilitando salvar vidas.  

Em 2021, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou um guia com 150 páginas intitulado “Ética e Governança da Inteligência Artificial para a Saúde”, resultado de 18 meses de pesquisa e discussão entre os principais especialistas em ética, tecnologia digital e saúde do mundo. No relatório, a OMS aponta as diretrizes para garantir que o uso da inteligência artificial seja um real benefício para todos os países.

Contexto brasileiro

No Brasil, a Pesquisa TIC Saúde 2021, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), também revela o avanço das tecnologias digitais nos estabelecimentos de saúde nacionais, depois do advento da pandemia. Mesmo nas unidades públicas houve um crescimento nas funcionalidades eletrônicas básicas por meio do uso de tablets, notebooks e internet. No entanto, a segurança e a proteção dos dados armazenados ainda é um desafio no país. Segundo a pesquisa, apenas um terço dos estabelecimentos de saúde tem uma política definida sobre segurança da informação, sendo o percentual dos públicos (21%) menor em relação ao dos privados (cerca de 40%).

Para aprimorar a proteção dos dados dos pacientes e desenvolver uma gestão automatizada, a parceria com healthtechs tem sido recorrente no Brasil e no mundo. Como aponta Camila Vilar, Chief Project Officer da AmorSaúde, rede de clínicas populares que, recentemente, firmou uma parceria com a healthtech Neomed, que atua no segmento de laudos médicos, a tecnologia é uma aliada fundamental na área da saúde, pois possibilita salvar mais vidas, com rapidez e segurança. “Os avanços tecnológicos trazem soluções inovadoras que possibilitam ampliar o atendimento com qualidade”, destaca Vilar. 

 



Como o colágeno contribui para a melhora do desempenho físico?

O colágeno é a proteína responsável principalmente pela elasticidade e rigidez da pele. Está presente em cerca de 25% do corpo humano e suas funções vão além dos benefícios à pele: envolvem saúde óssea, muscular e das articulações. Esses são alguns dos motivos que tornaram os suplementos de colágeno, principalmente em pó, tão indicados por nutricionistas e médicos.

Deficiências nutricionais estão relacionadas ao aumento do risco de doenças, infecções e declínio da resposta imunológica para recuperação da saúde, bem como a sintomas como fadiga, desânimo, cansaço, alterações de humor e redução da qualidade de vida. Por isso, suprir necessidades nutricionais, sejam elas específicas ou gerais, é tão importante para a saúde quanto manter a prática de exercícios, hidratação adequada, manejo do estresse e um sono de qualidade.

Segundo Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida, os atletas têm maior necessidade de consumir proteína. E essa suplementação pode ser feita com suplementos proteicos em pó, como o colágeno, whey protein ou extratos proteicos vegetais.

“A primeira coisa que a gente pensa com relação à saúde do atleta é a ingestão e absorção de vitaminas e proteínas. Caso ele esteja se alimentando de forma correta ele não vai precisar fazer suplementações. Porém, como o atleta tem uma demanda maior e por vezes precisa de maior ingestão de proteína, já que ela está ligada às reposições musculares e de ligamento, que ocorrem após o treino, ela pode ser feita com o uso de colágeno”, declara.

Ainda de acordo com a nutricionista, estudos indicam que para quem precisa perder peso, o ideal é aumentar o consumo de proteínas. Caso essa ingestão não aconteça por meio da alimentação, a reposição pode ocorrer com a suplementação do colágeno. O mesmo vale para quem tem alergia a outras fontes de proteína, a exemplo do whey protein.

“Uma boa alternativa para quem tem dificuldades de digerir e assimilar a proteína do whey, por exemplo, da ervilha, do ovo e de outras fontes, pode ser o Collagen Protein, que oferece um blend de aminoácidos que promete complementar o aporte diário de proteína e oferecer ao corpo matéria-prima para músculos, tecidos, articulações e ossos”, destaca.

Colágeno e exercício

Resultados de estudos revelam que a suplementação de peptídeo de colágeno em conjunto principalmente com a atividade física pode ser benéfica não só no tratamento de doenças degenerativas ósseas e articulares, mas também podem ter efeitos estimuladores do colágeno na matriz de tecidos conjuntivos, melhorando assim a estrutura e a capacidade de carga do indivíduo durante a atividade física.

De acordo com pesquisa bibliográfica de três bancos de dados eletrônicos – PubMed, Web of Science e CINAHL, em junho de 2020, que avaliou toda literatura disponível sobre o impacto combinado de suplementação de colágeno e exercício. Os resultados dos estudos foram categorizados em: dor nas articulações e recuperação de lesões; composição corporal; dor muscular e recuperação do exercício; e síntese de proteína muscular e de colágeno.

O resultado dos estudos indica que o colágeno foi benéfico e eficaz na melhoria da funcionalidade articular e na redução da dor articular, principalmente comum após uma atividade física constante, ou para praticantes de atividade física a longo prazo. E as taxas dessas sínteses de colágeno também foram mais elevadas no grupo que recebeu 15 gramas de colágeno por dia.

“Cabe salientar que muitos atletas já consomem uma quantidade suficiente de micronutrientes, tendo em vista, que fazem uma dieta com maior aporte calórico e, consequentemente, aumenta a ingestão de outros nutrientes. Porém, em algumas situações, quando há necessidade de baixar o peso, a dieta é mais restrita em calorias e, consequentemente, haverá deficiência de micronutrientes. Nesses casos, é necessário a suplementação”, finaliza Alessandra.



Shopping Prado Boulevard anuncia novo local da feira de adoção de animais

De acordo com a Ampara Animal, ONG parceira da Cobasi, a pandemia e a crise econômica no Brasil, fizeram crescer em 60% o número de pets abandonados, mesmo existindo uma lei que criminaliza o abandono e o maus tratos animais, também diminuiu a quantidade de doações de alimentos e remédios fundamentais para o bem-estar animal, por esse motivo, além da feira de adoção, o evento também contará com a arrecadação de doações de ração, medicamentos (dentro da validade), caminhas, brinquedos e coleiras (para o transporte dos animais resgatados).

Para Murilo Pereira, coordenador administrativo do Shopping Prado Boulevard, é de extrema importância que a sociedade conheça o trabalho das ONGs que abrigam os animais de rua, pois eles desempenham um papel fundamental na saúde pública ao cuidar da saúde animal. “É uma luta diária para resgatar, abrigar, cuidar e depois doar os cães e gatos abandonados nas ruas da nossa cidade, por isso valorizamos, apoiamos e abrimos espaço para os pets que precisam de um lar no Shopping Prado Boulevard”, completa Murilo.

“Aumor à primeira vista” é o mote da feira de adoção de animais que será realizada no Shopping Prado Boulevard, no dia 30 de abril, em novo local, na área do boulevard, estarão à disposição para encontrar um lar oito filhotes de cachorros e nove filhotes de gatos, entre machos e fêmeas. A série de feiras de adoções realizadas no Prado, acontecem em parceria com a ONG Cãoração Valente e tem como objetivo dar um lar para dezenas de animais abandonados e gerando um impacto positivo na proteção de cães e gatos da cidade de Campinas.

SERVIÇO

“Aumor à Primeira Vista”: Feira de Adoção de Animais

Data: 30 de abril

Horário: 10h às 15h

Local: Shopping Prado Boulevard

Endereço: Av. Washington Luiz, 2480 – Vila Marieta, Campinas – SP



ANEEL aplicará política de segurança cibernética

A ANELL por intermédio da resolução 964/2021 começou a regular mais de perto o mercado. Esta resolução visa afastar os ataques das redes operativas, as redes que cuidam diretamente da operação do sistema elétrico.

A resolução tem como objetivo regulamentar as diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Política de Energia Elétrica (CNPE) em outubro. A resolução obrigará os agentes a adotar sistemas internos de segurança que cumpram os seguintes requisitos, dentre outros:

 . Obrigatoriedade de informar à ANEEL casos de crise em segurança cibernética;
 . Obrigatoriedade de compartilhamento de incidentes cibernéticos relevantes entre os agentes e entre os agentes e a ANEEL;
 . Obrigatoriedade de a empresa escolher e aplicar periodicamente uma metodologia de avaliação de maturidade regulatória;
 . Segmentação de redes de operação de TI e Internet;
 . Procedimentos de resposta rápida para contenção de incidentes; e
 . Processos de gestão, avaliação e tratamento dos riscos de segurança cibernética.

A REN 964/2021 determina como os agentes deverão atuar em caso de incidentes cibernéticos, inclusive criando obrigações de notificações, compartilhamento de informações e manutenção de registros para eventuais casos de fiscalização.

As empresas de energia elétrica também são alvos do crime cibernético. Os ataques promovidos por hackers mal-intencionados, e cibercriminosos no geral também fazem vítimas empresas e órgãos públicos do setor de energia elétrica.

Um estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações CPqD, através de um exercício teórico, estimou que cada minuto de interrupção no fornecimento de energia elétrica no Brasil teria um custo de R$ 5milhões, de modo que um dia inteiro sem eletricidade implicaria em perdas na ordem de R$ 7,3 bilhões. Às perdas financeiras diretas somam-se outros efeitos indiretos de difícil quantificação, como relacionados à saúde, o que reforça e reafirma a segurança cibernética como uma área crítica.

Apenas neste ano a Copel paranaense e a Eletronuclear estatal, da Eletrobras, que opera as usinas atômicas de Angra 1 e 2, revelaram ter sido alvos de invasão, embora infraestruturas relacionadas aos serviços de energia não tenham sido afetadas.

Em 2020, empresas brasileiras como Energisa e Light relataram ocorrências, também sem impacto à rede elétrica, assim como as europeias Enel e EDP, que possuem unidades no país.

A regulação  vem de encontro a um momento delicado que passamos. As questões dos confrontos internacionais voltam a colocar a guerra cibernética no centro das atenções, lembrando que uma variante de um vírus CrashOverride causou um apagão na Ucrânia. A guerra da Rússia contra a Ucrânia começou a pouco, mas o sistema elétrico ucraniano vem sendo alvo dos hackers russos há décadas. A primeira grande bomba dessa ofensiva cibernética foi lançada em 2015 contra a Kyivoblenergo, companhia ucraniana de distribuição de energia elétrica, quando cerca de 80 mil ucranianos ficaram sem luz no ataque conhecido como “BlackEnergy”. Foram várias ações criminosas desde então e, atualmente, após a invasão, o país do Leste Europeu perdeu o controle do seu sistema energético. Os blackouts são uma das armas de Moscou contra Kiev. A habilidade de hackers de diversas nacionalidades, entre eles os russos,  para violar sistemas energéticos é realidade no mundo todo, inclusive no Brasil.

Segundo Ricardo Esper da NESS, empresa especializada em segurança cibernética, os agentes do setor elétrico precisam se conscientizar que a segurança cibernética é um assunto prioritário. Ataques bem-sucedidos nesses campos podem trazer grande alarde, as paralisações podem prejudicar muito o cotidiano da nação. Se o ataque ocorrer nos sistemas de supervisão e aquisição de dados (SCADA) e de dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs) podem impedir a execução de manobras e acionamentos por parte dos operadores. Em um caso mais sério, um ataque ransomware em uma planta, a companhia ficaria sem autonomia alguma para tomar decisões operacionais.

Quais outros impactos no setor?

Existe a questão jurídica do descumprimento da Resolução 964. O operador que descumprir e não se adequar às normas de segurança digital será punido. Segundo Ana Carolina Katlauskas Calil, sócia da área de energia e Carla do Couto Hellu Battilana da área digital e privacidade de dados e segurança cibernética, ambas do escritório Tozzini Freire Advogados, a violação dará causa à aplicação das sanções cabíveis. O artigo 5º da Resolução Normativa ANEEL nº 846/2019 descreve as sanções administrativas aplicáveis às infrações pelo descumprimento da legislação setorial.

As advogadas lembram também que a REN 964/2021 não é a única norma aplicável ao setor, no tema de segurança cibernética. Ela é parte de um sistema legislativo envolvendo o assunto. Dependendo da natureza da informação tratada poderão ser aplicadas outras leis, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em caso de dados pessoais, o Marco Civil da Internet, em informações trafegadas pela internet e por fim o Código de Defesa do Consumidor.

Como estão os agentes?

As grande empresas já seguem se adequando à resolução da ANEEL, bem como seguindo boas práticas em seu cotidiano nas redes corporativas. Segundo o relatório trazido pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) e Trellix 85% sentem que sofreram ataques cibernéticos e apenas 9% dos operadores de infraestrutura crítica não possuem um plano de segurança.

Segundo Saulo Rodrigues, gerente de TI  e responsável por segurança da informação na Alupar, as empresas já buscam a elevação da maturidade da segurança utilizando os frameworks mais conhecidos como a ISO 27001. Para se adequar à nova resolução será necessário a integração de algumas áreas das companhias.

 

 



Pesquisas apontam que viajantes pós-Covid-19 querem viajar de modo seguro

Várias pesquisas apontam que o viajante do mundo pós-Covid-19 deseja segurança e bem-estar. Esta percepção é sinalizada, por exemplo, pela pesquisa realizada pelo grupo internacional Accor, que opera 5.200 hotéis de 40 marcas em 110 países. O grupo publicou recentemente um relatório de “Tendências de Viagem ao Norte da Europa”, revelando alguns insights surpreendentes sobre as tendências de viagens naquela região. Esta pesquisa identificou que quase 80% dos 2.000 entrevistados planejavam sair de férias em 2022 e um terço dos mesmos pesquisados admitiram que suas prioridades mudaram nestas viagens. Embora o apetite por viagens seja grande, o estudo indica que cerca de 1 a cada 5 viajantes (22%) tem novas exigências de viagem após a pandemia mundial. Dos entrevistados, 31% querem garantia de saúde e zelam por padrões de segurança. Cerca de 1 em cada 5 viajantes (19%) estaria disposto a pagar mais por um quarto de hotel com alta reputação no quesito limpeza.

Com o fim das restrições sanitárias e com a mudança nos protocolos relacionados à Covid-19 por quase todos os países no globo, milhares de turistas estão igualmente optando por férias em destinos estrangeiros na busca de bem-estar físico e mental. Cruzar fronteiras, desfrutar das prorrogadas férias e aventurar-se por culturas estrangeiras é uma demanda latente, porém as pesquisas demonstram que os viajantes estão agora mais rigorosos. Dados divulgados recentemente pela plataforma TripIt, sediada em São Francisco nos Estados Unidos, reforçam essa realidade – quase um terço dos 1300 viajantes americanos entrevistados (31%) assegurou ter a preocupação de manter-se atualizado sobre restrições, regras e requisitos de viagem.

No primeiro trimestre deste ano, as viagens foram retomadas de modo significativo e passaram a ter uma conotação de relaxamento e escape do estresse acumulado. Embora o desejo de viajar no atual cenário seja tão intenso quanto antes da pandemia, é improvável que os turistas passem as férias ou ingressem em suas viagens da mesma maneira que antes. É consenso que, doravante, os viajantes estão muito mais prudentes e conscientes, buscando conforto, proteção e segurança em suas escolhas e no planejamento. A ferramenta Google Trends também endossa esta tendência, demonstrando que, na comparação entre o mês de abril de 2022 versus abril de 2021, as pesquisas pelo termo “seguro viagem” no buscador, cresceram 382% no Brasil, refletindo uma preocupação dos passageiros por viagens seguras.

Ricardo Mendonça, que é diretor geral da Next Seguro Viagem, empresa paulistana especializada na comercialização de apólices de seguro de viagem, destaca essa forte tendência citando que “os viajantes que embarcam para destinos internacionais atualmente querem compensar os dois anos interrompidos em suas viagens à lazer e em seus projetos de intercâmbios ou negócios no exterior. No entanto, todos estão muito atentos à segurança e sabem da necessidade da contratação de acessórios que garantam proteção e bem-estar – como é o caso dos planos de seguro viagem. Prevemos que este seja um ponto de avanço comportamental sem retorno. Daqui para frente, os viajantes serão muito mais prudentes e zelosos com itens ligados à saúde pessoal e familiar, evitando riscos desnecessários”.



Faial apresenta a 46ª edição da Revista Top Society

No dia 29 de abril a Revista Top Society irá lançar sua 46ª edição, com direito a um coquetel para convidados no hotel Faial Prime Suites. E para comemorar, a anfitriã da festa, Karla Cruz, fará a apresentação da coleção Nínevi Nilma Viera Outono/ Inverno 2022/2023.

A programação conta ainda com uma noite de autógrafos do livro ‘Evoluir. O segredo da reprogramação mental’, das autoras Arlete das Graças Torri e Inês Meneguzzi, e a Exposição de artes de Richard Reis, denominada ‘Plexus Arte’.

Desde que surgiu, em 2003, a Top Society passou por inúmeras transformações, desde formato e linha editorial. Foram mais de 900 entrevistas publicadas, com histórias de personalidades e empreendimentos, sempre priorizando a excelência do conteúdo presente na revista da Serra Catarinense. Atualmente a revista circula trimestralmente, entre os estados de Santa Catarina e Paraná.

Faial Prime Suites

O local escolhido para a comemoração tem tudo a ver com a proposta da revista em oferecer uma experiência de excelência. O Faial é um colecionador de boas avaliações por quem desfruta de suas instalações. Prova disso é o Prêmio Traveller Review Awards conquistado em 2021. Programa realizado anualmente pelo site de buscas e reservas de hospedagens Booking.com, que tem como objetivo reconhecer os hotéis mais bem avaliados nas notas deixadas por viajantes após sua estadia ou experiência.

O hotel também recebeu o Prêmio Travellers’ Choice, do Tripadvisor, que o colocou em um dos mais seletos grupos internacionais, que reúne 10% dos melhores hotéis do mundo. E, o Selo Tourqual pela qualidade de seus serviços e práticas turísticas prestados. Hoje ele é reconhecido em todo o país pela sua integridade, comprometimento, inovação e os cuidados que toda a equipe tem com os processos, desde a reserva até o check-out.



Usina de energia solar da AXS Energia começa a operar em São Gonçalo do Sapucaí

Entrou em operação comercial a usina de energia solar Paulo Valias, construída pela AXS Energia em São Gonçalo do Sapucaí. Cidade do sul de Minas Gerais foi estrategicamente escolhida por possuir um alto índice de irradiação solar e temperatura média anual amena, fatores que contribuem para a performance dos equipamentos.

Inicialmente, cerca de 500 clientes serão atendidos pela unidade geradora, entre residências e comércios de pequeno e médio porte. Foram investidos R$ 15 milhões na construção da usina, sendo empregados 7.300 painéis solares de última geração instalados com a tecnologia de seguidores solares. Para os próximos meses estão planejadas mais seis usinas em funcionamento no Estado.

A empresa trabalha com o modelo de energia solar por assinatura. O requisito mínimo para a contratação de um dos planos é possuir uma conta de energia com consumo acima de R$ 200 por mês. Todo o processo de assinatura é digital, sem taxa de adesão e qualquer tipo de instalação. A utilização da energia solar gera uma economia de 15% a 30% na conta de luz. 

Para o diretor comercial da AXS Energia, Rodrigo Kimura, Minas Gerais reúne alguns fatores favoráveis para o modelo de energia solar por assinatura. “Os principais são: elevado índice de irradiação e alto custo da energia. Neste cenário, é possível ofertar uma solução bastante atrativa em termos de desconto aos clientes, que passarão a economizar e utilizar uma energia verde e renovável. Para a construção da usina, priorizamos a utilização da mão-de-obra local, gerando emprego e renda para o município. O nosso objetivo é democratizar o uso da energia solar, tornando o acesso facilitado a todos”, elucida. 



Princesa dos Campos incentiva leitura com transporte gratuito de livros ao PR

Abril é considerado o mês da leitura. Nesse período, várias empresas e organizações realizaram ações para incentivar o hábito de ler entre a população. Outras, aprofundaram os trabalhos realizados durante todo o ano para que a prática seja ainda mais disseminada.  Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2019 aponta que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores desde 2015. Durante a pandemia, o hábito da leitura aumentou, por conta das experiências de isolamento e distanciamento social. Os dados são do Sindicato Nacional de Editores de Livro (Snel), que apontam que 2021 teve um crescimento no número de vendas comparado a 2020, em que muitas livrarias precisaram fechar as portas.

Com a premissa de incentivar o hábito da leitura, a empresa paranaense, Expresso Princesa dos Campos (EPC), transportou até 2021, de forma voluntária, mais de 50 mil livros para o Paraná. A ação faz parte de uma parceria com o Instituto Pegaí Leitura Grátis, que possui um projeto social destinado a angariar livros por meio de doações, restaurações, aquisições e impressões, disponibilizando-os nas Estantes Pegaí, espalhadas em várias cidades do Paraná.

A iniciativa começou em 2013 em Ponta Grossa e, desde então, a EPC foi a responsável por transportar cerca de 60 toneladas de materiais para o projeto. Além de livros, a EPC auxilia também no transporte de papéis e estantes para o Pegaí Leitura Grátis. Os papéis são doados por indústrias de papel para que novas obras literárias sejam produzidas. A logística da viagem é proporcionada pela Companhia, que viabiliza ônibus ou caminhões para que os objetos cheguem aos seus devidos fins.

No mês de abril, uma estante do projeto foi colocada à disposição da comunidade com mais de 300 livros na cidade de Arapoti. O transporte foi feito pela Princesa dos Campos e os materiais podem ser encontrados do lado externo da portaria da BO Paper Indústria de Papel.

“Em 2013, a Princesa dos Campos foi convidada a participar da iniciativa. Desde que falaram sobre a premissa do projeto, que é de oferecer leitura grátis em diversos espaços públicos, não hesitamos em contribuir. Como a iniciativa é paranaense e a empresa tem orgulho da região em que está inserida, optamos por continuarmos com a parceria para também contribuirmos com a população que está no nosso entorno”, destaca o CEO da Princesa dos Campos, Gilson Barreto.

O projeto Pegaí Leitura Grátis disponibiliza livros em estantes localizadas em espaços públicos. As pessoas interessadas podem escolher um título, levar para casa, ler e devolver nos pontos de coleta, que também servem para receber doações. Após a devolução ou doação, os materiais passam por quarentena e recebem um lacre. Qualquer obra pode ser doada, desde que tenha caráter literário.

Segundo o coordenador-geral do Pegaí Leitura Grátis e presidente do Instituto Pegaí Leitura Grátis, Idomar Cerutti, a parceria com as empresas é essencial para manter o trabalho voluntário em bom funcionamento. A Princesa dos Campos, nesse caso, foi uma das primeiras a contribuir com a iniciativa e hoje é uma das mais antigas ‘Empresas Amigas do Pegaí’, recebendo um selo com essa qualificação.

“A Princesa dos Campos colabora com várias demandas do projeto atuando no transporte de livros para outras cidades do Paraná e, também, de papeis, estantes e qualquer outro material que necessite de logística para chegar ao destino. Essa é uma parceria muito importante, que nos ajuda a expandir o trabalho voluntário para outros lugares”, ressalta Cerutti.

O Pegaí Leitura Grátis também imprime tiragens de livros, em parceria com autores que cedem os direitos de impressão. Para isso, conta com o apoio de empresas parceiras que fornecem papel, além de gráficas que proporcionam impressão a baixo custo. O resultado são mais de 30 títulos já impressos e mais de 175 mil livros oferecidos aos leitores. Em 2021, foram dez diferentes títulos, com 51 mil exemplares. Para 2022, a expectativa é de imprimir 60 mil unidades de novas obras. Neste ano, entre os livros produzidos exclusivamente para disponibilização nas estantes do projeto estão ‘Uma noite fantasmagórica’, ‘Medos? Nunca Mais!‘, ‘A menina que adora perguntar‘ e ‘O Curumim Poeta‘.

As estantes do Pegaí estão alocadas nas respectivas cidades paranaenses: Arapoti, Campo Largo, Carambeí, Castro, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Quitandinha, Realeza, Reserva, São Mateus do Sul e Vera Cruz do Oeste.



Com o pós-pandemia, setor de lavanderias volta a crescer

De acordo com dados levantados pela ANEL (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia), o pós-pandemia tem sido favorável para o setor.  “Durante a pandemia, as lavanderias hoteleiras tiveram uma queda de 70%, as lavanderias de atendimento ao público, uma queda de 40%, e as hospitalares se mantiveram. Agora, no pós-pandemia, as lavanderias hoteleiras já estão com 80% do normal e as lavanderias de atendimento ao público com 100% do normal”, contou Otto Barcellos, presidente da associação.

Inclusive, vale reforçar que, segundo os dados mais recente do setor, fornecidos pelo SINDILAV (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo), no Estado de São Paulo já existem, aproximadamente, 5.200 lavanderias, sendo cerca de 4.200 domésticas e 1.000 industriais. Com relação ao número nacional, estima-se que existam 8.000 lavanderias no Brasil, sendo 6.000 domésticas e 2.000 industriais. Ainda de acordo com as informações do sindicato, essas empresas geram cerca de 33.000 empregos diretos no Estado de São Paulo, 14.800 na cidade de São Paulo e 95.000 no Brasil.

Um dos motivos para esse crescimento é o fato de ser um setor interligado com diversos outros segmentos da economia, podendo ser dividido em doméstico (que é direcionado ao consumidor final, ou seja, higienização de roupas, roupas de cama, mesa e banho, dentre outros), uniformes e EPIs, decoração (que é a higienização de tapetes, cortinas, sofás e estofados em geral), hospitalar (que envolve a higienização de roupas de cama, toalhas e uma vasta a lista de roupas hospitalares), industrial jeans (que é voltada para a indústria têxtil) e para estabelecimentos como hotéis e restaurantes.

Juliano Fontagnelo, superintendente de Experiência do Cliente e Marketing da operação brasileira da Elis, multinacional que é especializada em serviços de gestão e higienização de têxteis, reforça que a retomada da economia no pós-pandemia tem favorecido as empresas do setor. “Recentemente diversos fatores como o crescimento das atividades em indústrias (principalmente nas alimentícias e farmacêuticas) e a retomada do setor hoteleiro, de comércio e serviços têm ajudado no bom desempenho do setor. Tanto que aqui na Elis tivemos um crescimento orgânico de 11,5% em 2021, se comparado com o ano anterior”, comenta o executivo.



Construir uma casa com uma construtora vale a pena?

A construção de uma casa muitas vezes é a realização de um sonho que finalmente está sendo retirado do papel para se tornar realidade. É um momento de satisfação e alegria, mas de muito estresse, imprevistos e atrasos caso a obra não seja feita por uma empresa séria e com profissionais especializados.

Uma das principais dúvidas na hora de construir é quem contratar para realizar a obra: um profissional autônomo ou uma construtora? Na teoria, um pedreiro irá cobrar mais barato do que uma construtora, mas há riscos e gastos, principalmente de tempo do contratante, que não são calculados na proposta.

Isso porque ao realizar um projeto com um pedreiro, a pessoa precisará gerenciar a sua própria obra, fazendo o orçamento, compra e recebimento de todos os materiais; checando se tudo está sendo feito conforme planejado; administrando prazos e metas; realizando o controle financeiro; entre outras responsabilidades.

Há também situações em que o profissional não aplica os materiais corretamente, conforme a especificação da fábrica, ou ainda utiliza os produtos sem preocupação com a devida quantidade, gerando mais gastos e atrasos na obra.

“Mesmo contratando um profissional liberal, é necessário nomear um engenheiro responsável que deve assinar o projeto e cuidar de toda parte técnica e burocrática para que tudo seja executado dentro da lei e o proprietário não tenha problemas futuros com a prefeitura. Além disso, muitas vezes a construção é feita sem um contrato para reger todos os deveres, obrigações e prazos, levando o contratante a um desgaste grande, além de requerer uma dedicação enorme, que exige tempo e paciência ao longo de muitos meses”, explicou o engenheiro Pablo Batista.

Para o especialista, “ao optar por trabalhar com uma construtora, mesmo o custo sendo mais alto, todo o processo não terá surpresas com gastos extras e extensão de prazos. Além disso, toda a gestão da obra é realizada pela construtora, os próprios profissionais lidam com os problemas e os resolvem, sem incomodar o proprietário, tudo sem estresse”, completou o eng. Pablo, diretor da Construtora BAZACON, primeira franquia de construtora do país.

Entre as principais vantagens em realizar uma obra com uma construtora, estão:

• A tranquilidade de saber que o projeto está sendo desenvolvido por profissionais capacitados e qualificados, com registro perante os órgãos responsáveis;

• Melhor custo-benefício, uma vez que não há gastos extras durante a obra;

• Garantia constituída em contrato que os prazos e metas serão cumpridos;

• Mais rapidez e agilidade na execução das construções;

• Uso de materiais de alta qualidade, que refletirão na durabilidade da residência.

“Imagine entrar na casa nova, que foi um projeto tão desejado e sonhado, e ver que os pisos estão desnivelados, as paredes tortas, o revestimento mal colocado ou outros problemas comuns que acontecem quando a construção é feita por conta própria. Deve ser muito frustrante. Por isso a importância de desde o começo fazer a escolha certa e optar por profissionais que são qualificados para o trabalho e que fornecerão todas as garantias necessárias para entregar o lar que a família sempre quis”, finalizou o eng. Pablo, da Construtora BAZACON.



Estrela10 espera aumentar vendas em 15% no Dia das Mães

Considerada a segunda data mais rentável para o varejo tanto físico quanto online, o Dia das Mães é responsável por até 5% de todas as vendas obtidas no comércio ao longo do ano. Por isso, a estratégia da Estrela10, loja virtual de departamentos, será antecipar as ofertas especiais com objetivo de obter 15% de crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o CEO da loja, Marcelo Dantas, os descontos em produtos podem chegar a 50%; com pagamento a vista no boleto ou no pix, considera-se mais 10% de desconto. E quem deseja parcelar, poderá fazê-lo em até 12 vezes no cartão de crédito. Entre as categorias que entram em promoção, estão Móveis e Decoração, Instrumentos Musicais, Utilidades Domésticas, Esporte e Lazer, Eletrodomésticos, Cama Mesa e Banho, Casa e Segurança. “Esperamos aproximadamente 80 mil pedidos durante o mês de maio. Destes, 20 mil deverão ser realizados na semana do Dia das Mães”, explica o executivo.

Dantas revela que as regiões Sul, Sudeste e alguns estados do Centro-Oeste são os mais estratégicos para a Estrela10. “Para atendê-los, reforçamos o atendimento humanizado e melhoramos a experiência de compra por meio de um site fluído e intuitivo. Além, é claro, de aprimorar a agilidade na entrega”, afirma ele. No caso do Estado de São Paulo, todo o processo logístico é adaptado para entregas em até 48 horas. Já para algumas regiões da Cidade de São Paulo, a entrega pode ser realizada em até quatro horas. “Isso vale para os produtos de perfil “leve”, ou seja, até 30 quilos e com menos de 1 metro em seu maior lado”, esclareceu o executivo.

A estratégia de entrega no mesmo dia prevê que os veículos sejam separados por região, com tempo médio entre os processos (intervalo, deslocamento e entrega) de até 15 minutos. Esta operação atenderá os bairros Liberdade, Moema, Vila Mariana, Santana, Casa Verde, Itaim Bibi, Campo Belo, Lapa, Perdizes, Pirituba, Jaraguá, Jaguaré, Leopoldina, Pinheiros, Butantã, além de algumas cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana do Parnaíba, Itapevi, Jandira e Cotia.



Empresas desligam os controles de segurança para acelerar aplicações de negócios, revela pesquisa global.

Resultados do relatório State of Application Strategy 2022, estudo realizado pela F5, construído a partir de entrevistas com 1.500 CIOs e CISOs de todo o mundo, sendo 78 deles executivos brasileiros, mapeia os desafios trazidos pela necessidade de, em 2022, modernizar – aumentando a segurança e a performance – as aplicações responsáveis pelos negócios das organizações. O relatório de 2022 é a oitava edição da pesquisa.

De acordo com o relatório, na economia digital, aplicações como o Internet Banking de uma empresa de finanças ou o engine B2C de um player de e-commerce são essenciais para a realização de negócios. Uma das descobertas mais impactantes do estudo deste ano diz respeito à estratégia das empresas que, diante de problemas de performance, desligam os controles de segurança da aplicação de missão crítica.

Beethovem Dias, Solutions Engineer da F5 Brasil, contou que 76% dos entrevistados, ou seja, a maioria dos participantes da pesquisa, disseram realizar essa operação. Dias explica que a pesquisa deixou claro que conforme a realidade de cada organização, as chances de se tomar essa atitude variam entre 0 (nenhuma probabilidade de realizar essa ação) e 100% (certeza de realizar essa ação).

Para Dias, a preponderância da performance sobre a segurança pode ser explicada pela forte dependência que os negócios têm da TI. “Uma campanha de marketing é, tipicamente, desenvolvida com muita rapidez e irá consumir recursos digitais de uma forma crítica, por um tempo limitado. É possível que a busca por performance seja de tal importância que a segurança será colocada num segundo plano”, explica Dias.

Para o executivo da F5, isso aumenta a vulnerabilidade da empresa a ataques digitais. Amplia-se a superfície de ataque, e a ação das gangues digitais é muito facilitada pela ausência dos controles de segurança.

Na visão de Beethovem, esse ponto da pesquisa da F5 revela que grande parte da comunidade de ICT Security ainda está inserida na cultura “segurança ou performance. “Falta conhecimento sobre soluções de segurança que protegem a aplicação e, simultaneamente, aceleram a performance. São ofertas baseadas em recursos de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) que entregam, aos usuários lícitos, a melhor performance possível”, detalha Dias.

O estudo da F5 aprofundou, também, as decisões das organizações em relação à migração de suas aplicações para a nuvem. 67% dos entrevistados disseram que ou já estão repatriando algumas aplicações da nuvem pública para ambientes on-premises ou planejam fazer isso nos próximos 12 meses.

No estudo de 2021, esse número era de apenas 27% do universo pesquisado. “Temos visto isso acontecer no Brasil”, ressalta Dias. “São empresas que compreendem o valor da infraestrutura multicloud, mas, por diversas razões, entendem que as garantias de continuidade de negócios exigem que algumas aplicações retornem para sua nuvem privada”, ressalta o executivo.

Para Dias, o ambiente on-premises costuma ser muito conhecido pelo time de TI e Segurança, sendo gerido com um alto grau de maturidade. “As práticas de Site Reliance Engineering, SRE, colaboram com esse quadro – várias organizações têm buscado implementar processos dedicados a aumentar a confiabilidade das aplicações de forma a resolver problemas e responder a incidentes de forma proativa”, afirma Dias. Vale destacar que o estudo da F5 revela que 95% das empresas que adotam práticas SRE planejam repatriar aplicações. Desse total, 74% já realizaram essa operação.

O modelo multicloud continua, porém, se expandindo. 77% dos entrevistados afirmaram rodar aplicações em múltiplas nuvens. Um número ainda maior – 93% – consome ofertas SaaS, Software-as-a-Service, baseadas em nuvens públicas. Uma pergunta de múltipla escolha revela as grandes preocupações que assolam os gestores de aplicações rodando em múltiplas nuvens: visibilidade (45%), segurança (44%), migração para a nuvem (41%) e otimização de performance (40%). Fica claro o desafio de gerenciar e proteger as aplicações rodando nesse modelo. “As nuvens são diferentes umas das outras. É difícil conhecer os detalhes de configuração e funcionamento de cada uma delas”, explica Dias. “Saber que os diversos componentes da infraestrutura de nuvem estão OK, marcados em verde, é relativamente simples. São insights gerados por soluções tradicionais para a nuvem”.

A dependência das empresas em relação à nuvem exige, porém, que os gestores tomem decisões sobre esse ambiente a partir de bases de dados mais refinadas. Isso tem levado ao aumento da demanda por soluções que oferecem uma nova categoria de insights. A meta pode ser, por exemplo, entender qual a real experiência do cliente/usuário com a aplicação em nuvem e, a partir daí, realizar mudanças em milissegundos – por mais complexo que seja o ambiente multicloud utilizado.

E, por fim, o estudo da F5 mapeia o atual estágio de transformação digital – e modernização das aplicações – das empresas pesquisadas. Pergunta de múltipla escolha mostra que 33% estão na fase de automação de tarefas, 70% vivem a expansão digital e 61% já contam com recursos de IA e ML. “O Brasil está ainda na fase de automação de tarefas; a exceção fica por conta das verticais de finanças e de e-commerce, que estão bastante avançadas em termos de expansão digital. O uso de IA e ML ainda se resume a poucas aplicações”, detalha Dias.

O relatório ressalta, também, a maior importância estratégica de soluções convergentes OT e IT, que permitem a integração desde o projeto do produto à fabricação, passando por marketing e comercialização. “Essa jornada de integração entre departamentos, com conectores aproximando áreas antes isoladas, está levando 78% do universo pesquisado a investir mais na modernização de suas aplicações internas, de produção”, Dias afirma isso com base nos dados da pesquisa.

Para Dias, seja na arena interna ou externa, em ambiente on-premises ou multicloud, o fundamental é contar com um processo conciso, que alie a proteção da aplicação à máxima performance. “Essa abordagem reduz a complexidade do mundo de TI, ajudando o gestor a dormir tranquilo, sabendo que está, de fato, antecipando e suportando as próximas mudanças nos negócios”, finaliza Beethovem Dias.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Motorservice destaca materiais das bronzinas de biela e dá dicas de instalação

Elementos importantes em todos os motores a combustão, os bronzinamentos têm como principal função a redução de atrito e devem suportar as mais altas capacidades de carga. Por isso, as bronzinas requerem a aplicação de materiais adaptados em sua estrutura para cada tipo de desenvolvimento.

A Kolbenschmidt (KS) produz as bronzinas com tecnologia de ponta e requisitos exigidos para o bom desempenho do motor, suportando as mais altas capacidades de carga, reduzindo o atrito e o desgaste.

Com relação às estruturas das bronzinas, a Kolbenschmidt (KS) conta com a bimetálica, constituída por um suporte de aço, uma camada pré-intermediária de alumínio puro, se necessário, e revestimento da pista de deslize composto por alumínio e aditivos de estanho, cobre e silício. Já a estrutura da bronzina trimetálica é composta por suporte de aço, uma camada de bronze ou latão a base de chumbo, uma camada pré-intermediária de níquel, se necessário, e o revestimento da pista de deslize é de alumínio, estanho e cobre. Há também a bronzina trimetálica Sputter, que segue os mesmos parâmetros da trimetálica convencional, o que a diferencia é o acabamento na pista de deslize, realizado pelo processo PVD. O método Sputter garante resistência ao desgaste superior em até 50% comparado com as outras estruturas das bronzinas.

Há bronzinas de biela com ressalto de centragem ou posicionador que facilitam a instalação. No entanto, em alguns novos motores já não são mais fornecidos com ressalto de fixação, principalmente para as bielas fraturadas.

As bronzinas de biela da Kolbenschmiddt (KS) são comercializadas pela Motorservice no mercado de resposição, possuem embalagem em azul com logotipo da KS em branco e uma etiqueta que consta informações sobre o código de comercialização, o tipo de bronzina se de biela ou de mancal, a medida de instalação (stander ou sob medida), a aplicação e o código QR CODE, que fornece um caminho para validar a autenticação de que o produto não é falsificado e é produzido pela Kolbenschmidt.

Dicas de instalação – A Motorservice ressalta um dos pontos fundamentais na hora da instalação das bronzinas é a limpeza dos alojamentos e das bronzinas para as etapas de aferição e instalação. Para efetuar a aferição do alojamento deve-se medir em três pontos para identificação do diâmetro e a circularidade, conforme especificações do fabricante. Deve-se realizar a aferição no centro da biela e a 25 graus de cada lado da repartição da capa. Em seguida, deve-se instalar as bronzinas para verificação do diâmetro, seguindo os mesmos passos para medição do alojamento.

Para identificação da folga radial de montagem entre as bronzinas e o eixo virabrequim deve-se subtrair o diâmetro do eixo encontrado em cada colo pelo diâmetro encontrado na aferição das bronzinas referente a cada biela, obtendo-se a folga radial, conforme especificação do fabricante.

Em seguida, deve ser feita a lubrificação das bronzinas em toda a pista de deslize, com um pincel de silicone.

Há outros procedimentos também importantes para finalizar a instalação das bronzinas de biela, entre eles, os parafusos devem ser substituídos quando chegam ao comprimento máximo ou ao diâmetro mínimo.

Outra dica importante para as bronzinas Sputter é que elas possuem posição de instalação. Todas as bronzinas Sputter contam com gravação nas costas com a indicação Sputter e devem ser instaladas na biela.

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no link https://www.youtube.com/watch?v=iq2QDDjSMy0.



Retomada econômica pós-pandemia nos EUA é oportunidade de brasileiros emigrarem

Com o fim das restrições da pandemia de covid-19, a sociedade americana se vê em um impasse: apesar da alta demanda por produtos e serviços e da economia em recuperação, não há mão de obra para as vagas em aberto. Segundo o relatório Jolts do Departamento de Trabalho dos EUA, foram registradas mais de 11 milhões de vagas no final de 2021. A situação atípica gera oportunidades para profissionais brasileiros, levando suas qualificações e experiências como diferencial no mercado.

O especialista em Direito Internacional Leonardo Leão falou sobre o momento e as oportunidades para que os brasileiros que tenham interesse em mudar de vida, possam buscar o tão sonhado visto americano. “O alcance da legislação imigratória está muito amplo porque, com o aquecimento da economia dos Estados Unidos  neste momento pós-pandemia, todas as profissões têm sido muito demandas”, disse o advogado. De acordo com Leão, as áreas de maior destaque têm sido o campo médico, o tecnológico, e as engenharias. “Mas isso não quer dizer que outras profissões também não tenham possibilidade de obter residência permanente”, explicou.

Leonardo lembra que  a forma mais acertada de se obter o visto de residência permanente, também conhecido como green card, é apostar na honestidade, uma vez que os sistemas são rigorosos. “Não existe escadinha. Americano é muito pragmático, se você cumpre a lei, ele realiza seu processo. Não existiria toda a legislação se não tivessem interesse em contar com os imigrantes”, afirmou.

Os vistos permanentes para os EUA, são divididos em EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3, EB-4 e EB-5. Cada categoria traz diferentes exigências, mas todas esperam que o imigrante comprove interesse e condições de contribuir com alguma demanda da sociedade americana. Para profissionais brasileiros, as categorias EB-2 e EB-2 NIW são as que trazem melhores oportunidades, pois visam justamente suprir carências no mercado de trabalho americano. É o visto que permite ao estrangeiro com uma carreira sólida adquira um trabalho nos EUA e possa viver com sua família no país.

Entretanto, a categoria EB-2 exige que uma empresa americana faça a solicitação do visto por meio de um Labor Certification, provando que não há americanos disponíveis para ocupar a vaga. A categoria EB-2 NIW, por sua vez, dispensa tal exigência. O interessado precisa comprovar que seu trabalho será melhor aproveitado sem que haja perda de tempo com o Labor Certification. A atual situação de vagas em aberto nos EUA é uma porta de entrada para a aquisição de EB-2 NIW.

Mesmo em tempo de guerra, de acordo com Leonardo Leão, o governo Biden tende a facilitar os processos de visto para estrangeiros, algo que era dificultado pela determinação de se priorizar a contratação de americanos pelo governo Trump. “Ele criou empecilhos, então um processo que durava seis meses, hoje leva um ano e meio. O Biden, por adotar uma política mais pró-imigrante, tenta reduzir. Esse ano, os Estados Unidos já começaram a liberar mais vistos, principalmente para os profissionais EB1 e EB”, finalizou.



Trivento comemora a cepa Malbec e mantém liderança global segundo IWRS Sales

Há mais de duas décadas, a Bodega Trivento fomenta um portfólio de vinhos que preserva o caráter dos terroirs de Mendoza, onde a uva Malbec adquiriu sua máxima expressão. Apesar de ser uma uva originária de solos franceses, foi na Argentina que esta variedade mostrou todo seu potencial, sendo hoje a região que possui as maiores plantações desta cepa em todo o mundo. A importância da Malbec é tanta que sua celebração foi prolongada, apesar de ser comemorada oficialmente no dia 17 de abril. Em sua homenagem, a Trivento comemora a Malbec ao longo de todo o mês de abril e aproveita a chegada do inverno para divulgar seus rótulos com a uva autóctone argentina.

Nas comemorações, uma degustação online guiada pelo enólogo Maximiliano Ortiz foi promovida esta semana através da WOFA (Wines of Argentina). A experiência destinou-se a quem adquiriu os  “Tons de Malbec” no site da organização (https://t.ly/vfIN), com os três rótulos da linha Reserve da Bodega –  Trivento Reserve Malbec, equilibrado de cor vermelha intensa, de taninos doces e final aveludado; Trivento White Malbec, o primeiro vinho branco produzido no mundo a partir da uva Malbec, resultado do sabor das frutas e da acidez natural; e Trivento Reserve Rosé Malbec, último lançamento da Bodega no Brasil, que apresenta coloração rosa suave e leveza no paladar, além de sensação frutada com final limpo, fresco e seco.

Nas rédeas de Maximiliano, Trivento foi eleita a marca de vinhos argentina n º1 do mundo* pela IWRS Sales 2020 *IWRS Sales 2020 https://www.thedrinkbusiness.com/2021/07/trivento-becomes-top-selling-argentine-wine-brand/, resultado do contínuo investimento e pesquisa em tecnologia, infraestrutura e know-how. O empenho na produção de um autêntico Malbec argentino confere à Trivento alta pontuação nos rótulos com a cepa, que atingiram a marca de 91+ pontos pelos principais críticos de vinho do mundo. 

Bodega Trivento é a subsidiária argentina da Família de Vinícolas Viña Concha y Toro. Desde 1996, Trivento fomenta um portfólio de vinhos que preserva o caráter dos terroirs de Mendoza, onde a uva Malbec adquiriu sua máxima expressão. Os três ventos que sopram pelas terras ensolaradas e áridas de Luján de Cuyo e Valle de Uco, onde estão localizados os terroirs de Trivento, criam o clima ideal para o cultivo desta uva.  Essa combinação inspirou o símbolo e nome da marca, “Trivento”, e representa os ventos polar, zonda e sudestada.

*IWRS Sales 2020 https://www.thedrinkbusiness.com/2021/07/trivento-becomes-top-selling-argentine-wine-brand/



Norma internacional previne acidentes e incidência de doenças no trabalho

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, mostram que, de 2019 para 2020, o número de acidentes de trabalho graves notificados no Brasil passou de 94.353 para 132.623, um crescimento drástico de 40%. O número pode ser ainda maior e, por esta razão, a campanha Abril Verde busca estimular a notificação de acidentes e doenças ocupacionais no país.

O mês foi escolhido por 28 de abril ser o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data em memória ao acidente ocorrido no mesmo dia, em 1969, nos Estados Unidos, no qual 78 trabalhadores perderam a vida na explosão de uma mina. O aumento de casos registrados pelo Ministério da Saúde, que consideram os setores formal e informal, demonstra que esse passado continua presente.

Para auxiliar na redução desse problema mundial – dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) informam que ocorrem 270 milhões de acidentes todos os anos – a International Organization for Standardization (ISO), desenvolveu a norma internacional 45001, Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional.

“Falar de Abril Verde sem citar a ISO 45001 é impossível, pois essa norma age diretamente no bem-estar de uma organização, oferecendo uma estrutura para aumentar a segurança do ambiente de trabalho, além melhorar a saúde física e mental”, explica Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da APCER Brasil, empresa de origem portuguesa e líder de certificação em Portugal.

Uma organização que implementa a ISO 45001 reduz expressivamente os riscos de acidentes, de doenças profissionais e de custos, considerando que com menos colaboradores acidentados e doentes, maior a continuidade do negócio.

A ISO 45001 possui fácil integração com a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), pois também segue a estrutura do Anexo SL (Structure Level): escopo, referências normativas, termos e definições, contexto da organização, liderança e participação do colaborador, planejamento, suporte, operação, avaliação de desempenho e melhoria.

O sucesso integral da implementação do Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional depende do comprometimento da liderança e participação de todos da organização. “Pode ser aplicada a todos os tipos de organizações, independentemente do setor e tamanho e, age de maneira proativa, prevenindo e evitando futuros acidentes, essencial para que as estatísticas não continuem crescendo”, completa Alessandra Costa.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »