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Cresce a utilização de sistema de bicicletas compartilhadas em condomínios

Florianópolis, SC. 16/11/2021 – Sempre atenta as tendências de mercado, WKoerich é uma das pioneiras na construção civil a disponibilizar a opção em seus novos empreendimentos, estimulando qualidade de vida e sustentabilidade entre clientes.

A utilização de bicicletas compartilhadas é uma tendência mundial e presente em algumas capitais no país. Além de ser uma alternativa importante para a mobilidade urbana, a busca por hábitos saudáveis e a própria pandemia está levando essa tendência para dentro de condomínios, criando uma nova demanda de mercado e promovendo qualidade de vida.

A WKoerich, construtora catarinense e que vem desenvolvendo projetos diferenciados, atrelando produtos e serviços em seus empreendimentos, é uma das pioneiras na região a disponibilizar esse tipo de comodidade para seus clientes. O sistema de bicicletas compartilhadas já está disponível em três condomínios residenciais e dois empreendimentos da hotelaria com assinatura da empresa.

E, essa é uma tendência no desenho do novo perfil de consumidor pós-pandemia. Segundo pesquisa realizada pela plataforma SíndicoNet, a busca por bicicletário para condomínio aumentou em 300% entre o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2021. Segundo o estudo, a presença de espaços reservados para bicicletas se transformou em um fator importante para a escolha do imóvel. Outra grande tendência é na busca por carregadores elétricos aumentando, principalmente para bikes elétricas, bem como espaços para pequenos reparos.

“A sistemática integra nossos projetos há alguns anos, não apenas pelo ineditismo, mas por termos a compreensão de que precisamos desenvolver possibilidades que contribuam para o avanço das cidades. Além da adoção de espaços públicos, que geram engajamento com as comunidades, temos que pensar e propor ações sustentáveis também para os moradores”, comenta Sabrina Petermann, gerente de marketing da WKoerich.

“A existência de bike compartilhada e elementos voltados para qualidade de vida realmente são fatores que foram decisivos para minha família na escolha do empreendimento K-Platz. Somos usuários assíduos das bikes, uso muito com meu filho, para atividade física e lazer”, destaca Fabrício Finco.

Segundo a construtora, a iniciativa foi tão bem aceita que todos os novos empreendimentos estão sendo projetados com o sistema de bicicletas compartilhadas, bem como com os novos produtos com foco em comodidade. “É nosso papel acompanhar o mercado e possibilitar uma nova experiência de morar. Os empreendimentos, cada vez mais, precisam refletir as mudanças comportamentais e o perfil de consumo”, completa Sabrina Petermann.

Para Rafael Martins, essa deveria ser uma prática das construtoras, não apenas pelo diferencial, mas também pelos impactos positivos na mobilidade e pelo estímulo a qualidade de vida. “Meu empreendimento conta com esse benefício das bikes compartilhadas e já utilizei. O sistema é simples e prático. É uma comodidade e um serviço a mais para os clientes”, pontua.

Website: http://www.wkoerich.com.br



UVS Essencis do Grupo Solví realiza ações voltadas à Economia Circular

São José dos Campos – SP 16/11/2021 – A unidade do Grupo Solví é uma das que mais se destaca nos quesitos de circularidade no Vale do Paraíba

Localizada na cidade de São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, UVS Essencis Ecossistema opera a tecnologia de aterro sanitário desde 1985 no recebimento de resíduos classe I e classe II A e B. Até o momento, a unidade já tratou e destinou cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de resíduos.

No início de 2021, com a estruturação da área de Economia Circular e Sustentabilidade e a criação da metodologia SOLcircular, a UVS mapeou os seus processos e entendeu quais eram as oportunidades de implantação para aumentar o nível de circularidade, garantindo a sustentabilidade ambiental.

“Internamente o SOLcircular se apresenta como ferramenta de gestão e as UVS são fundamentais para o posicionamento ESG e de Economia Circular da companhia”, destaca Ariane Mayer, Gerente de Sustentabilidade e Economia Circular.

Foram identificadas diversas oportunidades, dentre elas: implantação de células voltaicas/luz solar para abastecimento da unidade e venda de excedente e captação de águas pluviais para reuso interno.

Com base nas oportunidades, a UVS elaborou cronograma em que aproximadamente 65% das oportunidades serão implantadas nos próximos 6 meses, com previsão de conclusão até junho de 2022.
Uma das oportunidades em execução é o projeto de implantação de 98 unidades de placas solares, com geração média de 4.375kWh, que trará diversos benefícios, como baixo impacto ambiental e energia de fonte limpa.

A UVS teve a primeira iniciativa por meio da implantação do projeto de captação de águas pluviais, com limite de armazenamento imediato de 30m³ e instalação de 3 pontos de captação (caixas d’água). Com esta ação, reduziu o consumo de água e contribuiu no reaproveitamento para a umectação das vias internas.

Além disso, ações simples, como a substituição de copos plásticos por canecas de alumínio para café e caneca de porcelana para água para 100% dos funcionários, foram implantadas e, hoje, já é uma cultura da UVS.

Ações em relação aos recicláveis – logística reversa

Todos os materiais mapeados pela metodologia SOLcircular no processo de logística reversa foram avaliados, classificados e encaminhados para destinação através da venda para fornecedores, encaminhamento à cooperativa e até mesmo destinados para reutilização na planta, como bags e rafias.

Ganhos do projeto

De acordo com a percepção da coordenadora da UVS, Ana Carolina Luongo, “a empresa tem a oportunidade de dar uma nova utilidade aos recursos já existentes em sua operação, através da otimização da utilização de matérias-primas, menos desperdício, aumento da geração de empregos, maior eficiência operacional, crescimento econômico, conscientização da população, consumo cauteloso e consciência ambiental, que é a atividade principal da empresa”.

Website: https://www.solvi.com/



Bullying é realidade entre escolares, alerta pesquisa

São Paulo 16/11/2021 – O bullying não acabou, nem mesmo está sob controle, apenas se escondeu por trás de uma de suas formas, o cyberbullying. Ana Paula Siqueira, advogadaO PISA 2018 demonstra má atuação de estudantes brasileiros e aponta a ausência às aulas, devido ao bullying como um dos motivos. Em pesquisa 2019, a UNICEF relata que 36% de adolescentes se ausentaram das aulas devido à esta agressão moral, no Brasil.

O Bullying não acabou, nem mesmo está sob controle, apenas se escondeu por trás de uma de suas formas, o cyberbullying e segue prejudicando o aprendizado brasileiro. É o que se percebe conforme apurado em pesquisas recentes.

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou em setembro deste ano, os dados de uma pesquisa realizada pelo PeNSE- Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Nesta, constatou-se a presença do bullying entre escolares.

Por ocasião do estudo, ocorrido entre os meses de abril e setembro, portanto, antes da pandemia de Covid-19, o problema dentro das escolas atingia a taxa de 23%. O levantamento também demonstrou a ação desta violência moral através da Internet. Na ocasião, o cyberbullying atingia 1 em cada 10 adolescentes dos 188 mil alunos brasileiros entrevistados. 13,2% de meninas e meninos entre 13 e 17 anos, declararam já terem sido vítimas de opressão, ofensas, intimidação moral ou humilhação, através da web.

A investida dos mal-intencionados tornou-se ainda maior com a vinda da pandemia de Covid-19, pois passaram a adotar a prática do bullying online, escondendo-se por trás de perfis falsos e acreditando na impunidade. O bullying, assim como o cyberbullying, traz consequências que impactam na saúde física e mental da vítima. As vítimas correm riscos que afetam o psicológico, o social, a integridade física e a aprendizagem. Uma condição de vida sadia é inviável para os que sofrem o problema.

Outro estudo apontou graves impactos no desempenho de escolares brasileiros. O Pisa (Programa de Avaliação Mundial de Estudantes), avaliação realizada internacionalmente para analisar o desempenho escolar, apontou uma resposta insuficiente por parte dos estudantes brasileiros e trouxe à tona os motivos desta atuação ineficaz. Um destes motivos é o bullying. O resultado da avaliação foi divulgado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e informou que 29% dos alunos brasileiros declararam ter sofrido bullying, enquanto 23% concordaram que sentem solidão na escola.

A analista de educação da OCDE destacou o fato de que alunos que sofrem bullying tendem a ausentar-se muito mais das aulas, e devido a isso acabam por perder muitos conteúdos. O documento alerta para a necessidade da escola ser local que vai além da aprendizagem. O ambiente deve favorecer também o desenvolvimento sociológico e emocional. No entanto, há outras circunstâncias que apontam o bullying como fator que atravanca a educação no Brasil.

Pesquisa realizada pela UNICEF em 2019 relatou que entre as principais consequências do bullying e cyberbullying está a perda das aulas. Conforme o estudo, 36 % dos adolescentes do Brasil, vitimados pelo problema, declararam já terem se ausentado das aulas por conta do bullying online. Em entrevista à revista ISTOÉ, a advogada especialista em direito digital e em combate ao bullying e cyberbullying, Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita, conclui que: “Faltam treinamentos para funcionários, e muitos professores promovem a violência sistemática nas redes sociais. Há uma omissão das escolas no combate à prática.”

Segundo a especialista, convive-se em meio a uma geração analógica que ainda não compreendeu a gravidade dessa forma de violência.

Para maiores informações https://classnet.tech/blog/ 

Website: https://classnet.tech/

https://youtube.com/watch?v=KZRIGh39-i0



CRASA inaugura obra de duplicação na BR-050

Curitiba 16/11/2021 – A ECO050 inaugurou a obra de duplicação na BR-050, entregue pela CRASA Infraestrutura, em Goiás. São 5 km de extensão, com um trevo rodoviário (acesso à Cumari/GO) e restauração da pista. Para esta obra a CRASA incorporou novas ferramentas e técnicas para otimizar as ações previstas no projeto e concluir o prazo de entrega da obra.

No final de outubro, a ECO050 inaugurou uma obra de duplicação na BR-050 entregue pela CRASA Infraestrutura, no Estado de Goiás. O segmento tem 5 km de extensão, incluindo: um trevo rodoviário (interseção) de acesso a Cumari (GO) e restauração da pista existente. Com a duplicação, iniciada em março de 2021, a expectativa é de que o trânsito da região se torne mais eficiente e seguro neste importante corredor rodoviário.

A pavimentação foi realizada com base e sub-base constituída por mistura de material fresado com agregado e cimento – FATC e aplicação de duas camadas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) propiciando melhoria nas condições de rolamento, conforto e segurança do usuário da rodovia.

De acordo com o engenheiro Sérgio Consalter, gerente de contrato do Consórcio BR-050 e coordenador do comitê de inovação da CRASA Infraestrutura, os desafios do projeto incluíram: tráfego de veículos, atividades rotineiras e contínuas de operação pare/siga no segmento de pista simples, relevo acidentado, identificação e contratação de mão de obra qualificada, além da gestão do prazo de entrega, já que as chuvas se tornam mais frequentes a partir desta época do ano.

Experiente em obras da mesma natureza, a empresa incorporou novas ferramentas e técnicas para otimizar as ações previstas no projeto e concluir o prazo de entrega da obra. “Utilizamos equipamentos como: recicladoras de pavimento e equipamento especializado para execução de barreiras rígidas com concreto extrusado. Utilizamos barreiras rígidas pré-moldadas (pré-fabricadas e depois instaladas), adotamos a reutilização de material fresado na execução do FATC, minimizando o impacto ambiental por descarte residual de fresado de asfalto em função da restauração da pista existente. Dessa forma, tivemos um resultado sustentável, muito melhor com relação à qualidade do acabamento. Além disso, realizamos o acompanhamento/monitoramento das atividades com auxílio de drones e softwares de processamento de imagens com geração de modelo 3D de todo o empreendimento”, exemplifica Consalter.

Website: http://www.crasainfra.com



Conexão entre pessoas e futuro é o foco da segunda edição da Virtual X da BASF

São Paulo, SP 16/11/2021 – Para falar de futuro dos negócios ou da sociedade, temos que falar de pessoas – Renata MilaneseCom a presença especial de Monja Coen e parceiros, o evento propõe reflexão sobre o protagonismo humano para a transformação do futuro da sociedade e dos negócios

A segunda edição da Virtual X, encontro de negócios que traz este ano o conceito Zeigeist, será realizada em formato híbrido, com um estúdio de transmissão construído no onono – Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, no dia 17 de novembro, das 10h às 16h30. Este ano, a empresa realizará uma agenda de lives com o objetivo de estimular os participantes a refletirem sobre o protagonismo humano para a transformação do futuro da sociedade, dos negócios e do meio ambiente.

O conceito dessa edição, inspirado na palavra alemã Zeigeist que significa “espírito do tempo”, ajuda a entender e a projetar um futuro baseado no comportamento cultural e intelectual de uma sociedade, ou seja, as pessoas como responsáveis pelos movimentos de mudança. Para o mundo dos negócios, esse conceito é importante para que empresas tracem estratégias e desenvolvam inovações, estando atentas ao comportamento, às dores, causas e necessidades de seus consumidores.

“Temos as pessoas no centro da nossa estratégia. Sejam clientes, parceiros ou os consumidores finais, são pessoas que nos fazem existir como negócio. Dessa forma, para falar de futuro dos negócios ou da sociedade, temos que falar de pessoas. A BASF vem buscando, cada vez mais, trazer para o debate temas que tocam e movem as pessoas, tanto na sociedade atual como para nos preparar para o futuro. Com base no conhecimento sobre elas, queremos fortalecer nosso propósito de um futuro melhor, apoiados no espírito de colaboração para que essa construção seja produtiva e sólida”, afirma Renata Milanese, diretora de Customer Enabling da BASF para a América do Sul, área responsável pela realização do evento.

Nas lives, a BASF se conectará com parceiros, clientes e o ecossistema de inovação para discutir temas atuais que impactam a sociedade e o meio ambiente. A abertura do evento será realizada pela Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen do Brasil, que convidará os participantes a refletirem sobre a individualidade e o poder de transformação promovido pela conexão entre as pessoas. Após a abertura, o público poderá participar de lives com pautas sobre saúde, reciclagem, agricultura sustentável, futuro das embalagens, beleza inclusiva, economia circular, neutralidade de carbono, entre outros temas. 

A participação no evento e nas lives é gratuita. A inscrição deve ser realizada pelo site https://www.basfzeitgeist.com/. Abaixo é possível conferir a programação do evento:

O futuro da embalagem desejável

Conforto 3600

Reciclabilidade e engajamento da cadeia de embalagens

Zeitgeist e as cores

O futuro da agricultura é sustentável?

A sustentabilidade é multicolorida: soluções de construções de baixo custo

Do bem-estar à beleza inclusiva: novas tendências para o mercado de cosméticos

Neutralidade do carbono na mobilidade do futuro

Valor Compartido: Una nuevo camino para hacer negocio

Saudabilidade: o novo perfil do consumidor pós-pandemia

Website: https://www.basfzeitgeist.com/



Como a modernização de aplicativos pode alavancar os negócios no setor varejista?

Por Cleyton Leal *

Desde o início da pandemia, o setor varejista foi afetado, seja por conta das incertezas no volume de consumo, ou pelas mudanças rapidamente impostas pelo “novo normal”. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com empresários do segmento, 32% revelaram que tiveram dificuldades em reagir às mudanças geradas pela pandemia em suas empresas.

Por isso, estar tecnologicamente preparado para enfrentar situações adversas e inesperadas torna-se ainda mais importante e estratégico. Neste cenário, a modernização de aplicativos surge como uma solução para auxiliar as empresas a atualizarem seus sistemas, oferecerem um atendimento mais eficiente aos consumidores e alavancarem seus negócios. Mas, de que maneira a modernização de aplicações pode apoiar o setor varejista, especialmente em datas sazonais e circunstâncias singulares?

Benefícios da Modernização de Aplicativos
Aplicações modernas são resilientes o suficiente para que possam ser escaláveis e utilizadas o quanto forem necessárias, além de oferecer mais flexibilidade, uma vez que se caracteriza como arquitetura moderna, capaz de agregar componentes próprios ou de terceiros, para se adaptar às necessidades de negócios propostas. As organizações que modernizam seus aplicativos obtêm diversos ganhos, os quais podem ser chamados de “fatores da competitividade”, como custo, qualidade, agilidade, flexibilidade e inovação.

Com relação aos custos, ao modernizar aplicativos, é possível utilizar infraestruturas ou arquiteturas modernas que reduzem os custos das aplicações em média de 40% a 50%, com casos de redução de até 70% dos gastos. Já em relação à qualidade, as atividades operacionais são automatizadas, permitindo que o tempo dos colaboradores seja investido em outras tarefas estratégicas.

No quesito agilidade, a modernização de aplicativos não apenas simplifica o processo de implantação de novos recursos, como oferece suporte às estratégias de tecnologias ágeis e aumenta a velocidade de entrega da empresa. Enquanto a flexibilidade, garante, independentemente da situação, adaptação sem se preocupar com dependências, ou seja, mudar e crescer com as transformações do mercado e da empresa.

Por fim, o último benefício, a inovação, torna-se possível pois as aplicações modernas permitem conexão com outras aplicações, além de realizar buscas de informações nas redes sociais e personalização para o cliente.

Modernização de Aplicativos x Black Friday
Na última sexta-feira do mês de novembro acontece a Black Friday, dia mundialmente conhecido por oferecer os maiores descontos aos consumidores e abrir a temporada de compras para o Natal. Deste modo, o volume de compras aumenta significativamente nesta data, sendo um período de extrema importância para o setor de varejo, o qual deve estar preparado, especialmente na área tecnológica, com seus aplicativos modernizados.

Com uma estrutura de aplicação moderna, a infraestrutura é utilizada como código e passa a escalar automaticamente de maneira muito ágil para que a aplicação continue operando de modo resiliente. Além disso, a modernização de aplicativos garante o monitoramento contínuo do tráfego, bem como a obtenção e acesso a todos os dados, a fim de observar se está ocorrendo algo fora do normal.

Se uma empresa está trabalhando com uma aplicação antiga, é essencial escalar toda a infraestrutura para suportar o crescimento da demanda, ou seja, contemplar todos os componentes: e-commerce, vendas e financeiro. Diferentemente da aplicação moderna, que escala um componente de cada vez, garantindo uma redução de custo na escalabilidade e aumento da velocidade, além de contar com as automações para escalar on-demand.

Principais desafios da modernização de aplicativos no Varejo
As empresas do segmento varejista não devem ter dúvidas: modernizar suas aplicações é o caminho ideal para ao menos começar a alavancar os negócios. Porém, existem alguns desafios neste processo, sendo o primeiro deles, a falta de expertise sobre o processo. Ou seja, as organizações sabem que é importante modernizar, mas não por onde e como começar.

Além disso, há uma ausência de capacidade de investimento, tanto de recurso, quanto de mão de obra. Atualmente, muitas organizações ainda lutam com uma lacuna de habilidades de TI e a escassez de profissionais especializados no mercado. Por fim, com o envelhecimento de algumas tecnologias, as empresas também sofrem com a falta de suporte dos provedores de aplicativos não preparados para aconselhar sobre determinada modernização.

Mais do que nunca, é fundamental considerar um parceiro qualificado para conduzir o processo de modernização de aplicativos, que esteja preparado para oferecer o suporte necessário durante qualquer situação, especialmente em datas sazonais, como a Black Friday. Se o ritmo da inovação está aumentando a passos largos, a modernização de aplicativos pode ser o diferencial estratégico para garantir um retorno sobre o investimento das empresas, mantendo-as competitivas e atraentes no mercado.

* Cleyton Leal é Líder de Serviços de Aplicativos da SoftwareONE

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


5 coisas que você não sabia sobre a tela interativa Flip

O retorno às atividades presenciais está mostrando que recursos interativos e tecnológicos nos ambientes de trabalho não são apenas bem-vindos, mas essenciais para atender às demandas de colaboradores, parceiros, clientes e usuários finais.

A tela interativa Samsung Flip, por exemplo, é uma das ferramentas mais indicadas para facilitar a comunicação entre público e audiência no chamado “novo normal”, seja em salas de aula, escritórios ou estabelecimentos comerciais de todo tipo.

Confira os principais recursos da Samsung Flip que podem melhorar a rotina das empresas:

Anote, desenhe e compartilhe
A tela interativa permite que os usuários desfrutem da sensação familiar e natural da escrita tradicional em um formato digital versátil, que possibilita a escolha e o uso de várias cores, estilos e larguras à disposição. Colaborativo, o aparelho se adapta a até quatro pessoas escrevendo, desenhando ou fazendo anotações ao mesmo tempo na tela.

Tela de alta resolução
Ela também conta com uma qualidade de imagem UHD consistente e clara que exibe imagens com alta precisão para diferentes fins, independentemente do ambiente ou caso de uso, o que garante visuais mais impactantes e interessantes para aulas, reuniões ou apresentações.

Conexões múltiplas
A conectividade da Flip proporciona uma experiência colaborativa totalmente sincronizada e de fácil uso, a começar pela porta HDMI para conectividade com diferentes dispositivos e a conexão Wi-Fi para internet.

Os usuários da Samsung Flip também podem conectar e realizar o espelhamento sem fio com aparelhos que suportam o sistema operacional Windows 10. Por fim, o sistema operacional TIZEN 3.0 oferece amplo espaço de armazenamento e uma interface intuitiva para localizar e acessar materiais salvos.

Design que prioriza estilo e conforto
Disponível na cor cinza claro, Samsung Flip conta com uma inclinação ergonômica de 4,5° e uma espaçosa bandeja frontal com suporte de caneta para que o usuário possa utilizar para colocar suas de ferramentas essenciais de trabalho e apresentação. O suporte portátil com rodas também facilita o manejo e o gira da tela em 90° caso necessário.

Quatro versões à venda
Atualmente, os usuários podem adquirir quatro versões diferentes do Samsung Flip no Brasil, com telas de 85”, 75”, 65” e 55”. Isso dá uma gama de opções mais variada para o uso, conforme as necessidades do negócio.

Para mais informações sobre o Samsung Flip, acesse a loja virtual da marca.

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Samsung anuncia abertura da votação do júri popular da 8ª edição do Solve For Tomorrow

A Samsung lança, nesta sexta-feira (12), mais uma fase da campanha institucional em que anuncia o início da votação do júri popular que vai definir os vencedores da 8ª edição do Solve For Tomorrow nesta categoria. No total, estão concorrendo dez projetos desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas do Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com protótipos voltados para as áreas da saúde, sustentabilidade e segurança pública.

A votação acontece até o dia 17 de novembro e pode ser feita no www.respostasparaoamanha.com.br até às 23h59. As equipes vencedoras nas categorias Júri Popular e Vencedores Nacionais serão anunciadas no dia seguinte (18), em uma cerimônia de premiação que será transmitida ao vivo no canal do YouTube da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã, a partir das 11h.

Com o mote “Vote no Futuro”, o filme foi idealizado pela Cheil Brasil e produzido para os canais proprietários da marca. O vídeo de 45 segundos tem o formato de animação e conta sobre o funcionamento e os objetivos do programa, que está no Brasil desde 2014 e já envolveu mais de 165 mil alunos, 22 mil professores e 5 mil escolas. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem projetos inovadores para solucionar problemas e desafios da sociedade local.

“A ideia da campanha é mostrar para as pessoas como as iniciativas na área da educação podem promover impactos positivos para a sociedade. Com o Solve For Tomorrow, a Samsung incentiva jovens a criar e desenvolver soluções inovadoras, que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas e suas comunidades, além de fomentar uma educação de qualidade”, conta afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Além dos vencedores na categoria Júri Popular, haverá uma avaliação de uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, Cenpec, especialistas de universidades e profissionais nas áreas de educação, ciências e tecnologia para definir os ganhadores nacionais.

Solve For Tomorrow
Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, que tem coordenação geral do Cenpec, é uma iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow e está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.

O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

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Como se preparar para a prática de esportes?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) pessoas que fazem algum tipo de atividade física, como correr, pedalar, nadar ou se exercitar pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos já são definidas como atletas amadores. E apesar de parecer pouco, é preciso ter cuidados específicos neste período para conquistar os benefícios de se manter ativo.

Se os exercícios forem realizados de qualquer maneira, sem o calçado adequado ou o mínimo de conhecimento corporal, é comum que aconteçam lesões. Para aqueles que estão começando a praticar esportes, de forma amadora, é importante seguir algumas dicas essenciais nesse começo, como iniciar com moderação e aumentar a intensidade e o ritmo aos poucos, fazer alongamento e alternando exercícios aeróbicos com fortalecimento muscular.

Segundo o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, a rotina de exercícios físicos não deve ser iniciada ou retomada sem um acompanhamento ou avaliação específica, como o APP (Avaliação Pré- Participação), realizada por um médico do esporte, fisioterapeuta ou cardiologista, com exames clínicos e periódicos.

Com o passar do tempo, o gosto pelo esporte vai aumentando e muitos desses atletas amadores se aventuram em competições. Uma das mais conhecidas é a São Silvestre, que ocorre todo ano, no dia 31 de Dezembro, na cidade de São Paulo. “Embora muitos atletas de fim de semana pensem na São Silvestre como uma forma de superação, uma meta e muitas das vezes como uma promessa, é preciso estar ciente e totalmente preparado para enfrentar todo o percurso. Já que pode ser perigoso competir despreparado e essa prática pode causar danos na coluna, quadril e joelhos”, explica o fisioterapeuta.

Abaixo, veja algumas dicas para se preparar, seja para a São Silvestre ou qualquer outra competição. Acompanhe:

– Cuide da saúde corporal
Respeite os seus limites, faça exames clínicos com frequência, alimente-se e durma bem. Estes dois hábitos fazem toda a diferença.

– Atente- se às dores
O corpo nos mostra sinais, dores na sola do pé, nos joelhos, quadris e na coluna significam que alguma coisa não está funcionando muito bem. A dor deve ser respeitada durante todo o percurso.

– Saiba a hora de diminuir o passo
É muito importante ao longo da competição que cada atleta reconheça o seu limite e se necessário alterne entre corrida e caminhada e preste atenção na respiração, o ideal é não esperar sentir a falta de ar para diminuir o passo.

– Cuide dos pés e tornozelos
Crie o hábito de realizar exercícios de alongamento e fortalecimento para a musculatura dessas áreas. Durante a competição, principalmente nas subidas, essas articulações são intensamente solicitados.

Como última dica, ao sentir dores constantes, mesmo que sejam moderadas, procure imediatamente um profissional. “Lesões recorrentes não tratadas são a maior causa de abandono da atividade física” – finaliza o fisioterapeuta.

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Black Friday LG oferece promoções, garantia total e instalação gratuita em TVs OLED

Os consumidores que buscam renovar suas televisões encontrarão promoções exclusivas da LG durante todo o mês de Black Friday. As ofertas envolvem a linha LG OLED TV e condições especiais para compra de combos com outro modelos de TVs da marca.

Os produtos adquiridos entre 01/11/2021 e 05/12/2021 ganham ainda mais 1 ano de garantia total através da ativação do benefício no site dentro do período promocional, além de instalação gratuita no programa LG Instala.

A linha LG OLED TV oferece a tecnologia mais avançada para televisores, com pixels que se autoiluminam e garantem imagens com contraste infinito, cores perfeitas e preto puro.

Os modelos 2021 contam com opções de tamanhos para todos os gostos: de 48 a 83 polegadas, nas séries: LG OLED evo (G1) – com novo painel que oferece até 20% mais brilho em um design ultrafino premium que se instala elegantemente rente à parede, como um quadro; LG OLED C1 – que agrega alta performance e recursos gamer que elevam a experiência com games, tanto com os consoles de última geração, quanto jogos no PC – podendo substituir um monitor no formato de 48 polegadas, e LG OLED A1 – com tecnologia avançada para uma experiência de cinema em casa.

Para aproveitar as oportunidades, o consumidor poderá acessar as ofertas durante todo o mês nas maiores redes varejistas e na própria Loja Online da LG.

Já os combos de compra promocional com LG OLED TV e outros modelos de TVs LG podem ser encontrados até 21/11/2021. Após a compra, os clientes poderão cadastrar a nota fiscal da sua LG OLED TV no site da promoção para ativar o benefício de garantia total, além de agendar o serviço de instalação gratuita diretamente no site: LG Instala. 

Confira os produtos participantes:

OLED48C1PSA AWZ
OLED55A1PSA AWZ
OLED55C1PSA AWZ
OLED65A1PSA AWZ
OLED65C1PSA AWZ
OLED65CXPSA AWZ
OLED65G1PSA AWZ
OLED65GXPSA AWZ
OLED77C1PSA AWZ
OLED77CXPSA AWZ
OLED83C1PSA AWZ

A promoção é válida para compras dos produtos selecionados realizadas entre 01/11/2021 e 05/12/2021, e o período de cadastro é: 01/11/2021 a 15/12/2021. Ofertas para o combo LG OLED TV + LG TV disponíveis até 21/11/2021.

Para mais informações, acesse o site da promoção . 

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Conexões 5G trarão diversas possibilidades e o aumento das conexões de Internet em residências, diz CMO da Amdocs

A pandemia mostrou que é possível para a grande maioria das pessoas trabalhar de casa, e a preocupação com a conexão de internet é algo sensível nessa situação. Focado nisso AMDOCS realizou uma coletiva de imprensa no último dia 11, em que Gil Rosen, CMO da empresa debateu sobre o 5G e suas diversas possibilidades para esse mercado.

“Antigamente, em toda casa havia uma única conexão à Internet. Mas esse paradigma mudou, ao invés de substituir a banda larga do concorrente, as operadoras vão oferecer uma segunda conexão. Cada casa poderá ter duas ou mais bandas largas. As empresas de telecom precisam entender como oferecer mais do que apenas conectividade”, disse o executivo.

O 5G trará inúmeras possibilidades ao consumidor, e cabe às operadoras e aos provedores de Internet encontrar uma forma de alcançar o retorno nos investimentos milionários realizados na compra de equipamentos e frequências para disponibilizar os novos serviços.

As pessoas que passaram a trabalhar em casa necessitam acessar sistemas das empresas, e assim se faz necessária uma conectividade rápida, estável e principalmente segura. Isso vai gerar uma demanda por conexões extras de banda larga nas residências dessas pessoas, que sejam dedicadas para o trabalho, de forma a não competir por banda com o restante da família. É o que prevê o CMO da Amdocs. 

Rosen também acredita que essa segunda conexão em casa pode ser 5G, mesmo com as dificuldades das altas frequências acessarem ambientes fechados. Ele ainda acha possível que uma mesma residência possa ter mais de um serviço de fibra, a fim de atender todas as demandas. E as operadoras que já tiverem os serviços poderão oferecer conexões virtuais extras, sobre a mesma rede, mas com tratamento de dados separados. Ele citou a Vodafone e Airtel como operadoras que já estão explorando esse mercado de segunda conexão em casa em outros países.

Dados da Pesquisa
A AMDOCS apresentou dados de uma pesquisa global com 3 mil consumidores de 10 países, incluindo o Brasil, e 50% dos entrevistados estão preocupados com a estabilidade de sua conexão doméstica para trabalharem de casa. Cerca de 45% estão preocupados com a segurança de seu acesso residencial para essa mesma finalidade e 36% pretendem continuar trabalhando em casa depois que a pandemia passar.

E 33% desejam uma conexão dedicada para trabalharem de casa.

Para o executivo, uma das vantagens que o leilão do 5G trouxe foi a necessidade de implementação de redes standalone (SA), que permitem extrair as verdadeiras vantagens do 5G, que são a baixa latência e o maior alcance. Segundo ele, a maior parte das implementações do 5G mundo afora foram implementações non-standalone (NSA), que traz apenas a velocidade de banda.

Com isso, a expectativa é essas implantações coloquem o Brasil em igualdade com outros países que estão desenvolvendo suas redes 5G, já que essas implementações devem começar praticamente ao mesmo tempo. 

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Dell apresenta novo design para linha de notebooks Inspiron

A empresa anunciou o lançamento da nova geração da série de notebooks Inspiron 15 com tela de 15 polegadas, processadores Intel Core de 11ª geração e sistema de resfriamento otimizado. Agora, os modelos da linha Inspiron passam a contar com as quatro bordas de sua tela Full HD ultrafinas.

O novo equipamento chega ao mercado com até 16GB de memória RAM e até 512GB de SSD. O sistema térmico foi redesenhado para permitir que a potência do dispositivo seja liberada preservando seu design fino. São dois tubos que ajudam a eliminar o calor do processador e da placa gráfica, movendo mais ar, além da inclusão de uma dobradiça que permite que o ar circule por baixo do notebook. Com um sistema de refrigeração repensado, esses equipamentos passam a ter maior durabilidade e são mais silenciosos.

“A proposta dos novos Inspiron é elevar o patamar da tecnologia e do design da linha da Dell que é desenvolvida para atender a consumidores exigentes, que precisam de um equipamento versátil e que entregue os recursos essenciais para o uso do dia a dia”, explica Fabiano Honain, gerente de produtos da Dell Technologies. “São modelos feitos para quem quer estar sempre conectado, com bateria de longa duração, design ultrafino, minimalista e moderno, além, de integração prática e sem fio com smartphones, por meio do Dell Mobile Connect”, conclui.

O novo modelo conta também com um sensor de tampa aberta, que inicia o notebook instantaneamente quando aberto – mesmo se estiver completamente desligado ou hibernando – e um leitor de impressão digital que verifica a identidade do usuário rapidamente para login usando o Windows Hello. Além disso, o ExpressCharge minimiza consideravelmente o tempo necessário para a recarga.

O novo modelo ainda possui um design que foi trabalhado para uma melhor experiência de uso, incluindo apoio para as mãos em alumínio. A câmera conta com um sistema de privacidade, que protege contra um eventual constrangimento acidental em chamadas de vídeo.

Inspiron 15 3000 ganha bordas mais finas
Outro lançamento da linha é a nova versão do Inspiron 15 3000, que passa a contar com bordas mais finas do que as gerações anteriores em sua tela de 15,6 polegadas, que agora está disponível em Full HD para todas as versões do modelo e opções de processadores AMD Ryzen 7 3700U ou Ryzen 5 3450U.

Com desempenho mais responsivo – e mais silencioso – o novo Inspiron 15 3000 conta também com um teclado amplo, que inclui teclado numérico, e teclas 6,4% maiores. O software ComfortView ajuda a reduzir as emissões nocivas de luz azul e otimizar o conforto dos olhos em tempos de visualizações prolongadas, ao mesmo tempo que mantém cores realistas.

Para completar, os novos modelos da linha Inspiron (15 e 15 3000) já saem de fábrica com Windows 11 e foram otimizados para aproveitar a interface renovada do sistema operacional da Microsoft garantindo a melhor experiência multimídia do segmento. Quem adquirir esses novos Inspiron pela loja oficial da Dell também recebe gratuitamente a assinatura de 1 ano de McAfee Live Safe, que protege o computador e demais dispositivos do usuário contra ameaças online, protege a privacidade dos dados, assim como sinaliza quando há uma conexão de wifi arriscada, garantindo mais segurança durante o uso da máquina.

Preço e disponibilidade
O Inspiron 15 está disponível na loja virtual da Dell e também no varejo a partir de R$ 5.998. O Inspiron 15 3000 também já pode ser adquirido por meio dos mesmos canais e tem preço inicial de R$ 4.099.

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Brasil pode perder competitividade com o aumento da carga tributária sobre os salários, aponta associação

novas tecnologias

A ABES, Associação Brasileira de Empresas de Software continua defendendo a desoneração da folha de pagamento e a manutenção de 8 milhões de empregos, defendendo por sua prorrogação até o final de 2026.

Atualmente, a desoneração da folha beneficia 17 setores estratégicos da economia brasileira necessitam intensamente de mão de obra – entre eles, o de tecnologia da informação. Muitas empresas utilizam esse benefício e, no atual cenário de recuperação econômica, a extinção dessa medida pode ser um obstáculo para a manutenção e geração de novos empregos.

Segundo a ABES, o emprego formal, no Brasil, acarreta uma carga tributária altíssima. A desoneração da folha não só garante milhões de empregos, como também possibilita às empresas brasileiras reter talentos. Hoje, muitos profissionais estão sendo assediados por empresas estrangeiras com salários em dólares, devido aos altíssimos encargos trabalhistas, as empresas brasileiras não conseguem competir.

“A migração destes talentos impactará diretamente na competitividade das empresas brasileiras, como também do próprio Brasil nos próximos 5 a 10 anos. Dificilmente uma empresa de alta tecnologia sobreviveria ao mercado brasileiro”, destaca Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

A importância do setor de tecnologia para a competitividade é destacada em diversos estudos, como The AI Frontier: Modeling The Impact Of AI On The World Economy elaborado pela Mckinsey, a inteligência artificial deverá gerar um volume de negócios superior a US$ 13 trilhões no mundo até 2030. O mesmo estudo aponta que as empresas líderes em IA deverão ter um ganho competitivo na ordem de 25% referente às oportunidades de mercado no mesmo período.

Por outro lado, as empresas que ainda não estão investindo em IA poderão perder significativamente competitividade e, consequentemente, mercado. O estudo também aponta que o mesmo gap de competitividade deverá ocorrer entre países. Nesse sentido, um estudo similar da PWC aponta que, em 2030, praticamente 45% das oportunidades em IA deverão ficar com a China, 25% com os Estados Unidos e 30% com o resto do mundo. No caso da América Latina, a participação deverá ficar em 3%.

Na prática, a desoneração permite às empresas dos setores beneficiados façam a opção pela Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), com alíquotas que variam de 1% a 4,5%, ao invés de pagarem a Contribuição Previdenciária sobre a folha de pagamento, cuja alíquota é de 20%.

Diante da transformação digital acelerada nos últimos meses, por conta da pandemia de Covid-19, tornou-se mais evidente a importância dos serviços digitais, tanto para empresas e entidades governamentais, quanto para os cidadãos. “Não é o momento adequado para onerar o setor de TI. Uma carga tributária maior poderá dificultar a manutenção dos investimentos para a transformação digital e a competitividade nacional, por isso contamos com o empenho do relator Deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) e da Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Deputada Bia Kicis (PSL/DF), para viabilizarem sua votação na CCJC, uma vez que oito milhões de empregos dependem disso”, explica Fücher.

Manifesto divulgado em outubro alertou parlamentares que tratam do tema
A coalizão formada por entidades representativas dos 17 setores econômicos que mais empregam no Brasil – entre elas, a ABES – publicou, em 1º de outubro, um manifesto que expressa a preocupação com o possível fim da política de desoneração da folha. O documento foi destinado aos parlamentares que integram a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde tramita o Projeto de Lei que trata da pauta.

Segundo o grupo, ao menos um milhão desses postos de trabalho podem ser fechados caso a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), conhecida como “desoneração da folha de pagamento”, prevista para encerrar ao fim de 2021, não seja prorrogada. No manifesto, as entidades setoriais destacaram a importância da manutenção da política de desoneração para que esses empregos também sejam conservados.

São, apontou o documento, “imprescindíveis oportunidades de inclusão e distribuição de renda para trabalhadores de diversos extratos socioeconômicos, especialmente daqueles em situação de maior vulnerabilidade”.

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Comércio de bebidas deve se atentar ao tratamento da água para máquina de gelo

São Paulo – SP 11/11/2021 – Negligenciar o tratamento da água para máquina de gelo pode causar uma série de problemas no equipamento e na saúde das pessoas.

A água é um dos elementos mais importantes na indústria de alimentos e bebidas. Com a proximidade do verão, a temperatura começa a aumentar, assim como o fluxo de clientes em bares e restaurantes em busca de bebidas refrescantes. Quando o estabelecimento não está preparado para suprir toda a demanda de gelo, certamente irá perder muitos pontos com os clientes. Isso faz com que equipamentos específicos e suas particularidades sejam grandes aliados nesse processo. Exemplo disso é o investimento no tratamento da água para máquina de gelo.

O gerente da empresa especialista em tratamento de água e filtragem, Asstefil, explica que além de apresentar uma vantagem sobre a rapidez na oferta do produto, a qualidade do que é produzido na máquina de gelo é outro fator importante. “O gelo só alcança sua melhor qualidade se a água de que foi formado também for de qualidade. Isso exige um tratamento local, possível em qualquer estabelecimento”, afirma Fabio de Oliveira.

“Além do gosto da bebida, que é influenciado caso a água não tenha passado por um tratamento, a eficiência operacional da máquina de gelo também pode ser comprometida”, alerta o empresário sobre a importância do tratamento da água para máquina de gelo na manutenção do equipamento.

Questionado sobre como funciona o tratamento da água para máquina de gelo, o gerente da Asstefil disse: “O processo compreende em reduzir a dureza da água, responsável pelo aspecto opaco do gelo, o derretimento rápido e a melhor uniformidade do cubo, além da redução no acúmulo no teor de ferro no interior das máquinas”, explicou.

Outro fator importante ressaltado por Fabio é que o consumo, mesmo que indireto, de água contaminada pode trazer uma série de problemas à saúde. “Febre, hepatite, infecções intestinais são alguns dos exemplos dos impactos na negligência do tratamento da água para máquina de gelo. Visto que as empresas têm buscado a cada dia prestar um serviço de excelência aos seus clientes, já passou da hora de buscar uma solução assertiva quando o assunto é fabricação de gelo, tão importante com o aumento da temperatura”, reforçou.

Oliveira ponderou que quando o gelo é fabricado com água de baixa qualidade ou contaminada, quando congelado, a baixa temperatura do refrigerador não retira todas as partículas de microrganismos, que podem prejudicar a saúde. “Por isso, inclusive de acordo com as determinações de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o gelo em estabelecimentos comerciais precisa ser fabricado com água filtrada ou tratada”, finalizou.

Website: https://asstefil.com.br/



DeltaTrak anuncia melhor visibilidade da cadeia de suprimentos com novo serviço marítimo

PLEASANTON, Califórnia 11/11/2021 –
A DeltaTrak®, inovadora líder em soluções de gestão de cadeia refrigerada, anuncia o novo serviço marítimo FlashTrak, permitindo a exportadores e importadores a visibilidade da localização de remessas enquanto no mar. Saber a localização de uma remessa, o tempo estimado de chegada (estimated time of arrival, ETA), e atraso na chegada em relação ao horário original, permite a notificação antecipada de sinistros de seguro, agendamento de inspeções e retiradas pelo cliente. Isso permite que tomadores de decisão tomem rapidamente decisões informadas quantoàdisposição da carga.

O serviço marítimo da FlashTrak rastreia remessas utilizando posicionamento por GPS e sistemas de identificação automática para exibir a localização do navio. Dado o estado atual das cadeias de suprimentos pelo mundo, ter a visibilidade de contêineres é extremamente importante. Geralmente, quando um contêiner sai do porto, seu paradeiro é desconhecido. Entretanto, com o rastreamento marítimo, os clientes da DeltaTrak podem dar continuidade a seus negócios com confiança, sabendo que caso surja uma situação inesperada, eles têm as informações necessárias para tomar medidas imediatas. Esse novo serviço fornece aos assinantes FlashTrak dados de temperatura e localização de ponta a ponta durante o transporte em terra e no mar. Outros dados do sensor, como umidade, luz e impacto também estão disponíveis, dependendo do modelo de registrador em tempo real utilizado.

Frederick Wu, diretor executivo e fundador da DeltaTrak, compartilhou: “Nos orgulhamos em oferecer soluções tecnológicas inovadoras que enriquecem o valor do nosso serviço que nos destaca no setor. Acreditamos que esse novo serviço marítimo fornecerá mais confiança e valor significativo para nossos clientes, protegendo suas cargas durante essa situação perturbadora da cadeia de suprimentos global. Estamos oferecendo um teste beta gratuito desse serviço para nossos clientes.”

Sobre a DeltaTrak®

A DeltaTrak® é uma inovadora líder de gestão de cadeia de frio, monitoramento ambiental e soluções de segurança alimentar para as indústrias de alimentos, produção, ciências da vida e produtos químicos. Entre em contato com a DeltaTrak® pelo telefone 1-800-962-6776 ou pelo e-mail marketing@deltatrak.com. Informações adicionais podem ser encontradas em www.deltatrak.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Alex Kingston

DeltaTrak

Tel.: +1 925-249-2250

E-mail: akingston@deltatrak.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Intelbras é destaque nas principais premiações de negócios do país

A Intelbras foi destaque nas premiações de alguns dos veículos de negócio mais renomados do país. Entre as conquistas estão o 1º lugar na categoria eletroeletrônica do Anuário Época Negócios 360°, o 1º lugar na categoria Telecom das Melhores e Maiores da revista Exame e o 2º lugar na categoria eletroeletrônica da revista Valor 1000. As cerimônias de premiação aconteceram nos meses de setembro e outubro.

“Todos os anos esperamos a temporada de premiações com muita expectativa, pois é um período em que a Intelbras é reconhecida pelo trabalho e pelas soluções tecnológicas que desenvolve. Essas conquistas são mérito de todos os colaboradores e parceiros que se relacionam com a nossa marca e, principalmente, trabalham sempre próximos de nossos clientes para atender às necessidades deles”, afirma Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Em 2021, pela terceira vez consecutiva, a Intelbras aparece no ranking das três primeiras colocadas na categoria eletroeletrônica da revista Valor 1000. A edição das Melhores e Maiores da Exame avaliou as empresas com base no desempenho do ano anterior, considerando também a habilidade de cada uma delas para se reinventar na pandemia e se alinhar aos novos desafios da sociedade. Já o Anuário Época Negócios 360° analisou as melhores práticas empresariais no Brasil, tais como inovação, sustentabilidade, visão de futuro, gestão de pessoas e governança corporativa. Nesta premiação, a Intelbras se destacou por subir da 3ª colocação em 2020 para o 1º lugar.

“Estar entre os primeiros colocados é resultado do empenho diário de todos nós que queremos fazer da Intelbras uma empresa inovadora e em constante expansão. O reconhecimento trazido por prêmios importantes como esses indicam que estamos no caminho certo”, finaliza Silvestri.

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Indústria de alimentos e bebidas registra alta de empregos diretos

São Paulo, SP 11/11/2021 – De janeiro a setembro de 2021, setor que mais gera empregos na indústria de transformação do Brasil teve aumento de 24 mil postos em relação ao final de 2020

Nos nove primeiros meses de 2021 o número de pessoas ocupadas na indústria de alimentos acompanhou a evolução da produção física, registando expansão de 1,2% em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado de 12 meses, até setembro, a alta foi de 1,4%, o que corresponde a uma expansão, anualizada, de 24 mil novos postos de trabalho. É o que aponta a pesquisa conjuntural mensal da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o saldo é positivo em 2,5 milhão de vagas, no total dos setores, incluindo serviços, indústria, agricultura e comércio. No que diz respeito apenas à indústria de alimentos, o número de trabalhadores diretos ocupados ao final desses nove meses alcançou 1,8 milhão. Mantido esse cenário de recuperação, o setor pode encerrar o ano com geração superior a 30 mil novos postos de trabalho.

“Caso haja melhora na economia nos próximos meses, a geração de vagas tem perspectiva de crescer ainda mais, tracionando o emprego e a renda em toda a cadeia de suprimentos”, reforça o presidente executivo da ABIA, João Dornellas, acrescentando que as empresas com foco nas exportações foram as que mais contrataram no período.

O executivo lembra que a indústria de alimentos e bebidas é a que mais gera empregos na indústria de transformação do Brasil, respondendo por 24,0% das vagas formais em agosto de 2021. O setor gera 8,9 milhões de vagas na cadeia como um todo.

O analista de precificação Marcos F. A. Barroso, de 35 anos, passou a fazer parte dessa estatística positiva no início de setembro. Contratado pela Cargill, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil, com sede em São Paulo, estava desempregado desde junho, recebeu o convite para o processo seletivo pelo LinkedIn e passou por entrevistas e dinâmicas virtuais.

Além da recolocação, o emprego chegou com outra grande novidade: a mudança de casa. No início de 2022 ele se muda com a esposa da cidade onde nasceram, Manaus, para a capital paulista. “Gosto muito de São Paulo e estou animado de poder ficar de vez”, alegra-se o contabilista, que por enquanto está atuando remotamente e tem como principal função elaborar precificação de produtos, produzir relatórios com performance comercial e financeira e dar suporte para as demais áreas da empresa.

A Mondelez International, uma das maiores fabricantes de snacks do país, com marcas icônicas como Lacta, Oreo, Trident, Tang, entre outras, também vai ver muitos rostos novos nos próximos meses. De acordo com Maria Claudia Souza, diretora de assuntos corporativos e governamentais para o Brasil, anualmente a empresa realiza contratações para atender a Páscoa, por exemplo. “Neste ano, 500 pessoas serão contratadas pelo período de seis meses para garantir a entrega dos ovos de chocolate pelo Brasil inteiro”, afirma a executiva.

Ela reforça que essa data comemorativa costuma movimentar a Mondelez International todos os anos. “O maior número de vagas que tivemos nos últimos meses foi para atender a produção da Páscoa 2022. A Páscoa leva cerca de 18 meses para ser planejada, então agora estamos na fase de produção. As vagas são temporárias, mas sempre temos oportunidade de efetivação. Muitos de nossos colegas que hoje ocupam cargos de liderança, por exemplo, iniciaram como sazonais de Páscoa, em nossa fábrica de Curitiba, a maior fábrica de chocolates da Mondelez no mundo”, completa Maria Claudia.

Um verão mais feliz

Para muitos, e estação mais celebrada do ano vem acompanhada de uma alegria extra: emprego novo. Anualmente, a Coca-Cola FEMSA Brasil realiza, de julho a dezembro, o Plano Verão, com processos seletivos para preenchimento de vagas temporárias. Na edição de 2021, foram disponibilizadas mais de 1.000 oportunidades, por meio do site https://trabalheconosco.vagas.com.br/femsa/oportunidades, para profissionais de nível médio nos cargos de operador de empilhadeira, motorista, arrumador de palete, operador de ecocargo, ajudante operacional, promotor, técnico de manutenção e técnico de manufatura.

“Nos meses mais quentes, o consumo de bebidas aumenta, não só por conta do clima, mas também devido a datas festivas como Natal e Ano Novo, sem falar nas férias, quando muitas famílias viajam para o litoral. O Plano Verão se faz necessário para podermos continuar atendendo os consumidores com qualidade e dar conta do crescimento da demanda”, reforça Leopoldo Paniagua, diretor de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

A vagas foram abertas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Incentivo à diversidade

No Grupo HEINEKEN, as contratações vêm acompanhadas de iniciativas de inclusão e diversidade. “O respeito e incentivo à diversidade são pilares da nossa estratégia de negócio, diretamente ligados aos nossos valores, pois enxergamos que este tema, além de ser fundamental para o avanço da sociedade, é essencial para um ambiente criativo, inovador e que projete um real reflexo da sociedade”, afirma Marina Ferreira, gerente de assuntos corporativos da companhia.

Ela conta que uma das iniciativas foi a criação de grupos de afinidade, que reúnem pessoas das diferentes áreas de negócio para a execução dos planos táticos validados com o Comitê de Inclusão & Diversidade. “Isso inclui a troca de conhecimento, experiência e incentivo ao desenvolvimento de todos os envolvidos, além de campanhas e comunicações internas para fortalecer o conhecimento das principais temáticas, engajar as equipes nos compromissos estabelecidos e ampliar a conscientização, fortalecendo nossa cultura e valores”.

Website: https://www.abia.org.br/



Empresas firmam compromissos para redução de emissões na COP26

São Paulo 11/11/2021 – Líderes empresariais apresentam alternativas para retomada verde da economia; Brasil pretende reduzir pela metade emissões de CO2 até 2030“É do interesse de todos que vejamos uma mudança sistêmica que evite a catástrofe climática e desbloqueie o potencial de crescimento verde”, afirma Daniel Maximilian Da Costa, principal executivo do Latin American Quality Institute.

A construção de uma sociedade mais sustentável tem pautado os debates e os compromissos assumidos pelo setor empresarial na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), sediada em Glasgow, na Escócia. Líderes empresariais se posicionaram contra o desmatamento ilegal e em defesa de uma economia de baixa emissão de gases de efeito estufa.

Embora o Observatório do Clima tenha registrado uma redução inédita de quase 7% nas emissões globais de gases de efeito estufa durante a pandemia de Covid-19, as concentrações médias globais de dióxido de carbono (CO2) atingiram um novo pico de 413,2 ppm em 2020. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 2021, continua a tendência de alta anual acima da média do período entre 2011 e 2020.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as alterações climáticas são a questão definidora do tempo atual, e o setor privado desempenha um papel fundamental, com sinais de mercado e soluções inovadoras para planos concretos para uma economia de carbono zero. Nas discussões em Glasgow, empresas têm firmado compromissos para fomentar uma economia de baixo carbono e evitar que a temperatura global se eleve para além de 1,5°C, como estabelecido no Acordo de Paris. Até 2030, o Brasil pretende reduzir pela metade as emissões de CO2 e zerar até 2050.

Presente no evento, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) expôs seu eixo de atuação com base na transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) também apresentou um documento, assinado por mais de 100 empresas brasileiras, com o compromisso de combater a emissão de carbono e as mudanças climáticas no mundo. Para isso, o conselho de líderes do CEBDS apoia a aderência a metas baseadas em conceitos científicos e práticas de transparência financeira, com financiamento para a promoção da transição climática e combate integral ao desmatamento ilegal da Floresta Amazônica e de outros biomas brasileiros.

De acordo com o principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, a mudança climática é um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje e que afeta toda a sociedade, desde famílias que se preocupam com o futuro de seus filhos até fundos de pensão que decidem onde investir. Assim, ações eficazes são necessárias para a reversão desse processo cíclico natural. “É do interesse de todos que vejamos uma mudança sistêmica que evite a catástrofe climática e desbloqueie o potencial de crescimento verde”, afirma.

Em vista disso, Da Costa reconhece a importância de reduzir ativamente o impacto climático e compensar emissões por meio de créditos de carbono. “É por isso que, para mitigar nossos impactos, vamos compensar nossas emissões por meio de créditos de carbono de alta qualidade. Comprometemo-nos publicamente em apoiar nossos mais de 4 mil membros e fornecedores na transformação de seus negócios para reduzir a zero suas pegadas de carbono em toda a América Latina através de programas de sensibilização e capacitação, convênios de cooperação mútua e liderando através do nosso próprio exemplo”, conclui.

Website: http://www.laqi.org



Equipamentos de dosagem de cloro aprimoram abastecimento de água em Sorocaba

São Paulo 11/11/2021 – Benfeitorias vão aprimorar abastecimento da cidade e beneficiar cerca de 30% da população

Uma torre imponente sobressai no sistema automático de dosagem de cloro que agora cuida das águas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, em Sorocaba (SP). Indispensável no processo de desinfecção nas estações de tratamento de água e efluentes (ETAs e ETEs), o sistema completo de dosagem de cloro gás engloba as etapas de armazenamento, medição, controle e dosagem. Assim, com o trabalho em conjunto destes equipamentos e sua correta operação, o sistema é capaz de dosar a quantidade ideal de cloro na água, garantindo o residual exigido na legislação e mantendo a água em condições próprias de consumo.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, em Sorocaba (SP), que foi inaugurada em 23 de julho, conta com esse aparato. No mesmo dia, foram entregues as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE-S1). A licitação pública para o planejamento e execução da obra da ETA Vitória Régia ficou a cargo da GEL Engenharia. O sistema completo de cloro gás foi fornecido pela Fluid Feeder.

De acordo com Francisco Carlos Oliver, engenheiro e Diretor Técnico e Comercial da Fluid Feeder, a empresa, que atua no fornecimento de equipamentos e serviços para tratamento de água e efluentes, disponibilizou todos os dispositivos e acessórios do sistema de dosagem de cloro gás, assim como o sistema de segurança com exaustão e neutralização do gás cloro, composto por materiais hidráulicos, elétricos e eletrônicos. O acompanhamento da pré-operação e o treinamento dos dois sistemas também estavam inclusos nos serviços.

Para a melhora da saúde da população

Com esta obra, realizada após duas décadas e investimentos de pelo menos R$ 180 milhões em despoluição, o rio Sorocaba se tornou mais uma fonte para o sistema de abastecimento da cidade e ao menos 30% da população da cidade deverá se beneficiar com a melhoria, que promoveu a interligação de todo o sistema.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, compareceu à solenidade, que foi conduzida pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Também participaram da inauguração o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão; os deputados federais Vitor Lippi (PSDB), Capitão Derrite (PP) e Guiga Peixoto (PSL); o deputado estadual Danilo Balas e o superintendente nacional da rede executiva da Caixa Econômica Federal, Sérgio Rodovalho Pereira. A Câmara de Sorocaba foi representada pelo vereador João Donizete (PSDB). Também estavam presentes os prefeitos de Araçoiaba da Serra, Quevedo Júnior (PSD), e de Salto de Pirapora, Matheus Marum (PSDB), bem como os representantes das empresas responsáveis pelas obras da ETA Vitória Régia e ETE-S1.

ETA Vitória Régia e ETE-S1

A ETE-S1 é a principal da cidade e atende a 200 mil pessoas. Sua ampliação foi possível graças a um investimento de R$ 59,2 milhões, sendo R$ 38,9 milhões vindos do Governo Federal. Com esse investimento, a ETE-S1 terá capacidade para tratar todo o volume de esgoto gerado até 2030 na cidade, informa o diretor-geral do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

O material tratado é devolvido com maior qualidade ao Rio Sorocaba, o que torna possível a captação de água desse manancial para consumo, por meio da operacionalização da ETA Vitória Régia, que vai reforçar a distribuição de água tratada para a Zona Norte e é alternativa para abastecer toda a cidade. A nova estação vai tratar 750 litros de água por segundo. Outro diferencial é que ela opera com uma tecnologia inovadora na América Latina, mas largamente utilizada na Europa e Estados Unidos, por meio do uso de ozônio no processo de desinfecção.

O rio Sorocaba é considerado o maior afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 quilômetros de extensão em linha reta e 227 quilômetros, considerando seu leito em seu trajeto natural. Sua vazão regulada é de 13 metros cúbicos por segundo.
 
Mais informações:

Fluid Feeder
www.fluidfeeder.com.br



Sede da COP26 pode inspirar mudanças para reduzir aquecimento global

11/11/2021 – Com a meta de ser neutra em carbono até 2030, Glasgow, sede da COP26, é considerada uma das cidades mais sustentáveis do mundo.

No final de outubro começou em Glasgow, na Escócia, a 26ª Conferência das Partes ou COP26. A conferência reúne os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que apresentam seus planos e debatem sobre medidas para limitar a emissão de gases de efeito estufa.

A primeira COP foi realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995, um ano depois de firmado o tratado sobre as mudanças climáticas. Desde então, a conferência é realizada todos os anos, mas, em 2020, devido à pandemia da Covid-19, foi adiada. Agora, 200 líderes mundiais estarão reunidos para mostrar o que estão e continuarão fazendo para controlar o aquecimento global.

Em 2014, em Lima, no Peru, todos os países signatários concordaram em se comprometer com ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. E, no ano seguinte, na COP21, foi assinado o acordo de Paris, país anfitrião da cúpula. Neste acordo, os 195 líderes globais participantes assumiram compromissos específicos para que o aumento de temperatura mundial não ultrapasse dois graus centígrados quando comparado aos níveis pré-industriais.

O acordo de Paris estimula a adoção de fontes renováveis de energia, como eólica e solar, entre outras, e determina que os países signatários devem rever o progresso alcançado a cada cinco anos.

O aumento da temperatura provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis faz com que as geleiras derretam e o nível dos oceanos aumente, provocando eventos climáticos cada vez mais extremos em todo o mundo, como ondas de calor ou frio intenso, inundações e incêndios florestais. A última década foi a mais quente já registrada.

Lugar verde encantador

O aquecimento da Terra ocorre porque a atmosfera captura o calor irradiado: o acúmulo de gases, especialmente o dióxido de carbono (CO2), impede que ele se dissipe. A atividade humana, ao queimar combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, fez com que a concentração de CO2 aumentasse 50%, elevando a temperatura em cerca de 1,2 ºC desde o século 19.

Na COP25, em Madrid, na Espanha, última conferência realizada, foi feito um acordo e cada país concordou em elaborar um plano para cortar suas emissões até a conferência em Glasgow. Agora, seus representantes terão que apresentar relatórios sobre as medidas e o progresso que fizeram. Porém, mesmo com um ano a mais no prazo inicialmente previsto, alguns países terão pouco a mostrar.

Os próximos dez anos são considerados a década decisiva para reduzir os impactos das mudanças climáticas e por isso é fundamental que os líderes globais assumam a responsabilidade por mudanças efetivas.

O fato de a COP26 ser sediada na cidade escocesa de Glasgow pode ser um incentivo. Com a meta de ser neutra em carbono até 2030, a cidade é considerada uma das mais sustentáveis do mundo. É a segunda na Europa com a maior proporção de área de vegetação por habitante, 32%, e prevê plantar 18 milhões de árvores, ou 10 por habitante, até o fim da década. A cidade incentiva o uso de bicicletas e reaproveita 90% do lixo para gerar energia.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/sede-da-cop26-glasgow-pode-inspirar-mudas-efetivas-para-reduzir-o-aquecimento-global/



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