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Expo ISP chega a Porto Velho-RO no dia 10 de março

10/3/2022 – Entre os temas presentes na programação do evento, um assunto será o surto elétrico, que tem impactos nas redes de telecomunicações, e como o uso do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) pode ser uma ferramenta de grande utilidade na proteção das redes.

Porto Velho, em Rondônia, será sede da próxima edição do Expo ISP – Expedição, nesta quinta-feira, 10 de março. O evento ocorrerá no Golden Plaza Hotel (Av. Gov. Jorge Teixeira, 810), das 8h às 18h, e terá uma programação focada em assuntos da máxima relevância para o mercado de provedores de internet e operadoras regionais.

Entre os temas presentes na programação do evento, um assunto será o surto elétrico, que tem impactos nas redes de telecomunicações, e como o uso do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) pode ser uma ferramenta de grande utilidade na proteção das redes.

Quem falará sobre isso será Paulo Henrique da Silva, consultor de Negócios na Clamper e especialista em Proteções contra Surtos Elétricos em Redes de Telecomunicação. Na palestra “Reduza custos de manutenção, aumentando a disponibilidade de serviço e a satisfação dos clientes”, ele trará o tema e abordará soluções que podem ser aplicadas para melhoria da atuação dos provedores frente a estas questões.

Além disso, o evento trará outras palestras, como “Saúde Organizacional – Descubra como alavancar seu Engajamento, Produtividade e Resultados do seu Negócio”, ministrada por Deusomir Júnior, engenheiro em Telecomunicações, especialista em Análise Comportamental e diretor da DJR Consultoria.

Haverá, ainda, às 10h, a apresentação “Marketing Digital para Provedores”, com Paulo Botelho, CEO da BOT Marketing Digital. Na sequência, virá “Reduza custos de manutenção, aumentando a disponibilidade de serviço e a satisfação dos clientes”, com Paulo Henrique da Silva, consultor de Negócios na Clamper e especialista em proteções contra surtos elétricos em redes de telecomunicação.

Já às 11h ocorrerá a palestra “Provedor de Alta Performance”, com Mário Ribeiro, diretor do GrupoEx, neurocientista, escritor, criador do modelo Dowchurn de retenção de clientes e do Núcleo de Gestão da Reclamação. Em seguida, terá intervalo de almoço e, à tarde, a programação retoma com diversas apresentações, incluindo o título “Principais indicadores relacionados à operação do provedor e como torná-la mais inteligente e preditiva”, que será ministrada às 15h por Osvaldo Neto, Head de Expansão da Anlix.

Às 16h será a vez de “Ataques DDoS: o que fazer antes do primeiro ataque?”, com Thiago Ayub, diretor de Tecnologia na Sage Networks, e às 17h haverá sorteios para os participantes, seguindo-se às 18h para o encerramento do evento.

O Expo ISP – Expedição em Porto Velho tem patrocínio de V.Tal, Agora, FiberX, Sumec e Telxe. Os apoiadores incluem Sinet, Seinesba, RedeTelesul, ProBahia, Microtel, Sesc, Loucos da Telecom, InfraNews Telecom, FTTH Brasil, Café Com Ideia, BOT, Aspro, Aspeal, AproveBrasil, AprovaSF, Apriam, Appit, Apims, Anpit, Anid, Abramulti, Abott’s e Abeoc Brasil.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br/evento/9/ro-portovelho

O Expo ISP – Expedição terá, ainda, muitas outras edições pelo país. Os locais, datas e inscrições podem ser visualizados em: https://expedicao.expoispbrasil.com.br

Além disso, em maio e novembro acontecem as edições nacionais do Expo ISP. A primeira, de 11 a 13 de maio, em Olinda – PE, e a segunda, de 03 a 05 de novembro, em São Paulo – SP. Informações: https://www.expoispbrasil.com.br



Mercado livre de energia auxilia empresas para índices ESG

A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança na percepção das empresas em relação à sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade. De acordo com levantamento feito pela Morningstar e pela Capital Reset, no Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020 – mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses.

O levantamento sobre ESG, sigla do inglês para Environmental, Social and Governance, feito pela Morningstar e pela Capital Reset apontou que fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020.  Uma outra pesquisa, realizada em 2019 pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), afirma que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.  

Outro estudo, realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), apontou que, no mundo todo, crescem os investimentos que consideram os princípios de responsabilidade ESG,  além da observação de que o surgimento de cada vez mais “fundos de sustentabilidade” tem se mostrado uma tendência no mercado. Ainda segundo o estudo da BCG, as instituições que cultivam boas práticas ESG apresentam resultados melhores ao longo do tempo, sendo este fator primordial para atração do interesse de investidores, a perpetuidade da companhia.   

Para Daniel Rossi, CEO da Capitale Energia, empresa de Energia e soluções sustentáveis, essa mudança no comportamento das empresas pode ter sido provocada pela pandemia decorrente do novo coronavírus. “A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança na percepção das empresas em relação à sua responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade, desta forma, a migração para o mercado livre de energia foi uma consequência oriunda desta mudança, uma vez que é possível consumir energia de fontes renováveis, além do benefício econômico que esta modalidade proporciona”, comenta.  

Mercado livre de energia e ESG 

Ainda de acordo com os dados, usar energia limpa, vindo do mercado livre de energia, pode representar uma economia de até 30% para essas organizações. “Embora deva estar presente em todos os setores da economia, o ESG tem grande destaque quando o assunto é geração de energia. Isso porque esse é um dos setores que mais impactam o meio ambiente. Nesse contexto, fontes renováveis de energia são um dos eixos centrais para um desenvolvimento sustentável”, afirma Daniel. 

De acordo com a ABRACCEL, o mercado livre de energia já conta com cerca de 10mil CNPJ´S, que consomem energia de fontes renováveis. Daniel comenta que: “No mercado livre de energia há modalidades onde o cliente pode consumir normalmente sem se preocupar com limites contratuais e ainda tem uma economia mensal garantida. Porém, como tudo, é preciso ter cautela e saber escolher o fornecedor nesta nova modalidade para que o consumidor tenha segurança e riscos mitigados em toda sua jornada no Ambiente de Contratação Livre”.  

De acordo com a CCEE, o mercado livre de energia tem potencial de absorver 59% da energia do país. Até 2026 os brasileiros estarão exclusivamente consumindo energia limpa do mercado livre de energia. A expectativa, segundo Daniel, é que as empresas, atendendo aos requisitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, comecem desde já a mudar suas práticas para atender essa demanda que surgirá em breve. 



Mais de 70% dos clientes desistem da empresa após dois atendimentos ruins

São Paulo, SP 9/3/2022 – O gerente de projetos é a pessoa que estará próximo ao cliente, em contato direto com os stakeholders e entendendo suas reais necessidades.Pesquisa global com 3,5 mil entrevistados mostrou que os consumidores estão menos dispostos a dar uma segunda chance para empresas que não mostrarem um atendimento satisfatório. Pelo menos 61% de clientes que tiveram uma experiência ruim com a marca não hesitariam em procurar o concorrente.

Uma boa experiência do cliente com o atendimento de uma empresa deixou de ser um diferencial para se tornar questão de sobrevivência.  Pesquisa global CX Trends 2022, divulgada pela Zendesk, mostrou que os clientes estão cada vez menos tolerantes com o que eles considerarem um atendimento ruim. O levantamento, feito com 3.511 consumidores e 4.670 líderes de atendimento ao cliente, agentes e compradores de tecnologia de 21 países e organizações, mostrou que 76% não voltarão mais após duas experiências ruins com uma empresa.

Além disso, 61% dos clientes afirmaram que recorreriam ao concorrente após uma única experiência ruim. A importância de um bom atendimento também foi apontada por líderes de negócios. 64% deles afirmaram que o atendimento ao cliente teve um impacto positivo no crescimento da empresa; 60% responderam que o bom atendimento melhorou a retenção de clientes e quase metade disse ter observado aumento na capacidade de vendas cruzadas.

O levantamento revela, como avalia a Zendesk, que os responsáveis pelo atendimento aos clientes desempenham função cada vez mais importante dentro das empresas. Mas, eles não precisam estar sozinhos nessa tarefa. Com mais de 15 anos de experiência atuando em projetos e suportes a clientes, a administradora de empresas Sigrid Siqueira Pessanha afirma que os times de comercial e de atendimento podem e devem ser reforçados por um gerente de projetos, profissional dedicado a entender todas as necessidades do cliente e apontar as melhores soluções para atendê-lo.

“O gerente de projetos é a pessoa que estará próximo ao cliente, em contato direto com os stakeholders e entendendo suas reais necessidades, o que implica diretamente no conhecimento da dor do cliente, facilitando a venda, aumento do espaço no cliente e em muitos casos sem concorrência, pois a segurança do conhecimento do ambiente mitiga os riscos e aumenta a chances de sucesso do projeto”, explica.

A administradora de empresas explica também que quando esse profissional tem o conhecimento sobre vendas, o controle e o esforço empregado no desenvolvimento de projetos (ou produtos) tendem a ficar mais efetivos, e as mudanças que possam surgir no escopo desses projetos são tratadas de forma correta, economizando tempo e recursos.

 “Outro ponto importante das vendas através do gerente de projetos é que o esforço no planejamento será diminuído, pois a análise e alinhamento de escopo e esforço, riscos, já foram em grande parte realizadas no momento da venda; sem contar o conhecimento técnico para alinhar as expectativas com o cliente, deixando claro o que é possível entregar e o que é inviável tecnicamente”, informa Sigrid Pessanha.

Ela conclui informando que as vantagens na inclusão e capacitação do gerente de projetos na equipe de vendas só traz vantagens para empresas que não querem ficar para trás na corrida em busca de clientes. “Vejo cinco pontos como resultados obtidos pela empresa pelo investimento no gerente de projetos: proatividade nas demandas, influência na decisão do cliente, otimização dos resultados, alinhamento correto de expectativas de novas vendas e boa entrega, o que garante portas abertas para futuros negócios”, atesta.

Empresas brasileiras deverão investir mais em experiência do cliente em 2022

O levantamento da Zendesk mostrou que, no Brasil, as prioridades das empresas para os próximos 12 meses estão relacionadas a serviços. 68% disseram que vão impulsionar melhores experiências do cliente, 46% pretendem aumentar a eficiência, 26% vão construir relacionamentos de confiança com os clientes, 28% querem aumentar a satisfação deles e 21% aumentar a sustentabilidade.

Além do Brasil, a pesquisa foi realizada em países como Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Reino Unido, Índia, Singapura, Coreia do Sul, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Estados Unidos, Espanha e Itália, entre outros.

Website: https://www.linkedin.com/in/sigridpessanha/



Softwares se diversificam e viram necessidade básica nas empresas

9/3/2022 – As empresas se deram conta da utilidade de ferramentas como o Excel e o Power BI e passaram a utilizá-las com mais forçaFerramentas como Excel e Power BI são utilizadas em diferentes áreas, como financeiro, comercial e marketing; para especialista, domínio de softwares é aptidão que deve constar no currículo

Foi-se o tempo em que o trabalho no mundo corporativo podia ser feito apenas numa folha de papel ou em um simples editor de texto. Atualmente, computadores parecem canivetes suíços. Eles contêm diversos softwares e aplicações cujo propósito é deixar o trabalho mais ágil e eficaz. Mas não basta ter essas ferramentas ao alcance do mouse: é necessário saber utilizá-las. 

Isso porque as empresas esperam cada vez mais dos profissionais o domínio das ferramentas utilizadas no dia a dia do trabalho. Quem quer se destacar, precisa conhecer bem as que são mais empregadas. “A variedade de ferramentas que estão surgindo com o avanço da tecnologia é muito promissora para otimizar o trabalho e a produtividade. E as empresas buscam profissionais que saibam utilizá-las”, diz Henrique Borges, instrutor empresarial de Business Intelligence da empresa Lean Solutions.

Para o especialista, o profissional precisa aprender a usar as ferramentas mais utilizadas em sua área. “Softwares como CRMs e o Power BI estão aparecendo nas listas de requisitos das empresas. Quem está à procura de emprego deve buscar treinamentos especializados em ferramentas adotadas nas áreas de interesse”.

O problema é que muitas vezes escolher qual ferramenta aprender para utilizar vira um desafio. Contudo, alguns softwares são mais adotados em diferentes funções. É o caso dos editores de planilhas e de programas que realizam análise de dados. 

“São as ferramentas mais comuns, como o Excel, que dominam há anos os formulários de inscrição dos processos seletivos. É bom que os candidatos a uma vaga de emprego tenham um conhecimento favorável em Excel, tanto por sua popularidade, quanto por sua diversidade de aplicações em diferentes setores corporativos”, diz Borges. 

O uso do Excel no trabalho depende das necessidades do profissional, que variam de acordo com as diferentes áreas. O software pode ser visto como uma ferramenta coringa, que é empregada em tarefas que vão desde a gestão de um negócio até a análise de dados comerciais. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Excel não se tornou obsoleto”, completa o especialista. 

Para além do editor de planilhas

Além do Excel, outros softwares devem estar no radar dos profissionais que querem ser competitivos no mercado. Ferramentas como o Power Apps, Power BI e o Power Automate e aplicações que dispensam o uso massivo de códigos de programação – o chamado low code – compõem o kit básico das empresas. 

O Power Apps, por exemplo, permite ao usuário criar aplicativos internos de forma mais fácil. Já o Power Automate ajuda os profissionais que precisam substituir tarefas repetitivas e manuais por ações automatizadas. 

“Quando as empresas se deram conta da utilidade dessas ferramentas, passaram a utilizá-las com mais força. Agora, elas tendem a se tornar indispensáveis. A tecnologia está avançando e as soluções de fácil utilização são as que têm maior aceitação”, comenta Borges.

Para saber mais, basta acessar o site: www.leansolutions.com.br

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Nanolearning permite aprendizado eficaz com poucos minutos de foco

9/3/2022 – É importante ter uma didática focada, que abrange o ‘como fazer’, não apenas o ‘falar sobre’. Os treinamentos mais eficientes vão por esse caminhoMetodologia desenvolvida para lidar com grande volume de tarefas está cada vez mais presente em treinamentos no ambiente corporativo; para especialista, nanoaprendizagem é voltada para profissionais que buscam autonomia e conectividade

Estudar gastando poucos minutos por dia e aprendendo conteúdos práticos e que vão direto ao ponto: essa é a promessa do nanolearning, uma metodologia de ensino que já faz sucesso entre profissionais que precisam se manter atualizados em ambientes de mudança constante e abundância de informações. 

Situações que exigem aprendizado rápido estão cada vez mais presentes no universo do trabalho e do empreendedorismo. Para lidar com grandes quantidades de tarefas de forma eficiente, métodos ágeis de trabalho tornaram-se frequentes nas empresas. É a aplicação da agilidade no ensino que trouxe à tona o nanolearning. 

“O mundo corporativo está adicionando cada vez mais funções e novos conhecimentos. As informações circulam de forma acelerada. E as pessoas precisam de informações mais enxutas, práticas e eficazes. É por isso que o nanolearning é tão promissor”, diz Maria Eduarda Bastos, desenvolvedora em Power Platform da empresa Lean Solutions e especialista em nanoaprendizagem. 

O método está baseado em três pilares: agilidade, experiência intensa e conexão com instrutores e equipes. Os conteúdos oferecidos são curtos. A ideia é que o aluno dedique poucos minutos às tarefas e seja capaz de se auto direcionar na aplicação do conteúdo aprendido. Professores atuam como mentores e facilitadores, e o centro de toda experiência é o foco.

“É importante ter uma didática focada, que abrange o ‘como fazer’, não apenas o ‘falar sobre’. Os treinamentos mais eficientes vão por esse caminho”, explica Bastos. Ela conta que nas abordagens de nanolearning são também disponibilizados materiais complementares de fácil acesso e consulta rápida.

Com tal metodologia, os cursos e treinamentos tornam-se mais compatíveis com o perfil e a expectativa do estudante. “São alinhados com as necessidades das pessoas interessadas, mais personalizados, com menor carga horária e maior foco”, completa a especialista. 

Para desenvolver treinamentos com nanolearning, não é necessário ter acesso a ferramentas específicas ou complexas. Tudo se resume a uma boa organização do material de aprendizagem e uma definição precisa de onde se quer chegar. Para auxiliar o estudante, mentores utilizam materiais de apoio como infográficos, documentos de consulta e formulários de feedback.

“As pessoas precisam de informações mais enxutas, práticas e eficazes. Percebo que os alunos dos treinamentos têm procurado soluções para problemas mais específicos. Passar um longo tempo aprendendo a resolvê-los não é uma alternativa viável. Com o método nanolearning elas conseguem absorver de forma mais rápida as informações das quais necessitam, sem perda de tempo”, afirma Bastos. 

Aprendizado 4.0

Numa época em que nossa atenção é disputada por diferentes tipos de distração, o consumo de pílulas de informação talvez seja o futuro do ensino. Não é à toa que a nanoaprendizagem surgiu em indústrias de ponta, que empregam alta tecnologia.

“O nanolearning é fruto da Indústria 4.0 e da era da economia compartilhada. A sua adesão é cada vez mais crescente, visto que o modelo tradicional de ensino não contempla a demanda atual de consumação rápida de informação”, explica Bastos. 

Segundo a especialista, a metodologia do nanolearning se soma a outros métodos já aplicados no mundo corporativo para garantir aprendizado ágil e eficaz. “A nossa expectativa é que o nanolearning não venha para substituir outras abordagens, mas sim, transformá-las. Isso contemplaria o novo perfil de profissionais que buscam autonomia e conectividade”, completa a especialista.

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Blindagem patrimonial protege ganhos de investidores e empresas

9/3/2022 – Conhecer a blindagem patrimonial é usar a lei a favor daquilo que pode e deve ser protegido. Basta saber executarPatrimônio de pessoas físicas e jurídicas pode ser protegido através de diferentes estratégias; para advogado, prática é legal e ética quando feita para salvaguardar bens sem lesar terceiros

Diante das incertezas da pandemia e enfrentando um cenário de turbulência econômica, muitos empresários têm adotado a atitude de diversificarem seus portfólios de investimentos mantendo maior liquidez enquanto buscam ampliar seu patrimônio.

No Brasil, tornou-se mais comum a aplicação do dinheiro guardado em opções diversificadas de investimentos. Segundo dados da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, o número de investidores cresceu mais de 43% no primeiro semestre do ano passado. Essa alta deve-se à chegada de pequenos investidores à bolsa. Na média, o aporte inicial fica em torno de R$ 352.

Estar mais ciente sobre como engordar a poupança não significa estar seguro quanto à proteção do dinheiro investido. Variações cambiais bruscas, crises econômicas, instabilidade nos mercados, alterações em leis, decisões judiciais e até mesmo questões pessoais e familiares, como divórcios e problemas sucessórios, podem pôr tudo a perder. 

O que garante a proteção do patrimônio é a adoção de uma série de atitudes com relação ao dinheiro guardado e aos bens adquiridos. Essas ações são tão ou mais importantes que o comportamento correto na hora de investir. O nome disso é blindagem patrimonial. Pode parecer exótico, mas tudo se resume a ações tomadas na esfera jurídica e tributária para proteger os patrimônios de uma determinada pessoa, blindando o patrimônio de empresários e evitando que as possíveis dívidas e problemas judiciais da empresa atinjam os bens pessoais do mesmo

“A blindagem patrimonial tem sido cada vez mais usada. Ela permite agilizar processos e resguardar os bens de pessoas físicas e jurídicas de forma lícita. É uma ação preventiva direcionada aos bens e patrimônios”, explica Felício Rosa Valarelli Júnior,  especialista em planejamento empresarial e renomado sócio-administrador  do escritório Valarelli Advogados Associados.

Feita de forma correta, a blindagem patrimonial é legal e ética. Uma das formas de proteger o patrimônio de incertezas econômicas é investindo em bens que não podem ser penhorados, como imóvel de residência própria, maquinários utilizados para gerar renda e fundos de aposentadoria.

Quando se trata de proteção contra turbulências do mercado, atenção aos acontecimentos é fundamental. “Os empresários deve ficar atento ao cenário político e econômico o tempo todo, tendo em vista que uma fala ou mudança de lei pode afetar todos os seus planos”,  relata o Dr. Felício, no qual em seu livro “Construindo Seu Sucesso” descreve como o ações preventivas como parte da estruturação empresarial é primordial desde de sua incorporação e não somente após alcançar objetivos. 

Uma precaução contra a exposição a riscos é diversificar os investimentos. Nas estratégias de blindagem patrimonial, é comum a criação de contas em corretoras no exterior, o que permite aumentar a privacidade de bens nominais. “Conhecer a blindagem patrimonial é usar a lei a favor daquilo que pode e deve ser protegido. Basta saber executar”, diz o especialista, o qual vem atuando cada vez mais no mercado nacional através de contribuição a novos empresários.

Blindando o patrimônio contra diferentes riscos

Pessoas físicas e jurídicas podem ter necessidade de proteger seu patrimônio contra diferentes riscos de perda, como dívidas, recuperações judiciais ou indenizações. Além de dinheiro e investimento, podem ser protegidos outros bens, como imóveis e propriedades. As estratégias de blindagem patrimonial buscam isolar os bens do empresário ou da pessoa física. 

É possível adotar diferentes estratégias. Entre elas estão as holdings patrimoniais, empresas criadas para administrar os bens de uma pessoa. Outra opção é a doação de bens com reserva de usufruto, quando um proprietário passa seus bens para herdeiros, mas mantém o direito de usufruir deles como quiser.

Dr. Felício Valarelli destaca também a importância de uma mudança cultural sendo necessário focar mais em ações preventiva do que em atitudes remediativas, no entanto a blindagem patrimonial se torna parte de uma educação financeira para todos e não somente a empresários como em casos de proteger o patrimônio contra disputas entre cônjuges, familiares e sócios em casos de divórcio, divisão de herança e processos sucessórios.

“Casamento com separação total de bens é algo que separa as finanças de forma a não prejudicar o casal em caso de declínio financeiro. Um nome não se atrela ao outro. Caso um dos nomes tenha problemas, o outro não é afetado”, diz o autor do livro Construindo Seu Sucesso. 

Uma outra forma de proteger o patrimônio em relações conjugais é através do contrato de namoro. Feito através de escritura pública, ele afasta o direito de um dos envolvidos reivindicar na justiça o patrimônio construído durante o relacionamento.

Se o ditado diz que é o olho do dono que engorda o gado, é sempre bom que essa engorda seja acompanhada de todo o tipo de cuidado. Quem deseja iniciar a organização do patrimônio deve contar com a ajuda de especialistas. No Brasil, diversos escritórios de advocacia oferecem serviços personalizados.



Dia Mundial do Rim: campanha debate a saúde renal brasileira

Rio de Janeiro – RJ 9/3/2022 – Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é iluminado em prol de campanha para alertar sobre as doenças dos rins

No dia 10 de março deste ano, a partir das 19h, o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado com as cores azul e vermelho. O motivo das luzes é bastante especial: trata-se da campanha anual do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo alertar a população sobre a Doença Renal Crônica (DRC), que atinge cerca de 5 milhões de brasileiros.

Personalidades como o ex-futebolista Zico já vestiram a camisa em apoio à causa. Segundo dados da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj), apenas no estado, 13 mil pessoas sofrem com a doença. Pedro Tulio Rocha, presidente da instituição, explica que, por se tratar de uma condição muitas vezes assintomática e de progressão silenciosa, o cenário atual não é dos melhores. “Por causa do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, exames de rotina e visitas a médicos se tornaram mais negligenciados. Para uma doença como essa, o diagnóstico precoce é fundamental”, afirma Pedro.

Estimativas apontam que, até 2040, a doença renal crônica será a quinta maior causa de morte no mundo. Corroborando a projeção, dados da Sonerj mostram uma progressão anual no número de pacientes em tratamento dialítico – em 2020, foram mais de 144 mil no Brasil, cerca de 50 mil a mais do que em 2010, e confirma que mais de 80% dos tratamentos são realizados pelo SUS.

“Ainda que as projeções para os próximos anos sejam alarmantes, há vasto desconhecimento sobre a doença e seus impactos na saúde pública. E Neste ano, o Dia Mundial do Rim tem como foco o lema “Educando sobre a Doença Renal”, que esquematiza a necessidade de gerar conscientização em três diferentes eixos da sociedade: comunidade, profissionais de saúde e formuladores de políticas em saúde”, explica.

O que é a doença renal crônica?

Quando uma lesão nos rins se mantém por três ou mais meses, alterando o funcionamento do órgão, trata-se de uma doença renal crônica. Essa condição é capaz de proporcionar impactos negativos em funções vitais do organismo, como a regulação da pressão arterial; a filtragem do sangue; a eliminação de toxinas do corpo; o controle de sal e água e a produção de hormônios que evitam complicações diversas.

O nefrologista e presidente da Sonerj afirma que, entre as principais causas, podem ser citados o diabetes, a pressão alta (hipertensão), as infecções do tecido renal e o uso excessivo de alguns medicamentos que podem reduzir a função dos rins a longo prazo.

“Nos estágios iniciais, a doença renal crônica é silenciosa. Em outras palavras, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Em muitos casos, o diagnóstico acontece tardiamente, acompanhado da progressão da doença. Se o funcionamento dos rins já estiver suficientemente comprometido, pode ser necessário recorrer à diálise ou mesmo ao transplante renal”, explica o médico.

Alguns dos principais exames para a detecção precoce da DRC são a dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina simples. De baixo custo, possibilitam evitar os agravos da doença e, consequentemente, permitem melhor qualidade de vida ao paciente.

Entre os sinais de alerta da DRC, o nefrologista cita menor produção de urina; inchaço nas mãos, no rosto e nas pernas; falta de ar; dificuldade para dormir; perda de apetite; náusea e vômito; pressão alta e sensação de frio e cansaço. “Quanto mais cedo se notarem os indícios, melhor será para o paciente, que receberá o diagnóstico preciso e deverá ser encaminhado a um nefrologista para ter o tratamento adequado. A ajuda certa no momento oportuno pode evitar o avanço da doença renal”, finaliza Pedro.



Clínica Mater Prime inaugura Mater Lab em São Paulo

São Paulo 9/3/2022 – Clínica de reprodução humana amplia atuação ao inaugurar laboratório próprio para procedimento de preservação da fertilidade e reprodução assistida

Desde o mês de janeiro a Mater Prime – clínica de reprodução humana – ampliou a sua atuação em Reprodução Humana Assistida ao inaugurar o Mater Lab. Agora pacientes que estão em tratamento para infertilidade junto aos especialistas da Mater Prime contam com laboratório próprio e espaço equipado para todas as etapas do tratamento, da primeira consulta até a transferência embrionária.

Soma-se a infraestrutura atual da Mater Prime – composta por 12 consultórios voltados ao atendimento dos pacientes, sala de ultrassonografia, de acupuntura, posto de enfermagem, coleta de exames e demais espaços voltados ao atendimento de mulheres e homens – 3 salas cirúrgicas, 2 salas exclusivas para transferência embrionária, laboratório de embriologia e 5 suítes confortáveis para acolhimento e mais dois leitos para recuperação pós-anestésica.

No total, são mais de 2 mil metros quadrados de infraestrutura, com investimento na ordem de R$ 15 milhões, para que os casais tentantes sejam atendidos ao longo de todo o processo, desde o diagnóstico dos fatores impeditivos de uma gestação até a preservação social da fertilidade. 

Dados mais recentes sobre a reprodução humana no Brasil, sendo eles do 13º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), produzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apontam crescimento de 11% em tratamentos de fertilidade mesmo com o país em meio à pandemia.

Tais dados colaboraram para o desenvolvimento do laboratório, tendo ele sido pensado pelo Dr. Rodrigo da Rosa, ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana em sociedade com outros especialistas da área, sendo eles: a ginecologista obstetra especialista em reprodução humana Dra. Juliana Hatty, o urologista e especialista em reprodução humana Dr. Matheus Roque, o ginecologista obstetra especialista em reprodução humana Dr. Gustavo Nardini e o embriologista Rafael Portela.

Website: https://materprime.com.br/



Empreendedores lançam certificação em insurtech e inovação em seguros

São Paulo 9/3/2022 – Programa 100% online capacita profissionais para atuação em um dos setores que mais crescem no país

O Insurtech Brasil, iniciativa especializada em fomentar o ecossistema de empreendedorismo em seguros no Brasil, acaba de lançar uma certificação profissional em insurtech e inovação em seguros. Com o objetivo de contribuir para a formação de especialistas nessa área que se torna cada vez mais relevante, o curso será ministrado pelos principais empreendedores e especialistas no tema.

As aulas serão 100% online e entre os principais temas abordados estarão: O Futuro dos Seguros, Novas Tecnologias, Tenências de Inovação em Seguros, Venture Capital, Cases Nacionais e Internacionais e Como empreender dentro de Seguradoras Tradicionais. “Esse conteúdo é fundamental para quem deseja entender a evolução do mercado, os movimentos recentes em tecnologia, a concorrência, a regulamentação de produtos/serviços, além de tendências de mercado e dicas de carreira”, explica José Prado.

Mercado de Insurtechs

As Insurtechs existem a partir da união de duas palavras em inglês: insurance (finanças) e technology (tecnologia). Desse modo, são empresas que oferecem seguros de forma digital. As seguradoras tradicionais também estão ampliando seus serviços online, porém, as Insurtechs vão mais além e permitem que tudo seja feito de maneira remota e digital.

Isso garante mais conveniência ao consumidor e grande praticidade. Além disso, a agilidade e rapidez que as Insurtechs oferecem são muito benéficas.

Quais profissões surgem com o mercado de Insurtechs?

Com o surgimento e expansão das insurtechs, alguns trabalhos são extintos, outros são “reciclados” e alguns são criados. Para ter uma ideia, apenas em 2021 o setor de insurtechs levantou mais de R$ 1 bilhão em investimentos no nosso país. Isso significa mais concorrência para as seguradoras tradicionais e criação de mais empregos nessa área.

De acordo com Prado, esse mercado está em ebulição com o surgimento de novos players, investimento massivo, novas regulamentações e novas tecnologias. “Para o futuro, podemos esperar o crescimento e consolidação do mercado, com a convergência de players, concorrência mais acirrada e regulamentações mais sofisticadas em torno de temas-chave como dados, privacidade, segurança, competição e concentração”, complementa o coordenador do curso.

As insurtechs e seguradoras oferecem muitas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados no tema e grande parte delas é voltada para:

• Implementação de novas tecnologias (Tecnologia da Informação);

• Suporte para a área de tecnologia;

• Analista de inovação

• Analista de dados e de comportamento de clientes;

• Segurança da Informação;

• Profissionais que compreendem tudo sobre Revolução Digital;

• Estudiosos da área de Regulamentação e Cultura de Insurtechs.

Nesse sentido, os profissionais citados acima estão sendo disputados pelo mercado de insurtechs. Afinal, existe uma grande demanda por tais trabalhadores e nem sempre existe mão de obra qualificada para atuar nas startups financeiras. Por isso, estudar sobre insurtechs e inovação em seguros pode ser um diferencial e a garantia de conquistar uma vaga de emprego, mesmo na crise mundial que enfrentamos atualmente.

O curso é recomendado para todo e qualquer profissional interessado em aprender sobre revolução digital e inovação no mercado de seguros, se atualizar e se desenvolver na carreira ou entrar nesse mercado, já que o conteúdo foi pensado justamente para informar, atualizar, provocar reflexão e despertar a vontade de aprender mais, na teoria e na prática.

Serviço:

Início do curso: 15 de março de 2021

Aulas toda terças e quintas das 19h30 às 21h30

Inscrições pelo site: https://cursos.insurtechbrasil.com

Website: https://cursos.insurtechbrasil.com



Saiba como prevenir e aliviar as dores nas articulações

Com o avanço da idade, muitos idosos acabam diminuindo o ritmo em decorrência das dores que o corpo apresenta, principalmente nas articulações devido a doenças típicas da terceira idade, como artrite e artrose. Essas dores acabam atrapalhando a mobilidade e prejudicando a qualidade de vida da pessoa.

O incômodo causado afeta o dia a dia e aqueles que praticam atividades físicas podem deixar de fazê-las pelos sintomas que aparecem.

Antigamente, essa enfermidade era tratada como um processo natural do envelhecimento e nada poderia ser feito para aliviar. Hoje em dia já é possível tratar a doença, evitar o avanço dos sintomas e diminuir as dores com tratamentos adequados, garantindo assim o bem estar dos idosos.

O primeiro passo é consultar um especialista para ter um diagnóstico e tratamento correto. A mudança de hábitos diários também é uma maneira de aliviar as dores e incluir exercícios simples, como por exemplo alongamentos, é uma ótima maneira de melhorar a flexibilidade. Outro ponto importante é manter uma dieta equilibrada para a manutenção do peso, além de atividades físicas recomendadas ou acompanhadas por um profissional.

“Dessa forma é possível neutralizar os efeitos do envelhecimento nas articulações e restabelecer a confiança na execução de tarefas diárias, permitindo uma qualidade de vida melhor para o idoso”, explica Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels.

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Grupo BMV certifica Unimed Cuiabá através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde

Rio de Janeiro, RJ 9/3/2022 –

A Unimed Cuiabá se preocupa com a preservação do meio ambiente, fator crucial para o bem-estar da população. Diante desta responsabilidade, a cooperativa de saúde amplia o cuidado ambiental através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, uma solução do Grupo BMV.

Com a iniciativa, a certificação da cooperativa alcança 27 critérios ambientais, entre eles, a produção de recursos hídricos, preservação de espécies, fauna e flora. Os critérios são reconhecidos pela sigla ESG, do inglês “environmental, social and governance” com a tradução “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança”, que funciona como um pacto global de resguardo com a natureza.

Na prática, há o rastreio de uma área preservada correspondente a esse ativo adotado pela cooperativa, que, dentro dele, contabiliza no território os benefícios do meio ambiente protegido. Na outra ponta, a ferramenta do Grupo BMV remunera a comunidade local das áreas preservadas pela conservação mantida.

Garantia de preservação e ativos da Unimed Cuiabá

Para viabilizar a certificação, os agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS (empresa de inspeção, verificação, testes e certificação) audita todo o processo. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela cooperativa em quantidade de moedas verdes, no caso as UCSs, necessárias para garantir a certificação.

“É um produto único e que se adapta a todas as necessidades de empresas e países quando o assunto é ESG permitindo gerar um “net positive” em relação ao carbono e incorporando outros 26 benefícios ambientais, tais como preservação de espécies de fauna e de flora”, explica a economista co-fundadora do Grupo BMV, Alessandra Umbelino.

Ao adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, a Unimed Cuiabá – recebe um documento criptografado por meio de blockchain no qual constam informações como o período compensado, o total de hectares de mata nativa preservados, a quantidade de CO2 estocada e o número de espécies de fauna e de flora preservadas, entre outros. Esse mesmo documento tem o número de série da propriedade e também um QR Code no qual é possível, inclusive, identificar em que propriedades e em qual ano os ativos foram originados.

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

Em 2022, a Unimed completa 55 anos de atuação. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 341 cooperativas médicas, que estão presentes em 86% das cidades brasileiras e atendem a 18,4 milhões de pessoas. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera 134 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, formada por 153 hospitais próprios e cerca de 2,5 mil hospitais credenciados, além de unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, entre outros serviços. Toda essa operação injeta, no sistema de saúde brasileiro, mais de R$ 56 bilhões por ano. A Unimed também se destaca nos segmentos de planos odontológicos, seguros de saúde, vida, previdência privada e patrimoniais, na gestão de recursos financeiros, bem como na educação voltada à saúde e ao cooperativismo.

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde:

https://www.tesouroverde.global/#/   

https://bmv.global/ 

SGS: https://www.sgsgroup.com.br/ 

No LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmvstandard/ 

No Instagram: https://www.instagram.com/bmv_br/

Website: https://www.tesouroverde.global/



As necessidades dos pets mudam conforme a idade

São Paulo 9/3/2022 – O ideal é que a alimentação dos pets idosos seja equilibrada e de acordo com o nível de atividade física, idade e porte do animal,Não existe remédio para o envelhecimento, mas uma série de procedimentos permite reduzir a gravidade de suas manifestações.

Atividades físicas são imprescindíveis para que o cão tenha bem estar na idade avançada. Mas é fundamental prevenir para que o animal não tenha desgastes desnecessários e piore sua condição física. As articulações sofrem com a idade. Se o pet tem o hábito de subir no sofá ou na cama, é necessário facilitar o acesso com uma pequena escada ou rampa específica.

Má alimentação, sedentarismo e excesso de petiscos são alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade. Se os tutores dos pets são sedentários, as chances de que eles sofram com esse mesmo problema se tornam ainda maiores. “O ideal é praticar atividades que façam com que os animais idosos se movimentem como jogar algum brinquedo para eles irem atrás e sempre levá-los para passeio por um tempo que pode variar entre 15 e 30 minutos”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

A obesidade pode resultar em outros problemas de saúde que vão além do sobrepeso dos pets como diabetes, problemas de pele, doenças pulmonares, maiores risco em anestesias, problemas respiratórios e cardíacos. Além disso, a expectativa de vida dos animais obesos é reduzida, aproximadamente, em dois anos.

“Muitas vezes o tutor fica sensibilizado quando o pet fica pedindo comida na hora de alguma refeição como almoço ou jantar e acaba oferecendo algo que não é indicado para ele, que mesmo em pequenas quantidades, pode contribuir para o excesso de peso”, explica à veterinária Dra. Fernanda Cioffetti.

O ideal é que a alimentação dos pets idosos seja equilibrada e de acordo com o nível de atividade física, idade e porte do animal, sempre seguindo as recomendações de um especialista, que podem inclusive formular uma dieta de acordo com as necessidades individuais de cada animal, como no caso da alimentação natural. “Até os petiscos merecem atenção, pois mesmo que sejam produzidos especificamente para os pets, muitos tutores acabam dando uma quantidade maior do que aquela recomendada”, ressalta a veterinária.

Segundo a Dra. Priscila Brabec, uma dieta adequada para a idade associada a suplementos nutricionais específicos pode ajudar a manter a saúde física e mental dos pets. Suplementos com antioxidantes como, por exemplo, vitamina E, vitamina C e mineral selênio e também ácidos graxos essenciais, como ômega-3 (EPA e DHA), podem ajudar no combate aos radicais livres e auxiliar na função cerebral.

Assim como em outras fases da vida, o gato tende a permanecer com o paladar exigente quando idoso. O gato idoso precisa de um alimento específico de alta qualidade, que contenha fontes de proteínas de alto valor biológico, com alta concentração de aminoácidos essenciais e que sejam de fácil digestão. Além disso, é importante que o alimento contenha fontes de gorduras saudáveis para promover energia para o gato. “Gato idoso tem tendência a perder peso, por isso é muito importante adotar um alimento Super Premium, que vai contribuir para uma boa absorção e melhor aproveitamento do alimento”, explica o veterinário Flavio Silva.

“Os pets mais idosos são os que mais sofrem com hipertensão, mas a doença pode atingir qualquer idade. Nos cães a pressão alta normalmente aparece com quadros de diabetes melitus, doença renal crônica, hiperadrenocorticismo e obesidade, entre outras afecções. Já nos gatinhos a doença renal crônica, hipertireoidismo e cardiopatia estão entre os principais desencadeares da hipertensão”, relata Vininha F. Carvalho.

A hipertensão ocorre quando o nível de pressão sanguínea se eleva nos vasos e artérias sanguíneas. Chamada de “doença silenciosa”, também nos animais, a hipertensão não se mostra facilmente. Não raro é detectada apenas quando o pet passa por consulta com o veterinário.

A Dra. Larissa Seibt, alerta aos tutores para ficarem atentos aos sinais de possíveis mudanças de comportamento. O animal hipertenso pode ficar mais cansado e apresentar fraqueza. Também pode apresentar tosse e dificuldade em respirar. Dependendo do nível da hipertensão, os bichinhos chegam a sentir tontura e podem até desmaiar. A cada três meses, pelo menos, o tutor precisa garantir a aferição da pressão arterial do animal para controle da evolução do quadro. O ideal é que a medição e controle sejam feitos em consultórios veterinários com equipamentos precisos e métodos eficazes.

“Ao adquirir um filhote de cão ou gato, é bom ter em mente que o animal também vai envelhecer e precisará receber cuidados geriátricos. Estar disposto a ter esse amigo fiel significará cuidar dele quando ele mais necessitará, na velhice. Diante dessa certeza, caso o animal apresente algum comportamento não usual, dor ou sintoma articular, o melhor a fazer é consultar um veterinário para realizar o tratamento adequado”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news



Empresa do setor funerário cresce com fusões e aquisições

9/3/2022 – Grupo Zelo adquiriu, recentemente, empresas em São Paulo, Pernambuco, Piauí, Alagoas e Sergipe

Com mais de 4 milhões de vidas cobertas pelos seus planos, além de possuir unidades em mais de 200 cidades em 14 estados e no Distrito Federal, o Grupo Zelo, empresa mineira do segmento de death care, continua expandindo seus negócios, especialmente na região Nordeste. Desde a sua criação, em 2017, a companhia já realizou fusões e aquisições de mais de 50 empresas. Somente no ano de 2021, o Grupo Zelo realizou novas 19 integrações.

Um dos estados brasileiros onde o Grupo Zelo possui grande presença é Pernambuco. A empresa, que já havia adquirido os grupos funerários SAFPE e SAF na região, expandiu ainda mais a sua atuação com a integração da Funerária Santa Maria, que possui sede em Recife e unidades em mais cinco municípios. Com atuação na região metropolitana de Recife desde 1984, a empresa adquirida acrescentou cerca de 4 mil* planos ativos à carteira do Zelo.

O mesmo número, de cerca de 4 mil* planos ativos, foi acrescentado também com a incorporação do Plano Ethernos, do Piauí. A empresa já havia iniciado a sua atuação no estado com a integração Grupo SBC, em 2021. Com sede na cidade de Picos, o grupo recém-adquirido atua com venda de planos e serviços funerários e possui unidades em mais seis cidades, além da capital.

Outro exemplo da estratégia de crescimento do Grupo Zelo, especialmente na região Nordeste, foi a incorporação do Grupo Vitória. Com a aquisição, a empresa agora alcançou os estados de Alagoas e Sergipe, onde ainda não possuía unidades, além de acrescentar cerca de 10 mil* planos ativos à sua carteira.

A região Nordeste não é a única na mira do Grupo, que também adquiriu mais um cemitério localizado na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, o Memorial Cidade Jardim. A empresa já estava presente na região com a recente integração do Grupo Flamboyant e possui, ainda, um cemitério vertical localizado em Guarulhos. O Memorial Cidade Jardim ocupa uma área de 37 mil m² e conta com mais de 7 mil jazigos, salas de velório e columbário (local para guarda de cinzas). Além da venda de jazigos e lápides, a unidade oferece também cremação humana e de pet.

Website: http://www.grupozelo.com.br



Promissora no Brasil, energia solar permite zerar gastos com conta de luz

9/3/2022 – O consumidor está cada vez mais interessado nos painéis solares fotovoltaicos. A barreira maior que encontramos ainda é o preço de instalação, que é elevadoFontes renováveis de energia deverão ser cada vez mais adotadas devido aos compromissos climáticos assumidos pelo país; para especialista, energia solar é vantajosa financeiramente, mas ainda requer incentivos do governo

O clima ensolarado do Brasil não serve só para se bronzear na praia. Ele pode ajudar a salvar o mundo do aquecimento global e, de quebra, aliviar o bolso do brasileiro na hora de pagar a conta de luz. Para isso, basta um painel instalado em cima do telhado de cada casa que transforme o sol escaldante em energia elétrica.  

Quando o assunto é sustentabilidade, o potencial hídrico e agrícola brasileiro já coloca o país em posição privilegiada no uso de fontes renováveis de energia. Enquanto 86% da energia utilizada no mundo provém de fontes como carvão, petróleo e gás natural, no Brasil as fontes renováveis compõem quase a metade da matriz energética – cerca de 48%. Combustíveis produzidos com biomassa e usinas hidrelétricas ainda são as principais. Mas uma das que mais cresce é a energia solar. 

De acordo com a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a eletricidade produzida por placas fotovoltaicas a partir da incidência solar já alcança quase 3% do total de energia gerada no país. Isso se deve graças a um crescimento expressivo de centrais de energia solar e do emprego da tecnologia na construção civil. Nos últimos três anos, a produção por grandes usinas cresceu 200%, enquanto a geração residencial, também chamada de “distribuída”, passou de 2.000%. 

Quem olha para esses números pode não se lembrar do início prosaico dos painéis solares instalados nos telhados das casas. “As primeiras aplicações da energia solar na construção civil foram através de placas de aquecimento de água. O funcionamento era simples. A água passava por tubos dentro de placas que aqueciam a água pela incidência dos raios do sol”, recorda o engenheiro civil Tiago Kizellevicius. 

Mas se esquentar a água com o sol quente já era uma forma de economia, transformar os raios solares em energia elétrica virou um negócio simples e muito vantajoso. Os painéis modernos permitem o uso imediato de energia e possibilitam armazenar ou distribuir a energia gerada para outras pessoas através dos fios que passam pelos postes da rua. É como se os tetos das casas e prédios virassem uma pequena usina.

“Os painéis solares fotovoltaicos transformam raios solares em energia elétrica que pode ser usada em tempo real, no mesmo momento em que foi gerada. Ela pode ainda ser armazenada em baterias ou devolvida para a rede elétrica, em forma de crédito para utilização futura”, explica Tiago. 

Segundo o especialista, a energia excedente gerada em uma residência pode ser distribuída pela concessionária de energia para outros usuários. Em troca, quem gerou o excedente ganha créditos de energia para usar quando precisar. 

O crescimento dessa modalidade de consumo de energia pode ser observado no aumento de painéis espalhados pelo Brasil. De acordo com a Aneel, há no país 775.972 sistemas solares instalados. O aumento não ocorre só em regiões afastadas, onde o acesso à rede de energia é mais difícil. Nas grandes cidades do país, a opção por energia solar também vem aumentando. 

Além do apelo ao bolso, contam os benefícios ambientais. Com consumidores mais conscientes sobre as necessidades de adaptação para fazer frente às mudanças climáticas, as placas solares passam a ser mais almejadas. Até 2050, quando o Brasil precisará ter alcançado a neutralidade climática para honrar compromissos que assumiu em fóruns internacionais, a participação das fontes renováveis na matriz elétrica do país deve chegar a 85%. 

“O consumidor de hoje está cada vez mais preocupado com as questões ambientais e sempre nos perguntam sobre a placa solar. Grandes clientes comerciais já fazem questão da implantação de painéis solares de geração de energia em seus empreendimentos”, diz o engenheiro civil Eric Kizellevicius.

O que impede uma adoção mais rápida de painéis solares é o custo do investimento, que pode chegar a cerca de R$ 15 mil. Além das placas, é necessário ter também um inversor para “devolver” energia à rede fornecedora.

“A barreira maior que encontramos ainda é o preço inicial, que é elevado. Hoje estima-se que sejam necessários de 18 a 24 meses para que a economia gerada no consumo de energia pague os custos iniciais de instalação”, completa Eric.

Incentivos do governo ainda são insuficientes

Para acelerar a transição energética, é necessário políticas públicas que incentivem o uso de painéis solares. O Governo Federal já eliminou os impostos de importação para equipamentos de energia solar. Além disso, existem programas específicos voltados para fontes renováveis de energia, como o Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica). Para os especialistas, essas ações ainda são insuficientes. 

“Seria necessário uma linha de crédito em que a parcela fosse praticamente o valor da economia mensal que o sistema geraria ao usuário. Algo que também agregaria muito seriam políticas públicas de apoio à pesquisa acadêmica para o desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias usadas nas placas fotovoltaicas. Será natural a redução do custo de fabricação e implantação dos sistemas à medida que a tecnologia se desenvolva”, diz Eric. 

A legislação, contudo, já está organizada. A Aneel permite quatro modalidades de geração distribuída de energia: a geração na própria unidade consumidora, o geração em uma residência que alimenta o consumo de uma outra residência do mesmo proprietário, a modalidade de múltiplas unidades consumidoras (como condomínios) e a geração em uma usina cuja a energia é compartilhada por consumidores associados. 



Empresa anuncia 500 vagas em tecnologia para trabalho remoto

A Wipro anunciou que contratará mais de 500 novos profissionais no próximo ano fiscal para apoiar seu crescimento na entrega de soluções em nuvem para os clientes.

A empresa contratará em todo o Brasil, especialmente na região nordeste  sendo principalmente nas cidades de Recife, Fortaleza, Natal, Curitiba, Brasília, cidades do interior de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras localidades, para uma variedade de funções, desde TI e engenharia até consultoria, desenvolvimento de negócios e operações (veja a lista completa aqui).

As metas de contratação da Wipro refletem o forte crescimento da empresa no mercado brasileiro impulsionado pelo conceito de “trabalhe de qualquer lugar”, o que ajuda organizações a atrair novos talentos e promover o crescimento em um ambiente de trabalho híbrido.

“Nossos colaboradores são os verdadeiros impulsionadores de nosso notável crescimento no Brasil, e nosso sucesso contínuo está intrinsecamente ligado à sua felicidade. Estamos comprometidos em criar uma cultura que coloque nosso pessoal no centro de nossos negócios e os capacite a realizar todo o seu potencial. À medida que continuamos nosso crescimento e atendemos algumas das empresas mais proeminentes do Brasil, estamos ansiosos para receber nossos novos colegas para se juntarem a nós nesse incrível momento”, disse Douglas Silva, Vice Presidente e Country Head, Brasil, Wipro Limited.

À medida que o conceito de escritório em tempo integral é substituído por um mais flexível e adaptável às escolhas de estilo de vida das pessoas a empresa está aumentando os investimentos em seus recursos de nuvem para entregar experiências de trabalho excelentes e ajudar seus clientes a atingir suas metas de negócios neste novo mundo de soluções híbridas.

A Wipro anunciou no ano passado que planeja investir US$ 1 bilhão em tecnologias de nuvem nos próximos três anos e criou o Wipro FullStride Cloud Services para reunir o portfólio completo de recursos, ofertas e talentos relacionados à nuvem para melhor orquestrar a jornada da nuvem para seus clientes. Para apoiar esses investimentos e seus objetivos de crescimento, a Wipro também busca treinar e certificar mais de 800 profissionais em soluções em nuvem nos próximos 12 meses no Brasil.

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Espaço Kino lança curso online de cinema, oficinas e concurso de roteiro

O projeto, que é gratuito, está previsto para acontecer a partir de 15 de março, e é apoiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, pela Secretaria de Cultura de Goiás e Lei Aldir Blanc

Para aqueles que gostam de cinema e pretende seguir carreira na área não pode perder esta oportunidade: curso online de cinema, oficinas, masterclasses e concurso de roteiro com R$3.000 em prêmios. O curso é composto por 20 vídeo-aulas pré-gravadas de 30 a 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de aproximadamente 15h. Tudo inteiramente grátis. O lançamento está previsto para 15 de março. A realização é da produtora Sublima e do Espaço Kino. O projeto só foi possível porque recebeu o apoio institucional do FAC (Fundo de Arte e Cultura de Goiás) e da SECULT (Secretaria de Cultura de Goiás).

Para participar do curso não será necessário fazer inscrição, basta clicar e acessar o conteúdo, que será disponibilizado durante 15 dias no canal do Espaço Kino no YouTube e compartilhado no Instagram https://www.instagram.com/espacokino/ e Facebook https://www.facebook.com/espacokino/ . Para obter mais informações sobre o conteúdo do curso é só acessar o site: http://espacokino.com.br/curso/curso-cinema.

O diretor e roteirista Isaac Brum, fundador da produtora Sublima e do Espaço Kino, explica que “o conteúdo visa a preparar os alunos para atuar em diferentes funções de uma produção cinematográfica, oferecendo as ferramentas e as técnicas necessárias para desenvolver e realizar projetos audiovisuais de vários formatos e segmentos”. Ele acrescenta que “as aulas serão ministradas por 10 profissionais do audiovisual goiano, especialistas em diferentes departamentos da produção cinematográfica, do roteiro à distribuição”.

Além de Isaac, vão atuar como professores do curso os seguintes profissionais: Hélio Fróes (diretor da Cia de Teatro Nu Escuro), Danilo Kamenach (diretor da KAM Filmes), Raphael Gustavo (produtor e diretor da É Nóis Ki Tá Produções), Vasconcelos Neto (diretor de som), Vanessa Goveia (continuísta), Rochelle Silva (diretora de arte), Vinícius Queiroz (ator), Caco Rodrigues (preparador de elenco e ator) e Victor Pimenta (diretor de som).

Concurso de Roteiro e Formação em Audiovisual
Na sequência dessa atividade haverá o KINO-Script – Concurso de Roteiro Audiovisual com premiação no valor de R$ 3 mil (em duas categorias: Roteiro de Curta-Metragem e Argumento de Longa-metragem) e duas oficinas, com apoio institucional da Lei Aldir Blanc, da SECULT (Secretaria de Cultura de Goiás). da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo e da UEGTV. Elas serão lançadas no mês de abril deste ano. A inscrição para o concurso poderá ser feita através de link disponibilizado nas redes sociais do Espaço Kino. Para participar das oficinas, não será necessário fazer inscrição, basta clicar e acessar o conteúdo, disponibilizado no canal do Espaço Kino no YouTube e compartilhado no Instagram e Facebook.

As oficinas, de “Roteiro para Curta Metragem”, com Hélio Fróes e de “Cinema para Adolescentes: Meu Primeiro Curta”, com Vasconcelos Neto, Vanessa Goveia e Matheus Amorim, contam com carga horária de 6h, divididas em 3 aulas de 2h.

O professor Isaac Brum, que também coordena este projeto, informa que “cada oficina terá conteúdo pré-gravado e editado com 6 horas de duração cada, com acessibilidade (janela de interpretação em Libras durante todo o conteúdo -12h), além de ficar disponível no YouTube durante 30 dias”. Ele complementa: “formaremos um grupo de Whatsapp para tirar dúvidas, que vai permitir interação entre alunos professores, com atividades extras, tais como vídeos, artigos e exercícios”.

A equipe do projeto, além de Isaac na coordenação, é formada por Nayara Tavares (Apresentação e Produção), João Victor Silva (Operador de Câmera)

Lucas Wagner (Edição), Sarah Melgaço (Interpretação de Libras) e os professores Hélio Fróes (Diretor da Cia de Teatro Nu Escuro), Vasconcelos Neto, Vanessa Goveia e Matheus Amorim (Diretor da Rosa dos Ventos Filmes). Está prevista para o dia 07 de Junho, na Plataforma da UEGTV, a LIVE de encerramento do Projeto, com debate sobre “Cinema no Pós-Pandemia”.

Ações Complementares
Serão realizadas ainda ações complementares: duas Masterclasses de Cinema com apoio do Projeto Paradiso e da UEGTV (dias 10 e 17 de maio). Uma delas será com a roteirista Juliana Colares, roteirista do longa documental “Por Onde Anda Makunaíma?”, eleito Melhor Filme no Festival de Brasília 2020.

Também haverá o workshop presencial “Vídeo para Eventos Sociais”, no dia 02 de abril, na sede da produtora Bendito Seja Filmes, com realização da Bendito Seja Filmes e apoio do Espaço Kino.

Serviço
O que? – Projeto de Formação de Cinema – Gratuito
Quando? – 15 de Março
Onde ?- https://www.instagram.com/espacokino/ ; https://www.facebook.com/espacokino/ ; http://espacokino.com.br/curso/curso-cinema
Quem? – Professor Isaac Brum



Mais de 1,4 milhão de empresas fecharam em 2021

Dados divulgados em fevereiro pelo Ministério da Economia apontaram o fechamento de mais de 1,410 milhão de negócios formais em 2021. Os segmentos mais abalados pela estatística foram o comércio varejista, promoção de vendas e lanchonetes. 

A pandemia impactou muitos negócios, segundo dados divulgados pelo Mapa de Empresas do governo federal, apenas no 3º quadrimestre de 2021, 484.470 mil empresas foram fechadas, representando uma elevação de 35,7% em comparação com o mesmo período de 2020.

No entanto, houve abertura de mais de 1,2 milhão de negócios durante o mesmo período de 2021, porém esse mesmo número ainda expressou uma queda de 15% se comparado com os mais de 1.420.782 milhões de negócios abertos durante o 2º quadrimestre do ano passado, 2021.

Ainda de acordo com o governo federal, estão entre os dez segmentos que mais fecharam: 

Comércios varejistas de roupas e acessórios (96.419 mil); 

Promoção de vendas (62,037);

Lanchonetes e outros (41.546 mil);

Salões de cabeleireiro (35.540 mil); 

Setor administrativo (37.762 mil); 

Entregas de refeição (35.419 mil); 

Restaurantes (34.699 mil);

Comércios varejistas de alimentos (37.584 mil);

Construção civil (30.689 mil); 

Varejo de bebidas (23.464 mil).

O diretor operacional da consultoria empresarial Consulting Blue, Fernando Koshiba, aponta que existem algumas possibilidades para a descontinuação dessas empresas, como falta de gestão financeira, comercial, operacional, além de alinhamento de resultados e metas entre departamentos.

“A maioria dos negócios estagna ou falha na estruturação de objetivos e metas por não considerar todos os processos envolvidos na gestão ou por não terem noção de gestão e crescimento. Estratégias que as tornariam atraentes e competitivas para o mercado dificultando o fechamento precoce”, afirma Koshiba.

Com o início da pandemia, 94% das empresas optaram apenas por estratégias de marketing para continuarem vendendo, como mostra a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil feita pela Resultados Digitais, em parceria com a Rock Content, Vendas B2B e o Mundo do Marketing.

Ainda assim, de acordo com Sandro Zambelli, diretor comercial e CEO da Consulting Blue, não existe fórmula mágica para as empresas manterem as portas abertas e sim caminhos possíveis e aprimoramentos constantes que poderiam ser implantados através da cultura growth hacker. 

“É evidente que só o marketing digital não é mais suficiente. Grandes empresas testam todas as estratégias de crescimento possíveis através de cultura growth para desde sair de uma estagnação a alcançar um crescimento rápido de forma vertical ou horizontal, tanto organizacionalmente quanto financeiramente”, diz Sandro Zambelli.

Os sócios ainda abordam que a metodologia growth se destacaria pela análise constante de indicadores, gráficos e dados, tanto de estratégias e testes de marketing quanto de gestão empresarial, que facilitariam a tomada de decisões rápidas e de grande impacto podendo reverter quadros empresariais críticos e impulsionando um crescimento real. 

Outro dado da pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil afirma que, 47,4% dessas empresas não possuem o hábito de testar e otimizar suas estratégias de marketing digital. 

E ainda 49% delas possuem dificuldade em coletar e compartilhar dados de ações de marketing para a tomada de decisões em estratégias digitais que também coordenem ações de gestão entre equipes de marketing e vendas.

Com isso, a pesquisa provou que apenas estratégias isoladas de marketing digital não seriam suficientes para estabilizar ou driblar os principais problemas de mercado e gestão, garantindo a sobrevivência dessas empresas em longo prazo.

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Após fim de 2021 positivo, otimismo toma conta do setor hoteleiro para 2022

Setores de lazer e turismo prometem ter destaque em relação a 2020 e 2021

Os últimos meses de 2021 foram de positivos desempenhos no setor hoteleiro e para o turismo, especialmente se comparando com os últimos meses de 2020. Segundo o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), foram identificados resultados crescentes entre seus associados, com 80% de ocupação em cidades com atrativos turísticos e com forte presença do lazer, indicando que a demanda reprimida impulsionou os resultados ao final de 2021. Vice-presidente financeiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Edmilson Romão considera que 2022 será marcado pela volta da confiança em viajar, enquanto que Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), diz que 80% das vagas de hospedagem ficaram fechadas durante o auge da pandemia, mas a tendência é de que o setor “volte a respirar” e espera uma cautelosa retomada do setor.

Segundo o portal Valor Econômico, o mercado mostra reação, mesmo com a ômicron que apareceu há alguns meses — esta variante do coronavírus, embora mostre capacidade alta de contágio, tem índice de mortalidade inferior às variantes anteriores e boa parte dos brasileiros está vacinada. Assim, o turista, mais confiante, voltou a pesquisar e comprar viagens. Às vésperas da virada do ano, a rede hoteleira da cidade do Rio de Janeiro mostrou taxa de ocupação média de 92%, de acordo com a pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), divulgada pelo Valor.

Ainda relacionado ao desempenho do setor de hotelaria, segundo o Portal Extra, o turismo ainda respira os bons ventos do réveillon, os hotéis não chegaram a fechar com 100% de ocupação na noite da virada, mas atingiram, em média, 96%, um percentual semelhante ao da noite de 31 de dezembro de 2019, antes da pandemia. Segundo o portal Tribuna Hoje, o Rio de Janeiro, com taxas de 72% de ocupação, foi um dos líderes de destino no Carnaval, junto ao Alagoas, Sergipe e Espírito Santo, sendo que as informações foram reveladas por uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), divulgada nesta semana, e que contou com dados das entidades regionais do segmento. 

Um exemplo de ocupação positiva no setor hoteleiro foi a B&B Hotels, que além dos resultados positivos no Carnaval, teve ocupação máxima em seus três hotéis no Rio de Janeiro (RJ) nos finais de semana e feriados dos últimos meses de 2021, enquanto a unidade em São Paulo (SP) bateu recorde de ocupação desde sua inauguração em fevereiro de 2021, com 80% dos quartos ocupados. A rede está otimista para 2022 e promete até contar com novas aberturas ao longo do ano.



Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas

Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal estão entre os estados vencedores

Três escolas do Brasil foram premiadas por fazerem a diferença com projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade: a escola SESI Barbacena, de Minas Gerais; o Colégio Magister, de São Paulo; e a Escola Classe 40 de Ceilândia, DF, vencedoras do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas.

Em sua 2ª edição, o Prêmio tem como objetivo valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania, gerando integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas. Ao reconhecer as melhores práticas, professores e alunos se transformam em exemplos de engajamento para toda a sociedade, criados hábitos e rituais mais colaborativos, um requisito fundamental para as lideranças do amanhã.

A plataforma de inscrições recebeu 3205 acessos, e do total de inscritos 60% das escolas foram de ensino público. Sobre o perfil de quem efetivou a inscrição, 70% foram mulheres, 42,5% entre 25 e 44 anos. Como maior recorrência temática, projetos de conscientização social sobre a importância de um ou mais dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (56%); projetos de arrecadação de alimentos, material escolar, artigos eletrônicos, peças de vestuário, cobertores, dentre outros bens duráveis e não duráveis (37,5%); projetos de voluntariado (3,1%); e projetos promovendo as datas do calendário sazonal social como o Dia de Doar/Dia de Doar Kids, Dia do Meio Ambiente, Dia da Gratidão, Dia da Consciência Negra, entre outras datas (3,1%). 100% das escolas inscritas tem o hábito de realizar campanhas de doação.

Segundo Marina Pechlivanis, idealizadora da plataforma gentilezagenerosidade.org.br, a qualidade dos projetos surpreendeu: “tivemos aumento de 50% no total de inscrições, comparado a 2020, e aumento também na qualidade e na diversidade das propostas, todas conectadas na mesma vontade de, a partir da educação, transformar para melhor as relações interdependentes entre pessoas e o ambiente onde vivem.”

Para a educadora Êda Luiz, uma das juradas do prêmio, “a importância é dar visibilidade às iniciativas que rompem com a acomodação de um ensaio pautado apenas na transmissão de conhecimento e estão construindo uma nova realidade mais holística, trazendo vida às suas mentes, espírito, coração e mãos. Projetos como estes, apresentados através da educação conscientizadora e de paz, que implicam no cuidado com o outro e com todos, transformam a violência da realidade atual e me fazem ver um Brasil plural e consciente de sua responsabilidade de formar crianças e adolescentes mais seguros, conscientes, mais gentis com toda forma de vida do planeta através decisões e ações individuais e coletivas.”

Entre as escolas vencedoras estão: 1º Lugar: SESI Barbacena/MG — Projeto: Rede SESI de Virtudes:

“O Projeto Rede de Virtudes foi aplicado desde a educação infantil ao ensino médio, visando atender a uma demanda social que clama por cidadãos mais éticos e que possam ser agentes de transformação para uma cultura de paz e de bem viver. O trabalho desenvolve a consciência e a reflexão da comunidade escolar — alunos, família e escola – para questões que permeiam nossa sociedade sob o olhar de valores morais, objetivando mudar positivamente nossa realidade, além de fortalecer “e renovar os valores”, inserindo no processo educacional virtudes que possibilitem a formação integral de nossos alunos.”

“A lei 13.185, de seis de novembro de 2015, institui o programa de combate à intimidação sistemática (bullying), privilegiando mecanismos de prevenção que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil; nesse sentido, o trabalho com a Rede SESI de Virtudes atende a essa necessidade expressa na lei. A educação escolar não se restringe à mera transmissão de conhecimentos; educar a partir de virtudes leva os alunos a se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres, buscando uma convivência saudável com os demais colegas, com a escola, com a família e a sociedade em geral.”

2º Lugar – Colégio Magister/ São Paulo — Projeto: Brincando e Aprendendo no Ambiente Digital

“A escola já tem o novo ensino médio implantado e uma de suas matérias eletivas é Empreendedorismo Social. Os alunos participantes desenvolvem programas, projetos e movimentos com instituições e entidades parceiras da escola. Com a pandemia e a dificuldade das ações de voluntariado presenciais, nesta iniciativa estimulamos o encontro dos alunos com as crianças assistidas pela Associação Probrasil, em Parelheiros, mais especificamente do Centro para Crianças e Adolescentes Nelson Mandela. Com o apoio dos professores, os alunos prepararam um quizz na plataforma Kahoot e aplicaram o jogo, enquanto as crianças do CCA foram capacitadas para promover jogos virtuais de aprendizagem com jovens da comunidade no telecentro que atende o bairro de Jardim dos Álamos.”

3º Lugar: Escola Classe 40 de Ceilândia/DF — Projeto: (Segurança Alimentar Sol Nascente)

“A escola está inserida numa das maiores favelas do Brasil, na cidade do Sol Nascente Pôr do Sol, DF. Como característica das cidades que se desenvolvem de forma desassistida pelo Estado, muitas são as mazelas da comunidade. Violência, pouco saneamento básica, moradia precária e a fome, são os principais problemas enfrentados pelas famílias. A escola, por estar na comunidade, é um espaço que está envolvido em ações que promovam o bem-estar das nossas crianças e comunidade, desenvolvendo campanhas de conscientização e arrecadação para as situações emergentes. Realizamos parceria com a Associação dos Diplomatas Brasileiros, que financiaram o projeto, e a rede de apoio socioassistencial da rede pública, que realizaram um momento de formação com as famílias. Tivemos representas do conselho tutelar, CRAS, Secretaria de Saúde e Obras Sociais. A escola é um espaço de promoção à cidadania. Cidadania que transcende os muros da escola e precisa estar conectado com as demandas das comunidades de onde nossos estudantes vêm. Onde a violência, o medo e a fome imperam, estamos tentando amenizar o sofrimento dessas famílias e exercitar a empatia.”

Entre os apoiadores mantenedores da Plataforma estão o Instituto Mol e o Movimento Bem Maior.

Website: http://www.gentilezagenerosidade.org.br



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