Home Blog Page 1425

Intel e MediaTek fecham parceria para levar 5G para PCs

Novidade! Intel e MediaTek unem esforços para o desenvolvimento, certificação e suporte de soluções para modem 5G para a próxima geração de experiências em PC. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Como parte do acordo, a Intel irá definir uma especificação para soluções 5G, incluindo um novo modem a ser desenvolvido e entregue pela MediaTek. A Intel também fornecerá otimização e validação em toda a plataforma, além de suporte à integração de sistemas e co-engenharia, beneficiando ainda mais os seus fabricantes parceiros.

Os primeiros produtos devem chegar ao mercado no início de 2021. Dell e HP devem estar entre os primeiros fabricantes a fornecer laptops com a solução para 5G da Intel e da MediaTek.

“O 5G dará acesso a um novo nível de computação e conectividade, transformando a forma como interagimos com o mundo. A parceria com a MediaTek reúne líderes da indústria com amplos conhecimentos de engenharia, integração de sistemas e conectividade a fim de entregar experiências 5G para a próxima geração dos melhores PCs do mundo”, explica Gregory Bryant, vice-presidente executivo da Intel e diretor geral do Client Computing Group.

Porque é importante
O 5G será a transformação mais significativa de rede da história. Ele representa a convergência da computação e das comunicações, abrindo novos horizontes para experiências em PC e a forma como nos conectamos com o mundo à nossa volta. A Intel acredita que os melhores PCs do futuro irão oferecer experiências inéditas e ajudar as pessoas a realizarem mais.

Tecnologias do futuro como o 5G são fundamentais para tornar essas experiências realidade.

Atualmente, a Intel é líder em volume de computadores conectados por conexão Wi-Fi e celular, com as soluções Intel Wi-Fi 6 (Gig +) e LTE otimizadas para clientes privados e comerciais.

Além de fortalecer o compromisso da Intel de habilitar plataformas de PC robustas para a era centrada em dados por meio de iniciativas como o Projeto Athena , a parceria expande o portfólio de produtos de conectividade de ponta da empresa para a entrega do 5G nas gerações futuras de laptops avançados.

“Nosso modem 5G para PCs, desenvolvido em parceria com a Intel, torna o 5G acessível em plataformas domésticas e móveis”, afirma o presidente da MediaTek, Joe Chen. “O 5G irá inaugurar a próxima era das experiências de computação pessoal e trabalhar com a Intel, líder do setor em computação, destaca-se a experiência da MediaTek no design da tecnologia 5G para mercados globais. Com essa parceria, os consumidores poderão navegar, transmitir e jogar mais rapidamente em seus PCs, mas também esperamos que eles inovem com o 5G de maneiras que ainda não imaginamos.”

O primeiro passo da parceria será a definição, por parte da Intel, das especificações da solução 5G focadas na implantação em segmentos específicos de laptops. Já a MediaTek será responsável pelo desenvolvimento e fabricação do modem 5G. A Intel também irá desenvolver e validar o hardware para plataformas e a integração de software, incluindo host drivers OS.

Além disso, as empresas estão colaborando com a Fibocom no desenvolvimento de módulos M.2 otimizados para integração com as plataformas dos clientes Intel. Pioneira no fornecimento de módulos para esta solução, a Fibocom fornecerá certificação de operador e suporte regulatório, além de liderar a fabricação, vendas e distribuição de módulos 5G M.2.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Como planejar viagens sem gastar muito
Conheça 4 vantagens de agendar uma viagem por aplicativo
Serviço de e-commerce inova para que seu cachorro escolha as próprias compras!



Podcast – Transformação Digital, Edge Computing, LGPD e outros assuntos

Transformação Digital, Edge
Computing, LGPD e outros assuntos

Conversar com Mário Rachid, Diretor Executivo da Embratel, é sempre muito bom pelo conhecimento de mercado que tem e a clareza com que discorre sobre assuntos complexos.

Cloud, Transformação Digital, Edge Computing, LGPD e até mesmo a crise de recursos humanos que o mercado de tecnologia enfrenta no dia a dia são abordados neste podcast, que você não pode perder.

Ouça agora o Podcast.



Podcast – Monitoramento de rede muito além da luz verde

O monitoramento de rede no ambiente de tecnologia sempre foi binário: se a luz do painel está verde, a rede está OK; se está vermelha, a rede caiu e é necessário tomar providências urgente.

Porém hoje, com a transformação digital, a importância dos dados em tempo real para a tomada de decisões, a segurança do transporte, a exigência da latência cada vez menor e outros fatores exigem um monitoramento muito mais complexo e assertivo.

Os dados são o novo petróleo e não é exagero, pois são eles que traçam os rumos das empresas e podem representar lucratividade ou prejuízo caso algum dos fatores do parágrafo anterior falhem ou sejam comprometidos.

Quem explica essa complexidade neste Podcast é Fabio Fernandes, Country Manager da empresa canadense ACCEDIAN Networks, que analisa a qualidade dos serviços das redes de seus clientes.

Ouça agora o Podcast.



Podcast – Engana-se quem pensa que o e-mail vai acabar

Engana-se quem pensa que o e-mail vai acabar

Não é raro ouvir que o e-mail está com seus dias contados, que vai acabar, que não é mais importante e que somente as redes sociais irão prevalecer. Não é bem assim.

Esse tipo de comunicação ainda é muito importante, mas ao mesmo tempo é uma ferramenta eficiente para hackers e fraudadores que querem pegar informações importantes de usuários desavisados.

Para entender mais sobre o assunto, ouça agora o Podcast com Andrea Rufino, Gerente Senior de Marketing para a América do Sul da Emailage, empresa com sede na Califórnia, fundada por dois brasileiros, que está presente em vários países.

Ouça agora o Podcast.



Podcast – Grandes empresas se unem por IoT e 5G

Grandes empresas se unem por IoT e 5G

Ericson e ABB juntam forças para se posicionarem e desenvolverem soluções para os novos tempos que estão batendo à porta do mercado, mais especificamente, Internet das Coisas – IoT – e conexão 5G.

Combinadas, essas tecnologias irão alavancar de uma maneira jamais vista, segundo opinião dos dois executivos entrevistados neste Podcast, a Indústria 4.0.

Ouça agora o Podcast.



Seu cão late muito? Saiba como fazer ele parar de latir

O latido dos cães é uma forma de comunicação da espécie. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por isso, é impossível fazer com que eles parem completamente. No entanto, quando se torna excessivo, pode incomodar não só o próprio animal, mas a família e os vizinhos, por exemplo. Mas uma dúvida muito comum entre os donos é: como fazer o cachorro parar de latir? Isso é possível?

A resposta é sim. É perfeitamente viável reduzir o nível de barulho feito pelo cão sem prejudicá-lo em absolutamente nada, mas sim o ajudando.

Lembre-se de que latidos em excesso podem representar estresse ou problemas de saúde e, por isso, devem ser devidamente tratados.

Leve o pet ao veterinário
O primeiro passo para garantir que o animal pare de latir, ainda que indiretamente, é levá-lo ao veterinário. Após um check-up completo, que incluirá um minucioso exame físico, será possível diagnosticar ou excluir causas físicas para os latidos excessivos.

A partir daí, fica muito mais fácil direcionar a abordagem para lidar com a situação afirma a veterinária especialista em comportamento canino Livia Romeiro.

Utilize a opinião de especialistas
Especialistas, dentre eles os próprios veterinários e adestradores (que têm o comportamento animal como seu objeto de estudo), devem ser procurados para dar opiniões acerca dos latidos. Eles poderão identificar causas ambientais ou comportamentais dos tutores que levam o cão a ter essa atitude.

Imponha limites
A imposição de limites (sem gritos nem brigas com o animal) é fundamental no processo de como fazer o cachorro parar de latir. Muitas vezes, ele pode acreditar que manda na casa, essa é uma ideia que precisa ser excluída para que o cão respeite os membros da família e cesse os latidos quando for requisitado.

Ofereça recompensas
Recompensar o pet é outra maneira de fazer com que ele pare de latir exageradamente. Os cães funcionam muito bem por associação, e presenteá-lo sempre que ele obedecer aos seus comandos para parar de latir é uma forma de reforçar esse comportamento. Pouco a pouco, ele entenderá que ganhará petiscos quando ficar quietinho!

Pratique exercícios com o cão
Por fim, outro modo interessantíssimo de fazer com que os latidos exagerados sejam coisa do passado é fazer atividades físicas frequentes com o pet.

Além de socializá-lo, os passeios com o cão farão com que ele gaste a sua energia excedente e se acalme, tornando-se muito mais tranquilo no ambiente familiar e latindo consideravelmente menos.

“Fazer um cachorro parar de latir pode ser um desafio, mas é uma tarefa perfeitamente possível, especialmente quando utilizamos muito carinho e paciência no processo” comenta Lívia. Dessa forma, todos saem ganhando: o tutor, o cão e aqueles que vivem ao seu redor.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Atenção a essas 9 dicas para cuidar dos pets na primavera
Pets criados em espaços pequenos: dicas e cuidados
Serviço de e-commerce inova para que seu cachorro escolha as próprias compras!



Podcast – Fibra óptica começa a ficar disponível para pequenos provedores

Fibra óptica começa a ficar disponível
para pequenos provedores

Fernando Oliveira é CEO da empresa Celérix, que é uma provedora de serviços de telecomunicações 100% brasileira.

Possui grandes clientes e está em expansão para preencher uma lacuna de mercado, ou seja, a falta de conectividade de alta velocidade para oferecer serviços de fibra óptica para pequenos provedores locais espalhados pelo Brasil.

Ouça agora o Podcast.



Síndrome de Burnout é incluída na nova Classificação Internacional de Doenças

A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a síndrome de Burnout na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Definida como “estresse crônico”, a patologia está relacionada com o esgotamento laboral. A decisão da OMS ocorreu durante a assembleia mundial da organização, que ocorre desde 20 de maio, em Genebra. A inclusão oficialmente começa a valer em 2022.

A lista é feita com base nas avaliações de especialistas de todo o mundo e utilizada para estabelecer tendências e estatísticas de saúde. Para o psicólogo Ueliton Pereira, o aumento de jornadas exaustivas, imposição de metas abusivas, falta de reconhecimento e autonomia no ambiente de trabalho são algumas das possíveis causas de transtornos associados à atividade laboral, como a síndrome de Burnout.

O conceito mais usado para a patologia, segundo Ueliton, é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, que resulta do acúmulo excessivo em situações de trabalho emocionalmente exigentes e principalmente estressantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

“A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Geralmente começa com uma crise de ansiedade ou pânico, para depois se desenrolar como a Burnout”, completa o psicólogo.

Ele destaca ainda que a doença laboral se caracteriza quando os sintomas surgem decorrentes da rotina do trabalho e envolvem o ambiente e qualquer assunto referente à atividade. Os pacientes podem sentir crises de ansiedade e pânico no momento que têm que sair para ir trabalhar, ou o coração dispara quando fala do chefe ou de alguma situação que remete ao trabalho.

“Quando o desânimo começa no final de semana, ao lembrar que no dia seguinte retomará a rotina e isso começa a aumentar a ponto de os sintomas começarem a um ou dois dias antes é um sinal. Muitos pacientes relatam que sonham, só falam no trabalho e sentem todos os incômodos possíveis, a ponto de começar a gerar faltas e outros. Cansaço excessivo – físico e mental, dor de cabeça frequente, alterações no apetite e no sono, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança e negatividade constante são possíveis sintomas de adoecimento”, sublinha.

A CID-11 também terá outras atualizações, uma delas relacionada à saúde sexual, que passa a abranger a incongruência de gênero, até então citadas na seção sobre enfermidades mentais. Já o transtorno provocado por jogos eletrônicos foi incluído no capítulo sobre dependências.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Dia Internacional da Mulher: como a tecnologia pode ajudar em cuidados essenciais com a saúde feminina
Uso excessivo de salto alto pode prejudicar a saúde dos pés, coluna, joelhos e até quadris
Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos



Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

* Por Bia Nóbrega

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo dos negócios que além de te possibilitar manter contato com amigos de trabalho, conta com uma ferramenta de busca de vagas muito eficiente. O que pode ser feito tanto na opção tradicional gratuita, quando na opção Premium que é paga.

No perfil, há a opção de Vagas. A partir dela, vá em interesse de carreira, onde você iniciará seu processo de candidatura. Inclua seu status de disponibilidade, que terá opções como em busca ativamente ou ocasionalmente e aberto ou não para ofertas. Isso ajuda bastante os recrutadores porque essas informações ficam disponíveis para eles, separadas pelas opções.

Depois, preencha o campo de cargo de interesse, então pense justamente no que você almeja para sua carreira nessa hora. Também tem a opção de incluir a localidade para as oportunidades de emprego, onde você pode selecionar países, estados, cidades e regiões.

Outra questão importante é a possibilidade de incluir suas preferências de distância entre a sua residência e o trabalho, disponibilidade para trabalhos remotos, tipos de vagas que te interessam, quais setores você prefere e em que tamanho de empresa você quer trabalhar.

Não se esqueça de ativar o botão que irá informar aos recrutadores o seu interesse por novas oportunidades, que fica disponível no topo da tela, além de incluir uma mensagem para eles.

Feito isso, hora de pesquisar as vagas! Clique na opção “acompanhar minhas vagas”, onde ficarão disponíveis oportunidades que você já tenha se candidatado. Nesse campo, também é possível buscar novas vagas, a partir da posição que você quer estar. É bacana deixar o alerta ativado para receber notificações ou e-mails de vagas novas na frequência que você decidir, diariamente ou semanalmente.

Se for possível, ative o LinkedIn Premium, que fica disponível de forma gratuita por um mês de experiência, pois ele te mostrará informações que aumentam sua competitividade, além de te deixar com maior destaque no processo de seleção. Dentro desse formato existem alguns planos com características diferentes direcionados para perfis profissionais, veja com qual você se identifica mais.

Com o LinkedIn Premium, você tem acesso a dados sobre a vaga que não ficam à mostra para a conta tradicional. Como, por exemplo, uma média do seu perfil em relação aos outros candidatos, possibilitando que você tenha uma ideia da sua posição em determinada vaga e quais competências suas se encaixam nas necessárias, desenvolvendo assim uma inteligência competitiva.

Seja na Premium ou na conta básica gratuita, o LinkedIn é uma ótima área para se encontrar novas oportunidades e manter relações com pessoas que você tenha encontrado ao longo de sua carreira, por isso aproveite!

 

* Bia Nóbrega é coach, mentora, palestrante e atua há mais de 20 anos no mercado



Gosta de Lego e Playmobil? Então você precisa conhecer esses parques

O sul da Alemanha é um destino com muita diversão, seja na cidade de Munique, repleta de atrações para todas as idades, ou nos parques de diversão Legoland Deutschland Resort e Playmobil FunPark. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O roteiro começa em Munique, a terceira maior cidade da Alemanha. Em seu centro histórico, visitar a Marienplatz é um programa obrigatório. Os pequenos costumam encantar-se com a dança dos bonecos, espetáculo com hora marcada pela torre do relógio da prefeitura.

Quem gosta de futebol tem a chance de conhecer um dos mais modernos estádios do mundo, a Allianz Arena. O tour pode ser combinado com visita ao Museu do Bayern, maior campeão alemão.

Se o interesse for por bichos e natureza, siga para o Tierpark Hellabrunn. Com animais distribuídos de acordo com sua origem geográfica, o zoológico de Munique tem ainda um delicioso parquinho para meninos e meninas gastarem energia.

O ponto alto da visita ao sul da Alemanha passa por dois parques inspirados em brinquedos famosos. A pequena Zirndorf, perto de Nuremberg, é casa do Playmobil Funpark, cuja a proposta não inclui diversões eletrônicas. Com escorregadores gigantes, travessias a remo e escalada em corda, tudo é pensado para estimular o físico da garotada.

Já no parque do Legoland Deutschland Resort, em Günzburg, sobram atrações para a família inteira, entre elas montanha-russa no castelo do dragão, barco pirata e um safári em meio a uma fauna toda construída por tijolinhos de Lego.

A Miniland reproduz em miniatura algumas cidades da Alemanha e cartões-postais do país, como o Neuschwanstein, castelo que teria inspirado o da Cinderela.

Esse roteiro (com saídas até 15 de outubro) custa a partir de € 2.595 para um adulto e uma criança de 3 a 11 anos, pela operadora Françatur.

O pacote inclui quatro noites de hospedagem com café da manhã (uma em Munique, uma em Zirndorf e duas em Günzburg), traslado privado com motorista e ingressos do Playmobil FunPark e do Legoland Deutschland Resort.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
WB Games anuncia o lançamento do DLC “Vingadores: Guerra Infinita” para LEGO Marvel Super Heroes 2
Brasil tem perto de 340 mil sites dedicados ao turismo
Pesquisa mostra que brasileiro costuma planejar viagem com pouco tempo de antecedência



Podcast – Conheça agora o Motorola OneHyper

 

Conheça agora o Motorola OneHyper

Novo aparelho tem câmera traseira de 64 MP, frontal selfie pop-up de 32 MP, dual Night Vision e, segundo a Motorola, “o carregador mais poderoso do mercado”.

Ouça agora o Podcast com Thiago Masuchette, gerente de produto da empresa, para conhecer detalhes e preço desse lançamento.

 

 



Conheça a fronteira do Alentejo com a Espanha em roteiro incrível

A fronteira de Portugal com a Espanha é marcada por grandes histórias de disputas territoriais e batalhas, e a região do Alentejo não é diferente. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Longe das grandes cidades, quem passeia pelo extremo leste alentejano se depara com vilas medievais, castelos incríveis e muito mais.

Há tanto para ver que é possível planejar uma viagem completa por lá, começando por Castelo de Vide, um charmoso vilarejo a duas horas e meia de Lisboa. Cercado por mais de dois quilômetros de muralhas, tem casinhas brancas, ruazinhas estreitas, portais góticos e construções antigas, tudo encimado por um belo castelo, de onde é possível conferir uma vista incrível dos arredores.

A apenas 13 quilômetros dali está Marvão, outra aldeia histórica da região. Embora também tenha muralhas, castelo e casinhas brancas, é bastante diferente de Castelo de Vide e vale a pena visitar as duas. Sua história é milenar, seu castelo é grandioso e seu encanto é inexplicável.

Todos esses destinos próximos à fronteira foram importantes na época das batalhas medievais. Não é à toa que eles estão posicionados sobre colinas e têm castelos e muralhas: eles foram construídos estrategicamente para observar se algum exército inimigo se aproximasse, e precisavam estar preparados para os ataques.

Saindo de Marvão, a 80 quilômetros está Elvas, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Esta cidade fortificada tem uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de dez quilômetros, sendo considerada uma das maiores fortificações abaluartadas do mundo.

As construções militares do destino são inúmeras: há o Forte de Santa Luzia e o da Graça, além dos fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos, São Francisco e da Piedade. No entanto, seu patrimônio também inclui belas igrejas e mosteiros, e a vista de seu castelo é deslumbrante.

Apenas 31 quilômetros separam Elvas do próximo destino no roteiro, Vila Viçosa, que é conhecida como a “princesa do Alentejo”. Próxima a grandes pedreiras de mármore, esta é uma cidade bonita, com várias casas que mais se parecem palácios, decoradas com o mármore da região.

O ponto turístico mais importante é o Paço Ducal de Vila Viçosa, que é, atualmente, um museu onde estão expostos mobiliário, utensílios domésticos, roupas, obras de arte, porcelanas, conjuntos de armas e até carruagens da época em que foi uma das residências da família real portuguesa. Sua característica mais impressionante é a fachada de 110 metros totalmente revestida em mármore.

Depois, é a vez de Monsaraz, que fascina os visitantes com suas ruas de pedra, muralhas e casinhas típicas. Situada ao lado do grande lago Alqueva, é talvez um dos melhores lugares em todo o Alentejo para curtir o pôr do sol. Isso porque, do topo de seu castelo, é possível ver todo o lago mudando de cor conforme o anoitecer se aproxima.

A última parada é Mértola, em pleno Vale do Guadiana. Em termos de história, este destino ganha de qualquer um da lista, já que foi uma cidade romana e, posteriormente, a capital de um reino árabe.

O resultado é uma cidade peculiar, que guarda tesouros portugueses, árabes e romanos, que incluem até mesmo uma igreja católica instalada numa construção que já foi uma mesquita, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação. Os vestígios arqueológicos são expostos por toda a cidade, em locais como a Câmara Municipal e o Museu Islâmico.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Conheça Cascais, que combina charme e sofisticação em Portugal
Câmara Espanhola lança Guia Como Fazer Negócios na Espanha
Farol Hotel, em Portugal, concorre ao prestigiado prêmio Condé Nast Johansens Excellence Awards



Motorola anuncia mais um integrante da familia one: O hyper

A Motorola traz ao Brasil o motorola one hyper, o novo smartphone da família motorola one. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O motorola one hyper vem com um sistema de câmera principal de 64 MP de alta-resolução e uma câmera selfie pop-up de 32 MP, que permite aproveitamento integral da incrível tela Full HD+ de 6.5”. Este é também o primeiro smartphone do portfólio da Motorola com dual Night Vision – tanto na câmera principal quanto na de selfie. Além disso, conta com um novo sistema de carregamento de 45 W – o mais potente do mercado – e uma bateria de 4.000 mAh.

Mecanismo de pop-up da câmera frontal

Bateria grande e carregamento muito rápido
O motorola one hyper apresenta a tecnologia Hyper Charging de 45W, líder no seu segmento. Com este sistema, o usuário terá 12 horas de uso com apenas 10 minutos de carga. Ou 75% de carga de bateria em apenas 30 minutos. O motorola one hyper vem com bateria de 4.000 mAh para mais de um dia de uso contínuo.

Dual Night Vision e câmeras de altíssima resolução
O aparelho vem com a exclusiva tecnologia Night Vision em dose dupla: na câmera traseira de 64 MP e também na frontal para selfies com incríveis 32 MP.

Mesmo em ambientes com baixa luminosidade, o inovador modo Night Vision – associado à tecnologia Quad Pixel – proporciona também 4x mais sensibilidade à luz nas duas câmeras.

A câmera principal de 64 MP entrega clareza e precisão de cores em cada foto.É possível alternar para a lente ultra wide de 118° para obter fotos com quatro vezes mais enquadramento.

Já a câmera selfie pop-up é de 32 MP, que pode ser ativada rapidamente, em menos de um segundo, pelos gestos das Moto Ações. E o que é melhor: não é preciso se preocupar com quedas. A câmera pop up tem um mecanismo de proteção que se retrai automaticamente no caso de queda repentina. A câmera selfie pop-up elimina a necessidade de notch ou recorte, maximizando o espaço de tela do motorola one hyper.

Desempenho
O one hyper utiliza um processador Qualcomm Snapdragon 675 octa-core com Inteligência Artificial. O aparelho tem 4 GB de RAM, que combinado com o Android Puro da Motorola, permite o uso simultâneo de múltiplos aplicativos. E ainda conta com 128 GB de armazenamento total, expansível até 1 TB via cartão de memória (vendido separadamente). Ah, e o aparelho é o primeiro do portfólio que já vem com o Android 10.

O motorola one hyper traz outros detalhes, como a luz de notificação que sutilmente se ilumina na parte traseira do aparelho cada vez que o usuário recebe uma notificação. E, para visualizá-las de forma rápida e prática, basta acionar a Moto Tela. O motorola one hyper também conta com proteção repelente a respingos acidentais de água.

Disponibilidade e preço
Ele está disponível a partir de hoje no Brasil com preço sugerido de R$ 2.499, em três opções de cores: azul oceano, vermelho âmbar e rosa boreal.

Podcast
Ouça agora o Podcast com Thiago Masuchette, gerente de produto da empresa, para conhecer detalhes desse lançamento.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Começa a quarta temporada do Ubisoft Entrepreneurs Lab
Google Cloud oferece treinamento gratuito para desenvolvedores
Cuidado com a radiação solar: Casos de câncer de pele aumentam no Brasil



Como a unificação dos serviços financeiros pode otimizar seu comércio virtual

Por Gabriel Liotti *

No primeiro semestre de 2019, as vendas em lojas online aumentaram em 12% no Brasil segundo pesquisa da Ebit/Nielsen . Os dados confirmam que a adoção dos brasileiros por compras online é uma tendência. Para que a iniciativa de vender online não seja apenas uma aventura, é importante ter atenção em em alguns pontos-chave para cuidar do seu negócio.

Um dos principais desafios é a unificação e a integração dos serviços financeiros. Controlar três ou quatro empresas apenas para receber os pagamentos com segurança pode ser um transtorno.

São diversas as opções de modelo de negócio, desde a parceria com empresas especializadas (plataformas) até a iniciativa em desenvolver seu próprio e-commerce.

Os marketplaces estão ganhando cada vez mais notoriedade e podem alavancar o negócio acima da média de crescimento do mercado, porém são necessários alguns cuidados com a gestão dos “sellers”, ou seja, aqueles que vão utilizar a plataforma de marketplace para vender seus produtos, e do fluxo de pagamento.

Em qualquer um dos casos, seja um e-commerce ou um marketplace, ter um sistema de pagamentos confiável e seguro pode ajudar a evitar gastos desnecessários e inesperados. Uma das principais preocupações é com o processo de análise de pagamento (checkout) e a conversão em transações aprovadas.

A ideia é que, quanto mais o seu parceiro em meios de pagamento conseguir unificar todas as interações no processo de checkout, melhores resultados você terá. Além disso, é importante dar preferência a parceiros que consigam evoluir o seu modelo de negócio, por exemplo, de e-commerce para marketplace. Caso contrário, você terá trabalho dobrado na hora de se integrar.

Uma solução que oferece gateway de pagamento, gestão de risco, conciliação financeira e todas as opções de pagamento disponíveis no mercado me parece ser uma boa fórmula para melhorar ou começar o seu negócio. Para quem opta por ser um marketplace, é importante estar atento ao processo de comissão que deve ser efetuado no ato da transação, evitando assim bitributação.

A cada venda, a divisão dos valores, conhecida como split, é feita automaticamente no ato da transação. Ou seja, as porcentagens são dividas entre os sellers e o lojista com conciliação financeira e sem risco de erros. Além disso, os parâmetros de liberação de dinheiro, gestão de negócios e taxas podem ser modificadas por cada seller do marketplace.

Para isso, é fundamental ter um parceiro que cuida dos seus recebimentos e ainda realiza toda a gestão de risco para que você, empreendedor ou lojista, possa atuar efetivamente no seu negócio. Ou seja, aquilo que realmente importa: seus resultados.

* Gabriel Liotti é diretor de vendas da Wirecard Brasil



Conheça 10 dos destinos mais bonitos e exóticos do mundo

Quando falamos em viagem, é comum pensar primeiro em destinos como Estados Unidos, Londres, França, e Itália. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Mas destinos poucos conhecidos ou procurados podem esconder grandes surpresas em meio à ilhas, sítios arqueológicos, relevos incomuns, construções e flores. Claudia Liechavicius, que já viajou para 103 países, listou alguns dos destinos mais lindos que fogem do clichê. Entre os destinos escolhidos estão Finlândia, Vietnã, e Reino de Bagan, todos devidamente registrados.

Confira abaixo os 10 lugares mais bonitos listados por ela:

Atois nas Maldivas
A República das Maldivas fica no Oceano Índico, Ásia, ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia. O país é composto por 1.196 ilhas pequenas, agrupadas numa cadeia de 27 atóis (ilhas em formato de anéis que possuem uma lagoa dentro).

Região paradisíaca de imensidão azul, as Maldivas tem sua economia baseada no turismo e na pesca, com inúmeros resorts, mergulho, windsurf, caiaque e muita tranquilidade.

Aurora Boreal na Finlândia
O país fica na Europa e faz divisa com a Suécia, Noruega e Rússia. A aurora boreal pode ser vista no norte da Finlândia, na Lapônia Finlandesa.

Esse fenômeno natural só ocorre em regiões polares do planeta (no norte é chamada de boreal, no sul de austral), pois elétrons em alta velocidade são puxados com os ventos solares pelos campos magnéticos nos pólos da Terra e assim, o choque das moléculas forma a aurora.

Cenários lunares da Capadócia
Localizada na Turquia, que fica inserida no Oriente Médio, a Capadócia possui um relevo incomum e aspecto lunar formado por erupções de vulcões e foi moldado com o passar de milhares de anos pela chuva e pelo vento.

O local foi fonte de inspiração para o filme Guerra nas Estrelas e para a novela da Rede Globo “Salve Jorge”. Famosa pelos passeios de balões, a cidade também possui o turismo terrestre com as “cidades subterrâneas”, onde viveram milhares de pessoas nos primeiros séculos depois de Cristo e são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

Deserto do Saara no Marrocos
Considerado o maior deserto quente do mundo, o Saara fica no continente africano e abrange os seguintes países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia. No  verão, a temperatura de dia pode chegar aos 50º, por isso é indicado visitar o local entre novembro e março.

Já durante a noite, a temperatura cai drasticamente podendo alcançar -10º. As dunas do deserto são formadas pelas tempestades de vento que acontecem devido ao clima.

Geleiras da Patagônia
A Patagônia faz parte da Argentina e do Chile. O Parque Nacional dos Glaciares abriga mais de 300 geleiras, onde o horizonte se torna branco e azul, a mais conhecida é Perito Moreno, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Um dos fenômenos naturais mais famosos e únicos do mundo acontece quando blocos da geleira se rompem produzindo fortes rugidos.

Halong Bay no Vietnã
O Vietnã se localiza na Ásia e Halong Bay fica no região nordeste. No país existe uma lenda que diz que as ilhas surgiram quando um dragão mergulhou no golfo para impedir a entrada de inimigos no Vietnã e ao sacudir a cauda, quebrou a montanha em muitos pedaços criando rochas em formatos diversos.

A baía é formada por um labirinto de formações rochosas também é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Petra na Jordânia
Uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno e considerada patrimônio histórico da UNESCO, Petra está inserida no Oriente Médio e fica no sul da Jordânia. É famosa pelas rochas esculpidas com arquitetura e pelo sistema de canalização de água.

As pedras do local tem a cor rosada, o que faz com que o local também seja conhecido como “Cidade Rosa”. A cidade aparece em “Indiana Jones e a Última Cruzada” e também em algumas das cenas da novela “Viver a Vida”, da Rede Globo.

Plantações de tulipa na Holanda
As tulipas tão conhecidas por fotos coloridas da Holanda, ficam em diferentes locais em Lisse, uma cidade pequena da Holanda. O Parque Keukenhof, o famoso parque de flores com projeto paisagístico, e as plantações pela cidade, onde os produtores cultivam os bulbos são os locais que abrigam todas essas cores e belezas.

A época certa para visitar as plantações é na primavera, de março até a primeira semana de maio, data que as tulipas são cortadas para serem exportadas para o mundo todo.

Reino de Bagan
Situado em Myanmar, no Sudeste Asiático, o reino floresceu sob o comando do rei Anawrahta que subiu ao trono em 1044 e governou durante 30 anos. Inicialmente, ele fez quatro grandes templos budistas para demarcar seu território e a partir daí, nasceram mais de 10 mil templos, estupas e monastérios entre os séculos XI e XIII.

Cada novo rei que assumia o controle tentava aumentar mais o poder do Reino de Pagan, cuja capital era Bagan, para agradar a Buda. Desse modo, o reino foi o primeiro a unificar as regiões que hoje formam Myanmar. Desses 10 mil templos, mais de 3 mil permanecem em pé, sendo dois mil originais e os outros mil reconstruídos.

Templos do Camboja
O Camboja também fica no Sudeste Asiático e seus templos estão localizados nos arredores de Angkor. Eles começaram a ser construídos pelo rei Jayavarman II, que adorava Shiva e edificou um templo em forma de montanha-piramidal para representar o monte Meru, a sagrada morada dos deuses hindus.

Seu sucessor aumentou o império. Até que o rei Yasovarman I, que reinou de 889 a 910, transferiu a capital de Roluos para Angkor. Então, uma quantidade enorme de locais sagrados e palácios de pedra foram construídos num raio muito pequeno. São mais de 100 templos.

Porém, Angkor entrou em declínio e acabou sendo esquecida. O local foi abandonado e a mata tomou conta. Isso ajudou sua preservação. Quatro séculos depois, exploradores franceses encontraram Angkor protegida pela natureza. Hoje em dia é um local turístico e muito visitado.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Dia do viajante: Saiba por onde começar a planejar sua viagem
Descubra como uma viagem à Índia pode ser transformadora
Pesquisa mostra que brasileiro costuma planejar viagem com pouco tempo de antecedência



Credicard e Ubisoft lançam cartão de crédito personalizado do jogo Assassin’s Creed

Para homenagear os fãs de Assassins’s Creed, a Credicard se uniu à Ubisoft em uma parceria inédita para oferecer à comunidade gamer o Credicard Zero Edição Limitada.

[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Trata-se de um cartão de crédito personalizado, isento de anuidades e que oferece cupons de 10% de desconto em diversos jogos da Ubisoft, que podem ser obtidos na Loja de Benefícios do app Credicard.

O visual do cartão personalizado será decidido pelos fãs de Assassin’s Creed em uma votação pela internet com três opções de ilustração do jogo, que foram reveladas no lançamento, em um evento no Cubo Itaú, em São Paulo.

São três opções, e a ilustração mais votada será divulgada no dia 9 de dezembro. Os fãs que quiserem participar da votação devem acessar o site e selecionar sua opção favorita.

“É com muita alegria que anunciamos mais essa novidade para os fãs de Assassin’s Creed. Para nós é um imenso prazer estar ao lado da Credicard, uma das maiores empresas do segmento de cartões de crédito atuantes no Brasil em mais uma parceria”, afirma Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft para a América Latina.

Para Fernando Amaral, diretor da Credicard, a novidade acompanha o crescimento do mercado de games no Brasil, que é o país com maior faturamento neste segmento na América Latina. “”s gamers são uma comunidade forte no Brasil, e essa parceria é um reconhecimento disso. Com a Ubisoft vamos nos aproximar mais deste público, que tem muito em comum com o de Credicard Zero – por isso o anúncio de hoje faz tanto sentido para ambas as empresas”, afirma.

No evento, Guilherme Sarda, gerente de Comunidades, e Maicol Ximenes, gerente de Conteúdos da Ubisoft, compartilharam com o público presente cases de sucesso e boas práticas da marca para um bom engajamento com suas comunidades, além de modelos e formatos utilizados fora do mercado do entretenimento para tais ações.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Começa a quarta temporada do Ubisoft Entrepreneurs Lab
Google Cloud oferece treinamento gratuito para desenvolvedores
Cuidado com a radiação solar: Casos de câncer de pele aumentam no Brasil



Automation Anywhere realiza evento em São Paulo

A Automation Anywhere realizará amanhã o anúncio do Automation Anywhere Enterprise A2019, primeira e única plataforma Cloud de Automação Inteligente, oferecendo RPA e Inteligência Artificial as-a-Service.

[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A plataforma muda totalmente o jogo competitivo, evitando a complexidade e o custo de infraestrutura que eram barreiras à adoção de RPA.

Com todos os módulos acessíveis via browser e desenvolvidos nativamente para a nuvem, a ferramenta será exibida ao público no WTC Events Center, das 08h às 11h.

A partir de agora, o Automation Anywhere Enterprise A2019 inclui mais de 175 novas funcionalidades para simplificar a automação dos negócios. Também incorpora a experiência com mais de 3 mil clientes ao redor do mundo e milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento para levar a automação mais rápida e efetivamente a um mercado de mais de 100 bilhões de dólares.

A plataforma já está disponível para todo tipo de nuvem (nativa, pública ou híbrida), oferecendo o software como serviço (software as service). Com os novos recursos, oferece RPA e I.A. de maneira completa e simples a qualquer usuário e empresa em qualquer lugar do mundo. Disponível em 14 idiomas, reduz drasticamente os custos e as barreiras de infraestrutura.

Os principais executivos globais e nacionais da Automation Anywhere estarão presentes. Além disso, a empresa também convidou Cezar Taurion, Head & Partner de Transformação Digital na KICK, para discutir a evolução e adoção de Cloud, SaaS (software as service) e a importância dessas tecnologias nos processos corporativos de transformação digital.

Serviço

Dia: 03/12/19 (terça-feira)

Horário: 08:00 às 11:00

Local: WTC Events Center

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12551 – São Paulo, SP. CEP 04578-903

Preço: Gratuito

Inscrição e agenda neste link.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Microsoft lidera formação profissional em Inteligência Artificial
Google Cloud oferece treinamento gratuito para desenvolvedores
Cuidado com a radiação solar: Casos de câncer de pele aumentam no Brasil



O “fim” dos corretores de imóveis tradicionais?

* Por Eduardo Menegatti

Quantas vezes você já deve ter ouvido que os corretores de imóveis estão com os seus dias contatos? Assim como diziam que o rádio acabaria quando a televisão foi inventada, e esta por sua vez acabaria com a invenção do computador, da TV por assinatura e recentemente com o surgimento do YouTube, agora é a vez de profetizarem o fim de inúmeras profissões com o crescimento exponencial da internet e da tecnologia da informação. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O importante é entender o que está por trás destas afirmações e se adequar às mudanças e às oportunidades que o novo cenário apresenta. Ah, não podemos nos esquecer que todos ainda escutam rádio, mesmo que por um aplicativo ou na internet, e a receita com anunciantes das emissoras de TV são bem maiores hoje em comparação com período anterior da invenção do computador, da TV por assinatura ou do Youtube.

Duas expressões nos dão um bom entendimento dessa nova realidade, “desintermediação” e “consumidor 3.0”. A primeira se refere à aproximação de quem oferta algo com o seu cliente final, o que está cada vez mais fácil com a internet e com os recursos de tecnologia da informação, enquanto a segunda refere-se aos novos comportamentos de consumo, no qual o público espera que as empresas e prestadores de serviços surpreendam com experiências de consumo personalizadas, conforme abordado por Philip Kotler — um dos grandes nomes do marketing internacional — em seu livro “Marketing 3.0”.

Segundo Kotler, vivemos na era comercial dos valores pessoais, ou seja, em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, destacam-se aqueles que as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito. Isso é muito interessante, pois ao mesmo tempo que a tecnologia pode aproximar o “dono do produto” de seu cliente final, como fazê-lo de uma forma mais humana e pautada em valores, se não de uma forma fria pautada em dados e algoritmos? É exatamente aqui que está a oportunidade. Especialização e foco total na experiência de seu cliente!

Especialização, pois é importante focar naquilo que se faz de melhor e com prazer. Um corretor de imóveis deve ser por natureza um negociador hábil, capaz de mediar os interesses de vendedores/locadores e clientes finais, de modo a viabilizar uma negociação satisfatória, ter grande capacidade de relacionamento interpessoal, cultivar o seu network e a sua capacidade de influenciar e cativar pessoas, entender as necessidades do mercado e buscar as melhores alternativas para isso, se preocupando assim com a experiência do cliente.

Não se colocar como um mero intermediário e, literalmente, um “abridor de portas” é fator crucial nesse processo. Esse corretor, além de não “estar com os seus dias contatos”, com certeza irá prosperar.

Nesse cenário, surgem diversas ferramentas que buscam empoderar o novo corretor para que este, por sua vez, propicie a melhor experiência para o seu cliente. Posicionar-se como um consultor e ganhar a confiança do cliente, ao invés de “vender” um produto é fator preponderante de sucesso, utilizando serviços especializados para que a transação imobiliária seja objetiva, segura e satisfatória para todos os envolvidos e não para apenas uma das partes. Vale destacar que transação imobiliária é diferente de intermediação imobiliária, mas isso é assunto para outro artigo.

Um bom negociador sempre irá prosperar, mas o velho corretor irá morrer, assim como tudo o que é velho morre ou é guardado, para que o novo possa prosperar. Este ciclo é inevitável e faz parte da natureza. O lado bom dessa história é que velho e novo, aqui, não estão relacionados à idade, mas sim ao comportamento e à atitude.

Existem profissionais que já nascem velhos, outros nascem com um “chip de invocação”, enquanto outros se reinventam, com a vantagem da experiência de anos de mercado, com todos os seus erros e acertos. Felizmente, cabe a cada um de nós escolher o seu caminho.

* Por Eduardo Menegatti, CEO e Fundador da VIVALISTO

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Uso excessivo de salto alto pode prejudicar a saúde dos pés, coluna, joelhos e até quadris
Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos
Cuidado com a radiação solar: Casos de câncer de pele aumentam no Brasil



Veja dicas e cuidados que podem diminuir as chances de ter seu celular roubado

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, de janeiro a março, em toda a cidade, foram registrados 10.745 furtos de celular. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Esse é disparado o item preferido pelos ladrões e representa 17% dos furtos totais. Somado ao número de roubos, foram 34.351 celulares levados por bandidos nos primeiros 90 dias do ano – o que dá 15 aparelhos por hora em São Paulo.

O especialista em segurança do GRUPO GR, Rogério Rodrigues, selecionou algumas dicas de prevenção. Confira abaixo:

– Atender o celular na rua deixa o usuário distraído e, ao mesmo tempo, vulnerável;

– Não use celular na cintura e/ou em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade;

– Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso;

– Nunca o deixe o celular à mostra;

– Nunca caminhe com o aparelho nas mãos;

– Se estiver andando na rua, procure um estabelecimento comercial ou um local mais seguro para usar seu aparelho;

– Apesar de ser proibido por lei, ainda é comum ver as pessoas falando ao volante. Neste momento, o usuário, por estar distraído, é um alvo fácil para os meliantes, além de poder causar acidentes;

– Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-los;

– Evite atender ligações ou usar o celular enquanto está em taxis, principalmente parados no trânsito, hoje os assaltantes estão cada vez mais ousados e mesmo com vidros fechados, utilizam armas de fogo para abordar as pessoas,

– Grandes centros comerciais, avenidas, parques, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de celulares.

– Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, o assaltante age. Fique sempre alerta!

– Fique atento a movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.

– Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. Deve-se, porém, atentar para a cobertura do seguro, pois muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Disney e Pixar lançam papeis de parede exclusivos para smartphone Samsung
Novo smartphone da Motorola chega ao mercado brasileiro
Acer Predator Triton 700: notebook para gamers exigentes



O potencial de mercado dos dados e informações que trafegam nas redes de telecomunicações

Por Yassuki Takano *

Já dura alguns anos a discussão sobre a relação entre as operadoras de telecomunicações e as chamadas “over-the-tops” (OTTs) – redes sociais, aplicativos de comunicação e de mídia, dentre outras, que prestam serviço sobre as redes de telecomunicações, sendo que muitos dos serviços oferecidos são similares aos serviços originalmente prestados pelas operadoras (como as chamadas de voz, mensagens de texto ou vídeo).

Esse (suposto) conflito tem trazido à tona diversos pontos – como captura de receita pelas OTTs com menos regulação ou necessidade de capital investido, questões de privacidade ou criptografia – e parece estar longe de terminar.

Mas existe uma outra perspectiva dessa relação que tem sido pouco explorada: a potencial simbiose entre operadoras e as over-the-top – incluindo também apps e outros parceiros tecnológicos das operadoras – em termos de captura e enriquecimento dos dados que trafegam na rede da operadora e criação de novos serviços e sua comercialização.

Muito se fala hoje sobre a valorização das empresas de tecnologia (ex. Google, Facebook, Amazon) devido à sua capacidade de capturar e analisar dados de seus usuários, de maneira a modelar e predizer comportamentos de compra, melhorar a qualidade de serviços e gerar novos negócios.

Não temos hoje no grupo dessas grandes empresas uma operadora, mas elas estão em uma posição estratégica nesse cenário, pois todo o tráfego para acessar essas gigantes digitais passa pela conectividade provida pelas operadoras.

Mais que isso, se analisarmos em detalhe a possibilidade de captura de dados de comportamento de usuários, as operadoras de telecom estão em uma posição na qual conseguiriam entender seu comportamento tanto quanto ou até melhor que as OTTs.

Tendo como premissa o respeito à privacidade dos dados, tratando de clusters de usuários e não de indivíduos, por exemplo, uma operadora consegue analisar a localização, perfil de navegação e uso de apps, audiência de canais de TV etc.

Não estaríamos exagerando ao dizer que uma operadora de telecom é atualmente o prestador de serviço mais próximo e presente na jornada diária de um indivíduo e que, portanto, teria a capacidade de entender melhor seu comportamento.

E essa cobertura se amplia ainda mais quando pensamos em possíveis parcerias de dados, seja considerando serviços já existentes, como adquirentes de cartões (que têm visibilidade de quanto foi gasto e em que ponto de venda), ou, numa perspectiva mais futurista, serviços de internet das coisas, como carros conectados, “home automation” ou outros serviços que ainda estão sendo desenvolvidos.

Enfim, a operadora se situa em uma posição privilegiada, como o elo entre diversos elementos, tornando-se uma fonte de dados e informações muito valiosos para setores como varejo, mídia, logística etc.

Alguns exemplos que podemos citar para ilustrar esses novos serviços são a análise de preferências de navegação para melhor direcionamento de advertising, ou a elaboração de mapas de calor baseados na movimentação dos usuários.

Esses serviços poderiam ser consumidos por agências de propaganda (digitais ou não) e empresas que gostariam de posicionar pontos físicos (quiosques, lojas, agências etc.) considerando o tráfego de público nas proximidades.

O mercado ainda não sabe utilizar muito bem esse novo potencial de informações, nem tampouco precifica-lo. Até porque o lado fornecedor – as operadoras e seus parceiros – ainda está em fase muito embrionária de estruturação desses serviços.

Em maior ou menor grau, as operadoras têm se movimentado para “monetizar” seus dados. E, nessa perspectiva, quanto mais OTTs, apps, parceiros de serviços, parceiros de IoT e outros estiverem no ecossistema da operadora, mais ricos serão seus dados e mais valor terão suas informações.

É uma tarefa complexa, pois envolve a consolidação de dados provenientes de inúmeras bases, a criação de novos serviços em caráter de protótipos para serem testados, além de constituir um mercado totalmente novo e uma forma totalmente diferente de as operadoras fazerem negócio.

É um exemplo típico de dilema de inovação, no qual é necessário incubar um novo modelo de negócios, inicialmente muito menor que o core business, mas com enorme potencial, e também convencer o mercado desse potencial e da viabilidade e capacidade de transformação da empresa.

Por outro lado, o mercado já atribuiu um valor muito positivo às empresas de tecnologia pela sua potencial habilidade de gerir esse grande volume de dados e transforma-los em informações de valor. A parceria entre operadoras e as OTTs, nesse contexto, parece ser uma gigantesca oportunidade.

Nessa perspectiva de enriquecimento de dados e entendimento do mercado, quanto mais apps, quanto mais parceiros, quanto mais OTTs, melhor para a operadora. E uma antiga rivalidade passa a ser vista como parceria.

Estamos diante de uma oportunidade, tão grande quanto desafiadora, que é a possibilidade de as operadoras de telecom se estruturarem para capturar, analisar e conseguir desenvolver novos serviços a partir de todo o volume de dados e informações que trafega em suas redes.

Parece ser um caminho interessante para desviar de um posicionamento como um mero tubo de conectividade, mas que também tem seus obstáculos, como o desafio de entregar os benefícios às empresas e aos usuários sem ferir aspectos de privacidade, além da complexidade de orquestrar as inúmeras áreas e parceiros.

E que lancem os dados, literalmente!

 

* Yassuki Takano é diretor de consultoria da Logicalis



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »