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Contact Center: O que vale mais, a experiência do cliente ou o tempo ocioso do operador?

Por Gabriel Ficoni *

Nosso cotidiano tem algumas particularidades que eram inimagináveis há alguns anos. Por exemplo, quem nunca recebeu uma ligação de um número desconhecido que caiu logo após ser atendida?  Algumas vezes escutamos um “Alô, está me ouvindo?”, mas o desfecho é sempre o mesmo. O pior é que isso normalmente se repete cinco, seis, sete vezes ao dia, consumindo o nosso tempo e, principalmente, a paciência.

Isso acontece porque os Contact Centers utilizam tecnologia para manter seus operadores ociosos o menor tempo possível e, consequentemente, aumentar sua produtividade. Como isso funciona?

Um sistema chamado de Discador Automático efetua diversas chamadas simultaneamente, com o objetivo de conseguir um “Alô” do outro lado da linha. À medida que os clientes vão atendendo estas ligações, o Discador conecta a chamada aos operadores disponíveis.

Agora, o que acontece quando o discador dispara quatro ligações simultâneas e consegue conectar a chamada com três clientes diferentes, mas possui apenas um operador livre para atender? Bingo! Apenas um cliente será transferido ao agente livre e os outros dois passarão pela incômoda situação de serem desconectados.

Se pelo lado da organização isso faz sentido uma vez que um operador ocioso significa custo, perda de dinheiro, pelo lado do consumidor esta é uma experiência extremamente desgastante e irritante, que irá gerar antipatia pela empresa.

Isso pode levar a um sério prejuízo à marca viralizando nas redes sociais e na imprensa. Caso o número discado conste no cadastro de Bloqueio de Recebimento de Chamadas de Telemarketing do Procon ou no programa “Não Me Perturbe” da Anatel, essa infração poderá acarretar uma multa milionária à empresa infratora.

Por mais que seja legítimo uma empresa buscar aproveitar ao máximo sua força de trabalho, os executivos devem estar atentos a este problema e procurar – também na tecnologia – uma maneira de equacionar a experiência do cliente com a produtividade.

Repensar o modelo é fundamental
Pensando nesta equação, as empresas de tecnologia disponibilizam para o mercado modelos diferentes de discagem. Um deles é o Preditivo. Este tem como objetivos maximizar a produtividade dos agentes e reduzir os abandonos (ligações que não completam). Desta maneira é possível entregar uma boa experiência ao cliente, bem como maior produtividade para as operações.

Outro tipo de tecnologia que pode ajudar neste problema são as ferramentas analíticas. Com elas é possível fazer um mapeamento de todas as interações, entendendo aspectos como: perfil do cliente, data e hora das ligações e a classificação delas, ou seja, se foi atendida ou não.

Com estas informações torna-se fácil entender questões como: quais são os horários com melhor taxa de ligações com sucesso, por exemplo. Chamamos de “Best Time To Call” esta funcionalidade que permite determinar qual o melhor horário para conseguir um contato válido para um dado cliente.

As tecnologias de Speech Analytics também auxiliam a empresa a ter maior massa de dados, o que ajuda a ter melhor conhecimento da operação, ajudando a melhorar a experiência do cliente e a ter ganhos de negócios. Com as análises de gravações, as empresas podem entender melhor o comportamento do seu cliente e entender o porquê ele compra certo produto, porque está com débitos, como ele gosta de ser abordado, entre outras informações.

A partir destas características capturadas é possível oferecer novos tipos de produtos para determinados perfis de cliente, criar réguas de relacionamento para consumidores que entram em débito porque frequentemente esquecem de pagar a fatura, personalizar o atendimento, utilizar argumentos diferentes para cada tipo de pessoa, entre outras possibilidades. Desta maneira as empresas conseguem se destacar da concorrência, maximizar os ganhos do negócio e aprimorar o engajamento e a experiência do cliente.

Repensar o modelo de atendimento ativo, seja para vendas ou cobrança significa não só pensar no cliente, mas sim pensar em como maximizar os ganhos do negócio com estratégias sofisticadas e inovadoras para um mercado competitivo e dinâmico como o de hoje.

 

* Gabriel Ficoni é Account Manager da Nuveto.



Microsoft lidera formação profissional em Inteligência Artificial

A Microsoft assumiu a dianteira na formação profissional de profissionais para Inteligência Artificial, pelo menos no Brasil.

Todo aprendizado para prestar os exames de certificação estão à disposição de qualquer pessoa “…de 8 a 100 anos”, como enfatizou Daniel Maia, gerente de negócios da Microsoft Brasil e que lidera esse movimento por aqui.

Para saber detalhes desse projeto, ouça agora o podcast.



A IA – Inteligência Artificial – está se popularizando rapidamente. Saiba como agora.

Antes disponível apenas em smartphones topo de linha, os “flagships”, a Inteligência Artificial começa a invadir os dispositivos móveis de preço intermediário e isso é fundamental para a popularização e barateamento da tecnologia.

Uma das empresas que vem desenvolvendo de maneira consistente esse mercado é a MediaTek, que dá vida aos smartphones Motorola g8 Plus, lançado recentemente.

Para entender a importância da IA e entender como ela torna os smartphones mais potentes e com preços acessíveis, veja a entrevista com Samir Vani, Gerente Geral da MediaTek para o Brasi e Hernan Descalzi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, também da MediaTek.

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Pesquisa revela que 88% dos viajantes pretendem comprar passagens na Black Friday

O período mais famoso de descontos no ano está se aproximando, e para entender qual a expectativa dos viajantes brasileiros em relação à compra de passagens aéreas, o Skyscanner realizou pesquisa com mais de 2 mil usuários da sua plataforma. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Entre os destaques está a intenção de compra dos viajantes por passagens aéreas na Black Friday, com 88% do interesse. Uma curiosidade é que, quando questionados se já compraram voos nesta data, 65% disseram que nunca e 22%, fizeram uma busca, mas não concretizaram a compra. O grande vilão para 74% dos usuários foi o preço, que parecia não ser promocional.

Outro dado interessante é que 32% pretendem gastar na compra da passagem aérea mais de R$1.100. Entre os viajantes que planejam comprar passagens, 63% já tem destinos definidos, enquanto 30% decidem de acordo com o melhor preço. Quanto ao destino, 27% selecionarão na busca tanto destinos nacionais quanto internacionais, enquanto 34% preferem os locais no exterior e 31% os domésticos.

Como expectativa, 57% dos viajantes esperam descontos entre 40 e 60% para a Black Friday, em contrapartida, 56% acreditam pouco que as promoções sejam realmente vantajosas, um traço do perfil do consumidor brasileiro de ser desconfiado e receoso quanto às fraudes e propagandas enganosas.

“Para evitar qualquer problema, o mais recomendado é que o viajante se programe com antecedência e se familiarize com os preços habituais para não cair em armadilhas. A plataforma possui uma ferramenta ideal para isso chamada Alerta de Preços, que a partir das datas da viagem definidas, ele cria um alerta gratuito para receber por e-mail ou celular diariamente as variações de valores e assim monitorar os aumentos e principalmente as reduções de tarifas”, comenta Tahiana Rodrigues, gerente de comunicação do Skyscanner.

Dicas para o viajante encontrar passagem aérea barata:

– Sempre compare datas diferentes nas suas buscas. Dependendo do destino, você pode ver uma diferença grande de preços entre voar sábado ou sexta-feira, na terceira ou última semana do mês.

– Viajar na baixa temporada é sempre mais em conta do que nos meses de férias e isso é válido tanto para passagens como para hotéis e carros.

– Se possível, seja flexível e considere voar para aeroportos alternativos. Geralmente esses aeroportos são um pouco mais afastados, mas a diferença de preços pode valer a pena.

– Considere voos com escalas. Na maioria das vezes, voos diretos são mais caros. Uma boa alternativa é escolher companhias aéreas diferentes para os voos de ida e volta.

– Acompanhe os preços. Estudos confirmam que uma das melhores formas de encontrar uma passagem aérea em promoção é acompanhar as variações das tarifas. O mais indicado é fazer este acompanhamento nos meses anteriores da partida e comprar quando achar que o bilhete está no preço desejado ou que caiba no seu bolso.

– Para viagens em feriados, uma sugestão é pesquisar lugares que possuem uma quantidade razoável de voos, com diversos horários e cias aéreas (pluralidade de rotas) e, consequentemente, preços mais convidativos

 

*Pesquisa realizada no site do Skyscanner com mais de 2 mil usuários entre os dias 22 a 28 de outubro de 2019

 

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Atento anuncia mais de 1,2 mil oportunidades de emprego no estado de São Paulo

A Atento anuncia nesta semana a abertura de 1.580 vagas de emprego em todo o país, todas para a área de atendimento ao cliente. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Do total de oportunidades, 1.230 são para o estado de São Paulo, disponíveis na capital, São Paulo (620 vagas), em São Bernardo do Campo (160 vagas), São Caetano do Sul (230 vagas), Santos (120 vagas), e em Guarulhos (100 vagas). Para concorrer não é necessário ter experiência anterior e o candidato deve residir no município referente à vaga.

Para preencher as vagas, a companhia procura candidatos com ensino médio completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, dinamismo e desenvoltura no relacionamento interpessoal.

Como benefícios são oferecidos vale-alimentação, vale-refeição, auxílios creche e criança especial, além de todas as especificações da CLT. Todas as oportunidades estão disponíveis para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados da Previdência Social. Salário compatível com o mercado.

É possível se candidatar até domingo, 17 de novembro, enviando e-mail para recrutamento@atento.com.br, com currículo, nome, cidade, telefone e DDD, ou pelas redes sociais da empresa.

 

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 Vidas mais conectadas e inteligentes

Por João Paulo Rezende *

Acender as luzes, aquecer uma panela elétrica, escolher um programa na TV, ligar o ar-condicionado e o aparelho de som. Funções cotidianas de qualquer lar, que as pessoas desempenham com naturalidade, agora ficam ainda mais simples com o uso da inteligência artificial e IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas).

As casas conectadas são grandes tendências tecnológicas e as TVs se transformam no ponto central para o desenvolvimento de um ecossistema inteligente que fornece aos consumidores uma experiência de vida simplificada e personalizada, sendo controlado principalmente por comandos de voz através de assistentes pessoais como o Google Assistant e Amazon Alexa.

A SEMP TCL aposta no desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes e que acompanham as necessidades e anseios da vida moderna. Diversos modelos de Android TVs com Inteligência Artificial e com controle remoto por comando de voz estão presentes no portifólio, que já possuem integração com o Google Assistant que permite gerenciar inúmeras funções.

A função por comando de voz é facilmente acionada por meio do controle remoto, permitindo que os usuários explorem conteúdos de entretenimento, informações, planejamento e personalize o funcionamento de dispositivos domésticos inteligentes com uma simples frase em português.

Adicional a toda tecnologia embarcada nos modelos com relação ao uso da Inteligência Artificial nas TVs, estes produtos também possuem o que há de mais moderno com conectividade por Bluetooth, Wi-fi e Chromecast integrado.

O investimento em Android TVs ainda mais inteligentes é grande, mas é preciso pensar na casa como um todo. Aparelhos de som, condicionadores de ar e eletroportáteis precisam ser igualmente responsivos aos comandos do consumidor.

Com linhas de produtos modernas, a empresa se consolida como uma empresa pioneira, atenta às necessidades de consumidores cada vez mais exigentes, que buscam experiências inovadoras no dia a dia. Com isso, inaugurou uma nova era de televisores com inteligência artificial que entregam qualidade com o melhor custo-benefício do mercado brasileiro, presente em TVs de 32 a 75 polegadas.

 

* João Paulo Rezende é gerente de produtos da SEMP TCL



Twitter lança recurso que permite seguir tópicos

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O Twitter anuncia o lançamento do recurso tópicos, uma funcionalidade que permitirá que as pessoas acompanhem as conversas sobre tópicos de seu interesse na plataforma com a mesma facilidade com que seguem contas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ao escolher seguir um tópico, serão exibidos na página inicial Tweets de diversas contas que podem ser de especialistas no assunto e fãs, ou de pessoas que falam muito sobre determinado assunto. Assim, será possível acompanhar interesses e descobrir novas pessoas falando a respeito deles, sem precisar segui-las diretamente.

A funcionalidade está disponível globalmente no iOS e chegará à Web e Android na próxima quarta-feira (13). Inicialmente, será possível seguir Tópicos sobre esportes, games, K-POP e outros interesses de nicho.

As sugestões de tópicos aparecerão na linha do tempo e na pesquisa, com base no que cada um costuma buscar e já segue na plataforma. A descrição do tópico estará no idioma local, mas, por enquanto, quem seguir um tópico receberá apenas Tweets em inglês. Futuramente, os Tweets exibidos em cada tópico estarão disponíveis em outras línguas.

Até então, para se conectar aos seus interesses no Twitter, as pessoas precisavam seguir diversas contas diferentes. O recurso Tópicos é uma solução que permite encontrar as melhores conversas sobre seus interesses com apenas um toque.

Confira abaixo alguns dos recursos e experimentos que estarão disponíveis nos próximos meses:

– Seleção de Tópicos: além de receber sugestões, você pode acessar a página de Gerenciamento de Tópicos para ver quais estão disponíveis e escolher quais deseja seguir.

– Tópicos em uma Lista: em breve o Twitter começara a testar a adição de tópicos às suas listas. Na prática, seria como filtrar suas listas para ver apenas Tweets relacionados a um tema de interesse, publicados por suas contas favoritas.

– Página de Tópicos: em breve serão exploradas ainda mais maneiras para que seja possível ver os Tweets de um Tópico antes de segui-lo.

– Novos Tópicos: de pessoas a programas de TV, novos Tópicos poderão ser seguidos, com base nas maiores conversas que acontecem na plataforma, continuamente, em diferentes idiomas, países e interesses.

 

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Conheça o Prince Hotels de Londres, o primeiro cinco estrelas da rede japonesa

A StayWell Holdings, subsidiária da Prince Hotels Inc, uma das principais empresas de hotelaria e lazer do Japão, inaugura em 16 de setembro o primeiro empreendimento cinco-estrelas da rede, o The Prince Akatoki London.

O hotel ficará no endereço do antigo The Arch London, tradicional hotel no coração de Marylebone, elegante área residencial em Londres. Será mais uma opção luxuosa de hospedagem para os brasileiros que visitarem a capital inglesa, tendo a oportunidade de imergir na cultura oriental, sem a necessidade de viajar longas horas.

Akatoki é uma antiga expressão japonesa que significa amanhecer. Esse nascer do dia representa renovação de energia e de expectativas pelo que uma nova manhã tem a oferecer.

Para alcançá-la, The Prince Akatoki promete levar a Londres o conceito de hospitalidade que caracteriza o Japão, baseado em antecipar as necessidades do hóspede de modo humano e natural, como se já conhecesse os seus gostos.

A atenção aos detalhes, o esmero encontrado nos tradicionais arranjos de flores (ikebana), a suavidade das cores, a presença de artesanato e o minimalismo da decoração estão expressos nos ambientes comuns e nos primeiros 20 quartos renovados.

Até o fim de novembro, o hotel oferecerá 82 apartamentos remodelados. Por trás da aparente simplicidade estética, cada acomodação é um santuário particular, que estimula a serenidade e traz paz de espírito.

Dentre os mimos oferecidos estão tapetes de yoga, para momentos de meditação, e um confortável robe japonês. Ainda, ao final de cada dia, o hóspede encontrará um origami em seu quarto, assim como um chá para uma noite tranquila de sono.

Já os inconfundíveis sabores do Japão estão presentes no menu do TOKii, onde a alma oriental está aberta a ingredientes internacionais, prometendo escapar dos clichês da cozinha fusion. O The Malt Lounge & Bar é mais um capítulo dessa união entre Oriente e Ocidente.

O espaço celebra o melhor da mixologia aliada a uma carta de whiskies premium internacionais e japoneses, além de saquês. De dia, o bar se converte em um salão de chá, bebida cujo consumo se converteu em um ritual tanto na Inglaterra quanto no Japão.

Para maior comodidade, o The Prince Akatoki desenvolveu um aplicativo que permite fazer check-out à distância, além de reservas de concierge e no restaurante. O app também pode ser usado como chave do quarto. Para os hóspedes mais tradicionais, todos os serviços também estarão disponíveis na recepção do hotel.

Para mais informações e reservas acesse o site.

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Benefícios ocultos dos dispositivos móveis na experiência do cliente

Por Morris Menashe *

O consumidor moderno tem hoje uma perspectiva nova sobre o serviço prestado ao cliente e, independente do segmento ou do negócio, espera e exige um bom nível de visibilidade e comunicação, em tempo real.

Também, o advento de novas tecnologias como wearables, IoT, realidade aumentada e inteligência artificial, trouxeram inúmeras oportunidades para as empresas transformarem a prestação de serviços e aprimorarem a experiência do cliente.

Uma experiência ruim de atendimento é o ponto final da relação de 86% dos consumidores com as empresas e um bom atendimento pode se sobrepor ao preço para 56% deles – é o que aponta o Customer Experience Trends, maior estudo sobre a experiência do cliente no Brasil, realizado pela Octadesk.

O levantamento, que teve a participação de 375 empresas e 500 consumidores brasileiros, apontou que o tempo de espera e despreparo dos atendentes são os fatores que mais incomodam nos atendimentos, ambos apontados por 23% dos entrevistados. Os serviços de telefonia, internet e TV a cabo, foram considerados os piores para 67% dos clientes.

Oferecer uma melhor experiência ao cliente tem sido um tópico frequente de discussão, no entanto, a maior parte do aconselhamento concentra-se nas novas expectativas que os clientes têm em relação ao serviço, impulsionadas pela “uberização” do dia a dia das pessoas.

Embora isso seja verdade, há duas outras áreas que devem ser enfatizadas em torno dos benefícios da experiência móvel e do cliente.

Funcionário engajado oferece melhor serviço e experiência do cliente

O impacto de funcionários não engajados em uma organização é alarmante. Além de custarem bilhões de dólares por ano à economia global, colaboradores não engajados afetam a capacidade da empresa de oferecer uma experiência superior ao cliente.

De acordo com a Gallup, as empresas com alto engajamento de funcionários têm uma avaliação 10% maior de seus clientes. A utilização da tecnologia atual, como os dispositivos móveis, tem ajudado a conseguir e manter esses profissionais engajados.

O uso de tecnologia móvel impacta no engajamento dos funcionários de várias maneiras, como:

Colaboração: os dispositivos móveis fornecem um canal para os técnicos que trabalham em campo interagirem com outros colegas e fornecerem uma conexão com o escritório para ajudar a resolver problemas e receber conselhos.

Os fatores que impulsionam um engajamento maior – por exemplo, como os funcionários sentem-se em relação ao trabalho que fazem – são afetados pelo aumento da colaboração. O dispositivo móvel tornou-se uma ferramenta fundamental para aumentar a colaboração.

Informação: Ter as informações completas sobre um trabalho permite que o funcionário interaja melhor com o cliente para ajudá-lo a solucionar seu problema. Os dispositivos móveis podem fornecer ao técnico dados atualizados sobre o cliente, a capacidade de se comunicar com um cliente, informações detalhadas sobre o trabalho em si, além de sua localização em tempo real.

Todas essas informações geram um maior nível de conforto e controle sobre a situação, aumentando o engajamento dos funcionários, já que com essas informações, eles conseguem lidar adequadamente com o trabalho e aumentam a probabilidade de uma interação agradável.

Um recente relatório da Aruba Networks descobriu que 73% dos funcionários que usam ferramentas digitais relataram um impacto positivo em sua produtividade e 70% citaram uma melhor colaboração.

As organizações de serviços de campo precisam eliminar processos manuais e ineficientes para ajudar a impulsionar o engajamento, e as soluções de gerenciamento de força de trabalho móvel podem ser parte importante desse esforço.

Oportunidades de desenvolvimento aprimoram o engajamento e a experiência do cliente

É claro que nem todo funcionário tem o mesmo nível de experiência e habilidades. No entanto, à medida que a geração baby boomer se aposenta e os novos trabalhadores preenchem esses papéis, será extremamente importante treinar novos profissionais para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Um dispositivo móvel pode ajudar de duas maneiras, tanto na realização de cursos móveis como no uso de dados para acompanhar a duração dos trabalhos para identificar oportunidades de treinamento.

Fornecer um aprendizado contínuo pode ajudar a acelerar o tempo que um funcionário se torna produtivo e ajuda a promover um engajamento mais profundo. Por exemplo, a pesquisa da Udemy constatou que 52% das empresas de alto engajamento têm funcionários que gastam uma média de 31 a 50 horas de aprendizagem por ano, em comparação com apenas 20% das empresas de baixo engajamento.

Além disso, com mais pessoas da geração millennials entrando no mercado de trabalho, o aprendizado precisa se tornar uma prioridade, pois a Gallup descobriu que 87% dos millennials dizem que as oportunidades de desenvolvimento profissional ou de crescimento de carreira são muito importantes para eles em um trabalho.

Com os dispositivos móveis, as empresas podem promover cursos personalizados para ajudar a treinar e envolver os funcionários, mesmo quando eles não estão no escritório.

O uso da tecnologia de gestão da força de trabalho móvel se concentra principalmente em melhorar a produtividade e a experiência do cliente. No entanto, como acontece com muitas formas de tecnologia, existem informações adicionais que você pode obter dos dados para ajudar a melhorar outras operações e processos que podem não ser tão evidentes à primeira vista.

 

* Morris Menasche é Vice-Presidente de Vendas da ClickSoftware para América Latina

 



IA e atendimento VIP são padrão nos smartphones da Huawei

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Daniel Dias é gerente de go to market da Huawei para o Brasil e fala neste podcast sobre os modelos premium que a empresa comercializa no país, o P30 Pro e o P30, ambos com IA – Inteligência Artificial – e o serviço de Concierge.

Para saber detalhes desses dois aparelhos, ouça agora o podcast.

 

 



Nutricionismo – SEM AÇÚCAR, COM AFETO

Giovana Morbi é nutricionista, escritora e colunista na Rádio Transamérica em São Paulo mas, chegar até aí, não foi nada fácil.

Ainda criança, ficou sabendo de um fato que irá acompanhá-la por toda a vida e, na adolescência, provocou uma situação que não é nada boa para qualquer pessoa.

Começou a fazer faculdade de administração de empresas, parou e se encontrou profissionalmente na nutrição.



Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Depois do outubro rosa é a vez do novembro azul, mês da campanha para o exame de próstata. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A doença age de forma silenciosa, sem sintomas, e por isso o homem precisa se cuidar e fazer o exame, além de checar seus níveis de PSA em exames de sangue.

Por isso, reunimos alguns mitos e verdades sobre a doença. Acompanhe:

É verdade que negros constituem grupo de risco para câncer de próstata?
VERDADE – Sim, verdade. O câncer de próstata é mais comum nos negros e também mais agressivo. Por isso, eles devem começar a fazer o check up com toque + psa (antígeno prostativo específico – dosado no sangue) cinco anos antes que os demais (aos 45 anos).

O câncer de próstata está relacionado ao envelhecimento. Se tenho só 50  / 55 anos não preciso ainda me preocupar
MITO – Embora o tumor de próstata acometa mais frequentemente pacientes de mais idade, ele pode sim acometer, embora numa frequencia mais baixa, pacientes com idade entre 40-55 anos.

Meu pai e meu tio tiveram câncer de próstata. Tenho risco aumentado de também ter?
VERDADE – Sim. Ter algum parente com câncer de próstata aumenta as chances do indivíduo em desenvolver este tumor. Dois ou mais parentes de primeiro grau com câncer de próstata aumenta este risco em até oito vezes.

Meu Clinico Geral / Cardiologista sempre pede o meu PSA – como sempre vem normal – eu não preciso fazer o toque retal
MITO – Pacientes devem sempre realizar o exame de toque retal  e a dosagem do PSA no sangue. É bastante comum vermos pacientes com toque retal normal e PSA alterado ou o inverso –  PSA normal, mas a presença de um tumor palpável no toque.

Meu PSA veio alto. Estou com câncer de próstata
MITO – Existem outras questões que podem aumentar o PSA. Se o paciente colher o exame de sangue no mesmo dia do toque, poderá se deparar com um valor mais alto do que ele realmente é. Infecções como, por exemplo, a prostatite também elevam em muito o PSA.

Em situações de próstata muito grande, os pacientes com crescimento benigno também podem ter PSA mais alto. Todo PSA alto deve ser investigado, mas nem sempre esse achado se traduz em câncer.

Câncer de Próstata é silencioso e, no geral, não apresenta sintomas
VERDADE  – Os pacientes com câncer de próstata em fase inicial não costumam apresentar sinais e sintomas específicos da doença. A maioria da população confunde sintomas de crescimento prostático benigno (HPB – crescimento benigno que vai ocorrer pra todos os homens acima de 40 anos) com câncer de próstata.

Vasectomia pode causar câncer
MITO – realizar vasectomia não aumenta as chances de desenvolver câncer de próstata.

O Câncer de Próstata é contagioso.
MITO  –  Definitivamente não.

 

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Samsung anuncia lançamento dos novos Galaxy A10s e A20s no Brasil

A Samsung anunciou, nesta última quarta-feira (06), a chegada de dois novos smartphones ao Brasil: Galaxy A10s e Galaxy A20s. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Focados em elevar a experiência de produção de conteúdo, os dispositivos receberam atualizações importantes, principalmente no conjunto de câmeras. Agora, são três câmeras no A10s e quatro câmeras no A20s.

“Ao lançar a família Galaxy A, um de nossos principais objetivos era oferecer aos usuários soluções capazes de potencializar registros por fotos e vídeos. Com estes aprimoramentos, os consumidores têm à disposição smartphones prontos para produzir conteúdo de maneira inovadora. Isso, claro, aliado aos novos processadores, mais poderosos, e aos padrões de segurança da Samsung”, afirmou Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

A10s
O Galaxy A10s investe em sistema de câmeras capaz de potencializar a criatividade dos usuários. Além de uma lente principal de 13MP, o smartphone conta com sensor de profundidade que proporciona ao usuário a experiência de efeitos bokeh, desfocando o fundo das fotos.

Ainda na parte traseira, um leitor de impressão digital aumenta o nível de segurança do dispositivo. A câmera frontal, por sua vez, tem 8 MP e possibilita o reconhecimento facial.

O Display Infinito de 6,2 polegadas de LCD conta com resolução HD+, oferecendo uma ótima qualidade de imagem. E, apesar de compacto, o A10s tem processador Octa Core de 2.0 GHz, 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento². Já a bateria de alta duração possui 4.000 mAh de capacidade.

A20s
Conteúdo, desempenho e segurança. O Galaxy A20s conta com poderosas soluções para elevar a experiência do usuário e facilitar sua rotina. O novo conjunto de câmeras, por exemplo, conta com quatro lentes.

Na parte traseira, há uma câmera principal de 13 MP, uma câmera ultra wide com ângulo de abertura de 120° e 8 MP e um sensor de profundidade de 5 MP. Já na parte frontal, o sensor é de 8 MP.

Outro ponto alto do dispositivo é o design. Desenvolvido com Display Infinito de 6,5 polegadas, leitor de impressão digital e reconhecimento facial, o smartphone foi detalhadamente desenhado, oferecendo conforto ao ser utilizado. Além disso, proporciona uma experiência de som imersiva, com o áudio 3D da tecnologia Dolby Atmos.

O desempenho é assegurado pelos 3 GB de memória RAM. Com 64 GB de memória interna e capacidade de expansão com cartões microSD de até 1 TB, o A20s garante amplo espaço para armazenamento de aplicativos, fotos e vídeos. A bateria, com 4.000 mAh de capacidade, torna possível longos períodos de utilização.

Preços
Ambos os modelos estarão disponíveis nas cores preto, azul e vermelho. O novo Galaxy A10s tem valor sugerido de R$ 1.099,00, e o Galaxy A20s chega ao mercado nacional com preço sugerido de R$ 1.299,00.

 

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Atenção: Amazon Echo e Kindle são vulneráveis ​​a ataques de KRACK

A equipe de pesquisa Smart Home da ESET descobriu que o Amazon Echo (hardware original do Amazon Alexa) e pelo menos uma geração dos e-readers Kindle, estavam vulneráveis a um ataque conhecido como KRACK (Key Reinstallation Attack). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os erros identificados foram relatados pela ESET à equipe de segurança da Amazon e posteriormente corrigidos.

Em 2017, dois pesquisadores belgas anunciaram a descoberta das vulnerabilidades no padrão WPA2, protocolo de segurança para Wi-Fi que assegurava praticamente todas as redes modernas. O ataque chamado de KRACK é uma invasão da conexão da vítima e intercepta informações, tendo acesso às atividades de quem utilizar a rede.

A ESET explicou que mesmo depois de dois anos, muitos dispositivos ainda são vulneráveis a esse tipo de ataque.

Os pesquisadores analisaram a primeira geração do Amazon Echo e a oitava geração do Amazon Kindle. Os testes focaram principalmente na resistência dos equipamentos contra o Krack, usando os scripts disponíveis pela equipe Vanhoef , e partir desse processo, descobriram as vulnerabilidades.

Além da interceptação de informações, essa vulnerabilidade permite que o invasor:

– decifre quaisquer dados ou informações transmitidos pela vítima, como compras e logins realizados;

– retransmita pacotes antigos para interromper a comunicação da rede ou executar um ataque de repetição, onde o criminoso, por meio das informações obtidas, as repete quantas vezes quiser;

– dependendo da configuração da rede: falsifique pacotes de dados, faça com que o dispositivo descarte ou injete novos pacotes;

Além disso, para realizar esse tipo de invasão, o cibercriminoso precisa estar dentro do alcance da rede para ser capaz de interceptar o sinal.

“As explorações descritas afetam apenas a segurança do WPA / WPA2. Caso a vulnerabilidade exista nos seus aparelhos, os riscos são semelhantes a ter uma rede wi-fi desprotegida. Para garantir que você não será uma vítima, garanta que tanto em seu Echo ou Kindle estejam atualizados”, conclui Camilo Gutierrez, chefe do laboratório de pesquisas da ESET América Latina.

 

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Como a atividade física ajuda a prevenir e aliviar dor nas costas

A dor nas costas, seja ela causada por má postura, tensão ou problemas na coluna, é uma das queixas mais comuns e atinge um grande número da população brasileira. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ao contrário do que muitos imaginam, o exercício físico é um forte aliado para prevenir ou melhorar essas dores, desde que proposto e feito com a orientação de um especialista.

Rafael Oliveira, educador físico da SELFIT Academias, indica quais são as atividades mais recomendadas para quem deseja manter uma rotina de exercícios e lidar com o desconforto.

Importante consultar um médico ortopedista antes de iniciar qualquer atividade física, e também contar com o acompanhamento de um profissional capacitado para direcionar o treino de acordo com as necessidades do aluno.

“É fundamental sempre observar a evolução da prática dos exercícios, avaliar a intensidade e realizar possíveis ajustes, extraindo o melhor resultado dentro das possibilidades individuais de cada um”, recomenda o educador físico.

Confira abaixo as atividades mais indicadas para aliviar as dores nas costas:

Alongamento
É essencial a orientação de um profissional para o alongamento geral ou específico, antes e após, para os grupos musculares exigidos no programa de treinos.

Exercícios aeróbicos
Os mais recomendados dentre eles são a corrida e bicicleta ergométrica, desde que a pessoa não tenha nenhuma questão de saúde que possa ser impactada com essas atividades. Importante lembrar que é bom tomar cuidado com exercícios de maior impacto, como a corrida.

Musculação
É uma boa opção para quem tem problemas na coluna, mas é essencial realizar um treino com equilíbrio para não exercitar mais um grupo muscular do que outro. Importante estar atento também à postura durante a execução dos exercícios para não ter nenhum tipo de complicação quando começar ou finalizar.

Pilates
É um forte aliado quando há dor nas costas, pois melhora a postura e a condição física, além de tonificar os músculos.

Exercícios na água
A natação e a hidroginástica são atividades indicadas para prevenção e melhoria das dores nas costas por serem aeróbicos de baixo impacto e aliviarem o peso do corpo sobre a coluna.

 

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Design Thinking: a metodologia que está transformando pessoas e empresas

Por Marília Cardoso *

Muito provavelmente você já ouviu falar em Design Thinking. A metodologia, que está transformando pessoas e empresas, tem atraído cada vez mais interesse. Embora tenha sido popularizada a partir de 2009, com a publicação do bestseller “Change by Design” (em português, Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias), de Tim Brown, fundador da consultoria de inovação IDEO, os conceitos são bem anteriores a isso.

Os entendedores da área de gestão de projetos afirmam que boa parte dos conceitos são baseados nas antigas metodologias japonesas, como o Six Sigma. Há ainda livros das décadas de 40 e 50 disseminando ideias muito similares.

O fato é que a lapidação da metodologia pela IDEO, separada em sete etapas (entendimento, observação, ponto de vista, ideação, prototipagem, teste e iteração) com um formato de duplo diamante, foi o que tornou o Design Thinking mais bem “embalado” e fácil de ser popularizado.

Para mim, o que mais encanta é a oportunidade de descontruir velhas premissas e modelos mentais a fim de construir algo muito mais profundo e verdadeiro. As etapas pressupõem pensamentos divergentes, que buscam a ampliação das ideias e o adiamento de possíveis julgamentos; e os pensamentos convergentes, que procuram as melhores partes dentro de tudo o que foi levantado.

Assim, como num gigante quebra-cabeças, somos muito capazes de avaliar as partes e suas interações com o todo. Somos desafiados a fugir das respostas prontas e óbvias, substituindo os achismos pelas perguntas poderosas, capazes de nos fazer enxergar muito além da ponta do iceberg.

Outra premissa importantíssima é o “aprender fazendo”. Antes, pessoas e empresas passavam horas, dias, anos, planejando para só depois começar a agir. Num mundo VUCA, marcado por intensa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, quem não faz, toma. Planejamento e execução devem andar lado a lado, criando experiências e aprendizados simultâneos.

O Design Thinking é ancorado ainda em três conceitos fundamentais: a empatia, a colaboração e a experimentação. A empatia significa se colocar no lugar do outro, despir-se de pressupostos e compreender o contexto e ações do outro, acolher, assimilar e acomodar perspectivas alheias. É o famoso colocar os sapatos dos outros. Mas, para isso, precisamos aprender a tirar os nossos, nos livrando de crenças e pré-conceitos.

A colaboração significa pensar conjuntamente, co-criar em equipes multidisciplinares para que nosso pensamento se multiplique exponencialmente. A diversidade de gêneros, raça, classe social, posicionamento e vivências é o que promove a riqueza de olhares e a ampliação das possibilidades.

Já a experimentação significa sair do campo das ideias, da fala. Construir e testar soluções para evitar problemas futuros, na fase de implementação e lançamento de produtos ou serviços. Trazer o cliente e demais stakeholders para testar junto elimina uma série de problemas que seriam impossíveis de mapear sem a perspectiva de quem está de fora.

É por esses e tantos outros motivos que o Design Thinking tem se transformado em um modelo de gestão tão eficaz. Mais do que uma metodologia, ele prega uma nova forma de pensar e de agir. Já entendemos que o mundo está num processo de profunda transformação e que velhos modelos não serão mais suficientes para atingirmos novos objetivos.

 

* Marília Cardoso é jornalista, facilitadora em processos de Design Thinking e fundadora da InformaMídia



A Casa Conectada já é uma realidade

A Casa Conectada já é uma realidade

Automação residencial é algo que está evoluindo muito rapidamente e o Vanderlei Rigatieri, CEO e fundador da WDC, explica como está o mercado e o quanto está tão acessível hoje ter uma casa conectada.

 

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Android deve dominar mercado dos games em 2020, indica pesquisa

Ganhar mais usuários por menos preço é o sonho de todas as empresas de games. Em 2020, essa vontade vai ficar mais fácil de se tornar realidade para quem investe em Android. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Um novo relatório da Liftoff aponta que o sistema operacional mais popular do mundo será também o preferido dos gamers.

A pesquisa analisou mais de 107 bilhões de impressões de anúncios, quase 82 milhões de instalações e 14 milhões de compras em 555 aplicativos de jogos entre junho de 2018 e maio de 2019. O relatório contempla oito países: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Japão e Coreia do Sul.

A vantagem do Android na “guerra” de plataformas contra o rival iOS já era uma tendência observada pela Liftoff no relatório lançado no ano passado, quando o sistema operacional da Apple ainda era o mais utilizado para jogos.

Essa mudança se explica pelos custos. O preço de aquisição de um usuário por meio de ações de marketing no Android é de apenas US$ 3,21, enquanto no iOS esse valor sobe para US$ 4,85. Ou seja, o proprietário de um jogo tem que desbancar 51% a mais para conseguir captar um usuário de iOS.

Isso se reflete também na taxa de in-app purchase (IAP), que são as aquisições de usuários por meio de compras realizadas dentro do próprio aplicativo para, por exemplo, ganhar mais vidas ou conquistar novos itens de jogo.

Nesse critério, que mede o engajamento dos usuários, o iOS sofreu uma queda nas vendas de 21% para 13,2%, reduzindo a vantagem sobre o Android, que tem 9,5%.

E tudo indica que a Apple não terá vida fácil para continuar superando a concorrência no mundo dos games. No início de agosto, a Asus lançou seu novo smartphone para jogos, o RoG Phone II, que tem o hardware mais poderoso em Android. No dia em que foi lançado na China, o aparelho teve suas vendas esgotadas em apenas 73 segundos, tempo jamais registrado por novos iPhones.

“No geral, o Android é a melhor opção de compra. A queda significativa nas taxas de compra de aplicativos do iOS deve pressionar os profissionais de marketing a revisar suas estratégias baseadas em plataforma. É preciso levar em conta essas tendências e considerar ações mais efetivas com foco em Android”, afirma Dennis Mink, vice-presidente de Marketing da Liftoff.

Brasil se destaca por baixo custo, mas desigualdade atrapalha o mercado
O Brasil é um mercado atrativo para os aplicativos de jogos que querem gastar pouco para adquirir usuários, mas isso não significa algo totalmente vantajoso. Apesar do custo baixo para converter anúncios em instalações, de US$ 1,42, os jogos ainda enfrentam dificuldades para converter seus esforços em vendas efetivas.

Analisando os dados de compra no aplicativo (IAP), o custo para adquirir um usuário brasileiro em jogos de celular é de US$ 33,88 (equivalente a mais de R$ 130), valor quase idêntico ao que é gasto no Canadá (US$ 33,43).

Entretanto, as semelhanças param por aí. No Brasil a taxa de engajamento, ou seja, conversão em vendas, é de apenas 4,2%, contra 15,3% no Canadá.

O Brasil é um mercado promissor, no qual 82% das pessoas que jogam games eletrônicos utilizam aplicativos de celular. “O preço para adquirir um usuário também é uma barganha em comparação com outros mercados pelo mundo. Entretanto, a desigualdade social ainda presente no país impõe um desafio para a conversão em vendas”, avalia Dennis Mink.

Para saber mais sobre o relatório e ver as conclusões completas, acesse aqui.

 

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Conheça 4 vantagens de agendar uma viagem por aplicativo

A transformação digital mudou a mobilidade urbana para sempre, sobretudo, nas grandes cidades. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O boom dos aplicativos de mobilidade urbana com uma abordagem on demand moldou o comportamento dos habitantes que hoje podem optar pela comodidade de contar com um carro em poucos minutos.

No entanto, essa instantaneidade na relação usuário x prestador de serviço não precisa ser uma regra. O agendamento de viagens pode ser muito útil para quem tem uma rotina atribulada. A mulher moderna, de forma geral, tem uma jornada muito complexa.

A mulher trabalha fora, precisa resolver assuntos familiares, levar filhos para a escola, ir ao médico, mercado, entre outras atividades. Por isso, listamos 4 vantagens de agendar uma viagem.

Confira:

Mais segurança
Um dos principais motivos que inibe a mulher de solicitar carros para se deslocar de um ponto ao outro é a falta de segurança dos aplicativos, sendo inúmeros os relatos de assédio e assalto nesse meio. Os apps exclusivos para o público feminino contam com recursos de segurança que atenuam esses problemas.

Ao agendar uma corrida, a passageira tem a certeza de que o carro chegará no horário previsto e de que sua motorista é, de fato, uma mulher. Vale lembrar que a questão de segurança também é uma preocupação dos homens, sobretudo, dos que têm filhas e gostariam de contar com um serviço seguro para transportá-las.

A Venuxx, por exemplo, conta com uma ferramenta de reconhecimento facial, entre as melhores do mundo, combinado com CPF, que identifica a passageira e confirma o seu gênero, garantindo maior segurança. É a primeira empresa do segmento a levar essa função para passageiras, maximizando a segurança das especialistas da sua plataforma. Essa medida assegura também o bloqueio de possíveis cadastros feitos por homens.

Customização
Agendar uma viagem é garantir um atendimento totalmente personalizado e próximo. A mobilidade da mulher é diferente e demanda maior cuidado, do início do cadastro, até a realização da viagem. Um serviço customizado, de acordo com as necessidades especificas da mulher, é fundamental para otimizar sua jornada e maximizar sua segurança.

Atendimento com empatia
A maioria dos motoristas de aplicativos mistos, por trabalharem com a grande massa, acabam não dando a devida atenção e desenvolvendo uma proximidade com as suas passageiras, diferentemente de um aplicativo que foi idealizado para mulheres.

Com motoristas mulheres, as passageiras tendem a se sentir mais confortáveis. O sentimento de sororidade entre mulheres gera atração, confiança, indicação do aplicativo e muda a relação que existe entre motorista e passageira, que se sentem a vontade inclusive de sentar no banco da frente.

Fortalece o trabalho de outras mulheres
Ao escolher utilizar um app exclusivo para o público feminino, a mulher está fortalecendo o trabalho de outras e também um serviço feito para mulheres. Vale lembrar que os principais aplicativos de mobilidade cobram taxas relativamente altas de seus motoristas – algo em torno de 15% a 35% da corrida.

No entanto, para o motorista homem que trabalha o dia todo, esse modelo pode ser vantajoso. Já para uma mulher, que normalmente tem uma jornada mais complexa e acaba ficando menos horas no volante, é melhor ganhar mais por viagem.

 

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Oracle abre espaço para inovação, cultura e tecnologia em São Paulo

Para promover a transformação digital, inovação, conhecimento e experiências, por meio da tecnologia, acaba de ser inaugurada a Casa Oracle, local para estreitar conexões com clientes, parceiros, estudantes, educadores, startups, desenvolvedores e comunidade. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O principal propósito é incentivar a inovação em todos os níveis da sociedade, incluindo a co-criação de soluções baseadas em tecnologias emergentes e nuvem, como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Blockchain, entre outros.

A empresa quer atrair para a Casa Oracle um público variado, como estudantes e professores do programa Oracle for Knowledge; escolas técnicas e ONGs que participam das atividades de Cidadania Corporativa, como AI for Good; startups do programa Oracle for Startups; clientes e parceiros para encontros e sessões de prototipagem e design thinking, bem como favorecer encontros com desenvolvedores no local.

A Casa conta com vários espaços colaborativos como: laboratório de inovação, espaço para design thinking, espaço de coworking para desenvolvedores, estudantes e influenciadores e estúdio audiovisual. Inclui uma área reservada para prototipagem e demonstrações de realidade virtual, análise comportamental e big data.

O espaço nasceu dos resultados do processo de transformação cultural da Oracle no Brasil, principalmente sob a gestão do presidente Rodrigo Galvão. “Estamos muito felizes e orgulhosos em ter uma casa no Brasil para permitir a consolidação da nossa cultura, como empresa de tecnologia, que habilita a transformação dos nossos clientes. Precisamos estar inseridos neste contexto e propiciar aos nossos clientes esta materialização prática de suas ideias”, diz Galvão.

Idealizada por uma equipe multidisciplinar, a Casa Oracle conta com funcionários de diversas áreas da empresa. “Eles formaram um comitê, organizaram a reforma do espaço, criaram as regras de utilização e governança da casa e até elegeram um ‘síndico’. É uma clara demonstração de como a mudança cultural da empresa vem favorecendo o surgimento de projetos ‘bottom up’, propostos pelos próprios funcionários”, explica o executivo.

A Casa Oracle está situada no Co.W. Coworking Berrini, um galpão industrial totalmente reformulado que transborda inovação e autenticidade. São 6 mil metros quadrados de estrutura completa e capacidade para receber até 760 pessoas, em espaço com localização privilegiada.

As startups também estão contempladas na Casa Oracle. O local será usado para fomentar a atração de startups e sua conexão com clientes e colaboradores Oracle. A empresa vem apoiando uma nova onda de empreendedores por meio do Oracle for Startups, programa exclusivo de aceleração que possibilita parcerias de negócios e cria um ciclo virtuoso de inovação.

Recentemente renovado, o Oracle for Startups  passa a contemplar empresas de todos os tamanhos e fases em todo o mundo, oferecendo créditos gratuitos e descontos em soluções Oracle Cloud, além de recursos de mentoria online e assistência de migração para a nuvem.

Lançado há dois anos, recebeu inscrições de centenas de startups. Nesse período, 12 foram aceleradas no Brasil, com diversos projetos construídos em conjunto, clientes Oracle consumindo as soluções e algumas inclusive se tornando fornecedoras da empresa.

Algumas demos disponíveis no OpenSpace da Casa Oracle:

CarNext: Experiência imersiva com óculos de realidade virtual em que  um CFO pode monitorar como estão as suas fábricas, identificar problemas e tomar ações, analisar diversos tipos de número, etc.

Techshop: A primeira “meshup aplication” do mundo, proporciona uma experiência fluida e intuitiva para um vendedor que tem em seu device todos as aplicações para realizar suas atividades. C (podemos projetar e várias pessoas podem ver ao mesmo tempo)

Protótipos: São apresentadas jornadas prototipadas de várias indústrias de forma a oferecer uma experiência fluida e conversacional de hiper conveniência e personalização, como o banco do futuro, o shopping do futuro, a seguradora do futuro etc.

 

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