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Jogos mobile são a maior fonte de entretenimento para gamers em todo o mundo, apontam pesquisas

Os jogos são o passatempo favorito das gerações Z e Millennials, de acordo com nova pesquisa Generation Report, da NewZoo, fonte de insights e análises do mercado de jogos. O mesmo estudo ainda revela que o público em questão também gasta mais tempo jogando que consumindo qualquer outra forma de entretenimento. Os dados vêm ao encontro de outras pesquisas realizadas recentemente pela Nimo TV Brasil, plataforma de streaming focada em games.

Análises mostraram que 64% dos jogadores brasileiros passam, em média, mais de duas horas jogando diariamente durante o isolamento social, o que foi reforçado no levantamento global da NewZoo que revela que 77% das pessoas da geração Z preferem jogar em plataformas mobile, assim como 73% dos Millennials. Os games mobile são unanimidade entre os preferidos do público da Nimo TV, onde 80% dos acessos são feitos via dispositivos móveis.

“É muito interessante observar que a tendência é a mesma no Brasil e no mundo no que diz respeito ao comportamento dos gamers. Nossas pesquisas já reforçavam a presença dos jogos mobile como principal fonte de entretenimento e diversão para os brasileiros usuários da Nimo TV, e agora vem a pesquisa da NewZoo, ainda mais abrangente, confirmando este direcionamento”, ressalta Rodrigo Russano Dias, Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil.

“Outro aspecto muito interessante é sobre a jogatina mobile. Estes games ainda estão entre os principais destaques na nossa plataforma, e o estudo da NewZoo reforça que estamos no caminho certo quando criamos conteúdo especial para este público, considerando os números da análise”, finaliza Dias.

Público de eSports
Outro dado a ser destacado é baseado nos entrevistados que acompanham esports. De acordo com a NewZoo, mais de dois terços dos jovens entusiastas de games não apenas jogam, mas também assistem conteúdos relacionados à categoria de games. Na Nimo TV, pelo menos 13% do público que se considera gamer passou a consumir conteúdo de torneios de eSports durante o distanciamento social, por exemplo.

Outros estudos na plataforma de streaming também mostraram que 69% dos jogadores assistem torneios de esports de jogos mobile, assim como 81% dos entrevistados na pesquisa responderam que consomem conteúdo de campeonato de esports. Vale ressaltar que não necessariamente eles acompanham apenas as equipes preferidas: 54% assistem uma competição, independentemente de quem estiver duelando.

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Classe C é a que mais controla as contas e sabe o que é nota de crédito, diz estudo

São Paulo 27/8/2021 – As informações constam de sondagem feita pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

Consumidores da classe C, segundo a renda familiar, são os que mais têm o hábito de fazer o controle orçamentário (85%), contra 81% dos pertencentes às classes AB e 75% dos incluídos nas classes DE. 

Essas informações, que constam de sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), revelam que, em cerca de dois anos de uso do Cadastro Positivo, os consumidores da classe C são também os que mais sabem o que é nota de crédito (score), com 73%, contra 67% das classes AB. Os respondentes pertencentes às classes DE, com 54%, são os que menos sabem o que é nota de crédito.

Mas, quando perguntados se conhecem e acompanham a nota de crédito para saber se terão acesso a crédito, esse cenário muda. Nesse item, 39% dos respondentes das classes AB afirmam acompanhar a evolução da nota de crédito com esse objetivo, contra 38% das classes DE e 36% da classe C.

Para levantar informações por região do país, a sondagem agrupou os entrevistados em dois blocos: regiões Sul e Sudeste, com 78% dos respondentes, e regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com 22% do total de respondentes.

A comparação entre as regiões mostra equilíbrio nas respostas. Assim, no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 85% dos pesquisados afirmaram buscar informações sobre controle financeiro, enquanto no Sul e Sudeste chegou-se a 86%. 

Nas cinco regiões, o índice de quem sabe o que é nota de crédito é de 62%. E nada menos que 56% dos pesquisados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 57% dos entrevistados nas regiões Sul e Sudeste consideram a nota de crédito ou score muito importante para sua vida financeira.

Para Elias Sfeir, presidente da ANBC, “a sondagem sinaliza que os brasileiros estão buscando mais informação e educação financeira. O fato de, em todas as regiões do país, dois em cada três entrevistados saberem o que é nota de crédito indica um caminho promissor”. 

Sfeir ainda destaca: “além da educação financeira, é fundamental que a atitude financeira também esteja no dia a dia dos brasileiros, afinal, ter o conhecimento e não aplicá-lo é ineficaz”. 

Mais informações e um infográfico com os destaques da sondagem estão disponíveis aqui

A sondagem, que foi realizada em abril e será atualizada trimestralmente, tem o objetivo de avaliar o interesse dos brasileiros em relação à educação financeira, seu conhecimento sobre nota de crédito (score) e quanto consideram esse indicador importante para sua vida financeira. A amostra é formada por 1.015 respondentes, sendo 8% das classes AB, 37% da classe C e 55% das classes DE. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.



Manuseio incorreto de produtos químicos de limpeza pode causar alergias e outros problemas

São Paulo/SP 27/8/2021 – Atualmente existem produtos em que a própria composição do mesmo se apresenta de modo menos agressiva ou mesmo sem nenhum impacto à saúde das pessoasDe acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% dos brasileiros possuem algum tipo de alergia. Com isso, é preciso que as empresas estejam atentas quanto ao manuseio dos produtos de limpeza no ambiente de trabalho.

Com o retorno gradativo do trabalho presencial, o mercado começa a perceber que é necessário investir em boas práticas de limpeza e conservação para manter os colaboradores protegidos contra a COVID-19. Entretanto, outros fatores podem se mostrar grandes desafios ao bem-estar das pessoas nestes ambientes.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo – SEAC-SP, certos compostos presentes nos produtos de limpeza podem ser altamente agressivos e prejudiciais aos seres humanos, de forma que, se utilizados da maneira ou quantidade incorreta, podem causar danos ao entrar em contato com o organismo do indivíduo – como crises alérgicas ou mesmo dermatológicas – e assim interferir no dia a dia da empresa.

Como os produtos de limpeza podem causar alergias?

O número não é baixo: de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil pelo menos 35% da população possui algum tipo de alergia.

No caso da limpeza dos ambientes corporativos, diversos produtos utilizados para realizar essa conservação mais profunda dos espaços possuem compostos químicos que, ao entrarem em contato direto com a pele ou serem inalados, são combatidos pelo sistema imunológico e resultam nas famosas reações alérgicas. Principalmente nos ambientes com pouca circulação de ar como os escritórios, é muito mais provável que essas reações atinjam os funcionários e demais frequentadores do local, causando sintomas como coceiras, irritações na pele, inchaços, espirros, dores de cabeça e até falta de ar, impulsionada por transtornos como bronquite e asma.

Ainda, caso a equipe responsável pelos serviços de limpeza não possua o devido preparo nem o conhecimento necessário sobre os produtos a serem utilizados, estes também podem ser vítimas de alergias.

Como prevenir?

Para prevenir que as pessoas que frequentam os ambientes corporativos sejam acometidas por alergias e outros problemas causados pelo uso incorreto de produtos químicos, o mais importante é contar com uma equipe especializada na prestação destes serviços. “Atualmente existem produtos em que a própria composição do mesmo se apresenta de modo menos agressiva ou mesmo sem nenhum impacto à saúde das pessoas”, quem afirma isso é o presidente do SEAC-SP, Rui Monteiro, que se dedica a conhecer as práticas para colaborar com a saúde dos colaboradores das empresas de limpeza e conservação.

Monteiro ainda afirma que “contratar empresas prestadoras de serviços de limpeza é fundamental para garantir que todos os produtos e métodos utilizados durante o processo sejam previamente testados e aperfeiçoados e, assim, evitar todo e qualquer tipo de dano aos frequentadores do local. Essas empresas possuem as melhores tecnologias para tornar a limpeza mais ágil, prática e eficiente, protegendo o colaborador e também o meio ambiente”.

É através de treinamentos contínuos que as empresas capacitam seus colaboradores sobre as melhores práticas, como as diluições corretas por exemplo, e também sobre as melhores opções de fornecedores desses produtos. Essa deve ser uma preocupação constante pois o uso de produtos sem procedência pode causar sérios danos à saúde das pessoas, além de poder prejudicar móveis e ambientes.

Somente com o ambiente corporativo devidamente higienizado, a retomada das atividades nas empresas acontecerá de maneira mais segura e as pessoas poderão realizar suas tarefas de maneira mais satisfatória, sem os receios causados pela pandemia e sem riscos de algum sintoma alérgico causado por um procedimento mal realizado.

Limpeza é saúde

Como explica Monteiro, “além do novo coronavírus, outros fatores também podem apresentar grandes riscos à saúde dos funcionários de uma empresa”. Rui reforça que ainda é preciso manter a saúde e o bem-estar da população sob vigilância, principalmente nos escritórios e empresas, que contam com um alto fluxo de colaboradores todos os dias e precisam de um ambiente sempre seguro para permitir sua atuação.

“O único meio de garantir a segurança dos funcionários nestes ambientes é se apoiando em especialistas. As empresas que prestam serviços de limpeza e conservação contam com profissionais continuamente treinados e capacitados.”, completa Rui.

Para ressaltar a importância de um ambiente limpo para a promoção da saúde e segurança de todos, o SEAC-SP está promovendo a campanha “Limpeza é Saúde”, que atenderá corporações de todos os segmentos quando estas contratarem uma empresa de limpeza profissional.

Em breve serão apresentados ao mercado os critérios para as empresas que desejam aderir à campanha. Estas receberão um selo, que representará e garantirá a qualidade e preocupação com as pessoas.

Para mais informações: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

Website: http://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude



Expansão da construção civil prevê aumento de interesse pela Engenharia

Uberlândia – MG 27/8/2021 – Obras de grande porte como ferrovias, rodovias e no setor de água e esgoto vão aumentar demanda por mão de obra qualificada

O setor da construção civil deve crescer 4% em 2021, e esse pode se tornar o maior crescimento para a área desde 2013, segundo dados do estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção, realizado no 2º trimestre do ano pela Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC). Mesmo com a pandemia da Covid-19, o segmento gerou, entre junho de 2020 e maio de 2021, 317.159 novas vagas de emprego, um crescimento de cerca de 15% em relação ao mesmo período no ano passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O professor Carlos Henrique Barreiro, diretor do curso de Engenharia Civil da Uniube, em Uberlândia, explica que o setor da construção civil não parou na pandemia. O cenário atual de escassez de materiais e insumos para a construção indica que a demanda ainda está alta e o mercado aquecido. “Esses investimentos em infraestrutura possuem cerca de R$ 250 bilhões em contratos de concessão. O Marco do Saneamento Básico no Brasil, sancionado em julho de 2020, possui uma meta ambiciosa de garantir, até 2033, que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. Esses números trazem uma expectativa ainda maior para a cadeia produtiva da construção”, explica Barreiro.

Na região de Uberlândia, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon – TAP) informa que só no primeiro trimestre de 2021 foram geradas 923 vagas na construção civil, com grande aumento de empreendimentos residenciais, em especial na zona sul da cidade que recebeu também hotel e condomínios.

Diante do cenário otimista, o professor Barreiro ressalta que a Engenharia Civil é uma das profissões mais requisitadas no mercado de trabalho brasileiro e registra um dos melhores salários entre os profissionais de nível superior. Além disso, a área também oferece uma alta taxa de ocupação, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Ipea realiza estudos rotineiros sobre a situação de mercado e já projeta carência de profissionais para os próximos anos.

Segundo a projeção, a carência de engenheiros não será pela falta de profissionais formados, mas sim pela falta de mão de obra qualificada. “Faculdades e Centros universitários que oferecem cursos de engenharia com pouca tradição e prestígio, com pouca ênfase em engenharia e com baixa carga horária nos currículos, corroboram com este fato”, atesta Barreiro.

O mundo atual, mais moderno e sustentável, exige do bacharel em Engenharia Civil um grande conhecimento sobre as mais recentes necessidades do ser humano e sobre o comportamento dos novos materiais – mais resistentes, menos poluentes, mais flexíveis e, obviamente, mais reutilizáveis. “Nosso curso já prepara o aluno nessa direção, considerando que há mais chances e oportunidades de mercado (destacam-se aqui as inúmeras oportunidades de emprego e trabalho disponíveis). Desse modo, na Uniube, é imprescindível formar profissionais para o presente, mas, sobretudo, prepará-lo para o futuro”, avalia o diretor do curso.

Crescimento nos serviços públicos

Um estudo recente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) e da auditoria KPMG indica que até 2033, os aportes necessários para a universalização do saneamento estarão na faixa de R$ 520 bilhões de investimento. Nesse cenário, Barreiro explica que ficará “impossível separar o crescimento sustentável da Engenharia Civil, tornando o cenário muito promissor para o Brasil e, principalmente, para a nossa região”, completa.

Em âmbito federal, o Ministério da Infraestrutura também prevê crescimento e uma série de leilões e concessões de rodovias, como os trechos das BR-116/493 (Rio de Janeiro – Minas Gerais) e BR-381/262 (Minas Gerais – Espírito Santo), a BR-116/101 – Via Dutra (Rio de Janeiro – São Paulo), de ferrovias e de aeroportos como de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) e do Porto de Santos, entre outros.

Website: http://uniube.br



Abrelpe realiza 2ª Conferência Internacional de Prevenção ao Lixo no Mar

Cabo submarino

São Paulo 27/8/2021 – Evento virtual contará com palestrantes nacionais e internacionais, discussões de cases de sucesso e a realização de oficinas temáticas

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em parceria com a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (International Solid Waste Association – ISWA), com a Agência Ambiental da Suécia (SEPA), University of Leeds (Reino Unido) e Associação Sueca de Gerenciamento de Resíduos (Avfall Sverige) promove a 2ª Conferência Internacional de Prevenção ao Lixo no Mar. O evento acontecerá dia 27 de agosto e a transmissão será realizada pelo Instagram da @abrelpe e @lixoforadaguaoficial, além do canal do YouTube da @abrelpe.

O objetivo do encontro é debater práticas de prevenção e combate ao descarte irregular de resíduos sólidos que poluem estuários e orlas marítimas. A primeira edição do evento aconteceu em 2019, na cidade de São Luís (MA), e reuniu autoridades políticas, gestores municipais, ativistas, pesquisadores e adeptos da causa ambiental.

Na edição deste ano, a expectativa é que a Conferência chame a atenção de novos gestores, municipais e estaduais, para os benefícios da implementação de planos de governança no setor de resíduos sólidos. “A nossa expectativa é de dar prosseguimento a um projeto que foi iniciado ainda em 2018, na cidade de Santos (SP), que depois foi ampliado para mais seis cidades e, hoje, já está em 11, desenvolvendo novas metodologias, novas abordagens e soluções efetivas para prevenção e combate ao lixo no mar”, explica o presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

A programação inclui apresentações de cases do Programa Lixo Fora do D’água, na cidade de Manaus e na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, além de quatro oficinas sobre os temas Comunicação, Governança, Metodologia do Projeto e Banco de Dados, ministradas por especialistas da Abrelpe, da ISWA, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Avfall Sverige.

“Durante o evento, vamos apresentar resultados de dois casos concretos no Brasil, onde esses desenvolvimentos e metodologias foram colocados em prática e apresentaram uma maneira muito interessante e atual de cuidar do lixo que vai para o mar. No primeiro exemplo, vamos conhecer todo o roteiro implementado para prevenção e combate à poluição dos corpos d’água em Manaus, enquanto que, no segundo, vamos apresentar a proposta de governança para esse tema que é intermunicipal”, diz Carlos Silva Filho.

Lixo Fora D’água

O projeto Lixo fora D’água é uma iniciativa capitaneada pela Abrelpe que reúne um conjunto de estudos, ações e proposições que visam identificar e combater as fontes terrestres, ocasionadas pela gestão inadequada de resíduos sólidos urbanos, que culminam na poluição das águas. Em sua primeira fase, de 12 meses, o Projeto teve assistência técnica voltada ao município de Santos (SP), onde a equipe técnica gestora do projeto e os consultores especialistas envolvidos voltaram seus “olhos e mentes” às práticas de gestão de resíduos sólidos urbanos atuais para identificar as possíveis lacunas que provocam a destinação incorreta de toda a sorte de materiais pós-consumo – em especial os itens plásticos – no estuário e orla marítima locais. Hoje, o projeto já é desenvolvido em 11 cidades do país.

SERVIÇO
Evento: 2ª Conferência Internacional de Prevenção ao Lixo no Mar / ABRELPE
Dia: sexta-feira, 27 de agosto
Horário: 9h
Transmissão online: Instagram da @abrelpe e @lixoforadaguaoficial; YouTube @abrelpe.

Website: http://www.abrelpe.org.br



Empresas criam novo modelo de parceria para superar dificuldades da pandemia

São Paulo 27/8/2021 – Todos falam sobre a tecnologia e a sua velocidade de adaptação, mas de nada vai adiantar termos avanços se não focarmos nas pessoas.Coincidindo com a chegada da era digital, a busca por inovação nas formas de realizar as operações corporativas aumentou muito e novas modalidades de relações entre os profissionais, líderes e as empresas passaram a surgir.

A pandemia de COVID-19 trouxe uma nova realidade para o mundo corporativo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, 716 mil empresas fecharam as portas nesse período. Segundo dados levantados pelo Sebrae em um estudo realizado com mais de 6 mil empreendedores, em média 75% das organizações tiveram queda em seu faturamento durante e 55% alegaram a necessidade de pedir empréstimos para manter o funcionamento. Da noite para o dia, empresas e profissionais se viram encurralados por uma série de necessidades operacionais, estratégicas e organizacionais que os obrigaram a se adaptar e se reinventar.

Coincidindo com a chegada da era digital, a busca por inovação nas formas de realizar as operações corporativas aumentou muito e novas modalidades de relações entre os profissionais, líderes e as empresas passaram a surgir.

Segundo Peter Drucker, estudioso da Teoria da Administração moderna, inovação é “o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza”.

De acordo com a definição de Drucker, inovar é encontrar uma nova forma de resolver um problema, promover novidades ou melhorias que gerem valor para indivíduos e organizações e que possam ser implementadas no mercado. E, diferente do que muitos pensam, esse processo não depende diretamente de tecnologia, mas, sim, de pessoas.

Caroline Okubo, fundadora do PraCarreiras, portal digital focado em conteúdos sobre o mercado de trabalho e soluções com mentoria de carreiras, logo percebeu a movimentação do mercado e a necessidade de adaptação. Recentemente, fechou uma parceria com a ETALENT, empresa especializada em desenvolvimento comportamental, para agregar valor digital utilizando o software Etalent PRO, bicampeão do prêmio B2B Stack como melhor software de R&S.

“Todos falam sobre a tecnologia e a sua velocidade de adaptação, mas de nada vai adiantar termos avanços se não focarmos nas pessoas. A inteligência artificial precisa agregar, conversar com os profissionais, ser um suporte para suas relações de trabalho. Sem isso, inovar fica só no campo da ‘empolgação’. ETALENT e PraCarreiras são parceiras de negócios por compartilharem o propósito de impactar pessoas e evoluir por elas”, afirma Carolina Okubo.

Para manterem-se competitivas no mercado, as organizações encontraram a necessidade de investir constantemente em estratégias eficientes e inovação. No mundo corporativo, as organizações que não tem incorporado este processo em sua rotina, abrem mão do pensamento estratégico, o que está levando à perda de oportunidades.

Além disso, a permanência no mercado e o sucesso das empresas passaram a depender cada vez mais desta capacidade de adaptarem-se com criatividade, independentemente dos seus tamanhos ou áreas de atuação. Afinal, como disse o escritor Alvin Toffler, “mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas”.

Website: https://etalent.com.br/



A onda digital e seus problemas de desenvolvimento e integração

Por Carlos Kazuo Tomomitsu *

O avanço da digitalização após a pandemia refletiu na mudança sobre como as empresas passaram a se relacionar com o consumidor, criando, inclusive, novos hábitos. Esse cenário também intensificou comportamentos que exigiram mais agilidade para manter a competitividade, afinal, com o isolamento social, o imediatismo se tornou uma condição indispensável para a aquisição de produtos e serviços..

Por um lado, podemos dizer que essa transformação alavancou as operações. Projetos saíram do papel e muitas empresas precisaram se reinventar. Mas há também outro cenário impactado por toda essa evolução, que são os ajustes necessários para atender a esse novo modelo.

Primeiro vimos o avanço da digitalização desequilibrar o mercado em relação à demanda por desenvolvedores. Não há mão de obra suficiente para atender ao volume de projetos que foram criados nesse mercado mais digital. Somado a esse problema, quando pensamos em agilidade, logo associamos esse requisito às startups como a salvação para a aceleração dos processos de negócios. Mas a estrutura para comportar diferentes profissionais de desenvolvimento e que atendem às necessidades de projetos de mobilidade, front-end, back-end e infraestrutura, por exemplo, torna-se um investimento custoso, ou seja, acessar esse modelo passa a não ser tão vantajoso.

Neste quesito, uma saída é utilizar o low-code no desenvolvimento, que substitui a necessidade de inúmeros programadores em diferentes linguagens utilizando um único código, tornando-se mais rápido e com custo acessível para a sustentação e a atualização de novos desenvolvimentos sistêmicos. O Gartner já prevê que o mercado mundial de desenvolvimento de software low-code deve movimentar, somente em 2021, aproximadamente US$ 13,8 bilhões. Isso representa um aumento de 22,6% em relação ao ano passado, que somou cerca de US$ 11,2 bilhões.

Mas não é somente o problema de desenvolvimento a ser resolvido. Com a avalanche digital, a aceleração nos negócios inviabilizou a integração de tantos novos sistemas. Diferentes aplicações e startups transformaram o ambiente de TI das empresas numa verdadeira colcha de retalhos. Exemplos como a descentralização de cadastros, por exemplo, tornando um cliente em vários, assim como o nascimento de inúmeros marketplaces, com diferentes localizações, tributações, logística e pagamento, vão onerar as empresas pela falta de integração e, de certo, isso pesará no bolso de alguém, seja da organização ou do consumidor.

A integração de sistemas também pode ser resolvida com o low-code, que permite criar interfaces conectadas, sendo possível obter uma comunicação padronizada, simplificada e que traga controles e validações às diferentes regras de negócios.

Lembrando que empresas com ferramentas robustas para planejamento, desenvolvimento, colaboração, integração e entrega contínua são 65% mais inovadores, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mckinsey, e a competitividade no mercado se resume a isso. O alerta para essa adequação já foi dado e esperar pode ser um convite ao fracasso de uma operação.

* Carlos Kazuo Tomomitsu é CEO e mentor da KeepTrue

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Magic: The Gathering anuncia produtos especiais de Fortnite e Street Fighter durante evento anual de revelações

Magic the Gathering

A Wizards of the Coast, desenvolvedora de Magic: The Gathering (MTG), acaba de anunciar em seu evento anual de revelações que diversos novos produtos estão chegando para o MTG, como produtos especiais em edição limitada de Fortnite e Street Fighter, que estarão disponíveis em 2022. Também está confirmado o lançamento da aguardada série de animação de Magic: The Gathering na Netflix no final de 2022.

Os lançamentos dos crossovers fazem parte das coleções Secret Lair de   Magic: The Gathering que contam com cards “ultra-colecionáveis” e especialmente selecionados. Fortnite terá dois lançamentos próprios dentro de Secret Lair que irão remeter aos locais e personagens icônicos do jogo. Já The Street Fighter Secret Lair apresentará personagens clássicos de Street Fighter, como Chun-Li, cuja carta inclui a mecânica do “multikicker”.

No início deste ano, a Wizards of the Coast anunciou planos para explorar Universes Beyond, uma maneira para os fãs jogarem Magic: The Gathering em mundos fictícios além dos multiversos de Magic. A próxima adição a esta série é O Senhor dos Anéis: Contos da Terra-média™, em que os jogadores podem batalhar pelo “Um Anel” com Aragorn, cavalgar com Nazgul, tramar com Saruman ou viajar para a Montanha da Perdição. Gandalf, Gollum, Frodo e outros ainda farão parte do lançamento de um booster de Magic: The Gathering em 2023 que levará os fãs para a Terra-média.

Universes Beyond também receberá commanders de Warhammer 40.000 no ano que vem. Os fãs podem esperar por quatro decks com novas artes, cards e reimpressões, tudo ambientado no mundo de Warhammer 40.000. Os jogadores terão a chance de entrar na batalha com os fuzileiros navais do espaço lutando contra outras facções do 41º milênio no terceiro trimestre de 2022.

“Com os nossos produtos de Street Fighter, Fortnite, Warhammer 40.000 e outros que serão revelados, 2022 está caminhando para ser o melhor ano para Magic até agora”, disse Chris Cocks, presidente da Wizards of the Coast. “Além disso, a chegada da série de animação Magic: The Gathering à Netflix bem a tempo do nosso 30º aniversário é a introdução perfeita para quem deseja explorar o multiverso de Magic, mesmo que nunca tenha experimentado a emoção de abrir um booster antes”.

A aguardada série de animação de Magic: The Gathering estará disponível na Netflix no final de 2022. Atualmente, o lançamento está em produção a todo vapor, e a Wizards of the Coast confirmou no evento de revelações que Brandon Routh (de Arrow, The Flash e Superman Returns) será o ator que dará a voz de Gideon Jura, um heróico e infalível planeswalker de Magic: The Gathering.

A série reunirá os conhecidos e amados planeswalkers de Magic e apresentará novos personagens, dando início a uma história completamente inédita para que qualquer pessoa, fã ou novato em MTG, possa desfrutar da história desde o primeiro episódio.

Um novo romance do aclamado autor Django Wexler também está sendo preparado para ser lançado junto com a série na Netflix e dará um contexto ainda mais rico à história, com detalhes anteriores aos apresentados na animação.  O livro mergulhará na história de como Gideon Jura e Jace Beleren se unem – e se distanciam – enquanto compartilham aventuras com perspectivas e habilidades diferentes.

Para completar o evento Magic Showcase 2021, a Wizards of the Coast revelou seus próximos lançamentos. Kamigawa: Neon Dynasty será lançado no primeiro trimestre de 2022 e se passará em Kamigawa, um clássico plano de Magic, só que 2 mil anos no futuro. Já no segundo trimestre será a vez de Streets of New Capenna, um mundo de coragem e glamour que mistura anjos, demônios e magia. Nele, os jogadores assumirão o papel de uma das cinco famílias criminosas do arco e disputarão o poder na cidade.

A coleção Dominaria United será lançada no terceiro trimestre de 2022 e levará os jogadores de volta a Dominaria, o plano onde tudo começou em 1992. Fechando o ano, no quarto trimestre, está The Brothers’ War, uma das histórias mais importantes de Magic, e o plano perfeito para ser revisitado no 30º aniversário do Magic.

Para saber mais sobre Magic Showcase, visite o site oficial.

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Razer anuncia Invitational – Latam, sua série de torneios de eSports aberta ao público

A Razer acaba de anunciar a segunda edição do Razer Invitational – LATAM. Diferente das competições tradicionais de esportes eletrônicos, o Razer Invitational é um evento on-line aberto a todos que quiserem testar suas habilidades e coragem em um palco internacional, dando a novos talentos a chance de se destacar no cenário competitivo.

Impulsionado pelo sucesso global do Razer Invitational Series e pela paixão dos gamers da América Latina, o torneio volta à região maior e melhor do que nunca. Este ano, além de Brasil, Argentina, Chile, México, Paraguai e Uruguai, que participaram da edição de 2020, Colômbia e Peru entram na disputa. A ampliação permitirá que ainda mais jogadores latinos tenham acesso a este novo e inclusivo modelo de torneio de eSports e coloquem seus talentos em jogo em uma grande celebração regional do cenário de games competitivos.

Outras novidades deste ano são os torneios de Free Fire e o feminino de CS:GO, que se juntam à já conhecida competição de CS:GO. Devido ao tamanho e escala do Razer Invitational – LATAM, ele será subdividido em três regiões: Brasil, LATAM Norte (Colômbia, México e Peru) e LATAM Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). As equipes de cada região se enfrentarão por um prêmio total de US$ 15 mil, incluindo valores em dinheiro e em produtos Razer. As rodadas de qualificação começarão em 8 de setembro e poderão ser disputadas por jogadores de todos os níveis, enquanto as finais estão programadas para acontecer entre 1 e 3 de outubro.

“Os torneios do Razer Invitational rodaram o mundo em 2020, conquistando os corações dos jogadores e atraindo a atenção de milhões de pessoas. O que começou como uma iniciativa de base, para ajudar a construir nossa comunidade, hoje podemos dizer que é uma competição extremamente esperada e competitiva. O campeonato se tornou um verdadeiro registro da incrível jornada dos esportes eletrônicos e estamos felizes por trazer o Razer Invitational de volta à América Latina, oferecendo um espaço único e de de alto nível para que os jogadores da região transmitam seus espíritos e paixão pelos jogos competitivos”, disse Flo Gutierrez, diretor global de eSports da Razer

Evento promete gameplay de alto nível
A América Latina é uma região cheia de potencial e talentos desconhecidos e viu a popularidade dos esportes eletrônicos crescer exponencialmente nos últimos anos. Com o Razer Invitational – LATAM, jogadores de toda a região poderão competir e representar com orgulho suas equipes e países em um evento totalmente virtual. Esta não é apenas uma oportunidade incrível para os gamers aparecerem, mas um caminho para iniciar carreiras profissionais nos eSports.

O Razer Invitational – LATAM será tão divertido para os jogadores quanto para o público, e, por isso, a Razer oferecerá uma experiência completa de transmissão nas principais plataformas on-line com streams de alta qualidade e em idiomas locais. Os fãs poderão desfrutar de todas as jogadas em tempo real e acompanhar cada detalhe das partidas nos canais da Razer. No Brasil, as coberturas dos torneios de CS:GO acontecerão no YouTube, Facebook, TikTok e Twitch, enquanto as de Free Fire poderão ser vistas no YouTube, Booyah, Facebook e TikTok.

As transmissões ficarão ainda mais completas com distribuições de brindes, momentos de interação com a audiência e participações especiais de grandes influenciadores regionais, como os brasileiros Alexandre “Gaules” Borba, segundo streamer mais assistido do mundo na Twitch em 2020 e ícone da comunidade de CS: GO, e Bruno “Nobru” Goes, um dos jogadores profissionais de Free Fire mais conhecidos do Brasil e MVP da Free Fire World Series 2019.

Um torneio verdadeiramente único de eSports
A temporada 2020 do Razer Invitational foi um grande sucesso encantando fãs da Europa, Américas e Sudeste Asiático, e contou com a participação de 22 países e quase 60.000 atletas, que disputaram partidas em alto nível nas principais modalidades dos esportes eletrônicos. O público também respondeu em grande estilo e as partidas foram vistas por mais de 25 milhões de espectadores. Para a Razer, o segredo do sucesso desta competição está na ausência de barreiras dentro das comunidades de eSports em todo o mundo e na oportunidade de levar ao público em geral a emoção e paixão que os esportes eletrônicos proporcionam.

Inscreva-se agora:
Os jogadores brasileiros interessados em participar do Razer Invitational – LATAM podem se inscrever gratuitamente até o dia 7 de setembro nos seguintes links:

– CS:GO
– CS:GO Feminino
– Free Fire

Para mais informações sobre o Razer Invitational – LATAM, visite o site.

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Alerta Feminino: Como saber se você vive um relacionamento abusivo?

O Brasil, de acordo com o ligue 180 e o disque 100, teve 105 mil denúncias de agressão a mulheres em 2020. Para tratar o problema, o governo chegou a fazer uma campanha visando combater a violência contra a mulher. Ele lançou um aplicativo chamado Direitos Humanos Brasil. Além disso, disponibilizou contas do whatsapp para que a mulher em perigo possa entrar em contato com a polícia, por exemplo, sem que o marido perceba.

Um dos fatores para o aumento da violência é a pandemia da covid-19, visto que a mulher fica mais tempo em casa junto ao marido que passa a abusa-la com maior frequência. Segundo a lei Maria da Penha, esse tipo de violência possui como característica a ação que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico na mulher. As maiores vítimas desse tipo de agressão são mulheres de 35 a 39 anos.

De acordo com a psicóloga Marinalva Callegario os desafios emocionais e a desordem psicológica causada pela pandemia fez com que as mulheres fossem mais afetadas em sua saúde mental e ficassem mais vulneráveis a agressões físicas e psicológicas. “Muitas recorrem à internet para buscar ajuda. Elas estão com depressão, crise de ansiedade e baixa autoestima”, explica a psicóloga.

Segundo a psicóloga, existem sinais que podem apontar para um potencial risco de agressão e as mulheres devem ficar atentas. Os principais são: 

1. Possessão e isolamento
No início ele conquista a mulher, sua família e amigos. Depois tenta isolá-la, afastá-la do convívio social. Há uma inversão de responsabilidade, no momento da briga ele põe a culpa na mulher.

2. Críticas exageradas
Ele põe a auto estima da mulher no lixo, dizendo que está gorda, feia, entre ouros adjetivos. A mulher perde o amor próprio e fica dependente do marido, achando que não é merecedora de uma relação mais saudável.

3. Privacidade
A invasão de privacidade também é um sinal de que alguma coisa está errada. O abusador não respeita a individualidade da mulher. Ele rouba senhas, confere as mensagens do celular, lê e-mails. Ele pode vir com a justificativa de que quem ama não tem o que esconder.

4. Síndrome do desamparo aprendido
A mulher deixa de reagir aos ataques do cônjuge, pensa que está sozinha e que só tem o companheiro como apoio. Ela acha que isso é amor, mas o resultado de uma relação assim pode significar uma agressão futura.

Existem vários canais para se denunciar uma  agressão como por exemplo:

– Disque 100
– Ligue 180
– Whatsapp: (61)99656-5008
– Telegrama: canal “Direitos Humanos Brasil”
– Site da Ouvidoria do Ministério
– App “Direitos Humanos Brasil”

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Conheça 7 mitos sobre chatbots e assistentes virtuais

Por Cassiano Maschio *

Os robôs vêm se tornando parte do nosso dia a dia, mas qual é exatamente a diferença entre um chatbot e um assistente virtual. A história do desenvolvimento tecnológico está repleta de exemplos de vários formatos que lutam pelo domínio do mercado. O VHS e o Betamax, o Blu-ray e o HD DVD ou, mais recentemente, a atual batalha dos fones de ouvido virtuais entre o HTC Vive e o Oculus Rift.

Essas guerras de formato ditarão o que chamamos de nova invenção. À medida que a inteligência artificial se populariza, estamos nos deparando com outras confusões, como é o caso do que é um assistente virtual e um chatbot.

Os chatbots e os assistentes virtuais são iguais?
Existe uma escola de pensamento que acredita que não há diferença e que qualquer um deles poderia ser um termo genérico para o agente conversacional. Se for esse o caso, parece redundante ter dois nomes para a mesma função. Chatbot é, de longe, o termo mais popular, de acordo com o Google Trends.

Em geral, se seu principal modo de interação for por meio de mensagens (Slack, Facebook etc.), está se comunicando com um chatbot. Há um argumento de que a Siri não pode ser um chatbot porque existe fora desses canais. Mas isso não parece um diferencial suficiente.

Na verdade, mais importante é a função do chatbot (ou assistente virtual) que você emprega. A esse respeito, existem alguns mitos em torno de suas capacidades que devem ser desmascarados.

Mito 1: Um chatbot não é inteligente o suficiente
Alguns dos chatbots mais poderosos são equipados com processamento robusto para entender o significado de uma consulta, não apenas com palavras-chave. Os bots anteriores podem ter sido capazes de realizar apenas um número limitado de conversas, por meio de codificação permanente, correspondência de caracteres curinga de palavras e frases.

No entanto, os bots baseados em Processamento de Linguagem Natural (PLN) são agora muito mais flexíveis. Infelizmente, muitos chatbots não alavancam a verdadeira PLN e estão dando uma má fama aos outros. Graças ao aprendizado da máquina, os chatbots continuarão a melhorar e produzirão taxas de autosserviço mais altas do que nunca.

Mito 2: um assistente virtual pode realizar uma ampla gama de funções
Embora possa haver alguma verdade nisso, a lacuna entre o que os dois esperam alcançar está constantemente diminuindo. No passado, o chatbot só podia realizar tarefas específicas, como alteração de senha ou informações sobre o clima, considerando que o assistente virtual era mais abrangente no que oferecia.

Com os avanços em PNL e Machine Learning, no entanto, isso está mudando. Os chatbots agora são muito mais diversificados e podem realizar mais funções, por meio de sua capacidade de entender. O uso de árvores de decisão, por exemplo, torna muito mais fácil descobrir a intenção exata por trás das consultas do usuário, ampliando ainda mais a sua funcionalidade.

Mito 3: um assistente virtual é melhor para lembrar o contexto
Atualmente, os assistentes virtuais ainda lutam para lembrar informações importantes durante as conversas, mas os chatbots já estão provando que podem armazenar o que o usuário lhe diz. Há chatbots que conseguem lembrar do nome informado em sessões anteriores, podendo reter informações para uso futuro, com as devidas autorizações.

Em vez de debater como devemos nomeá-los, é importante reconhecer como o chatbot (ou assistente virtual) fornecerá a experiência mais humana possível, entendendo o humano com os melhores recursos.

Mito 4: os chatbots não se lembram das interações anteriores com os usuários
Um dos mitos mais difundidos sobre os chatbots é que eles não conseguem se lembrar de interações anteriores com um usuário. Alguns anos atrás, isso era verdade. Porém, hoje em dia, com o uso da IA, os chatbots coletam informações do usuário, e não só podem se referir a conversas anteriores, como também agir de acordo.

Digamos que um usuário tenha feito uma compra em um site de comércio eletrônico que usa um chatbot AI. Essas informações são armazenadas no perfil do usuário e podem ser acessadas pelo bot. Isso permite que o chatbot recomende facilmente produtos semelhantes ou relacionados de forma proativa, ou responda a solicitações de informações sobre pedidos e rastreie sua entrega para os clientes.

No entanto, precisam estar de acordo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), com todas as autorizações realizadas.

Mito 5: os chatbots não conseguem identificar o sentimento
Antes, as empresas recorriam a assistentes virtuais para as aplicações em que era necessária mais inteligência humana ou emocional.

Os chatbots modernos não apenas podem detectar algum grau de sentimentos mas também aprendem com novas interações, ampliando as respostas empáticas que podem fornecer para tranquilizar os visitantes sempre que tiverem dúvidas ou ficarem irritados com problemas de transação. Inclusive, alguns conseguem ter recursos suficientes para detectar algum tipo de ironia.

Mito 6: manter a consistência entre os canais é difícil com um chatbot
O uso de técnicas de AI simbólica e PNL, junto com novas plataformas que fornecem suporte cruzado e omnicanal, eliminou esse problema e melhorou a forma como as grandes organizações capacitam suas equipes de atendimento ao cliente com soluções de chatbot. Às vezes, a implementação de diversas instâncias de bots (os canais em diferentes plataformas, como Messenger, WhastApp, Mobile ou Site) pode ser confusa, quando cada uma tem sua própria plataforma e respostas, não estando centralizadas.

Mito 7: os bots não precisam de humanos
Outro problema é o uso comum de técnicas de Machine Learning, em que os chatbots aprendem por si próprios sem supervisão humana. A falta de controle humano sobre eles pode criar padrões para que forneçam respostas diferentes às mesmas perguntas, dependendo do usuário, da hora da data ou de centenas de outras variáveis.

Uma nota final sobre assistente virtual e chatbot

À medida que a tecnologia do chatbot e do assistente virtual melhora, as linhas entre os dois se tornam embaçadas e mais difíceis de definir. É provável que, nos próximos anos, as duas tecnologias sejam assimiladas em uma e os nomes sejam intercambiáveis. Além disso, o uso se tornará ainda mais popular e as pessoas perderão o medo de interagir com as máquinas, sabendo extrair o melhor do seu autoatendimento.

* Cassiano Maschio é diretor comercial e de marketing da Inbenta Brasil

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HUAWEI CLOUD completa dois anos e aumenta investimento na América Latina e Caribe

Huawei

A HUAWEI CLOUD está celebrando seu segundo aniversário na América Latina e Caribe com uma série de atividades entre os dias 25 de agosto a 3 de setembro. Uma delas é o anúncio do lançamento de programas de parceria na América Latina e Caribe, entre outros o Spark Program, que fornece um fundo de US$ 10 milhões para startups investirem em inovação; e o Huawei Mobile Services (HMS) Ecosystem Program, que fornece um fundo de US$ 10 milhões para desenvolvedores de aplicativos parceiros melhorarem a experiência na nuvem.

A série de lançamentos continuará cobrindo serviços nativos da nuvem, big data, IA e vídeo. Os seguintes serviços de nuvem serão lançados pela primeira vez na região: Intelligent EdgeCloud (IEC), Intelligent EdgeFabric (IEF), KYON (Keep Your Own Network), FunctionGraph 2.0, Multi-Cloud Container Platform (MCP), Application Service Mesh (ASM), Container Guard Service (CGS), banco de dados GaussDB, ModelArts Pro (plataforma de desenvolvimento de IA para empresas), e Cloud-native Video Service. Essas ofertas podem ajudar aos clientes na região a simplificar as conexões, a implantação, a análise de dados, a adoção de IA, e a implementação desses serviços, facilitando suas transformações digitais.

Quatro iniciativas para acelerar a transformação digital e a atualização inteligente
“A nuvem é o núcleo da indústria de ICT e uma força motriz-chave para a digitalização da indústria”, disse Zhang Ping’an, vice-presidente sênior da Huawei, CEO da Huawei Cloud BU, e presidente do Huawei Consumer Cloud Service. “A Huawei prevê que 80% das empresas usarão tecnologias nativas da nuvem até 2023 e, até 2025, 97% das grandes empresas usarão IA para melhorar a eficiência na produção e operação, e todas as empresas usarão tecnologias da nuvem. A HUAWEI CLOUD está empenhada em ajudar as empresas a implantar e usar a nuvem para obter uma vantagem inicial na nova onda da economia digital. Com isso, conquistamos a confiança de cada vez mais clientes e parceiros no mundo inteiro”, explicou.

“A HUAWEI CLOUD valoriza a estratégia de construir uma presença global em nível local. A América Latina é um dos mercados emergentes mais importantes para a computação em nuvem. A HUAWEI CLOUD tem investido fortemente neste mercado e alcançou um rápido crescimento”, disse Ping’an. “Olhando para o futuro, aumentaremos nosso suporte para a transformação digital, e a atualização de sistemas inteligentes de nossos clientes na América Latina por meio de quatro iniciativas: inovação tecnológica contínua, alcance conjunto com a HUAWEI CLOUD e a Huawei Mobile Services, serviços globais em conjunto com os locais, e ecossistemas de negócios de alta qualidade. Convidamos mais parceiros a participar. Juntos, construiremos um ecossistema digital robusto no mundo inteiro, e lançaremos as bases da nuvem para um mundo inteligente”, concluiu.

Inovação tecnológica contínua: usando a base sólida da Huawei construída por 80.000 engenheiros de P&D e com um investimento anual de US$ 15 bilhões em P&D, a HUAWEI CLOUD continua a inovar em serviços nativos na nuvem, IA, e big data, oferecendo serviços globais em nuvem com grande elasticidade, desempenho e consistência.

Alcance conjunto com a HUAWEI CLOUD e a Huawei Mobile Services (HMS): Esta iniciativa de sinergia nuvem-nuvem permite uma colaboração profunda entre a HUAWEI CLOUD e a Huawei Consumer Cloud para mídia, audiovisual, finanças, interconexão industrial e educação médica. A sinergia visa fornecer tecnologias e experiências consistentes para desenvolvedores e parceiros, por meio de contas unificadas, plataformas de desenvolvimento, bem como distribuição e operação de aplicativos.

Serviços globais + locais: a HUAWEI CLOUD construiu 45 zonas de disponibilidade (AZs) em 23 regiões ao redor do mundo. Durante o ano passado, a HUAWEI CLOUD investiu continuamente na América Latina e Caribe, colocando a segunda região online no México, e adicionando duas novas AZs no Brasil e no Chile. A partir de hoje, a HUAWEI CLOUD opera em três regiões principais no Chile, Brasil e México, e em duas regiões da Argentina e do Peru, com oito AZs no total. A HUAWEI CLOUD tem o maior número de nós da América Latina. O grande investimento em recursos ajuda a fornecer aos clientes uma experiência de serviço em nuvem estável, eficiente e de baixa latência.

Ecossistema de negócios de alta qualidade: a HUAWEI CLOUD tem mais de 20.000 parceiros, incluindo parceiros de consultoria, SaaS, e de software. No processo de implantação global, a HUAWEI CLOUD se concentrou na construção de um ecossistema multidimensional e na complementação das vantagens de diferentes regiões para criar valor máximo para os clientes. No futuro, a HUAWEI CLOUD buscará mais parceiros na América Latina e Caribe, levando suas capacidades para outras regiões do mundo, compartilhando cases de sucesso.

Investimento contínuo na América Latina e maior suporte para parceiros
“Posicionamos nossa empresa não apenas como fornecedora líder de infraestrutura e serviços em nuvem, mas também como parceira de negócios de longo prazo na América Latina e Caribe, bem como um ente corporativo responsável”, disse Fernando Liu, presidente Departamento de Negócios na Nuvem da Huawei na América Latina. “Como fornecedor de serviços em nuvem com o maior número de nós, e com o crescimento mais rápido na América Latina e Caribe, a HUAWEI CLOUD continuará investindo na América Latina, com mais nós locais, novas soluções, e com suporte para parceiros. Estamos empenhados em trazer tecnologia de ponta para a região”, explicou.

Fernando Liu também enfatizou a crença da HUAWEI CLOUD em um ecossistema de sucesso compartilhado, à medida que a HUAWEI CLOUD trabalha com parceiros para levar a transformação digital e a atualização inteligente a novos patamares na América Latina e Caribe. No seu segundo aniversário, a HUAWEI CLOUD está lançando uma série de iniciativas de suporte para parceiros HMS, parceiros SaaS e para startups.

– Programa Spark: Um fundo de US$ 10 milhões para incentivar e apoiar a inovação em startups na América Latina e Caribe.
– Programa de ecossistema HMS: Um fundo de US$ 10 milhões para permitir que desenvolvedores e parceiros lancem aplicativos na Huawei AppGallery. O programa também ajuda a experimentar melhor a sinergia dispositivo-nuvem com base na plataforma HUAWEI CLOUD.
– Programa de Parceiro de Serviço: Oferece incentivos adicionais para parceiros de consultoria que obtiverem a Certificação de Capacidade de Serviço (SCC).
– Programa de Parceiros SaaS e Programa de Mercado: Políticas técnicas e comerciais focadas em apoiar parceiros técnicos, e ajudá-los a desenvolver soluções baseadas na HUAWEI CLOUD. O Programa Marketplace apoia os parceiros em todo o ciclo de vendas, ajudando-os a alcançar maior sucesso nos negócios.

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Banking Revolution: a transformação no mercado financeiro está só começando

Por Carlos Netto *

Produtos e serviços financeiros nunca estiveram tão presentes em nossas vidas. Abrir uma conta digital é tão fácil quanto criar um novo e-mail, realizar um pagamento pode ser mais rápido do que enviar uma mensagem de texto e até mesmo dar início à própria fintech deixou de ser algo improvável, mesmo para quem não tem muita familiaridade com o segmento.

Tudo isso caracteriza um momento muito especial no mercado financeiro brasileiro, no qual as instituições e a população estão protagonizando uma grande transformação, pautada principalmente pela inovação, competitividade, interoperabilidade e redução das barreiras de acesso. Por isso, chamar esse movimento de Banking Revolution é bastante apropriado – as mudanças estão acontecendo rapidamente, alterando de forma drástica as relações de todos os players deste grande ecossistema, que por muito tempo foi conservador.

Se antes só contávamos com os bancões tradicionais para guardar nosso dinheiro, fazer investimentos ou obter empréstimos, por exemplo, hoje o leque é bastante variado. A ascensão das fintechs na última década é um dos grandes motivos – são mais de 1000 instituições que se encaixam nesse perfil atualmente, oferecendo produtos e serviços financeiros na ponta, mas tendo a tecnologia em seu core. Os bancos digitais também deixaram a disputa pelos clientes acirrada e não é raro encontrarmos correntistas que nunca estiveram em uma agência física – são tempos que ficaram para trás, tempos cringe.

As empresas do varejo também vêm puxando essa revolução, criando suas próprias contas digitais e aproveitando para rentabilizar as milhões de transações geradas por seus clientes, colaboradores e toda cadeia de valor diariamente. Nada mais conveniente para o cliente final – você acessa o app da sua loja favorita, faz o pedido e paga pelo produto ali mesmo, com sua conta digital da própria loja e ainda ganha descontos por isso. Para as empresas, é mais controle sobre os dados e o dinheiro. Para os clientes, mais agilidade e praticidade.

Com esse modelo, tudo passou a ficar concentrado no mesmo ambiente: marketplace, pagamento e publicidade – modalidades que antes estavam segregadas. Os pagamentos não acontecem mais somente pelos bancos ou por meio de intermediários, a publicidade dos produtos não está mais restrita aos veículos tradicionais e os produtos não são encontrados exclusivamente nas lojas. Gosto de imaginar um futuro, não muito distante, no qual poderemos eventualmente colocar no mesmo carrinho de compras online uma garrafa de leite, uma peça de roupa e um CDB. Imagine só?

E essa “fintechzação” vai além, atingindo as empresas de telecomunicação, bens de consumo e serviços. Um dos grandes responsáveis por permitir que essas contas tão variadas estejam conectadas é o Pix, que viabilizou o surgimento do que venho chamando de Internet das Contas. Fazer transferências entre bancos e fintechs ou pagar contas de luz, água ou gás pelo app de qualquer fintech ou banco só é fácil hoje em dia por conta da rede de Pagamentos Instantâneos. O Pix conectou diretamente todas as contas transacionais, sem intermediários, habilitando um ambiente altamente inovador e competitivo.

O melhor de tudo foi a possibilidade de inserir a população desbancarizada no sistema financeiro com uma tecnologia acessível e de uso fácil. “Fazer um Pix” se tornou parte do nosso dia a dia. Como o Breno Lobo, um dos responsáveis pelo Pix no Banco Central, já comentou, suas possibilidades são tão vastas que o fato de ser instantâneo chega até a ser secundário.

O Banking Revolution conta ainda com diversos outros propulsores, que vêm ganhando mais atenção da mídia recentemente: temos o Open Banking, que já está dando seus primeiros passos, e a Moeda Digital (CBDC), que chegará nos próximos anos – novidades que serão complementares aos modelos citados previamente e que contribuirão ainda mais com a digitalização do sistema financeiro e com a experiência do cliente final.

Muitos me perguntam se acredito que os bancos tradicionais são os grandes prejudicados nesse novo contexto. Sempre respondo que “não”, pois acredito que terão a chance de se posicionar como verdadeiras plataformas. Além disso, gosto de reforçar a importância de uma postura que vá além da preocupação apenas com os regulatórios, mas que se dedique a identificar novas oportunidades de negócio, inclusive por meio de parcerias com fintechs.

Por fim, não podemos deixar de mencionar a liderança do Banco Central. Com a Agenda BC#, o órgão regulador vem promovendo a inovação, concorrência e inclusão, com um ritmo acelerado e de forma colaborativa com as instituições e a sociedade. Incentivando o diálogo e focando na melhoria de vida da população por meio da evolução do nosso sistema financeiro, a autarquia desempenha um papel essencial no Banking Revolution.

São muitos assuntos quentes, que seguem em plena evolução. A revolução está em curso, mas ainda longe de acabar. Os próximos anos serão intensos e de muitas novidades – utilizar e trabalhar com produtos e serviços financeiros fará cada vez mais parte das nossas rotinas. Você já percebeu como as coisas estão mudando? Então se prepare, porque estamos só no começo!

* Carlos Netto é cofundador e CEO da Matera

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realme 8 5G é lançado no Brasil junto com nova geração de dispositivos AIoT

A realme lançou seu novo realme 8 5G. Com processador Dimensity 700 5G, espessura superfina de 8,5 mm, um display Ultra Smooth de 90Hz, além de bateria de 5000mAh e 8GB + 128 GB de armazenamento, o lançamento da realme chega como a opção de celular 5G mais barato do mercado, com preço promocional de R$ 2.299,00 por R$ 1.699,00, entre 24 e 28 de agosto.

O realme 8 5G é mais uma opção de intermediário premium com acesso à tecnologia 5G que chega ao portfólio brasileiro da companhia. A novidade vem ao encontro do plano da realme de se tornar uma das três principais marcas de smartphones do país nos próximos anos.

Além de expandir seu portfólio de smartphones, a empresa lança também novos dispositivos AIoT, fazendo com que mais jovens em todo o mundo possam experimentar tecnologia de ponta. Entre as novidades, estão os fones de ouvido realme Buds Air 2 e realme Buds Air 2 Neo, ambos com tecnologia de cancelamento de ruído ativo e o smartwatch realme Watch 2, com resistência à água (IP68).

Confira abaixo as principais características dos novos dispositivos:

Realme 8 5G
O realme 8 5G adota o mais poderoso e mais recente processador do segmento, o Dimensity 700 5G. Como um componente da nova geração, o modelo combina dois núcleos Arm Cortex-A76 ‘Big’ altamente eficazes em sua CPU octa-core, operando em velocidade de até 2,2 GHz. Smartphones ganham muito com processadores como este, de 7 nm – ele pode ser até 28% mais eficiente do que um equivalente de 8nm, e permite que o Dimensity 700 use seus processadores de alto desempenho enquanto consome menos energia. Isso faz com que a vida útil da bateria também seja melhor.

O Dimensity 700 5G também traz uma GPU poderosa, a Arm Mali-G57 MC2, com velocidade clock de 950 MHz e suporte a uma tecnologia de tela de alta taxa de atualização de 90 Hz. As telas de rápida atualização reduzem borrões durante animações, rolagem e jogos para fornecer uma experiência visivelmente melhor ao usuário. Graças ao seu processador, o realme 8 5G é capaz de adotar a rede 5G mais recente do mercado, com compatibilidade para dois cartões chips SIM 5G, ambos com acesso à rede para que o usuário não tenha que dedicar um slot específico apenas para conectividade, e suporte SA/NSA, que cobre a banda de frequência 5G mais comum.

Grande bateria de 5000mAh e Sistema de Economia de Energia Inteligente
O realme 8 5G conta com uma enorme bateria de 5000mAh para suportar o uso diário, evitando problemas com carregamentos frequentes. A tecnologia 5G aumenta os níveis de consumo de energia dos smartphones, o que pode encurtar a vida útil da bateria dos aparelhos. Para solucionar o problema, a realme introduz o Sistema de Economia de Energia Inteligente 5G, uma tecnologia que consegue detectar a aplicação utilizada e alternar automaticamente entre 4G e 5G, intervalos para a troca de rede.

No Modo de Super Economia de Energia, por meio de ajustes de CPU, luz da tela e outras estratégias e medidas direcionadas de economia de energia para aplicativos específicos, o consumo de energia do sistema é reduzido e a vida útil do telefone é estendida. Além disso, o aparelho também conta com Otimização Sleep Standby, que mantém o telefone funcionando com baixa energia durante o sono para economizar energia, e Congelamento Rápido de Aplicativos, um sistema que congela automaticamente os aplicativos ociosos. Após o aplicativo entrar no estado de congelamento rápido, ele não consome mais energia.

Espessura 8,5 mm Super Slim com Design de Speed ​​Light Dinâmica
O modelo é o smartphone 5G mais fino do segmento, com corpo superfino de 8,5mm, peso de 185 gramas e ótimo encaixe ergonômico para oferecer uma experiência confortável durante o uso. Para alcançar este conceito de design, a realme utilizou um processo de revestimento com índio de alto brilho na cor Supersonic Blue para restaurar uma sensação brilhante de luz. Já no tom Supersonic Black, foi realizado um processo de padrão lenticular para apresentar um efeito premium de espelho e realçar melhor os efeitos da luz.

Tela Super Responsiva de 90 Hz
O realme 8 5G possui tela super responsiva de 6,5 polegadas e 90 Hz para oferecer uma qualidade visual incrível, definição FHD+, taxa de amostragem de toque de 180 Hz e pico de brilho de 600nit para uma experiência envolvente e com cores lindas. A alta taxa de atualização é mais eficaz e mais sensível, sem falhas e atrasos ao rodar um jogo, por exemplo.

Câmera Nightscape de 48 MP
O realme 8 5G possui câmera tripla de 48 MP (uma câmera principal com alta definição de 48 MP, uma lente de retrato B&W e uma macro de 4 cm). O desempenho do modo de paisagem noturna é excelente devido a uma grande abertura f/1.8 e um algoritmo de síntese de vários quadros. Outra novidade é que o novo smartphone vem com cinco filtros de paisagem noturna. No modo retrato, a câmera frontal de 16MP é equipada com abertura f/2.1 e também suporta IA nos modos beleza e retrato.

1 TB de Memória
O recurso clássico de slot para cartão triplo está de volta. Esta é uma versão nova e atualizada, com recursos de expansão interna aumentados de 256 GB para 1 TB. De acordo com testes, 1 TB de memória pode armazenar mais de 262 mil fotos, 209 mil músicas ou 4190 episódios de séries televisivas. Para dar aos usuários da versão de menor memória uma experiência superior e combater as desvantagens causadas por RAM insuficiente, a realme desenvolveu uma nova Tecnologia de Expansão de Memória RAM Dinâmica (DRE), que converte ROM em RAM virtual. O realme 8 5G também adota leitura de biometria lateral e vem com o mais recente sistema UI 2.0, inspirado no Android 11. O modelo estará disponível nas cores Supersonic Back e Supersonic Blue.

realme Buds Air 2 Neo

Os novos Buds Air 2 Neo contam com tecnologia de cancelamento de ruído ativo em uma nova faixa de preço, muito mais acessível. Oferecem uma atualização completa da geração anterior, agora com tecnologia ANC (cancelamento de ruído ativo), profundidade de redução de ruído de 25dB e redução efetiva da maior parte dos ruídos de baixa frequência. A função também é aplicada nas chamadas, com dois microfones de voz e algoritmo de cancelamento de ruído ambiente ENC podendo remover o máximo de ruído ambiente possível para garantir que a voz seja claramente ouvida.

Além disso, é perfeito para uso durante todo o dia com bateria de até 28 horas em operação normal e duração de até 20 horas com ANC ativado, representando um aumento de 65% em relação às 17 horas fornecidas pela geração anterior. O realme Buds Air 2 Neo também apresenta uma unidade de som de 10 mm e uma solução customizada Bass Boost+, otimizada pela equipe de acústica especializada após milhares de rodadas de testes. Como resultado, mais dinamismo e profundidade são adicionados ao grave, o que torna ouvir músicas e assistir filmes uma experiência mais envolvente.

A latência no Modo de Jogo é de apenas 88 ms, melhorando significativamente a sincronia entre áudio e vídeo, problemas de atraso nos jogos e desconexão de interferência. A classificação à prova d’água é de IPX5.

Do Buds Air Neo para o Buds Air 2 Neo, a aparência mudou de um formato de bastão para a forma de feijão. A parte superior do fone de ouvido brilha como uma joia, com “tecnologia de espelho reluzente”, que pode refletir cores variadas em ângulos diferentes. O design inovador transforma os botões em uma verdadeira obra de arte. Ao mesmo tempo, é altamente ergonômico, com curvas arredondadas perfeitamente adaptadas ao ouvido humano. Os novos fones de ouvido estão disponíveis em 2 cores: Active Black e Calm Grey.

realme Buds Air 2

O realme Buds Air 2 herda a estética da geração anterior, ao mesmo tempo em que adota um novo design exclusivo de cores em dois tons. O modelo está disponível em preto e azul ou prata e branco, combinações de cores elegantes que incorporam o estilo urbano. Um acabamento fosco foi aplicado no corpo da opção mais escura para evitar impressões digitais e manchas durante o uso. Nas hastes dos fones de ouvido há um processo de galvanoplastia, de modo a conferir profundidade ao azul dentro do preto e um efeito de alto brilho. Já no corpo da versão branca, o design de alto brilho foi desenvolvido para dar uma aparência cristalina junto as hastes prateadas que também foram finalizadas por galvanoplastia.

O fone de ouvido pesa apenas 4,1 gramas, o que é menos do que uma folha de papel A4, e vem com três tamanhos diferentes de pontas de silicone (P / M / G). Seu design foi projetado com base no formato de um canal auditivo humano, isso significa que eles se ajustam perfeitamente, são fáceis de colocar e são confortáveis ​​o suficiente para serem usados ​​durante o dia todo.

Com cancelamento de ruído ativo de até 25dB, o realme Buds Air 2 monitora o ruído externo através de um microfone feed-forward, permitindo que os fones de ouvido enviem um som anti-ruído reverso para cancelá-lo e filtrem a maioria dos ruídos de baixa frequência. Os microfones duplos formam um poderoso sistema de redução de ruído suportado pelo algoritmo de cancelamento de ruído ENC. O realme Buds Air 2 também suporta áudio AAC de alta qualidade, que é um algoritmo de codificação de alta taxa de compressão com alta fidelidade musical e uma melhor experiência em áudio. A latência no Modo de Jogo é de apenas 88 ms, melhorando significativamente a sincronia entre áudio e vídeo, problemas de atraso nos jogos e desconexão de interferência.

No novo modelo, a realme personalizou exclusivamente uma nova geração de seu chip de redução de ruído inteligente, o R2. O maior destaque desta evolução é sua capacidade de suportar cancelamento de ruído ativo, além de apresentar um desempenho de computação fantástico, melhor eficiência energética, conexões mais estáveis ​​e suporte para chamadas de qualidade superior. Comparado com o chip R1 da geração anterior, a vida útil da bateria aumentou em 80% e a latência foi reduzida em 35%. A recepção e a transmissão do sinal foram melhoradas em 3 dB e 2 dB, respectivamente. Ele também suporta o mais recente Bluetooth 5.2, que fornece uma conexão estável, mesmo em caso de interferência de vários dispositivos. Com uma distância de transmissão de até 10 metros, você pode continuar reproduzindo música sem problemas mesmo quando o telefone não está por perto.

O chip de baixo consumo de energia e a grande capacidade da bateria fornecem uma vida total de 25 horas ao Buds Air 2. Com uma única carga, os fones de ouvido duram 5 horas, duas horas a mais do que antes. A vida útil da bateria dos fones e do carregador juntos aumentou de 17 para 25 horas. O novo modelo suporta carregamento rápido, com 10 minutos de carregamento resultando em 120 minutos de reprodução. O realme Buds Air 2 também é compatível com a classificação IPX5 de resistência à água e consegue evitar respingos, chuva e suor em cenários de uso diário.

realme Watch 2

O realme Watch 2 possui tela de 1,4 polegadas com alta resolução de 320X320 pixels (323 PPI). Com brilho de 600nits e cinco níveis de ajuste, ela pode ser vista com clareza e em qualquer lugar. A superfície da tela combina TFT-LCD a uma moldura quadrada para fornecer um toque perfeito e mais confortável.

Além disso, mais de 10 animações dinâmicas podem ser exibidas no realme Watch 2, como mostradores de relógio, interface de carregamento, etc. É raro ver um relógio com essa funcionalidade nesta faixa de preço. A realme, em colaboração com usuários e designers renomados, também criou mostradores de relógio modernos para o novo modelo. Os usuários poderão escolher entre mais de 100 mostradores no app realme Link e personalizá-los de acordo com seu estilo próprio.

O realme Watch 2 possui uma bateria de 315mAh de alta eficiência, que pode suportar longos prazos de uso, um chip de baixo consumo de energia e Bluetooth 5.0, garantindo uma vida útil de 12 dias. A base de carga magnética facilita o carregamento do relógio.

Outra novidade é que o realme Watch 2 oferece mais de 90 tipos de monitoramento de esportes com a atualização OTA, como skate, corrida ao ar livre, caminhada, ciclismo ao ar livre, spinning, natação, basquete, yoga, remo, elíptica, críquete, treinos de força, treino livre, etc. O smartwatch da realme identifica se você está caminhando ou correndo e o algoritmo de contagem de passos é preciso e eficiente.

O novo modelo também é capaz de detectar o nível de oxigênio no sangue, um dos indicadores mais importantes da saúde física. Em termos de precisão, o realme Watch 2 atingiu um nível bastante alto, comparável aos monitores médicos profissionais. Com sensores PPG avançados, o monitor de frequência cardíaca mostra continuamente os batimentos do coração, em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, como um verdadeiro gerente de saúde inteligente. Funções de saúde mais abrangentes, como lembrete de sedentarismo, monitoramento de sono, lembrete de hidratação, lembrete de cumprimento de metas e meditação relaxante também estão inclusas.

O realme Watch 2 é resistente à água (IP68), o que significa que você não precisa retirá-lo enquanto lava as mãos.

Preços e disponibilidade
Entre os dias 24 e 28 de agosto, como parte do realme Fan Festival, o smartphone realme 8 5G, os fones de ouvido realme Buds Air 2 e realme Buds Air 2 Neo e o smartwatch realme Watch 2 estarão à venda pelos preços promocionais de R$ 1699,00 R$ 499, R$ 399 e R$ 499 respectivamente, nos e-commerce parceiros.

Preços promocionais de 24 a 28 de Agosto:

– realme 8 5G : de R$ 2299 por R$ 1699

– realme Buds Air 2 : de R$ 599 por R$ 499

– realme Buds Air 2 Neo : de R$ 499 por R$ 399

– realme Watch 2 : de R$ 599 por R$ 499

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Amazon anuncia nova geração de Echo Show 8 e Echo Show 5

A Amazon anuncia hoje no Brasil seus novos dispositivos Echo Show: o Novo Echo Show 8 e o Novo Echo Show 5. Echo Show é a família de dispositivos Echo que contam com câmeras para chamadas de vídeo para dispositivos Echo com tela ou para o aplicativo Alexa, além de acesso a milhares de skills.

“Os clientes amam usar o Echo Show para se manterem em contato e no último ano realizaram quase o triplo de videochamadas globalmente, comparado ao ano anterior”, diz Tom Taylor, Vice-Presidente Sênior da Amazon Alexa. “Com esses novos dispositivos Echo Show, nós focamos nas funções de comunicação, trazendo uma câmera poderosa com capacidade de enquadramento e zoom digital para o Novo Echo Show 8, e atualizando a câmera do Novo Echo Show 5”.

Novo Echo Show 8
O Novo Echo Show 8 conta com uma tela HD de 8 polegadas colorida, vibrante e adaptável; uma câmera poderosa de 13 megapixels com tampa embutida, um novo processador octa-core e alto-falantes estéreos duplos para um som claro e equilibrado.

A câmera aprimorada enquadra e conta com zoom automático durante as videochamadas, para que todos permaneçam no centro da tela. Basta pedir para fazer chamadas de vídeo para dispositivos Echo com tela ou pelo aplicativo Alexa, ou ainda dizer “Alexa, ligue para minha família”, para realizar uma chamada em grupo, com o dispositivo já devidamente conectado à internet.

Com alto-falantes estéreo duplos e um display HD, o Novo Echo Show 8 oferece uma experiência de entretenimento imersiva. Peça para navegar pelas séries de TV ou filmes do Prime Video e Netflix, ou diga à Alexa para tocar sua música favorita da Amazon Music, Apple Music ou Spotify. A Alexa também mostrará na tela listas de reprodução de músicas ou recomendações de estações de rádio baseadas do Amazon Music ou Spotify, tornando mais fácil descobrir seu próximo artista ou música favoritos.

Novo Echo Show 5
Com sua tela compacta de 5,5 polegadas, o Novo Echo Show 5 cabe facilmente em qualquer cômodo da casa e tem opções em preto, branco, ou na nova cor azul. Com ela você pode conferir as notícias do dia e destaques dos esportes.

O Novo Echo Show 5 tem uma câmera HD atualizada com o dobro de pixels do modelo anterior, tornando-a perfeita para uma chamada de vídeo rápida com outros dispositivos Echo com tela ou pelo aplicativo Alexa, ou ainda para fazer um Drop In na cozinha e verificar se o jantar está pronto.

Você também pode acessar com segurança a câmera embutida tanto no Novo Echo Show 5 quanto no Novo Echo Show 8 por meio do aplicativo Alexa para monitorar a casa quando estiver fora da cidade ou apenas para checar, por exemplo, se o cachorro está no sofá.

A Alexa está se tornando cada vez mais pró-ativa. Agora você pode configurar uma Rotina para ligar as luzes assim que você entrar em um cômodo ou, para economizar energia, apagar todas as luzes em um determinado horário. Assim, mesmo que esqueça, a Alexa lembra.

Preocupação com a privacidade
Os dispositivos Echo Show são projetados com várias camadas de proteção de privacidade, incluindo controles de microfone e câmera, e a possibilidade de visualizar e excluir suas gravações de voz. Além disso, todos os dispositivos da nova geração vêm com tampas embutidas para cobrir a câmera.

Preço e disponibilidade
O Novo Echo Show 8 tem preço sugerido de R$ 999 está disponível em preto e branco, e o Novo Echo Show 5 tem preço sugerido de R$ 599 e está disponível em azul, preto ou branco diretamente no site da Amazon e em varejistas parceiros.

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Dia do Miojo! uma das maiores invenções japonesas completa 63 anos

No dia 25 de agosto, uma das criações japonesas mais famosas de todos os tempos completa 63 anos: o macarrão instantâneo, ou simplesmente miojo para nós, brasileiros. Criado em 1958 pelo fundador da Nissin Foods, Momofuku Ando, o alimento se tornou tão popular em diversos países que em 2020 foram consumidas mais de 116 bilhões porções de macarrão instantâneo em todo o mundo, conforme pesquisa da World Instant Noodles Association (WINA).  

Mas você conhece a história e a preocupação social que envolveram a criação do miojo? Tudo começou no período pós-Segunda Guerra Mundial no Japão, quando Momofuku Ando teve a ideia de criar um alimento prático, seguro, saboroso, com armazenabilidade e acessível para sanar a fome da população japonesa no período de reestruturação daquele país.

Assim nasceu o Chicken Ramen, primeiro macarrão instantâneo do planeta. Em 2018 a WINA (World Instant Noodles Association) incluiu mais dois princípios ao famoso produto: ser nutritivo e ecologicamente sustentável. 

Primeiro miojo da história, e seu criador

No Brasil a história do macarrão instantâneo começa em 1965, ano em que o produto chegou ao Brasil, e conquistou rapidamente consumidores de todo o país. Um levantamento da WINA mostra que o Brasil é líder de consumo do alimento na América Latina, com 2,7 bilhões de porções consumidas em 2020resultando em um consumo per capita de 12 a 13 porções. 

Inovação contínua 
Em 1971, Momofuku Ando inovou novamente ao criar outro produto versátil, que pudesse ser consumido em um copo – nascia, então, o Cup Noodles. Já em 2000, o macarrão instantâneo foi considerado uma das maiores invenções do século XX, de acordo com uma pesquisa realizada no Japão pelo Fuji Research Institute.

Conhece alguém que nunca comeu?

Por fim, em 2005, Momofuku Ando desenvolveu o Space Ram, uma versão do macarrão instantâneo para ser consumida em pleno espaço por um astronauta japonês. 

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Pedro Anisio é o novo Head de Digital do Sem Parar

O Sem Parar, empresa do Grupo Fleetcor e líder nos meios de pagamentos automáticos do Brasil, anuncia a contratação de Pedro Anisio como Diretor de Digital da empresa. Dentre as principais iniciativas sob sua liderança, estão o desenho e implantação de um modelo de agilidade organizacional juntos aos times internos, a consolidação da inteligência analítica da empresa e o incentivo nas iniciativas do programa Sem Parar Digit@l, colocando a marca em um patamar cada vez mais elevado na busca pela excelência tecnológica.

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Tecnologia da Informação, o executivo e empreendedor traz mais de duas décadas de experiência em transformação digital, desenvolvimento de produtos e tecnologia da informação. Anisio teve forte atuação em mobile e jornada do cliente em empresas como iG, Wine.com.br e Dotz, além de ter implementado a digitalização no Grupo Estado ao alavancar as redações do modelo impresso para o digital.

Vanguardista no setor de tecnologia no Brasil, ele esteve à frente da criação do primeiro e-mail gratuito do país (o MailBR) e também participou da construção de um dos primeiros marketplaces do Brasil, no Walmart.com. Além disso, Pedro Anisio empreendeu em negócios próprios, como a PARSEC DIGITAL, empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis. “Fazer entregas relevantes para melhorar a experiência do cliente e encarar a tecnologia como negócio são dois de seus diferenciais, que certamente o ajudarão em nossa jornada de transformação digital”, resume Carlos Gazaffi, CEO do Sem Parar.

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O que são Hard Skills e Soft Skills, fundamentais para trabalho Home Office

Em tempos de trabalho remoto, os recrutadores estão atentos com dois detalhes que pesam para a contratação: são as Hard Skills e as Soft Skills, sendo esta última de extrema relevância para quem está em Home Office. As expressões representam as habilidades que podem ser desenvolvidas pelos candidatos, algo que no trabalho a distância são apreciadas pelas empresas:

“O desenvolvimento destas habilidades vai depender muito de cada candidato, mas podem ser trabalhadas também pelo RH da empresa” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

O que são Hard Skills
A expressão foi criada para as habilidades que podem ser desenvolvidas através de cursos, workshops, certificações ou outras formas de aprendizagem: “Depende do interesse do candidato. De nada adianta se postular ao cargo de uma empresa se não tiver estas habilidades ou demostrar que quer crescer. Basta querer aprender e estar disposto a se esforçar um pouco”, aponta Catalano.

O recrutador vai analisar no currículo qual o seu nível dentro destes aspectos, incluindo conhecimento em softwares (essencial em tempos de Home Office), sua formação, se tem domínio em outro idioma e se possui alguma especialização.

A dica é: melhore suas habilidades técnicas
“Um vendedor que saiu do varejo pode aprender a usar ferramentas de vendas online, um desenvolvedor pode aprender uma linguagem diferente para desenvolver aplicativos, um profissional de marketing se aprofundar em psicologia em vendas, por exemplo. Tudo depende da vontade e da criatividade do candidato em desenvolver habilidades que, façam a diferença”.

O que são Soft Skills?
Agora entramos nas habilidades emocionais, aquelas que tem um peso diferenciado nestes dias de pandemia em que estamos trabalhando ora em casa, ora no escritório: “É a resiliência e o emocional conforme o perfil profissional de cada pessoa. Um exemplo pode ser encontrado nos candidatos aos cargos de liderança e gestão, que precisam ter habilidade suficientes para gerir conflitos e motivar equipes inteiras”.

Essas habilidades são criteriosamente analisadas pelos recrutadores nas entrevistas online. No trabalho remoto não há margem para equívocos e como as entrevistas não são presenciais, o desafio é demonstrar ao recurador que você possui essas habilidades:

A grande dica: seja você mesmo
“Não adianta fingir ser outra pessoa. Até o momento da entrevista, desenvolva sua comunicação interpessoal, demonstre empatia, mostre que tem uma personalidade colaborativa para trabalhar em equipes e, o mais importante, desenvolva a escuta ativa. Não exitem ‘cursos’ para ampliar suas habilidades neste aspecto, por isso vale se analisar e tentar perceber se o seu comportamento está alinhado com oque a empresa deseja de um colaborador” completa Catalano.

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Você sabe a diferença entre marca e patente?

Wagner José da Silva *

A maioria das pessoas possuem o hábito de se referir ao registro de marca como registo de patente de marca, ocorre que a marca é o nome dado a um produto ou empresa e é sempre utilizado para distinguir um mesmo produto de outro, quando este produto possuir fabricantes distintos, o mesmo, se aplica aos serviços, por exemplo, a marca tem o poder de diferenciar um chocolate do fabricante “A” do chocolate do fabricante “B” ou um serviço por exemplo de um supermercado “A” de outro supermercado “B”.

No caso da Patente, ela se trata de um título conferido pelo governo a todo aquele que, por meio de um depósito de patente que preencha os requisitos legais, de uma inovação, ou seja, todo aquele que criar um produto novo que possa ser industrializado, ou mesmo um processo que proporciona, em geral, uma nova maneira de fazer algo ou oferece uma nova solução técnica para um problema. Para obter uma patente, as informações técnicas sobre a invenção devem ser divulgadas ao público em um pedido de patente cujo depósito brasileiro é feito no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O registro da patente dá ao seu titular o direito exclusivo de impedir que terceiros explorem comercialmente a invenção patenteada. Em outras palavras, a proteção da patente significa que a invenção não pode ser feita, usada, distribuída, importada ou vendida comercialmente por terceiros sem o consentimento do titular da patente. Já no caso do registro de Marca, o titular do registro, mesmo tendo  a exclusividade de uso do nome em todo o território nacional, terá o direito apenas de impedir que um produto ou serviço idêntico ou semelhante ao seu – em certos casos – seja oferecido no mercado com a mesma marca ou uma marca que à ela se confunda.

Tanto a Patentes quanto o registro de Marca são direitos territoriais. Em geral, os direitos exclusivos são aplicáveis ​​apenas no país ou região em que a marca e a patente foram depositadas e concedidas, de acordo com a legislação desse país ou região. A proteção concedida por uma patente de invenção, geralmente, vale por 20(vinte) anos contados da data do protocolo inicial da patente, cuja fim da vigência decreta o domínio público da matéria revelada na documentação da patente, possibilitando, assim, que todo aquele que se interessar pela tecnologia, possa usufruir-se dela sem ter que pagar Royalty por isso.

No Brasil e em alguns países, a lei garante também o direito de obter uma patente de Modelo de Utilidade, para um objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação, cuja proteção é de apenas 15 anos contados da data do protocolo inicial.

No caso do registro de marca, a proteção poderá ser eterna ou, enquanto desejar o titular, pois, o registro é concedido por prazo indeterminado, todavia, com a necessidade de se efetuar a prorrogação do registro a cada 10(dez) anos, sob pena de ser extinto se não for prorrogado, perdendo-se a validade, retornando a marca ao domínio público, para que possa ser objeto de novo pedido de registro. O registro da marca também poderá ser extinto por caducidade se, decorridos 5(cinco) anos de sua concessão, o titular não a estiver utilizando ou, se no mesmo prazo utilizar a marca de maneira distinta daquela conferida no registro.

Patentes não são conceitos abstratos, elas desempenham um papel prático e inestimável na vida cotidiana e se trata de uma compensação ao inventor que se utilizou de seus conhecimentos, práticos, técnicos e científicos, na busca de uma solução para um problema existente, apresentando assim, uma nova solução. A recompensa das ideias materializadas nas patentes, se transforma num estímulo ao desenvolvimento de inovações e novas tecnologias em todos os campos tecnológicos, contribuindo para que as novas tecnologias sejam cada vez mais acessíveis a todo o planeta.

Onde encontrar ajuda
Você deve procurar o aconselhamento de um advogado de marcas e patentes para obter ajuda no desenvolvimento ou implementação de sua estratégia de proteção, tanto da marca quanto da invenção (patente). O advogado especialista na matéria poderá orientá-lo durante o processo de seleção e registro da marca bem como, da elaboração e protocolo da patente.

* Wagner José da Silva é advogado de marcas e patentes há mais de 23 anos

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Quer voltar às atividades físicas? Não esqueça do coração!

Por Nicolle Queiroz *

Ainda é cedo para afirmar que a vida está voltando ao normal? Difícil dizer, mas após um ano e meio de pandemia, com diversas restrições obrigatórias e isolamento social, o que mais se vê são pessoas tentando, aos poucos, voltar às ruas, parques e academias – muitas delas até estimuladas pela emoção compartilhada durante a edição das Olimpíadas em Tóquio. 

Não tenho dúvida que este já é o início de um momento de alegria, mas é preciso haver cautela. E quando falo em cautela, incluo aqui todos os cuidados necessários para a proteção contra a covid-19, mas, também, neste caso, trago um outro importante alerta: depois de um longo período dentro de casa, com atividades físicas reduzidas e vida mais sedentária – mais de 50% dos brasileiros engordaram durante a pandemia segundo dados do Instituto Ipsos, as pessoas precisam saber que não podem retomar as atividades físicas sem antes passar por avaliação médica.  

Todos os dias, atendo pessoas com condições cardíacas diversas e colesterol alto. Para estes meus pacientes e todas as outras pessoas, a minha primeira orientação sempre é que elas se movam e pratiquem algum esporte. Mas, para que cada um deles possa dar início a este novo começo, é preciso que conheçam o seu corpo, entendam quais são as atividades físicas adequadas, suas necessidades e intensidades. E isso vale para todas as idades – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Todos devem realizar pré-avaliações esportivas com médicos de confiança, para que possam ser orientados da melhor forma sobre como podem se exercitar e, mais importante, eventualmente detectar problemas que demandem tratamento. 

Além de garantir que o paciente esteja apto ou não à prática de determinado esporte, a avaliação médica pré-esportiva mapeia indícios de condições preexistentes que podem, às vezes, levar à morte súbita. No caso dos praticantes de primeira viagem, essa avaliação se torna ainda mais essencial. O corpo de quem nunca se exercitou automaticamente aumenta o ritmo do trabalho, a frequência cardíaca e a pressão do organismo para compensar todo o esforço realizado. Por isso, exames detalhados com uma visão global do paciente são tão importantes.  

É fundamental também que todo praticante de atividade física realize anualmente um check-up completo e, caso a pessoa perceba qualquer sintoma, como tonturas, palpitações e dores no peito durante quaisquer práticas esportivas, precisa procurar um médico imediatamente. 

Por fim, o mais importante é ter a certeza de que nunca é tarde para começar a se exercitar e que a atividade física é uma grande aliada da nossa saúde. É só dar o primeiro passo. Comece devagar, mas siga sempre em frente. Faça os seus exames periodicamente, mantenha uma rotina de sono regular e uma alimentação saudável. Assim, eu te garanto que seu coração te agradecerá para sempre. 

* Nicolle Queiroz é médica cardiologista especialista em cardiologia do esporte 

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